Apple PayDicas

Dicas de como ensinar um lojista a usar o Apple Pay

Depois de anos, finalmente temos no Brasil o Apple Pay, que é uma maneira fantástica de realizar pagamentos usando apenas o iPhone ou o Apple Watch. Quem já tem acesso ao serviço tem conseguido experimentar como é divertido, prático, rápido e fácil de pagar assim.

Mas apesar da estrutura de maquininhas compatíveis com NFC já estar bem difundida nas grandes cidades (o que faz com que o Apple Pay seja aceito em grande parte dos negócios), os usuários têm esbarrado na falta de informação dos funcionários e lojistas, que muitas vezes possuem o equipamento compatível mas não sabem como operar, frustrando a experiência de compra do consumidor.

Veja abaixo algumas instruções que você deve dar ao lojista para ele aprender como fazer a máquina funcionar com o Apple Pay.


O início de novas tecnologias realmente causam confusões até serem completamente implementadas e por isso vemos muitos profissionais ainda despreparados com pagamentos NFC. Apesar da Samsung já ter disponibilizado antes no país seu sistema de pagamentos por aproximação (e palmas para ela por isso) e até o Santander ter apresentado a sua proposta, o fato é que o recurso era muito pouco usado antes da Apple. E isso fez com que os lojistas não se preocupassem muito em aprender como se disponibiliza este tipo de pagamento em suas máquinas. Resultado, agora que a Apple está popularizando esta funcionalidade, há muitos negócios que frustram seu cliente por estarem despreparados.

Confira alguns casos comuns de problemas e como resolvê-los:


Como perguntar sobre o Apple Pay

Ok, você chegou no caixa de pagamento e, de canto de olho, já percebeu que a maquininha possui o símbolo compatível com o NFC. Portanto, é grande a chance de você conseguir pagar com seu iPhone.

Mas muitos lojistas ficam bem confusos quando você pergunta sobre o “Apple Pay“, olhando você como se fosse a pessoa mais estranha do mundo por perguntar algo bizarro. Então, você pode pular este constrangimento fazendo a pergunta correta, que seja o mais compreensível a ele:

“Eu queria pagar por aproximação. Tem como?”

lsto facilitará muito a disponibilidade do vendedor em aceitar o seu pagamento.


Inserir o cartão antes

Em grande parte dos casos, os lojistas estão acostumados a inserir primeiro o cartão físico na máquina para só depois digitar o valor da compra. Aí, quando a gente mostra o iPhone para pagar, eles ficam sem saber o que fazer, pois não há cartão para inserir.

Você precisa dizer para ele primeiro digitar o valor da compra, para depois escolher a opção de crédito. Neste momento, eles costumam ficar confusos e começam a procurar no menu da máquina. Então seja enfático (com simpatia) e explique como fazer, com confiança:

“É só começar a digitar o valor da compra, sem escolher em menu nenhum. Confie em mim, digite primeiro o valor da compra e você vai ver como dá certo”. (sorriso)

A parte do sorriso é muito importante, pois a última coisa que você quer neste momento é criar antipatia com o vendedor.

Ao começar a digitar, ele verá que é possível primeiro introduzir o valor. A partir daí, basta escolher a opção Crédito e a máquina ficará disponível para o Apple Pay.


Cartão retirado

Apesar das máquinas da REDE serem compatíveis com o Apple Pay, em muitos casos ela mostra um erro ao tentarmos pagar com o iPhone. Após fazer todo o processo de forma correta, a máquina dá o aviso de “Cartão Retirado“, e não completa a transação.

Isto acontece graças a uma desatualização do software da máquina, que infelizmente não permite o pagamento com o Apple Pay. Neste caso, você deve instruir o lojista a solicitar para a REDE uma máquina compatível com o Apple Pay, para que eles façam a atualização. Insista que, se ele não fizer isso, irá perder muitos clientes. 😉


Estas são algumas dicas para que você consiga usar o Apple Pay em seus comércios favoritos. Leve em consideração que isso é necessário nesta fase de adaptação e é bem provável que dentro de alguns meses nada disso precise mais ser feito.

Guarde o link deste artigo para repassar aos lojistas com dificuldade em entender o Apple Pay. Eles melhorarão os seus serviços e o beneficiado será você. 😉


Confira mais dicas de Apple Pay através destes links:

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • <3 obg bdi

  • Guilherme Auwarter

    Muito obrigado! Procuro uma matéria assim desde o primeiro dia de Apple Pay haha

  • Alex

    Excelente materia!!! Eh exatamente assim!

  • Henrique A.

    hehe… parece que leu meu comentário no último post sobre o “cartão próprio da Apple”.

    • Digamos que seu comentário ajudou a provocar este artigo. 😉

  • Leandro Nascimento

    Pareceu meio comédia esse post mas pior que tem que ser assim mesmo. Como sempre digo: uma época totalmente dependente de tecnologia onde poucos sabem e querem aprender sobre ela.

  • Marcos

    O que eu fiz para convencer os ambulantes na praia a usarem a função (pois eu estava só com a pulseira do banco do brasil) foi na marra mesmo. Eles passavam vendendo as coisas, eu educadamente perguntava se poderia pagar com aproximação. Explicava que as máquinas agora tinham essa função. Mas há pessoas que não querem aprender mesmo, e não aceitam. (talvez por desconfiança também, de ser alguma enganação). Dai, sempre passava algum concorrente perto, e eu perguntava, alguns aceitavam e os que iam para longe ficavam ‘impressionados’, tanto que alguns até voltaram perguntando se eu podia explicar.

    Em partes, acho que falta das operadoras dessas maquininhas explicarem à esse pessoal. Pois muitas vezes vendem sem dar nenhum respaldo.

    Aqui na minha cidade, vários comércios já estão deixando eu pagar só com a pulseira. É uma mão na roda. (mas sempre levo o cartão, rsrsrs)

  • Andrieux Querido

    Consegui colocar no meu Apple Watch mas no iPhone X nao consegui.
    Sera q nao da pra ter nos dois ao mesmo tempo?

    • Anderson Campos

      Dá sim. Tive um problema parecido. Removi e adicionei o cartão novamente. Ficou como pendente para o Itau entrar em contato para desbloqueio. O que ocorreu após uns 4 dias… Mas agora tudo funciona bem.

  • Daniel Zattera Sganzerla

    A Moderninha Pro, do PagSeguro, também passou a permitir pagamento por aproximação com uma atualização de software. O funcionamento dessa também é exatamente como descrito no post.
    Apenas uma observação: notei que o limite de valor para esse tipo de pagamento é R$ 500,00. Se for R$ 500,01 já não aparece o símbolo de NFC.

    • Renato Martins

      😲😲😲😲

  • Anderson Campos

    Tenho comprado bastante com Apple Pay. No início, me esbarrei com a dificuldade dos vendedores. Usei esse método de dizer que é “por aproximação”. Assim o pessoal entende hehehe. E ainda tem aqueles que perguntam: é débito ou crédito…

    • Adriano D

      Mas a pergunta é valida quando você diz que quer pagar por aproximação, haja vista que o SamsungPay aceita cartões de debito. Diferente do Apple Pay que por enquanto só no credito. 😉

      • Anderson Campos

        Humm, blz! Não sabia dessa. hehehe

      • Renato Martins

        Exato, meu samsungpay é só débito.

  • Thiago Geisler

    A appStore ja funciona com cartão de debito? ou apenas com o itau?

    • Adriano D

      Até onde sei o Itau tem uma exclusividade no inicio do Apple Pay e só na função credito. Aos poucos devem entrar outras instituições e o debito também. Assim como é no SamsungPay.

  • BS

    Uma dúvida: se eu tiver um cartão cadastrado no Watch eu consigo pagar com Apple Pay só com o relógio ou eu preciso estar com o iPhone por perto? No pagamento eu preciso ter acesso a internet? Pergunto pois, numa praia por exemplo, posso estar com o iPhone longe e só estar com o watch no braço…

    • Não precisa nem de internet e nem estar com o iPhone por perto. Só precisa ter configurado o cartão no ApplePay e mandar colocar o cartão no Watch

      • BS

        Valeu!

      • Henrique A.

        Acho q você está enganado amigo. Penso que o iPhone tem que estar por perto sim.

        • Luis Fernando Lins

          O iPhone não precisa estar perto mesmo não. Ja fui pra praia só com meu watch no pulso, com Apple Pay configurado, e deixei o iPhone em casa, e comprei tudo no quiosque com Apple Pay. Funciona pq é que nem um cartão de chip msm, que obviamente não tem internet; é a maquininha que entra em contato com o banco e valida a transação.

          • Henrique A.

            Bacana! Eu não sabia…

        • KB

          Só tem que tomar cuidado de não ter os dois próximos. Uma vez com o iPhone no bolso, fui pagar com o relógio e a máquina falou que não podia usar múltiplos dispositivos ou algo assim. Deixe o iPhone distante se for pagar via relógio.

          • Chengdesigner

            Nada haver sempre andei com os dois dispositivos juntos e sempre paguei com o watch

            • KB

              Não é regra, mas tem máquina que se ‘confunde’ com a proximidade do NFC do Watch e iPhone. Talvez precise update de firmware nestas máquinas. Da próxima vez vou verificar se é da Rede, Cielo, etc. Nestes casos de erro, basta por o celular no bolso de trás da calça ou afastado da máquina se pagar com o Watch. Se mencionei, é porque aconteceu comigo (mais de uma vez).

      • KB

        Acho que depende do Watch. Vou testar, tenho o Series 1.

        • Acho que não depende não. O Watch foi anunciado no mesmo dia do Apple Pay se me lembro bem já funcionava sem o iPhone pra pagar

          • Ao verificar no site da Apple e realizar alguns testes, confirmo que todos os modelos do Apple Watch estão aptos a efetuarem pagamentos com o Apple Pay sem a presença do iPhone.

  • “Confie em mim, digite primeiro o valor da compra e você vai ver como dá certo”. (sorriso)”

    EXATAMENTE como venho fazendo desde o início. KKK Parece besta, mas não é! É importante passar confiança devido nosso país de caos, onde qualquer coisa “fora do comum” é visto como trapaça.
    Ótimo artigo!

    • Adriano D

      👍🏻👍🏻

  • Adriano D

    A grande dificuldade ainda são as redes de supermercado e postos de gasolina que seu sistema ainda não aceita o pagamento por aproximação. Quando estiver a pleno vapor vai ser massa!!

  • Felipe Falconi

    Hum, no Pão de Açucar eu falo “Credito” e aproximo o iPhone. Nem preciso dar explicacoes. Acredito que a maioria das maquinas ja esteja pronto para acetiar aproximacao ou cartao como default.

    • Daniel Vitor

      É que no caso do Pão de Açucar / Extra e mercados grandes, quando a caixa fecha a compra, ela só tem que optar na forma de pagamento, e você mesmo insere o cartão e etc… então isso facilita um pouco a coisa, e como a máquina já é preparada para aproximação, você não precisa nem dar explicações.

    • O grande problemas é que a maioria dos funcionários dos mais diversos lugares se acostumaram a colocar o cartão primeiro, para depois introduzir as informações na máquina. A funcionária do estacionamento pago da minha faculdade, por exemplo, se acostumou a fazer o contrário. Ela digita o valor, escolhe crédito ou débito e depois entrega a máquina ao cliente. Desse modo, o cliente bastar aproximar o celular (caso seja pagamento por aproximação) ou inserir o cartão.

  • iJr

    Parabéns ao blog por esse artigo pois até agora não vi em nenhum site algo parecido nem dizendo que ainda há dificuldades como sugerindo uma solução 👏🏼 e concordo com o iLex pode até parecer pretenção nossa por querer pagar com nossos iPhones mais não é! É simplesmente cobrar por uma função existente, mais segura e que facilita e muito a nossa vida e se não fizermos isso o mesmo vai acontecer com os esquecidos (Samsung Pay e Android Pay).

    • Desculpa, mas o esquecido Samsung Pay tem tecnologia MST, ele não que as máquinas tenham NFC. Até hoje não tive problemas com o Spay e nunca precisei explicar nada pra logista algum pois é só aproximar o celular e pronto. Vocês Apple maníacos se acham demais. Fiquem presos ao NFC, otários.

  • Riedtmann

    Uso o Apple Pay desde o primeiro dia aqui no BR. Em geral, as maquininhas que estão ligadas fisicamente a um caixa, como em supermercados e farmácias, não estão habilitadas para pagamento pelo Apple Pay. Já as que funcionam independente aceitam, na sua maioria, sem problemas. Percebi que as máquinas da Stone (verdes) não permitem que o lojista digite o valor direto sem inserir antes um cartão. Talvez necessitem de uma atualização. Já vi todo tipo de comerciante, desde aquele que não tem ideia de que pagamento por aproximação existe, até os que já se acostumaram com o sistema.

    • KB

      Acho que as que estão ligadas no caixa (tirando as do Pão de Açúcar que participa do Apple Pay) não têm NFC, portanto não vão funcionar.

      • Riedtmann

        Algumas possuem sim o símbolo do NFC.

        • KB

          Bom saber. Valeu compartilhar. Até então não tinha encontrado estabelecimento que se enquadrasse.

      • Marcos Ramalho

        A rede de farmácias Droga Raia e o Supermercado próximo de casa tb funciona ligadas ao caixa. Nem preciso falar nada.

      • Na farmácia Extrafarma também funciona ligada ao caixa. Aparece o símbolo do NFC no display!

    • Luis Eduardo Pontes

      Sou cliente do Banco do Brasil. Fui fazer meu primeiro pagamento com o Apple Pay numa lanchonete. O caixa não sabia como fazer e eu o ensinei conforme está no artigo acima. Blz, fui pra casa feliz. Mas no supermercado, onde a maquininha é ligada fisicamente ao caixa, não deu certo. E nela tem aquele símbolo que parece de wi-fi mostrado no artigo. Alguém pode dar uma dica sobre o que o caixa está fazendo de errado?

  • Fabricio

    Para mim tem funcionado melhor falando que vai pagar com o celular: “posso pagar com o celular?”. Alguns já sabem pq já fizeram e outros pq já ouviram falar. A palavra “aproximação” eh mto incomum em muitos lugares, ppmente aqueles mais “rústicos”.

  • rafael_rs

    Como é o procedimento em caso de compras parceladas? Obrigado

    • Exatamente o mesmo de um cartão físico.

  • Estan Duarte

    Show ♥️🐿

  • João Renner Rudge

    As maquininhas da Getnet e a Moderninha Pro da Uol também funcionam por mais que elas não tenham o símbolo do pagamento por aproximação. Também é só pedir para digitar o valor direto na maquininha.

  • Robson Oliveira

    Excelente artigo, obrigado pelas orientações iLex, vou usar bastante! Passei algumas vezes por essa situação em que a máquina tem a tecnologia, mas o logista acha que usei um baseado… 🤦🏽‍♂️

    • UPhone Daltmen

      Ou as vezes o lojista fala que tem que vim um representante me encimar da empresa da máquina do cartão de crédito como já peguei pois ele nunca viu um pagamaneto sendo feito pelo relógio

      • Rodrigo Farias

        e acabamos de testemunhar um derrame ao vivo

  • Marcello Borali

    Muito bom. 👍🏻

  • Vair Renato

    Muito bom. Realmente muitos lojistas não fazem ideia do que é o Apple Pay. No começo eu procurei no Youtube como operar a máquina para ensinar. Você poderia fazer um vídeo curto ensinando, o que acha? Pode servir até de tutorial para os lojistas.

    • KB

      Normalmente, nas máquinas recentes é automático. Ao optar por pagamento de cartão de crédito no modo tradicional de digitar valor primeiro, a mensagem na tela é para Inserir ou Aproximar o cartão. Não tem muito o que ensinar além do modo normal de operação…
      O que os vendedores precisam é o conhecimento de que existe esta opção. O texto acima está perfeito para isto.

      • VR

        O texto está perfeito mesmo. Falei em vídeo pq é mais didático e se for curto da para mostrar para o lojista.

        • KB

          👍🏻 Ajudaria sim.

  • Vagner Fabricio

    “Gostaria de pagar por aproximação…” Claro! me adiciona aí no facebook e me segue no instagran que tá fechado o negócio…

    • UPhone Daltmen

      Sim hahahahaha peguei uma lobista falando isso também é disse que. Não sabe o que é isso é tive que chamando ele é coloquei ele para ler este artigo top que só o blog do iphone teve para não ajudar

  • KB

    Tem máquina da Rede que deve estar com versão tosca velha de OS. Num estabelecimento que fui, após aproximar o relógio, ela aceitou, só que apresentou a bandeira do cartão na tela. Confirmamos o cartão e a máquina devolveu que só aceita chip…
    Em outros casos, pagar com o relógio falha dependendo do lado que aproxima (propagação eletromagnética com lado certo!!? 🧐🤔⁉️), outras relógio não vai mas celular sim…
    Normalmente quando vou pagar falo: “Quero pagar cartão de crédito via celular”, normalmente o vendedor já se liga.

  • KB

    “Confie em mim (…) dá certo. (Sorriso) ” Foi a melhor!!! Estou 😂🤣 até agora, imaginando a cena… e o ‘sorriso’… e a cara de interrogação do vendedor! Tem certos momentos de descontração que só a tecnologia pode proporcionar… 😄

  • Marcos Ramalho

    As máquinas do SafraPay não aceita iniciar pelo valor no teclado. Deve-se digitar na tela crédito, à vista e depois por o valor e aproximar o celular

  • Exes Man

    Alguém sabe quando o Itaú irá disponibilizar os cartões adicionais e não só o cartão do titular??? É uma coisa tão simples de se implementar e logicamente pela incompetência do Itaú ficamos sem conseguir usar os cartões adicionais! Ridículo…

  • Já utilizo o Apple Pay, vim aqui para ver se tinha alguma forma de parcelar a compra com crédito através do Apple Pay, mas pelo visto ainda não tem. 😢

    • O procedimento é o mesmo do cartão de plástico. Pode ficar tranquilo que o pagamento parcelado pode ser feito normalmente com o Apple Pay.

  • Gabriel Melo

    Já criei confusão com o vendedor uma vez. (Risos)
    Mas seria ótimo se as marcas das maquininhas , influenciarem e ensinarem os comerciantes a usar este recurso.

  • Raul Dinegri

    É bom lembrar que para compras acima de R$ 50 é necessário digitar a senha na máquina de cartão em alguns estabelecimentos, entretanto é uma medida provisória conforme o regulamento no site do Itaú

    • Isso não pode ser dado como verdade de forma geral. A configuração de cada máquina interfere nesse procedimento. Já realizei compra de ~400 reais e não foi solicitada a senha. Não nego, também, que já realizei compra de ~5 reais e foi solicitada a senha.

  • Jasom Cox

    Tá difícil viu… pra piorar a situação, parece que o sistema da Samsung é de maneira diferente, sem colocar o valor antes, então isso confunde mais ainda os atendentes. Tenho sido obrigado a pagar no cartão físico em algumas situações, pois a fila fica grande e pareço um mimado insistindo pra pagar com celular, ou o atendente se estressa. Várias vezes já me deram a máquina pra fazer por minha conta. Por enquanto tá bem difícil esse despreparo dos lojistas.

  • Lula M

    Eu ainda uso cheque. 😃

  • Rodrigo Freitas

    Ótimo artigo!

  • heberth rodrigues

    Tem maquinas q ainda não aceitam. Tipo a Bin.

  • Filipe Moretzsohn

    Muito boa essa matéria! Passo por isso sempre quando tento pagar com o APPLE PAY. O vendedor começa a ficar nervoso daí eu desisto e dou logo cartão de crédito pra passar. Valeu!!

  • ricardopilatti

    “A parte do sorriso é muito importante, pois a última coisa que você quer neste momento é criar antipatia com o vendedor”. Gente?! Parece que é o comerciante que tá fazendo um grande favor pra gente, quando eles já deveriam tá por dentro de tudo e até oferecendo pagamentos por aproximação por iniciativa deles mesmo, tipo “Bom dia! Já conhece a novidade? Gostaria de realizar o pagamento usando seu celular?”

  • Domingues Andre Luiz

    Eu já fiz pagamento com apple pay em um mercado aqui na cidade. Porém, tive de problemas ao aproximar o celular na máquina de cartão. O prazo expirou e tivemos que começar a operação novamente. Mas com o tempo, será fácil fazer isso…

  • Andre

    Obrigado! Agora fico no aguardo do Apple Pay ser disponibilizado para uso com cartões de débito do Itaú…

  • Bruno Carvalho

    Estou preferindo falar: “Eu queria pagar usando o celular. Tem como?”

  • Gustavo

    Sinceramente , o lojista que aprenda antes se for perder um tempo explicando isso , prefiro puxar meu cartão de uma vez .

  • Divulga Arte

    Boa noite! Vou relatar minha experiência:
    Usei o app pay pela primeira vez hoje. Fiz 3 pagamentos. Nas tres vezes que paguei por aproximação, o pagamento foi efetuado. Porem, logo apos o pagamento a tela do meu iphone 7 plus red ios 11.3.1 trava. Parece que o touch trava. Isso pq consigo desbloquear o aparelho pela digital. Consigo ate acionar a siri por voz… mas o aparelho nao responde a nenhum comando na tela. Nao consigo desligar o aparelho, pois necessita deslizar a tela… entao tenho que resetar (segurar o botão lateral e o volume). Aí desliga e volta normal. Liguei para a Apple hoje e eles nao receberam nenhum chamado do tipo. O tecnico senior Bruno vai me ligar amanha para fazer alguns testes. Eles se mostraram bem curiosos com o meu relato. Alguem teve alguma experiência parecida ? Obrigada.

  • Marcos Ramalho

    Gostaria de saber o motivo de se pedir a senha do cartão em alguns casos? Já adianto que não tem lógica dizer que é o lojista que define, uma vez que a maioria nem sabe usar qto mais por algum limite.

    Abç

  • jolavo

    em Londres se paga o ticket do metro na catraca com o Apple Pay … nao precisa mais comprar nos guichês ou nas maquinas de venda automática…. genial…

  • Marcelo Carvalho

    Queria pagar com o Apple Pay. Só que estou com a conta no vermelho 🙁

  • Giovanni Zanella

    Pessoal. Desculpe a ignorância. Apple Pay ainda continua somente com cartões do ITAU certo ?

    • Bruno Bolani

      Boa noite até a presente data 01/06/2018, somente cartões de crédito do Itaú.

  • MagicCarpetDriver

    Ainda não tenho o Apple Pay, mas alguém poderia me dizer se toda loja q aceita NFC, aceita o Apple Pay tb? Tipo, sei q depende de atualização e tal, mas não tem q ter um acordo com a Apple, certo?

    • Bruno Bolani

      Boa noite. O NFC estando ativo irá funcionar, o lojista não precisa fazer acordo com a Apple em si.

      • MagicCarpetDriver

        Ah.. q bom. Obrigado

  • Marcelo Julião

    Usei o Apple Pay no Pão de Açúcar outro dia. Foi ok, eles estão treinados e foi tranqüilo, porém, após clicar duas vezes no botão lateral, autenticar pelo Face ID e aproximar o telefone, tive que inserir minha senha do cartão fisicamente na maquininha do supermercado para concluir a compra.

    Perguntei o porque disso e a moça me disse que compras acima de R$ 50,00 exigem a senha fisicamente na maquina, mesmo após ser autenticada pelo Face ID ou Touch ID.

    Achei isso bizarro, pois se eu já me autentiquei, pra que preciso colocar a senha do cartão na máquina também? Um ladrão não teria como se autenticar no Face ID sem mim, e mesmo que eu estivesse sendo coagido, eu colocaria minha senha fisicamente na máquina também, ou seja, não faz o menor sentido isso.

    Alguém sabe o porque disso?

  • @[email protected]:disqus Alguma notícia de quando o Apple Pay vai começar a funcionar para transações de débito? Existe esta possibilidade?

  • Eliézer José Lonczynski

    Todo mundo sempre terá um lojista pra ~descabaçar~, com o perdão da palavra.

  • João Gabriel

    Não sei se tem acontecido com mais alguém. Por vezes, quando vou pagar via Apple Pay, o sistema aparece: NAO PERMITIDO.
    Obviamente há limite, pois depois de tentar 2x ou 3x eu acabo pagando com o cartão físico. Alguém já passou por isso?

  • Vítor

    Para pagar com débito é a mesma coisa?