2012AppleARQUIVORetrospectiva

[Retrospectiva 2012] Os fatos que marcaram o ano no mundo Apple

O ano de 2012 foi bem agitado no mundo iPhone/iPad, de uma maneira diferente de antes. De fato, foi o primeiro ano em que a companhia ficou sem o comando de Steve Jobs, morto em 2011.

Confira um apanhado dos principais destaques referentes ao iPhone, iPod touch e iPad.

{ads1]

✦ O ano que a Apple olhou mais para o Brasil

Se é uma coisa que podemos dizer é que a Apple investiu bem mais no Brasil este ano que antes. Ainda em janeiro, ela fez o primeiro Tech Talk Tour (encontro de desenvolvedores) no país, introduzindo os brasileiros no circuito mundial. Foi um dia inteiro de palestras em inglês com os engenheiros americanos, quase uma mini-WWDC itinerante.

Em fevereiro, a Apple começou a comercializar os primeiros iPhones fabricados no país, depois de meses de rumores. Mas apesar da produção local, o preço infelizmente não baixou.

No dia 5 de abril, algo que todos esperávamos há anos, finalmente aconteceu: a Apple liberou no Brasil a categoria Jogos na App Store. Alguns meses depois, em outubro, foi a vez da iBookstore desembarcar no país, com livros em português.

Para completar o ano para os brasileiros, outro grande sonho virou realidade: a empresa anunciou a primeira Apple Store no país, na cidade do Rio de Janeiro. A inauguração é esperada para meados de 2013.

Sem dúvida, foi um ano cheio de novidades para os brasileiros. Mas a Apple ainda nos deve algumas coisas, como o Siri em português, vales-presente na iTunes Store e preços em Reais na App Store. Quem sabe no próximo ano?

✦ Novos produtos

2012 foi um ano cheio de lançamentos. Começou em março com o novo iPad de 3ª geração, que trazia como novidade a tela Retina e maior poder de processamento.

Em setembro, ela lançou o iPhone 5, mais fino e com tela de 4 polegadas, além de um novo iPod touch e novos fones de ouvidos.

Em outubro, ela quebrou uma tradição de anos e lançou mais um novo iPad de 4ª geração, além do iPad mini.

✦ O ano dos rumores corretos

Nunca houve tantos rumores da Apple que se concretizaram como em 2012. No início do ano, Tim Cook tinha prometido que os segredos iriam ficar mais rígidos e protegidos. Porém, ele foi incapaz de cumprir sua promessa.

Praticamente todos os produtos este ano foram revelados com meses de antecedência.

✦ Uma Apple diferente

No primeiro ano sem Steve Jobs, viu-se coisas que não éramos habituados a ver no passado. Uma delas foi a quebra de periodicidade nos lançamentos, o que fez a empresa lançar 3 modelos diferentes de iPads no mesmo ano. Quem comprou o iPad 3 em maio viu seu aparelho ficar desatualizado em menos de 7 meses.

Também pela primeira vez vimos a Apple seguir uma tendência de mercado, quando antes era ela quem ditava. A introdução de um iPad menor foi a clara demonstração de que o lado comercial de Tim Cook hoje fala mais alto do que as antigas ideias inovadoras de Jobs.

Também não éramos habituados a ver uma atualização de iOS tirar funcionalidades do sistema, como foi o caso da polêmica da retirada do Google Maps. O descontentamento dos usuários foi tão grande que obrigaram Tim Cook a escrever uma carta aberta se desculpando, além de fazer o responsável pelo iOS perder o emprego.

✦ Um ano marcante para o Blog do iPhone

Nós aqui tivemos coisas boas e coisas ruins que nos aconteceram. A mais assustadora, sem dúvida, foi o período em que roubaram o domínio blogdoiphone.com e tentaram fazer com que nossos leitores instalassem um falso “plugin” malicioso. Durante 5 dias em março, vivemos o pesadelo de pensar que seria o fim do Blog, até que conseguimos recuperar o domínio. A culpa da confusão tinha sido do nosso antigo servidor francês, que tinha um sistema fraco de segurança.

Mas o susto serviu para reforçarmos ainda mais a segurança, para proteger nossos leitores. Hoje, com as medidas que tomamos, é praticamente impossível tal fato se repetir. :)

Mas o ano também foi marcante por coisas boas. Um velho projeto do Blog ganhou vida, uma loja de acessórios própria, que nos permite oferecer aos nossos leitores produtos de qualidade com um atendimento impecável. Quem já teve a oportunidade de comprar na BDI Store pode comprovar isto. ;)

E 2013 haverá ainda mais avanços. Alguns projetos excitantes estão prestes a se tornar realidade, com novidades muito legais para os nossos leitores. Vocês não perdem por esperar. ;)

✦ Artigos em destaque

Alguns artigos publicados em 2012 que merecem ser relembrados:

– Steve Jobs é homenageado na premiação do Oscar 2012
– Brasileiro cria um aplicativo de iOS para reconquistar ex-namorada
– Conheça a história do iPad que foi atropelado várias vezes e sobreviveu
– Brasileiro cria vídeo em Stop Motion homenageando a Apple
– Ingressos para a WWDC se esgotam em tempo recorde
– Como seria o iOS se o iPhone tivesse sido lançado em 1986?
Curta um unboxing de um iPad feito por brinquedos
– Estudo avalia o quanto gastamos de energia por ano para recarregar nossos iPhones e iPads
Como cegos tiram fotos com o iPhone
– Arte no tapume de inauguração da nova Apple Store de Barcelona
– Fotos revelam projeto do iPad 10 anos atrás
– Confira fotos divertidas feitas com brinquedos usando iPhones e iPads
O que os concorrentes e analistas diziam do iPhone, 5 anos atrás
– Brasil foi o 3º país que mais cresceu em uso de dispositivos iOS
– Brinquedo para iPad desbloqueia fase secreta no Cut the Rope
Vídeo mostra como roubar um iPhone no metrô
– Apple de Portugal traduz de uma maneira pitoresca a campanha do iPad mini
– Algumas trapalhadas que os mapas da Apple fazem no Brasil
– A história do rapaz que comprou um iPad com moedas de 1€
– Entenda por que a propriedade intelectual é tão importante para a indústria
– Agora é oficial: Samsung copia a Apple

Botão Voltar ao topo