Apple PayDicasTutoriais

iPhone roubado ou perdido? Veja como remover seus cartões do Apple Pay

O Apple Pay traz facilidade aos usuários na hora de realizar pagamentos. É rápido, prático e você não precisa ficar tirando o cartão físico da carteira a todo momento. Aliás, você não precisa nem mesmo levar no bolso a sua carteira, pois o celular abriga de forma segura o seu cartão de crédito.

Mas por mais segurança que a Apple coloque no seu sistema, há quem tenha medo de colocar seus dados do cartão no iPhone, temendo que ele seja roubado e usado indiscriminadamente por terceiros.

Não se preocupe, a maçã pensou nisso também e neste artigo mostraremos como é fácil remover um cartão de crédito do iPhone e Apple Watch, mesmo que o aparelho não esteja mais com você.


Segurança

Diferente de algumas outras soluções de pagamento de aproximação que são na verdade uma réplica física do seu cartão (como no caso do Santander), o Apple Pay é apenas uma representação digital do cartão de plástico, blindada totalmente pela segurança da autenticação biométrica. Ou seja, você não precisa usar senhas de números para ativá-lo, pois seu dedo ou rosto comprovam biometricamente que você é realmente você. Com isso, ninguém pode usar os cartões registrados no iPhone, a não ser que tenham o rosto ou digital também registrados nele (e por isso é muito importante ter uma senha forte no aparelho).

Mesmo com toda a segurança envolvida, o ideal é que você tome providências preventivas caso o seu iPhone seja subitamente roubado ou perdido. E é possível eliminar todos os cartões registrados, usando apenas o iCloud.

Removendo os cartões

Para remover todos os seus cartões mesmo não tendo mais o aparelho em mãos, você terá que se conectar no site iCloud.com, através de um navegador pelo computador. Por um dispositivo iOS não funciona, a não ser que você acesse como estivesse de um computador.

Siga os passos:


Passo 1: Acesse o endereço icloud.com pelo navegador e conecte-se com sua conta Apple. Cuidado para nunca entrar por links que você receber por mensagem, pois pode ser golpe.


Passo 2: Clique no ícone de Ajustes.


Passo 3: Você verá a lista com todos os seus dispositivos registrados na mesma conta iCloud. Toque no iPhone que mostrar o símbolo do Apple Pay.


Passo 4: Abaixo da imagem do seu iPhone você verá a lista de todos os cartões registrados nele. Para apagá-los do aparelho, clique em Remover.


Passo 5: Confirme que você quer remover todos os cartões registrados no aparelho. Não é possível remover individualmente os cartões, pois o objetivo desta função é justamente usá-la em caso de emergência. No futuro, caso você reencontre o iPhone, poderá adicionar novamente todos os cartões.

Repita o mesmo procedimento para o Apple Watch, caso você tenha cartões registrados também nele.


Com isso, a Apple garante que os cartões não poderão ser utilizados para pagamentos, mesmo se o dispositivo estiver off-line. Assim, você tem uma preocupação a menos entre as tantas que surgem quando seu iPhone é roubado/furtado.


Confira mais dicas de Apple Pay através destes links:

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Gabriel Evangelista

    Um pouco sem sentido a matéria uma vez que pra fazer os pagamentos por aproximação exige a autenticação pela digital ou facial. É como roubar um cartão com chip e não ter a senha, mas, no apple pay não aparece todos os números do cartão, então é AINDA MAIS SEGURO.

    Sem assunto pra novas matérias?

  • CHC

    Legal, obrigado por compartilhar isso!

  • Gustavo

    Quando a autenticação de dois fatores está ativada, na hora de te pedir o código que esta mostrando no aparelho (que você obviamente não vai conseguir usar porque o aparelho esta roubado) você consegue mexer em duas configurações específicas, que é a do Apple Pay e desabilitar os cartões e o Buscar meu iPhone. Caso seja essa sua preocupação, não precisa desabilitar a autenticação

    • Raphael Sanches

      Acabei de testar aqui.. Foi o mesmo que vc falou.. Show.. Muito obrigado!!! (A Apple são ligeiro) =)

  • Christian Tavares

    Tava com a mesma dúvida.

  • https://uploads.disquscdn.com/images/76c119d7bbd002712349e1dfaac100f820f2bf7ffc181938f737c7e3bfeb5901.jpg Por falar em Apple Pay, apareceu os termos do Bradesco Visa pra mim hoje na tentativa….

    • Luciano Assunção

      Só menciona o Bradesco? Alguma novidade sobre o Santander?

      • Amigo eu tentei somente o meu cartão do Bradesco, mediante a minha notícia o Santander se manifestou que não tem previsão de entrar no Apple Pay, e que possui outras soluções de pagamento via contactless.

        • Luciano Assunção

          Hmmm, bom saber. Vou cancelar meus cartões do Santander.

    • Michel

      Aqui apareceu ontem, mas hoje não mais… e depois de aceitar ainda dava uma mensagem de recusa e entrar em contato com o Bradesco

  • Luciano Assunção

    Dica: sempre coloque mais de um número de telefone na autenticação de dois fatores, para vc receber o código mesmo caso algo do tipo aconteça.

  • Alan Alarcon

    Por falar em Apple Pay… Conseguir usar ainda é um desafio. Nas máquinas da Rede, o vendedor nem deixa tentar. Nas máquinas da Cielo eu tenho certeza que funciona, mas tem vendedores que ainda fazem cara feia. Pensei que a rejeição iria passar mais rápido mas ainda tá difícil.

    • João Vitor

      Aqui em Vitória-ES quase todas maquininhas da Rede já estão inclusive exibindo o símbolo do Apple Pay.