Notícias

Apple TV ganha Siri em Português. Veja detalhes de como funciona

Não, não é uma mentira de 1º de abril. O tvOS 11.3 trouxe realmente, além do app TV, a tão esperada Siri em Português para o box da maçã. A funcionalidade já tinha sido antecipada pela assessoria de imprensa da Rede Globo e agora se torna efetiva na nova atualização.

Neste artigo, contamos um pouco como ela funciona e como ativá-la em sua Apple TV.


O curioso é que a Siri em português não estava ativa na fase beta do sistema 11.3, aparecendo apenas na versão final pública, de surpresa. Por este motivo, quem estava com a versão beta instalada não recebeu a função. Neste caso, é preciso restaurar a Apple TV para instalar a versão final.

Nem sempre a Siri fica ativa de forma automática. Em certos casos, é preciso abrir os Ajustes » Geral e ativar a Siri. É importante destacar que primeiro você precisa conectar no aparelho uma conta brasileira da Apple, pois é isso que irá permitir ativar a função.


Siri Remote

Com a novidade, o nome do controle remoto (que no Brasil era chamado de Apple TV Remote), ganha a mesma nomenclatura do resto do mundo, “Siri Remote“, que serve como microfone para você dar comandos vocais para a TV.

Para ativar a Siri, basta manter pressionado o botão com símbolo de microfone e falar próximo do controle. O que você fala é automaticamente transformado em texto na tela da TV.

O que eu posso dizer para a Siri?

A Siri para a Apple TV não faz tudo o que a do iPhone faz, porque é limitada às funcionalidades do aparelho (não pode, por exemplo, abrir um site na internet). Então, todos os comandos devem fazer referência às funções dela ou aplicativos instalados, com algumas exceções. Ela também não responde verbalmente para você (como acontece no iPhone), justamente para não atrapalhar algum vídeo que você esteja assistindo. O retorno é sempre silencioso.

Com a voz, você pode dizer “Jornal Nacional” e será aberto a página de vídeos do telejornal no Globo Play. Ou pode dizer “Mostre-me filmes de Ação” e aparecerá uma série de opções disponíveis tanto na iTunes Store (para alugar ou comprar) quanto em serviços de streaming compatíveis com o aplicativo TV.

Como já dissemos aqui, o Netflix não faz parte da brincadeira, apesar de você poder dizer “Abra o Netflix“, para que ele abra o aplicativo. Aliás, qualquer aplicativo instalado pode ser aberto com um simples comando de voz.

Nas sugestões a Apple sugere que se possa fazer interações maiores, como dizer “Busca como fazer um ovo no YouTube“. Porém, em nossos testes, isso não funcionou em português. Ou ele abre o aplicativo do YouTube apenas (sem mostrar o vídeo do ovo) ou abre a App Store, na página do app do YouTube.

Se você tem uma assinatura do Apple Music ou músicas na nuvem da Apple, pode também pedir canções com a voz. Pode dizer algo como “Toque minha playlist Academia, em ordem aleatória” ou “Quero ouvir Coldplay“. Aliás, em nossos testes ela respondeu muito bem com palavras em inglês quando misturadas com português, coisa que é uma reclamação bem comum na Siri do iPhone.

Mas a funcionalidade mais legal, na minha opinião, é a possibilidade de voltar partes do que você está assistindo apenas com a voz. Basta dizer “Avançar 1 minuto” e você já pula a abertura do episódio. Ou então “Retroceda 30 segundos” para voltar um pedaço do filme. Aliás, se no filme você não entendeu bem alguma parte, basta perguntar “O que foi que ele disse?” que a Siri automaticamente volta alguns segundos para você rever aquela parte. Muito bom!

As exceções para comandos “externos” (ou seja, não relacionados à funções da Apple TV) ficam para informações sobre o tempo e a bolsa. Você pode perguntar as horas ou qual a temperatura em determinada cidade. Pode também perguntar “Qual foi o preço do fechamento da Bovespa hoje“, mas não o preço do dólar, por exemplo. Você também pode dar comandos relativos a acessórios HomeKit, caso você tenha algum, como por exemplo, “Acenda a luz do quarto“.


Com isso, temos mais uma função que já pode ser riscada em nossa lista de funcionalidades Apple que não funcionam no Brasil. Aliás, as atualizações X.3 tem histórico de trazer aos brasileiros funções que não existiam no país. Vale lembrar que a própria Siri, depois de anos de expectativas, ganhou versão em português justamente no iOS 8.3.

Se você tem a Apple TV de nova geração (4ª ou 5ª), experimente a nova funcionalidade e veja como ela é prática.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Renato

    Ainda tenho uma apple Tv 3ª geração (uso muito), sempre fico tentado a comprar o modelo mais recente mas me pergunto se vou realmente ter ganhos de experiência com isso… com a siri pelo menos faz mais sentido.

  • Diogo Lana

    Alguém sabe me dizer se o espelhamento do iPhone X com a Apple TV 4K está funcionando bem?

    Eu tive uma Apple TV de 2 geração e muitas vezes travava e não ficava adequado.

    Por exemplo, eu espelhava um jogo e não conseguia que funcionasse adequadamente.

    Isso foi resolvido?

    Obrigado

    • Pedro Azevedo

      Eu tenho a de 4ª geração e até agora foi melhor tipo de espelhamento que já usei, praticamente sem lag.

      • Diogo Lana

        🙌🏽 Obrigado

    • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Depende muito da qualidade do seu Wi-Fi.

  • LAERTE

    O que eu acho muito ruim é que a maioria dos filmes estão em inglês e para pedir um filme em inglês não funciona. Eles têm que juntar isso porque a experiência fica muito ruim com a falta dessa possibilidade. Tudo é muito estranho. Quando pedi greys anatomy aparece no Netflix.

    • Dil Ribeiro

      Cara, ela continua um lixo. Peça para assistir Mozart in the Jungle ou para tocar Space Odity do david Bowie… Siri em português continua um lixo e só acha o contrário que é baba ovo. Amo tudo que é da Apple mas, a Siri é um lixo…. ou ela fica bilíngue ou jamais será útil de verdade.

      • LAERTE

        Vou ter que concordar com vc sobre o belingue. Acho a Siri muito fraquinha mesmo. Não sei porque tanta falatório em cima disso. Muito fraco. Vc pedi uma musica em inglês e ela não entendi. Muito ruim.

        • Dil Ribeiro

          Cara, tente pedir qualquer filme para ela agora…um inferno…Sem contar que no iPhone ainda tem aquela voz robótica. Duvido que um dia consigamos usar a siri de forma perfeita. O artigo ainda diz que ela é prática ?! Prática onde?

      • Alex Pereira

        Eu acho ótima só pq eu não tenho a mesma opinião que a sua sou baba ovo??

        • Dil Ribeiro

          Se você acha que ela funciona direito. Que bom que pelo menos para alguém ela funciona direito. Para mim só serve em inglês, portanto um produto totalmente inacabado. Não ser capaz de pedir para ela pesquisar uma musica, um filme em outra língua, chega a ser risível. Assim como o Maps, lançaram um serviço incompleto mas, por ser da Apple muita gente, não disse você, não tem coragem de criticar. Críticas são construtivas.

          • Alex Pereira

            Sim a Apple não é perfeita vide baterias que não duram e por isso ainda estou no IOS 10, erro mesmo é vc estar insatisfeito com algo e querer taxar de baba ovo quem gosta.

    • KB

      Exatamente! Já era terrível com o Apple Music, pois o conteúdo que escuto maioria inglês ou outro idioma. E usar a Siri em português para pedir, uma catástrofe. Só muda o endereço agora: Apple TV.

  • macjulius

    1º de abril. Muito bem feita a matéria, mas não colou. Kkkkkk

    • Lim 

      Siri chegou mesmo na Apple TV, lançou dia 29 de março.

    • LAERTE

      Pior é que é verdade. Mas continua sem muita utilidade. Porque fica muito difícil a Siri entender qualquer coisa em inglês.

      • Gabriel

        Em somente inglês ela entende, agora vai misturar linguagem pra ver como ela perde a linha xD. Evanescence vira eva não sente.

  • Henrique Mafra

    Com a Apple TV não preciso mais de um HomePod para controlar meu Homekit! 🙌🏻 Sempre fiz pelo iPhone, mas é meio chato porque ele não ouve bem as vezes.

    Alguém que tenha Adaptador de tomada com homekit, sua solução foi usar adaptadores?

  • André Batista

    Ilex, você saberia dizer do pq não temos acesso ao app da Globosat pela apple tv?
    O app da globosat já consta em smartvs tizen e android tv.
    Será que não conseguimos colocar uma pressão neles?

    Grande abraço

    • Caio The Brain

      Os apps da Globosat Play existentes nas TVs da Sony e da Philips não são nativos do Android TV, mas sim web apps.

      Aplicativos do Grupo Globo lançados para Android TV até o momento são: Globo Play (também tem pra Apple TV) e Telecine Play.

      E o Premiere Play tem pra Apple TV mas não para Android TV.

    • Juliano Venier

      Queria muito também!!!

  • Rafael Blumm

    Achei que iria usar mais a Siri para navegar, porém a maioria das pesquisas no YouTube, Netflix ou Apple Music que eu faço, são em inglês. Felizmente o Siri remote é muito bom e rápido, é o diferencial na categoria. O que me incomoda é o Apple TV remote app no meu iPad 4 (iOS 10.3.3) e iPhone 4s (9.3.5). Com a última atualização, o app se fecha sozinho sempre que o utilizo para digitar na Apple TV. Com o iPhone 6 da minha esposa, o qual está atualizado, isso não acontece, funciona perfeitamente.

  • Gabriel

    A Siri ainda não é um grande chamativo pra mim… Enquanto ela não entender direito o que falamos, não acho um atrativo de vendas (inveja Google).

    • Roberson Annunziato

      Putz, pior que é verdade. infelizmente precisei trocar meu iPhone 6 por um Motorola x4…cara a assistente do google entende tudo e responde muito melhor. A siri infelizmente nao serve pra nada…e na Apple TV acabei de tentar pedir uma musica do maroon 5…esqueca…e nao se trata de pronuncia ou sotaque…a siri que é super burra em português mesmo..em inglês mesmo já tiram sarro..imagina…

      • Gabriel

        Pede do Maroon 5, ela vai te dizer que não tem na sua biblioteca de marrom five. E nem pra tocar Alcione no lugar uHAUSHSHAUHSAUHS.
        Mas é, seja quando falamos inglês com português, seja os resultados mais simples dos jogos de futebol recentes, ou qualquer coisa que realmente utilizaríamos no dia a dia, a Siri deixa na mão maneiro.

  • Roberson Annunziato

    a Siri entende super bem mesmo…ahuahauhauah essa é a parte do primeiro de abril da noticia? tenta pedir pra tocar o clipe da música Sugar do Maroon 5 pra ver como dá bem certinho…hauahuahauhauah infelizmente na Apple TV enquanto não entender as duas línguas esqueça….

  • Fabrício Vicichouski

    Alguem usa sistema de IPTV na apple tv, poderiam me indicar algum app com suporte a lista m3u e epg? Obrigado

    • Pedro Azevedo

      Eu uso o Cloud Stream IPTV, que é ótimo, o problema é o EPG que é da Espanha.

      • Fabrício Vicichouski

        Bom se desse para adicionar o EPG via link, será que existe algum outro app pra Apple TV que seja possível?

  • 💀GHOC💀

    Muito caro pelo que entrega

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Nunca imaginei que a Siri faria tanta diferença, mas minha Apple TV 4K se resume antes da Siri e depois da Siri.

    É sensacional poder perguntar qualquer coisa com o controle remoto, inclusive avançar ou retroceder o filme ou conteúdo.

    Adorei a função e não entendo como conseguimos sobreviver tanto tempo sem tê-la disponível!

    Recomendo à todos!

    https://uploads.disquscdn.com/images/e80493f00c9b5f78808b44393083211a306dadb8e9e01700342d061d6f8e6832.jpg

  • Rafael Pontin

    Tbm tenho a mesma dúvida pro mesmo problema! 🤔

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    É possível trocar o país da sua conta para Brasil, assim conseguirá utilizar os serviços disponibilizados em nosso país.

    • KB

      Não entendo isto. Nunca tive problema com a Siri com a minha conta atual (iCloud que já foi Me, que já foi .mac). No iPhone funciona tranqüilo. Que tão diferente tem o Apple TV? Se coloco os idiomas em português, porque a Siri não se auto ajusta? Sério, não entendo isto da Apple… será que não estou acompanhando algum conceito novo?

  • Andrieux Querido

    Nossaaa. Finalmente viu!!!
    É um porre relar no botão microfone e sair do app

  • Carlos Vasconcellos

    Quando for pedir pra abrir alguma coisa no YouTube, só usar a palavra YouTube antes. Ex.: “procure no YouTube vídeos de como fazer ovos” , a pesquisa no app do YouTube será “vídeos de como fazer ovos”

  • Marcus

    Com tantos desenvolvedores de conteúdos fazendo web app, seria ótimo se a Apple liberasse o Safari para a TV. As vezes é frustrante eu estar em viagem e ter que plugar o notebook na TV do hotel pra assistir o Premiere Play. Não adianta falar no espelhamento, pois se deixar apagar a tela do iphone a conexão com apple TV é interrompida. Isso é um saco!