App Store

Preços de aplicativos de iOS no Brasil são os mais baixos até hoje

Em relação ao valor em dólar

Viver em uma economia em que os preços geralmente são atrelados ao dólar muitas vezes traz problemas para todos, como bem podemos ver nesses dias de protestos contra o aumento dos combustíveis. Por isso mesmo, quando a Apple anunciou que os aplicativos da App Store passariam a ser cobrados diretamente em Reais, todos nós comemoramos muito, pois pela primeira vez teríamos a estabilidade nos valores, sem alterações mensais.

Mesmo assim, ainda precisamos usar as verdinhas como referência, pois é como a Apple opera. A loja virtual continua sendo internacional, com desenvolvedores do mundo inteiro recebendo em dólar, o que significa que se a moeda norte americana dispara aqui no Brasil (como foi o caso desta última semana), os aplicativos vendidos em nosso país acabam gerando menos renda que no resto do mundo.

Ao fazermos a conversão do valor, é possível notar o quanto estamos pagando “menos” hoje em relação ao que pagaríamos se os preços continuassem em dólar. Mas até quando esta situação se sustenta?


Se considerarmos os preços em dólar, nunca pagamos tão pouco no Brasil por aplicativos da App Store. Abaixo você vê um comparativo do preço cobrado em dólar nos Estados Unidos e o equivalente que pagamos em Reais (convertidos em dólar).

Ou seja, em um aplicativo de $0,99, estamos pagando no Brasil o valor equivalente a $0,86, que são 13% a menos. Em aplicativos mais caros, a diferença é ainda mais gritante: em apps ou assinaturas de $20, a economia chega a ser de quase 4 dólares. O valor considerado em nosso cálculo é o da cotação comercial no momento em que este artigo está sendo publicado, mais o spread do cartão de crédito (uma média), somado ao IOF de 6,38%. É o que gastaríamos se ainda tivéssemos que pagar os aplicativos em dólar, pelo cartão de crédito.

Vale lembrar que a Apple já tabelou inicialmente os valores abaixo da conversão do dólar, porém, com a variação cambial se acentuando ainda mais, é de se questionar até quando a maçã conseguirá suportar estes valores.

Se os preços hoje fossem cobrados em dólar, como eram no ano passado, os valores que pagaríamos em nossos cartões ao comprarmos um aplicativo seriam os seguintes:

Em valores pequenos a diferença não é tão significativa, mas conforme eles vão aumentando, a perda passa a ter um peso maior.

Como se vê, a cobrança em Reais trouxe um grande benefício para os brasileiros. Porém, isso nos acende um alerta, pois de tempos em tempos, quando o câmbio de um país muda muito, a Apple reajusta seus preços na moeda local. Ela já fez isso no passado e agora pode acontecer também no Brasil, caso esta situação permaneça por um período mais longo de tempo.

Portanto, se você está namorando um aplicativo pago ou a assinatura de algum serviço, talvez este seja um bom momento de pagar antes dos preços sofrerem reajuste para cima. Quando (e se) isto acontecer, será sem aviso prévio.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo