Apple TViOSNotícias

Aplicativo TV é novidade para os brasileiros no iOS 11.3

No início do mês, comentamos aqui que alguns códigos internos do beta do iOS 11.3 indicavam que a Apple estava traduzindo o aplicativo TV para o português. Agora, veio a confirmação, com o próprio aplicativo aparecendo na versão beta do sistema.

O Blog do iPhone conseguiu imagens e mais detalhes de como ele irá funcionar.


Para quem tem uma Apple TV de nova geração (4 ou 4K), verá que a seção de vídeos mudará para o chamado App TV, que passa a reunir todos os diferentes serviços de streaming de vídeo disponíveis em um único lugar. O aplicativo também substituirá o app Vídeos no iPhone e no iPad.

No Brasil, por enquanto, apenas cinco serviços de streaming são compatíveis com o app TV, além da iTunes Store que é integrada:

Confesso que eu não conhecia o MUBI, um serviço que seleciona alguns filmes de qualidade fora do circuito comercial. Para novos inscritos, eles dão uma semana grátis para experimentar.

Infelizmente, nada de Netflix, por uma decisão da própria empresa, que não disponibiliza seu conteúdo fora do próprio aplicativo (isso em todos os países, não apenas no Brasil).


O que é o App TV?

O aplicativo TV tem o objetivo de reunir todos os serviços de streaming de vídeo em um único lugar, para que você não precise ficar pulando de app em app para ver seus filmes e séries preferidas. Com ele você pode alugar ou comprar filmes da iTunes Store, assistir Galinha Pintadinha do PlayKids, rever o capítulo de ontem da novela da Globo ou ver outro episódio de alguma série do Prime Video. Tudo conectado em um único aplicativo.

Claro que você precisa ter conta e assinatura em cada um dos serviços, porém, após conectado, você acessa tudo como se fosse todos de um serviço único.

O aplicativo organiza tudo para você. Assim, você pode procurar vídeos por categoria (séries, filmes, crianças) e ele lhe mostrará todas as opções que você tem em diferentes serviços.

Se você tiver filmes comprados na iTunes Store (ou que foram baixados quando a Apple dava de graça), eles aparecerão na aba Biblioteca. Eles ficam na nuvem e só são baixados quando você decidir assisti-los.

Com o novo app, o botão «Início» do controle remoto da Apple TV muda de função, recuperando sua funcionalidade original que é a de chamar o aplicativo TV. Ao tocar nele, você não volta mais à tela dos aplicativos, indo direto para as opções de streaming.

Para voltar à tela de aplicativos, basta manter pressionado o botão «Menu». Caso não goste desta mudança, você pode ir nos Ajustes da Apple TV e mudar isso, fazendo o botão funcionar como antes.


Com isso, poderemos riscar mais uma funcionalidade que a Apple não disponibilizava no Brasil, após um pouco menos de 2 anos de seu lançamento. Poucos países têm acesso ao App TV (apenas Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Noruega e Suécia) e por isso, a notícia de que teremos ele no Brasil é algo a se comemorar.

É uma pena a Netflix não querer fazer parte da brincadeira. Eles coletam bastante dados dos usuários para nutrir um algoritmo que, através da inteligência artificial, é capaz de oferecer para o cliente vídeos que ele provavelmente irá gostar. No aplicativo TV eles perderiam acesso a estes dados, porque a Apple é bem chata na questão de privacidade, não permitindo que os desenvolvedores tenham acesso a tudo. Provavelmente por esta razão, será bem difícil vermos algum dia os filmes e séries do Netflix disponíveis facilmente no botão TV do controle remoto. Pena.

O aplicativo TV ficará disponível para todos os usuários quando o iOS 11.3 for lançado ao público. E isso pode acontecer já nos próximos dias.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Seria legal atualizar aquele post aqui do BDI onde mostra os serviços não disponíveis no Brasil ( Lista de funcionalidades da Apple que ainda NÃO estão disponíveis para brasileiros ). Seria como um post fixo onde todos podem conferir se houveram novidades.

    • Sim. Apple Pay e App TV (está escrito em breve no site)

    • A ideia é essa, Miguel.
      Fazer aquele artigo uma referência. 🙂

  • sgumz

    Liberarão para iPhone tbém?

  • Bruno Montagnolli

    e eu só querendo o ApplePay :/

    • Flavio St

      Rumores indicam a primeira semana de Abril. Quem sabe !

      • Daniel Vitor

        Dizem que só após a liberação do iOS 11.3, ao meu ver até faz sentido!
        Ainda mais agora com o app TV sendo liberado no Brasil. Pode ser que libere tudo junto.

    • Junior Rinaldi

      ja ta no site do itau para em breve

      • Bruno Montagnolli

        tomara que o BB entre já no começo

  • J_Eduardo

    Dizer q a Apple é chata nesta questão de privacidade não discordo, pq realmente ela pode não disponibilizar a terceiros e fazer controle em
    Relação aos serviços disponibilizados nas suas app Store q considera ilegais e tal…
    Vejo q é um direito dela e quem usa seus aparelhos, o faz por opção (ou falta de opção melhor, segundo suas prioridades). Agora, dizer ou imaginar que eles não coletam e utilizam asinformações de usuários de Mac e igadgets é ingenuidade…
    Estes dados, convenhamos, são bem valiosos e importantes por diversos aspectos, logo, penso q se a empresa disponibiliza o App TV como agregador de funcionalidades, mas onde o “parceiro” (no caso a Netflix) perde algumas funcionalidades que provavelmente ainda estariam disponíveis a Apple, seria burrice do parceiro se associar ao tal app.

  • Poderia ser hoje. Já que o iPad começa a ser vendido amanhã.

  • KB

    Tanto canal bom… e tinha que ter justo a Globo… Manipulação das massas até no universo Apple… 😒

    • Estan Duarte

      A massa seria manipulada por qualquer outra.
      Tenho orgulho de uma empresa brasileira se destacar tanto na midia e no cinema.
      Acho a emissoria seria e muito profissional.
      Nao acho que cabe a emissora catequisar pessoas ou educar filho dos outros.
      Netflix, youtube, amazon, sbt, e tantas outras nao fazem isso, porque a Globo faria?

      • ricardopilatti

        Aplaudindo de pé! 😉

      • Luiz Righetti

        É por esse tipo de pensamento que a Massa continua sendo manipulada facilmente.
        Pesquisar e refletir sobre os Contras, vai trazer a triste realidade do que ela tem feito de ruim para Qualquer Brasileiro.
        Quase Nada de bom a grande mídia oferece. Globo é a maior ferramenta de doutrinação negativa do País.
        Sempre a serviço do Desgoverno

    • Se as outras não se mexem para adaptar seu conteúdo para nossos dispositivos, fica difícil querer que algo mude do nada.

    • E sem querer comentar política, porque é proibido aqui, mas a melhor maneira das massas não serem mais manipuladas é MELHORAR A EDUCAÇÃO. Nos últimos 30 anos, ninguém que esteve no poder conseguiu melhorar isso. Ninguém.

      O resto é blá, blá, blá e nhém-nhém-nhém.

      • KB

        Ok, eu talvez tenha me expressado incorretamente. De qualquer forma, eu enxergo o conteúdo da Globo como tendencioso e parcial, não que de outras emissoras não seja, mas não desta forma intensa. Já que a Apple tem investido em educação, eu gostaria de ter visto por exemplo o canal da TV Cultura como opção neste lançamento do App TV. Foi mais um desabafo… sorry, não foi intuito politizar…

        • Eu concordo com você de que seria muito bom ter um conteúdo melhor disponível e o que eu disse em nenhum momento tinha a intenção de rebater este ponto. Nisso, pensamos igual.

          O que eu gostaria que você entendesse é que o fato de não ter uma interação maior com a TV Cultura é culpa mais da própria TV Cultura do que da Apple, porque a Cultura não criou nenhum aplicativo compatível com a Apple TV. Não é da Apple que devemos exigir alguma coisa, mas sim da TV Cultura, entende o ponto?

    • Alessandro Araujo

      Verdade. É uma pena. Um canal que só tem imoralidades e doutrinação política enviezada. Lamentável.

    • ricardopilatti

      Tanto canal bom (na TV aberta)… Tipo? Cite 3 e justifique suas respostas.

      • KB

        Não estava pensando TV aberta apenas mesmo porque há o Amazon Prime e HBO no App TV. De qualquer forma, na minha opinião considerando que a Apple está investindo em divulgar que tem focado em educação, eu esperava ver o app da TV Cultura como disponível neste lançamento. Justificar a opção da TV Cultura, cheque o conteúdo deles na Internet e rádio e entenderá.
        De qualquer forma, faço um mea-culpa aqui, não me expressei adequadamente.

        • ricardopilatti

          Globo dá dinheiro e divulgação, TV Cultura não… Sem falar que o povo adora uma novela.

    • Sonivaldo J. Silva

      Tanto canal que não fez esforço nenhum para adaptar conteúdo aos nossos dispositivos. Não sou fã da Globo, mas devo reconhecer que se não fosse ela esse serviço “Apple TV app” continuaria de fora no Brasil. Então dou pontos a ela por está iniciativa que só ela teve. Tem uma página no site da Apple que mostra números de empresas que adaptaram conteúdos para serviço em cada país. E nós só tem 1 empresa apoiando e isso mostra o quanto descasos, que canais bons no Brasil, fazem com as novas tecnologias.

      • ricardopilatti

        Pois é! Todo mundo fala da Globo mas ela é a emissora mais aberta do país, a que mais investe em tecnologia e internet, sem falar no conteúdo que as pessoas querendo ou não, é de primeira.

  • Will S. J.

    “Provavelmente por esta razão, será bem difícil vermos algum dia os filmes e séries do Netflix disponíveis facilmente no botão TV do controle remoto.”

    No botão do controle da “Apple TV” vc quer dizer, né? Em smartv c app tem faz tempo né.

    • Sim, no app da Netflix da smart TV faz tempo, né?
      Assim como no app da Netflix da Apple TV faz tempo, né?

      Nenhuma smart TV tem um aplicativo próprio similar ao que o app TV da Apple tem, que reune FORA DOS APPS DEDICADOS os vídeos de diversos serviços.
      Aparentemente você não compreendeu muito bem o que o texto disse.

  • Cristiano Matos

    Pessoal, o app TV somente redireciona os programas para os aplicativos dos serviços? Tipo, clico para ver Game of Thrones e redireciona para o app da HBO.

    • Diego Peres Rodrigues da Silva

      Também vi isso é achei bizarro nada usual achei.

      • Cristiano Matos

        Pois é Diego, da maneira que o pessoal fala eu pensei que iria assistir os programas no app TV.

        • Diego Peres Rodrigues da Silva

          E não entendo pra quê o app existe sério ! Será que não sabemos usar ? Kkkk

        • O que é mais uma razão pra reclamarmos da ausência da Netflix, pois eles ainda teriam os dados de acesso aos filmes e series dos usuários. E como o indivíduo ainda está no app deles, pode continuar a ser oferecido as sugestões de novos episódios ou filmes. Enfim, a postura deles não me convenceu.

          • Já estão começando a aparecer os títulos da Netflix no app TV, antes tarde do que mais tarde.

    • Pedro Leão

      Globo Play é a mesma coisa, nada prático, você tem que baixar o app do Globo Play, fazer o login no app do Globo Play e toda vez que for assistir algum conteúdo o app TV te manda pra o app do Globo Play. Talvez eu esteja perdendo alguma coisa ou não entendi direito mas até agora não vi muita utilidade nesse aplicativo TV…

    • KB

      Versão filme do app Banca (Newstand)?

    • Fernando De Carvalho Gomes

      Ia comentar isso agora.. que aplicativo mais inútil..

  • ricardopilatti

    Não sei vocês mas eu tô pegando ranço da Netflix!

  • Doctor Taliesin

    Não consegui configurar o Amazon Prime. O App TV me redireciona para a App Sore para baixar o App que eu já tenho instalado. Aí seleciono “abrir” dentro da App Store e ele abre o App da Amazon Prime. Onde eu estou errando? (ou é só isso mesmo?) 🤔

    • Pedro Leão

      É exatamente isso, não é como pensávamos que fosse, você não assiste o conteúdo NO app TV, ele apenas te direciona pra assistir em cada app separadamente…

  • Anderson Santos

    siri funcionando na AppleTV foi a melhor parte da atualização

  • Evertonhxc

    Já está aparecendo opções ao aplicativo NetFlix se digitar House Of Card aparece para abrir no NetFlix. Até o claro vide está aparecendo.