2012AppleARQUIVO

Os Mapas do iOS 6 fizeram o pai do iOS perder o emprego

Depois do anúncio de ontem da saída do “pai do iOS“, Scott Forstall, do quadro de diretores da Apple, muito se questionou qual teria sido o motivo.

Segundo o The Wall Street Journal, os novos Mapas foram a gota d’água, em uma situação que, há tempos, não era mais confortável no interior da empresa.

Forstall era protegido de Steve Jobs, mas não se dava muito bem com outros membros da diretoria.

O próprio Jony Ive (que criou o design do iPhone e do iPad, entre muitos outros) não o suportava, se recusando a participar de reuniões em que o Scott estivesse.

Scott era grande defensor da interface “skeumórfica“, ou seja, aquela que tenta imitar objetos da vida real.

Exemplos disso são o Calendário do iOS (com detalhes em couro) e o aplicativo Podcasts.

Já outros executivos, como Jony Ive, eram contra este tipo de visual, por deixar muitas vezes a interface poluída.

A gota d’água da situação de Forstall foi no episódio da polêmica dos Mapas, em que grande parte dos usuários reclamou da falta de funcionalidades em relação ao que existia antes.

Segundo o jornal americano, Scott se recusou a assinar um pedido público de desculpas sobre os Mapas, pois não achava que era necessário este pedido, bastava consertar o produto e pronto.

Tim Cook não pensou assim e assinou ele mesmo a retratação pública (leia “Tim Cook escreve carta aberta se desculpando pelos novos Mapas do iOS 6“).

Leia também: Algumas trapalhadas que os mapas da Apple fazem no Brasil

Apesar de estar ao lado de Jobs durante muito tempo (desde os tempos da NeXT, no início dos anos 90) e ter 15 anos de Apple, sua situação na empresa estava bastante delicada, e piorou mais depois que Jobs deixou o comando.

Seu gosto em termos de design, seu estilo abrasivo de lidar com as pessoas, sua maneira de gerenciar a equipe e o furo com os Mapas são considerados fatores que ocasionaram a sua saída da empresa.

Ele não está saindo porque quer; está saindo porque foi solicitado a se retirar.

Não duvido nada que o papelão sobre o relógio do iPad (copiado da empresa ferroviária suíça) também tenha ajudado na história.

Há de se reconhecer, no entanto, que enquanto esteve no comando Scott Forstall foi o responsável pelo sistema de maior sucesso na história da Apple.

O iOS colocou a empresa rapidamente no topo do mundo mobile, coisa que muitos duvidavam antes do lançamento do iPhone.

Foi ele também que ajudou a desenvolver o sistema NeXTstep, base do atual Mac OS X, também o sistema para Macs de maior sucesso até hoje.

Mas o design do iOS se estagnou no tempo. A velha interface de ícones completou 5 anos, recebendo apenas alguns melhoramentos periféricos.

Tirando a imagem de fundo, a tela de Início do sistema (home screen) é praticamente a mesma desde 2007. Uma eternidade no mundo tecnológico.

Com Jony Ive agora no comando, é possível que vejamos boas novidades gráficas no iOS 7, revolucionando a maneira como manejamos nossos iPhones e iPads.

Que esta reformulação toda seja positiva sobretudo para nós, usuários.

via Wall Street Journal e Daring Fireball

Botão Voltar ao topo