[Retrospectiva 2018] O ano que a Apple olhou mais para o Brasil
Os brasileiros sempre reclamaram que a Apple nunca deu muita atenção ao nosso país, com muitos serviços não funcionando por aqui (afinal, quem não lembra da demora de termos a Siri em português?). Para piorar, os altos preços dos novos iPhones XS e XR deixou um gosto bem amargo nos usuários daqui, fazendo muita gente se decepcionar com a empresa.
Porém, por incrível que pareça, olhando em retrospectiva, nos damos conta que 2018 foi um dos anos em que o Brasil mais recebeu novidades da Apple, que parece ter corrido atrás para nos oferecer um maior número de funcionalidades.
Veja neste artigo quantas coisas o Brasil passou a ter neste ano que passou.
Preços em Reais
Já na primeira semana do ano, uma novidade que esperávamos há 10 anos: a cobrança em Reais nas lojas de aplicativos, música, filmes e livros, além de serviços como o iCloud e Apple Music.
E por incrível que pareça, os preços não foram assustadores, pelo contrário: passamos a pagar menos por aplicativos, algo que se acentuou ainda mais durante o ano, com a disparada do dólar no país.
A Apple só foi reajustar seus preços em novembro, pois o câmbio nunca mais voltou aos patamares de janeiro.
Desconto na troca de bateria
Assim como fez em outros países, a Apple ofereceu um desconto generoso na troca de baterias de modelos a partir do iPhone 6. De R$449 (que até então era o preço normal) ela cobrou R$149 para quem precisasse (ou simplesmente quisesse) trocar a bateria do aparelho. Isso tudo por causa da polêmica causada com a descoberta de que o sistema iOS baixa a performance do aparelho quando a bateria física está desgastada.
Aplicativo TV
Em março, a Apple liberou para o Brasil o aplicativo TV, que integra vários serviços e aplicativos de streaming em um único lugar, facilitando o acesso. Além do Globoplay, a Apple também fez parceria na época com HBO Go, Amazon Prime Video, Play Kids e MUBI. Ao longo dos meses, outros serviços foram incluídos para os brasileiros, como FOX Brasil, Globosat Play, Red Bull TV, Garage, Classix e Claro Video.
Siri na Apple TV
Com o aplicativo TV, a Apple TV também ganhou a compatibilidade da Siri em português, facilitando bastante a navegação. É bastante prático poder retroceder um trecho de um filme apenas com a voz.
Apple Pay
Ah, como a gente esperou para poder realizar pagamentos apenas com nosso iPhone! 2018 foi o ano que isso finalmente foi concretizado, após 4 anos de espera. No início de abril, o banco Itaú foi o primeiro a oferecer (com um acordo de exclusividade de 4 meses), e em agosto os clientes do Banco do Brasil e Bradesco também se juntaram à festa.
Para quem reclama que a Apple sempre deixa o Brasil por último em tudo, nós tivemos o Apple Pay antes mesmo da Alemanha, que é a nação mais rica da Europa.
- Apple Pay: saiba o que é e como usá-lo no Brasil e no exterior
- Dicas de como ensinar um lojista a usar o Apple Pay
- Como pagar contas ou recarregar o celular com o Apple Pay
- Saiba como mudar o cartão padrão de pagamento em seu Apple Pay
- Confira alguns aplicativos que são compatíveis com o Apple Pay no Brasil
- iPhone roubado ou perdido? Veja como remover seus cartões do Apple Pay
Tradução de frases pela Siri
Uma funcionalidade do iOS 11 que não existia no Brasil era a possibilidade de pedir para a assistente virtual traduzir frases em outras línguas. O iOS 12 ampliou isto também para o português.
Resultados de Esportes pela Siri
A Siri também passou a informar, em 2018, os resultados do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em outros países a função também engloba outros esportes, o que não é ainda o caso do Brasil. Mas quem sabe no próximo ano isso não mude?
Apple Watch com celular
Foi em 2018 também que passamos a ter disponível no Brasil a função celular no Apple Watch, que até então não era compatível com nenhuma de nossas operadoras. Em junho, a Apple passou a disponibilizar o modelo exclusivamente para clientes da Claro.
Com isso, voltou a ser vendido no país os modelos em aço inoxidável e em cerâmica.
Apple Watch Hermès
Outro modelo que não estava disponível antes e que passou a ser comercializado em 2018 no país foi o Apple Watch Hermès, com pulseiras e visores exclusivos. O modelo é bem mais caro que os outros e mesmo podendo ser comprado pelo site brasileiro da Apple, demora algumas semanas para ser entregue.
Foi quase uma dezenas de novidades para o nosso país este ano, de coisas que esperávamos há tempos e sempre ficávamos de fora.
Claro que ainda faltam coisas que gostaríamos muito de ver em 2019:
- Apple Pay Cash, que permite realizar pagamentos via Mensagem
- Cartões Presentes da App Store, para podermos comprar créditos em supermercados ou presentear amigos e parentes
- Operadoras nacionais que aceitem o eSIM dos novos iPhones
- Navegação curva a curva nos Mapas do iOS e do CarPlay, mesmo que o iOS 12 tenha passado a permitir mapas de terceiros no CarPlay
- Mapas em 3D de cidades brasileiras, com o passeio virtual (FlyOver)
Nós listamos neste outro artigo algumas funcionalidades que a Apple lançou mas que não existem ainda em nosso país. A lista é atualizada sempre, então você pode ver algumas riscadas conforme a Apple vai implementando por aqui.
Quem sabe 2019 não será o ano em que toda esta lista será riscada? Nós aqui manteremos as esperanças acesas para a Apple continuar olhando para o Brasil com o carinho que ele merece. :)
Feliz 2019!