Apple

Lista de funcionalidades da Apple que ainda NÃO estão disponíveis para brasileiros

Muitos usuários brasileiros da Apple adoram dizer sempre que a empresa “não liga para o nosso país” e ”esquece de nós”, principalmente por causa dos preços estratosféricos dos seus produtos. Nós já apontamos aqui algumas vezes que o estudo de números oficiais comprovam que os impostos federais, estaduais e municipais são os grandes responsáveis pelos valores elevados, mas é bem verdade que muitos serviços ainda não estão disponíveis no Brasil (assim como em outros países também).

Aqui neste artigo resolvemos listar tudo que a Apple criou e que ainda não disponibilizou para os brasileiros.


❌ iTunes Store: Programas de TV (desde 2011)

Desde que lançou a iTunes Store no Brasil, em 2011, a Apple nunca disponibilizou na sua loja uma área para Programas de TV. Hoje em dia, com os aplicativos independentes das emissoras oferecendo vídeo on demand (como é o caso do Globo Play), essa sessão da loja parece ser algo cada vez mais distante e menos necessário.


❌ Navegação Ponto a Ponto nos Mapas (desde 2013)

A Apple oferece um navegador GPS gratuito em seu aplicativo Mapas (assim como faz o Google), com narração curva a curva, mas ele até hoje não foi disponibilizado para o Brasil. E não é por problema de narração, pois se você usar o seu iPhone em um país que possua esta navegação, ele funcionará perfeitamente em português.


❌ Mapas em 3D – FlyOver (desde 2013)

Um dos pontos fortes dos Mapas da Apple quando ela o apresentou para o mundo foi as cidades mapeadas em 3D, de uma forma bastante diferente do que existia antes. Porém, a expectativa de disponibilizar isso para o mundo inteiro ainda não foi atingida, com o Brasil ainda de fora da brincadeira. O que temos em algumas capitais são estruturas básicas em 3D, porém isso ainda é longe do que ela tinha apresentado no início.


❌ Mapas no CarPlay (desde 2014)

Por não possuir navegação ponto a ponto, os Mapas não funcionam no CarPlay de usuários brasileiros, o que torna o dispositivo bastante limitado. Afinal, por que ter uma tela multitoque no painel do carro se você não pode colocar um mapa GPS nele?


❌ Mapas de interiores (desde 2017)

Os Mapas nos Estados Unidos também oferecem mapeamento em interiores de construções, como shopping e aeroportos. No Brasil ainda não temos nada disso.


❌ Tradução de frases pela Siri (desde 2017)

O iOS 11 trouxe a possibilidade da assistente virtual Siri traduzir para você frases do inglês para o chinês, francês, italiano, espanhol e alemão. Mas se seu iPhone estiver configurado para português, isso não irá funcionar.


❌ Informações sobre filmes, restaurantes e esportes pela Siri (desde 2016)

Nós ficamos anos sem ter a Siri em português e ela finalmente chegou em 2015. Porém, ela ainda está incompleta em relação a outros países. Nos Estados Unidos, ela é capaz de informar o placar de jogos, informações sobre filmes e salas de cinema, além de conseguir reservar mesas em restaurantes. No Brasil, nossa assistente ainda não sabe fazer nada disso.

ATUALIZAÇÃO: As informações sobre esportes no Brasil foram incluídas no iOS 11.3.


❌ Siri na Apple TV (desde 2016)

A nova Apple TV não demorou muito para chegar em nosso país, mas veio sem uma de suas principais funções: Siri. Lá nos EUA é possível pedir para a assistente indicar um filme com determinado ator, ou de uma categoria precisa. No Brasil, a Rede Globo já sugeriu estar trabalhando com a Apple para trazer em breve esta funcionalidade para o país.

ATUALIZAÇÃO: A Apple TV ganhou a Siri em Português em março de 2018. (link)


 Aplicativo TV (desde 2016)

O app TV unifica todos os serviços de vídeo on demand em um único lugar, facilitando bastante para o usuário. No Brasil ainda não temos isso, apesar de alguns códigos do iOS indicarem que em breve isso deverá chegar até nós.

ATUALIZAÇÃO: O aplicativo TV no Brasil foi finalmente adicionado no iOS 11.3.


❌ Aplicativo News (desde 2016)

O app News é mais uma tentativa da Apple oferecer um serviço que reúna editores e produtores de conteúdo, com as notícias chegando mais facilmente nas mãos dos usuários. Por enquanto, o News só está disponível em alguns países de língua inglesa.


❌ Apple Pay (desde 2014)

Esta função foi outra que esperamos por muito tempo e que em breve finalmente poderemos usar no Brasil. 

ATUALIZAÇÃO: O Apple Pay começou a funcionar no Brasil no início de abril de 2018.


❌ Apple Pay Cash (desde 2017)

O Apple Pay Cash é uma forma de transferir dinheiro de pessoa para pessoa, através do iMessage. No momento, apenas poucos países possuem a funcionalidade ativa.


❌ Escrever no Apple Watch (desde 2016)

Uma das funções apresentadas no watchOS 3 foi a possibilidade de escrever com o dedo mensagens na tela do relógio, desenhando letra por letra. Mas isso está disponível apenas para usuários que usam o idioma inglês e mandarim no relógio.


❌ Apple Watch Series 3 com 4G (desde 2017)

Quando anunciou o novo Apple Watch Series 3, o ponto forte do modelo era o fato de permitir realizar e receber ligações telefônicas e se conectar na internet sem a necessidade de se ter um iPhone por perto. Infelizmente esta versão não veio para o Brasil, que ficou apenas com o modelo sem LTE. Apesar disso, a Apple já homologou na Anatel a versão com conexão, no caso de… vai que precise.


❌ Apple Watch Hermès (desde 2016)

Um dos modelos especiais do Apple Watch (além da versão Nike) é o da grife francesa Hermès, que possui, além de um visor exclusivo, pulseiras de couro feitos pela marca. Este modelo e suas pulseiras não são vendidos no Brasil, provavelmente por causa do preço. Nos Estados Unidos só as pulseiras custam quase 500 dólares cada, o que faria ser mais caro que o próprio Watch em nosso país se fossem incluídos os impostos de importação.


Esta lista será atualizada conforme a Apple for implementando no Brasil ou lançando novas funcionalidades não compatíveis.

Via
Apple.com
Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vinicius Jota

    #sad

  • César Laboissiere

    Quanto à navegação curva a curva é vergonhoso a Apple não ter essa função aqui, total descaso com nosso país! O Mexico, que economicamente é bem parecido ao nosso, já possui a maioria desses serviços! O Google oferece a navegação há anos..

    • BS

      Acredito que a questão seja a língua. No México falam espanhol….

      • Fernando Garcia Mendonça

        Você não leu o texto, né? Lá em cima cita: “E não é por problema de narração, pois se você usar o seu iPhone em um país que possua esta navegação, ele funcionará perfeitamente em português”.

      • Gaius Baltar

        Aqui em Portugal funciona, o problema não é a língua. E sim, o meu iPhone está configurado em PT-BR.

    • Lucão Arruda

      total descaso da apple, nao é a toa que meu proximo celular sera com android… cansei

  • Lincohn Rosa

    Parabéns pelo artigo! Estava esperando por uma publicação de uma lista dessas faz tempo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • Anderson1sp

    Que morra o curva a curva desse mapa junto com o app.

    • Anderson Santos

      Pedi pra esse mapa me levar em uma rua perto de onde eu estava e ele me levou pro outro lado da cidade numa rua aleatória… QUE ESSE APP MORRA 2

  • Milena Arissa

    Não sabia que dava pra escrever.. que raiva! Quero muito hahaha e faltam também app store gift cards!!

    • Guilherme Couto

      Até da. Basta ter teclado em inglês ativo como principal

  • Henrique Mafra

    CarPlay é só pra ouvir música, de resto não uso em nada. Prefiro conectar o iPhone por Bluetooth e usar o GPS no Waze ou Google Mapas que ficar usando CarPlay pra não ter mapas.
    A Apple não deve liberar porque é tão defasado as informações. Próximo ao meu trabalho os comércios fechados a mais de 10 anos continuam no mapa da Apple. Já informei varias vezes que fechou e nada de sumir do mapa. Ao invés de focar nessa porcaria de Flyover deveriam fazer os mapas ser usável em todos países antes de colocar essas firulas que poucos usa só pra mostrar.

    • iamyourfather – your mom likes

      Muito interessante a sua observação (PS). De fato, é muito mais vantagem. Meu irmão usa o iPhone 7 Plus para fazer isso. Mas um iPad de 7″ com 4G, de fato, deve ficar bem mais atrativo.

  • Anderson Camões

    A Apple tá * e andando pro Brasil. Vejam só, colocaram a gente no programa de substituição de baterias. Meu irmão e minha esposa até já desistiram.
    Nunca tem a bateria na Apple e nem nas autorizadas e sempre dizem sem previsão.
    Fica como sugestão de matéria para o Blog, verificar como anda essa questão das baterias. Porque me parece um anúncio só pra dar uma satisfação.

  • O mais vergonhoso além do iTunes TV Show é os mapas que ainda não sisponibilizaram o ponto a ponto.

  • Guilherme Couto

    Da pra escrever no watch. So deixar o teclado em inglês ativo. Não atrapalha o corretor em ptbr do iPhone e da pra escrever coisas no watch. É so meio “bobo” até pegar o jeito.

    • Henrique Imperial

      Nao consegui, como faz?

  • Elisio Moreno

    A siri deveria obrigatóriamente começar a falar em todos os  watch serie 2 …!!!!

  • Fernanda Costa

    Android é um sistema que não gosto, vem cheio de app que o usuário não pediu, é instável mas o android auto dá de 1000 a 0 no Carplay. Waze funciona perfeitamente, usa voz pra colocar endereço e vai de primeira (dá pra digitar tbm), tudo lindão no multimídia. Esse Carplay é uma brinaceira de mau gosto. Inaceitável a Apple lançar um negócio xing-ling aqui só pra falar que tem.

    • Henrique Mafra

      Com certeza, se não pode fazer um mapa digno de uso pelo menos deixe os concorrentes entrar na plataforma pras pessoas poder usar no mínimo algo que usa-se muito. Mapas.

      • João

        Que deixe o app nativo de GPS do carro funcionar ao menos!

    • iamyourfather – your mom likes

      Falar do sistema dos celulares Androids, é muito complicado. Pois são várias opções no mercado. Por exemplo: o Android da Sony é fluído, estável e vem com menos Apps instalados do que o iPhone. E são Apps úteis. Já o da Google Pixel, LG e Samsung, bate direitinho com a sua descrição.

  • andreheitor

    Bela materia.

  • Carlos Luna

    Consigo escrever na tela do apple Watch. Mas não sei porque só com algumas pessoas. Uso o idioma em português. Será que só funciona de Series 3 para Series 3? Fica a dúvida.

    • Leo

      O scribble já apareceu pra mim em PT, mas tentei agora e não apareceu, não entendi.

  • Leonardo F. M.

    É o que eu sempre digo, agente paga por um produto topo de linha, e paga CARO, e recebe um produto capado. O mínimo que a Apple devia fazer é ter um preço compatível com outros mercados com valores mais baixos que os daqui.
    Acho q a Apple poderia até ser processada por propaganda enganosa, não?!

    • Matheus Cecato

      Pior que não, pois nas páginas da web dessas novidades a Apple coloca bem pequeno que a disponibilidade da novidade depende do país… já tinha pensado nisso também

  • iPad Games

    Cartão de debito só vai ser liberado quando tiver apple pay, alguém sabe de alguma coisa?

  • KB

    O que eu não entendo é não ter seriado. A loja da Microsoft (Xbox) vende seriado, se não me engano, a Google Play também. Agora com preços em R$ não sei qual a limitação da Apple em vender seriado. Até achava que era coisa de governo e legislação, mas agora não creio ser o caso…

    • Tomas

      nunca vi seriado na google play.. minha mãe tem e eu alugo e compro filme lá por ser mais em conta que o itunes.. mas seriado nunca vi não.
      deve ter algo fazendo ela não colocar, tenho certeza, porque não tem motivo nenhum pra não ter.

  • Willian Almeida Ferreira

    A Apple liga mais a onde tem mais venda

  • Felipe Fujiy Pessoto

    E o Visual Voicemail?

    • Henrique Mafra

      Esse depende das operadoras que não quer porque elas querem que você gaste ligando naquele número pra ouvir suas mensagens…

      • iamyourfather – your mom likes

        Celulares da Sony tem secretária eletrônica nativa. Você grava a mensagem principal (com sua voz) e, determina quanto tempo de toque até cair na secretaria eletrônica do celular. E as mensagens ficam gravadas no aparelho. Você pode ouvir quantas vezes quiser e, até mesmo, compartilha.

        Eu gostaria de pegar as coisas úteis de cada sistema e juntar em um único celular.

    • Pedro Henrique Alves Corrêa

      Tem sim, eu uso. Só a Claro disponibiliza pra clientes pós-pago.

    • KB

      Até onde sei, só a Claro se dispôs a implementar a dar o suporte para a tecnologia… as outras operadoras não estão nem aí… em paralelo, as outras operadores tem outras coisas que a Claro não tem… então é de novo o consumidor se lascando…

  • Ricardo ratox

    Navegação ponto a ponto e mapas no CarPlay para mim são as que mais sinto falta

  • ricardopilatti

    Vamos fazer um mutirão e enfiar essa lista pra Apple Brasil? Eu acho que a Apple nem se dá conta de tanta coisa que ela tem pendente por aqui.

  • Zedu Ricciardi

    Brasill sillll sillllll silll !!!! eita orgulho de ser brasileiro viu !!!

  • Pedro Henrique

    Meninas, I N F E L I Z M E N T E não tem no Brasil.
    kkkkkkkk

  • CARLOS ALENCAR

    Por causa da ausência de navegação no Carplay, acabei colocando um espelhamento no meu carro, gastei 3 mil reais, mas não recomendo a ninguém, imagem não é nítida, desconecta frequentemente. Totalmente arrependido. Era pra eu ter visto mais opiniões a respeito e ter comprado um smartphone Android Barato apenas para usar o Waze, Videos e demais utilidades. Fica a dica.

  • Fernando Ceciliano Machado

    Opa .. discordo em 2 pontos do artigo
    1. Eu escrevo no meu Apple Watch em português.
    2. Já usei mapas interno a prédio, Shopping de São José dos Campos-SP

    • Fernando Ceciliano Machado

      Acabei de me da conta que uso o mapa da Google para ver interiores de prédio heheh

      Nunca gostei do app de mapa da Apple

    • Henrique Imperial

      Como escreve??

  • Patrick

    Ótimo artigo, essa do apple watch fico decepcionado porque o reconhecimento da Siri, sinceramente, está muito inferior aos concorrentes e poder escrever frases curtas seria bem melhor, Apple pode ter lançado a moda de assistentes virtuais nos smartphones, mas ela foi ultrapassada lindamente pela Google, o da rival reconhece a fala de forma muito melhor, reconhece mais de dois idiomas (Sofro com isso na Siri pra mudar uma música específica, minhas músicas maioria são em inglês e ela n entende, a da Google entende perfeitamente), e para operações básicas a assistente do Android nem precisa de fazer uma busca no servidor, como pausar uma música, ligar uma função do celular, coisas assim até offline é possível fazer.
    Uma pulga que vem me incomodando estes dias é se valeu a pena eu trocar meu 5s pelo 7, talvez compensaria mais comprar um OnePlus, com este artigo, vejo que realmente no geral o Android está bem melhor com suporte ao nosso país também, próxima troca de smartphone será Android pois a Apple pra mim não dá mais. E olha que sou usuário de iPhone desde o 3G, mas a concorrência ganhou na minha opinião.

  • Gustavo Kengen

    Muito boa essa lista, mas discordo com o “Escrever no Apple Watch”. Desde que comprei ele, posso escrever, (apesar de ser meio difícil) e enviar as mensagens…

    • Provavelmente você habilitou a escrita em inglês. Em português não tem não.
      Quem diz isso é a própria Apple, se não concordar, brigue com ela, não conosco. 😛

      • Gustavo Kengen

        Mas não estou brigando com vocês… Só quis deixar uma observação, mesmo que talvez esteja equivocado. Lamento caso tenha causado qualquer impressão como a de meu comentário e me surpreendo com o nível amador de resposta que deram… lamentável…

  • Whislonn Vargas
  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Essa dos mapas é mistério. Parece pirraça. Tá tudo ali. Basta ativar.

  • Carlos Ryllder

    Não, só os impostos altos não explicam o preço do iPhone no Brasil…

  • Rafael Oliveira

    já da pra riscar a siri na apple tv também

  • Marcos Ramalho

    Olá iLex,

    Já pode riscar Apple Pay!

  • queirsam

    Total descaso da Apple sim! experimentei o novo Samsung S9, e tem conectividade total com meu carro !
    Usei IOS durante muito tempo, mas cansei.