AppleNotícias

Os Mapas do iOS 6 fizeram o pai do iOS perder o emprego

Depois do anúncio de ontem da saída do “pai do iOS“, Scott Forstall, do quadro de diretores da Apple, muito se questionou qual teria sido o motivo. Segundo o The Wall Street Journal, os novos Mapas foram a gota d’água, em uma situação que, há tempos, não era mais confortável no interior da empresa.

Forstall era protegido de Steve Jobs, mas não se dava muito bem com outros membros da diretoria. O próprio Jony Ive (que criou o design do iPhone e do iPad, entre muitos outros) não o suportava, se recusando a participar de reuniões em que o Scott estivesse.

Scott era grande defensor da interface “skeumórfica“, ou seja, aquela que tenta imitar objetos da vida real. Exemplos disso são o Calendário do iOS (com detalhes em couro) e o aplicativo Podcasts. Já outros executivos, como Jony Ive, eram contra este tipo de visual, por deixar muitas vezes a interface poluída.

A gota d’água da situação de Forstall foi no episódio da polêmica dos Mapas, em que grande parte dos usuários reclamou da falta de funcionalidades em relação ao que existia antes. Segundo o jornal americano, Scott se recusou a assinar um pedido público de desculpas sobre os Mapas, pois não achava que era necessário este pedido, bastava consertar o produto e pronto. Tim Cook não pensou assim e assinou ele mesmo a retratação pública (leia “Tim Cook escreve carta aberta se desculpando pelos novos Mapas do iOS 6“).

Leia também: Algumas trapalhadas que os mapas da Apple fazem no Brasil

Apesar de estar ao lado de Jobs durante muito tempo (desde os tempos da NeXT, no início dos anos 90) e ter 15 anos de Apple, sua situação na empresa estava bastante delicada, e piorou mais depois que Jobs deixou o comando. Seu gosto em termos de design, seu estilo abrasivo de lidar com as pessoas, sua maneira de gerenciar a equipe e o furo com os Mapas são considerados fatores que ocasionaram a sua saída da empresa. Ele não está saindo porque quer; está saindo porque foi solicitado a se retirar.

Não duvido nada que o papelão sobre o relógio do iPad (copiado da empresa ferroviária suíça) também tenha ajudado na história.

Há de se reconhecer, no entanto, que enquanto esteve no comando Scott Forstall foi o responsável pelo sistema de maior sucesso na história da Apple. O iOS colocou a empresa rapidamente no topo do mundo mobile, coisa que muitos duvidavam antes do lançamento do iPhone. Foi ele também que ajudou a desenvolver o sistema NeXTstep, base do atual Mac OS X, também o sistema para Macs de maior sucesso até hoje.

Mas o design do iOS se estagnou no tempo. A velha interface de ícones completou 5 anos, recebendo apenas alguns melhoramentos periféricos. Tirando a imagem de fundo, a tela de Início do sistema (home screen) é praticamente a mesma desde 2007. Uma eternidade no mundo tecnológico.

Com Jony Ive agora no comando, é possível que vejamos boas novidades gráficas no iOS 7, revolucionando a maneira como manejamos nossos iPhones e iPads.

Que esta reformulação toda seja positiva sobretudo para nós, usuários.

via Wall Street Journal e Daring Fireball

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Beto

    Eita aposentadoria gordinha “,

    • Luiz

      Adoro o Jony Ive, espero que ele faça um bom trabalho

      • JUNIOR

        não sei viu cara to com o pe atras com esse cara

        • Thiago Sousa

          Tá com o pé atrás com esse cara?!

          Uma das coisas que me deixa tranquilo com o futuro da Apple para continuar comprando seus produtos é saber que o Jony Ive está lá.

          • Adriano Camargo

            exatamente isso me deixa com medo….

            onde esta o design da Apple, que surpreendia com o arrojo do imac, cara powermac era um mais bem detalhado que o outro, e dos ultimos 4 anos, o que teve de novidade??

            NADA

            o iphone continua com o design desde o 4, não, o iphone 5 é uma variação do iphone 4, o imac e o mesmo, mac mini, ipad ta nesse conceito mal acabado desde a geracao 2 (o ipad 1 eu acho o design atraente, tanto eh que não me desfaço do meu) enfim.. ta faltando criatividade na Apple, e acho que o Ive nao vai aguentar o tranco,vai ter que colocar alguem na equipe para software…

            se tiver algum designer de interface aqui vai concordar comigo, ergonomia cognitiva e usabilidade são 2 desafios para qualquer designer.

      • Victor

        Minimalista do jeito que é, vai tirar os icones e deixar somente o texto. kkk Esperamos mudanças visuais sim.. revolução já!

        • Juan

          Vamos sentir falta do Scott, ele é o cara prático por trás dos OS da Apple, vai tudo ficar lindo maravilhoso e cheio de flores mas uma droga para usar! 90% do trafico web de tablets pertence ao iPad porque sempre existiu uma grande preocupação com OS e não só com a aparência, coisa que com a saida do Scott deve mudar, ele era o cara que dizia não para inutilidades “bonitinhas” em pró da performance.
          Os mapas da Apple são uma droga? Não na verdade são melhores que os da Google e a Google sabe disso por isso já está alterando os seus mapas para vetorial também, incluindo Flyover e outras coisas que a Apple já tem.
          O problema é que a Google tem 10 anos de casa com mapas e milhares de funcionários enquanto a Apple está na versão 1.0, ainda falta refinamento e conteúdo para os seus mapas que foram lançados as pressas por pressão interna da própria Apple.

  • Rodrigo Deguir

    Caramba hein, por essa eu não sabia, ja era o cara hahaha, novos tempos de design virão!

  • Felipe M

    Tomara!

  • Yuri Sandro

    Então vamos esperar iPhone 6, com o futuro iOS7, ou comprar iPhone 5???
    Tenho iPhone 4 ainda rsrs

    • Dizem que o iOS 8 será melhor ainda. Vai esperar? 😉

      • Iuri André Stona

        E o iPhone 7 então…

        • Paulo Valim

          Como é de praxe, já vazaram algumas “intel” e protótipos do iphone 7…

          Com tela de 14″polegadas… podendo funcionar como iPhone, Mac e iPad…

          Talvez Rola esperar…

          A maior coisa q podia ser maior que o novo iPhone…

          Mas cuidado, é melhor já comprar o seu, que daqui…. 3 meses ele pode sair de linha.

      • Iuri André Stona

        Tá com emprego garantido, quem não gostaria de contratar o criador do iOS? Provavelmente esse tapa na cara vai fazer o cara descer do pedestal. Android, Windows Phone, ou de repente alguma grande fabricante tipo Samsung, Nokia, Sony querendo um novo OS.

        • Luís M.

          Isso me fez pensar em talvez no futuro comprar um android se ele aceitar o emprego que ela oferecer (se ele puder aceitar)

        • Osmar Junior

          Com o contrato de sigilo da Apple e as dezenas de patentes, ele não poderá usar muitas das ideias que deu à Apple em outras empresas.

          • Thiago

            Mas esse cara deve ta cheio de ideias novas q talvez não tenham sido aceitas pela apple, q podem acabar sendo usadas por outras empresas

      • Ruan

        O meu 3gs ainda me atende legal! Por que ele não poderia esperar?

      • Luiz Paulo

        Pior que é assim mesmo iLex,se a pessoa sempre for nessa onda de que o proximo vai ser melhor,ela nunca compra,afinal é obvio que ele vai vir melhor 🙂

    • Marcelo

      Eu tenho o 4 tbm e vou esperar… iphone 6.. 7… não troco enquanto não ver algo que realmente vale a troca… a não ser que o meu pife… rs

    • Rodrigo Protta

      …it piss me off…

  • Stefano Angelo

    Só espero que não poluam tudo, como um Android. Posso falar, porque minha irmã possui um e realmente é um caos.

    • André

      Concordo.

      • Pedro

        Calma lá né cara…
        Android não é poluído, ele apenas dá mais opções de customização. Se está poluído é porque o usuário encheu de cacarecos ou a operadora.

  • George

    Impressão minha ou a sua opinião já está um pouco mais favorável a saída do que ontem?

    • Erra quem acha que o que é publicado aqui é só minha opinião.
      O texto fala de fatos. 😉

      • Mateos

        Mandou bem, iLex.
        Por ser um blog, queremos sua opinião E também queremos fatos.
        Se temos os dois, todos saem ganhando.

        Parabéns.

      • Lucas Leal

        Realmente vc coloca no texto os fatos mas eles sao escritos da sua forma de enxergar a informaçao,ou seja,querendo ou nao vc acaba espressando a sua opiniao nos textos escritos.E parece que a sua opinial sobre Scott Forstall tenha mudado em comparaçao ao outro texto.

        • Osmar Junior

          Nós estamos constantemente mudando de opinião sobre todas as coisas. Não vejo o porquê desse comentário.

          • Bruno Lopes

            Ele não criticou ninguém, simplesmente comentou algo que aconteceu, o seu comentário que foi totalmente sem nexo.

  • Teta de Frango

    Com tanto descontentamento não era pra menos uma demissão!
    Parece que ele andava um tanto desleixado com o serviço na Apple, do tipo:
    “FIZ! Tá bom? Tanto faz! Meu salário está garantido”.

  • Jr

    Não sei não a Apple anda mudando muito rápido desde a saída de Jobs, e isso não parece bom.

    • Dexter

      Tbm acho, e pior, o mercado acha isso ainda mais, visto que ate o valor da apple diminuiu com esta noticia, e segundo o que se comenta mundo a fora, o IOS ficou sem pai pra terminar de criar, jogado para que as ruas terminem de criar (vi tal comentario num blog americano e que inclusive cita que agora o ios parece os meninos das favelas daqui do Brasil que nao tem futuro…. pode isso??? rsrs).

      • Gabriel

        Nao acredito que o iOS agora esteja sem pai. Acho que dizer isso é, de certa forma, desvalorizar o conhecimento de toda a equipe que trabalha no iOS. Ou vc acha que é o diretor, o cara que faz tudo na empresa?

        🙂

        • Dexter

          Realmente não é um diretor, se bobear eles malmente sabem usar um iphone, porém eles são pagos justamente pra aprovarem as coisas, e se alguem aprovou o MAPA, deveria ter no minimo ido junto com ele pra rua.

  • Thiagones

    Esse mal do “executivo que é bom no que faz mas ganha muito poder e começa a perpetuar idéias e esquecer avanços” é bastante comum em qualquer empresa. Ai chega uma hora que precisa trocar. Normal.

    Como uso além do iOS um dispositivo com o Android Jujubas, seria um erro não notar evoluções claras e bem interessantes na plataforma Android. Fora o WP8 que é diferente e muito bonito.

    Além dos widgets (que eu pouco uso mas pra muita gente é importante), algumas idéias novas para o iOS seriam sim de bom tamanho.

  • Leonardo Negrisoli

    Estou besta com a notícia!
    Eu pagava um pau absurdo pro Scott… não sabia que ele era odiado pela galera kkk

  • Dexter

    Já estagiei na Apple em 2001/2002 e na epoca ela estava literalmente subindo a escada de maneira espantosa, muitos achavam que ela já estaria no limite, o que não era verdade (vimos isto hoje). Percebo que hj a Apple vem decaindo de maneira rápida em todos os quesito, e vou mais longe (me desculpem a minha franqueza), acredito que isso tenda a aumentar cada vez mais.

    Infelizmente como o proprio ditado diz: quanto maior a altura…maior é a queda.

    Eu particularmente lamento ver isso, mas nao se pode deixar de perceber e comentar que esta é a realidade de hoje.

    • Leonardo Negrisoli

      Espero mesmo que isso não aconteça apesar de compartilhar da mesma opinião que você

    • Thiagones

      Não dá pra dizer que uma empresa com o caixa que ela tem está decaindo. Mas sim tem cometido alguns erros e está passando pelo mal de qualquer empresa que lidere ou esteja em posição próxima a liderança no mercado. (vide Nokia)

      Agora esse tipo de mudança não é algo ruim, pelo contrário, faz parte da evolução de qualquer empresa. A própria MS precisou que sua area XBOX ficasse poderosa para perceber que precisa ser “cool” também.

      esses altos e baixos são comuns em qualquer empresa top.

      • Dexter

        Não seria propriamente o quesito “caixa”/dinheiro, pois ainda ela vale muito no mercado, o fato é que são muitos detalhes que somados acabam fazendo a confiabilidade e credibilidade de “qualquer” empresa cair no conceito, e a apple infelizmente anda tendo uma somatória de fatos que estão contribuindo com acontecimentos desfavoráveis para ela mesma.

        Quer um exemplo de como o mercado é ingrato? alguém lembra de um tal “orkut”??? rsrsrs, pois é, lembro de uma reportagem na Veja dizendo que todos um dia fariam parte de uma comunidade virtual, e realmente isso aconteceu, e quem imaginava que hj quem utiliza desta comunidade é chamada até de ultrapassado?? O orkut fez o google crescer de forma espantosa financeiramente, e isso não protegeu ela de cair no montante financeiro.

        Posso estar falando a maior besteira (falaram que o IOS seria o maior fracasso da apple que levaria ela a falencia rsrsrs), mas hj o tal “ruindows” mobile anda comendo quieto e crescendo ao pouco.

    • Leandro

      Eu concordo. O que todos temiam após a saída do Jobs está acontecendo., não pela retirada de alguns executivos, mas pelas decisões absurdamente erradas que o comando tem feito. Se a Apple resistir a toda essa reestruturação, espero que consiga se adaptar ao estilo “Tim Cook”.

      • Copeta

        Tim Cook tá se esforçando. Isso eu não tenho duvidas. Mas tentar adaptar a Apple para o seu gosto, em vez de fazer como Jobs sempre fazia é demais… Steve gostava do scott e agora ele vai sair…
        Será que ele vai usar iphones com Jailbreak ou nem vai mais usar? Mistério.

  • Daniel Vitor

    Espero que pelo menos as coisas andem bem agora, porque vide os últimos acontecimentos.

  • Maurício

    não poluindo deixando nada parecido com o android tá ótimo

  • Ernandes

    Independente do que ocasionou a saída do Scott, a mudança será muito benéfica, já que o iOS agora ficará nas mãos de duas pessoas muito competentes também.

    Valew, Scott. Só não vá para a Google. hehehehe

    • Dexter

      Eu duvido que melhore. Sobre ele ir para a Google, que duvidas rsrsrsrs.

  • Caio Cartaxo

    Lamento muito pela saida dele, sempre fui muito fan dele, porem acho que pode ser um ponto positivo, e espero que a Apple justifique a saida dele com uma proxima versao do iOS com grandes melhorias e mudancas…

  • Marcos Tulio

    Amém!

  • Cristiane

    Opinião leiga: Li e entendi as considerações do texto e acredito que isso possa explicar a saída de Scott Forstall da Apple. Mas também fico com a impressão que há um cara brilhante disponível para trabalhar em outras empresas e desenvolver outros produtos disponível agora. Alguém que conhece bastante a Apple para gerar uma concorrência. Espero que apareçam benefícios para os usuários.

    • Jr.

      Concordo c vc, Cristiane…
      Tudo tem um lado negativo e ao mesmo tempo o positivo!
      Com certeza, ele poderá movimentar o agitado mundo dos smartphones, e trazer melhorias para os usuários!
      Mais e o tal contrato de Confidencialidade da Apple?!?!
      Rsrsrsr!

  • Kim Soares Marinho

    Mudanças sempre ocorrerão, o que se espera é que elas sejam positivas e não negativas.

  • iFumachi

    Com essa mudança, acredito que teremos maior compatibilidade dos iOS novos com aparelhos antigos, ou seja, acho que a sobrevida do iPhone4 aumentou.

    Em relação ao OSX, embora esteja muito bom, realmente pouco foi mudado; as modificações que foram realizadas, em torno de 200, uso somente o iMessages…

  • Miquéias Coutinho

    Só poderemos avaliar se foi boa ou ruim a saída dele nos próximos lançamentos. Fico um pouco receoso, mas espero ser surpreendido 🙂

    Os termos de confidencialidade que ele assinou impede que ele trabalhe na google, no Android?

  • Antônio Trólcoli

    Sendo obrigado a sair, ou saindo de vontade própria, mesmo sendo uma atitude que faz a Apple perder mais um grande lider, é também uma postura importante.

    Apesar de darmos algumas boas risadas com alguns erros do Mapas, temos que atentar também que esses erros podem afetar (e muito) a segurança dos seus usuários, seja ao indicar caminhos que não existem, pontos de interesse e etc… Ou seja, é muita responsabilidade para um sistema que até agora tem mais erros que acertos.

    Acho que a Apple está de parabéns com a atitude. Mostra que tem compromisso real com a qualidade, mesmo que corte da própria carne.

  • Daniel

    Sério, só eu to curiosíssimo pra ver como o design do iOS vai ficar com o Ive tomando conta? Aposto em boas novidades!! 🙂

  • Miquéias Coutinho

    Se a decisão de sua demissão foi apenas pelos mapas, diria que a atitude da Apple foi um tanto precipitada, pois não pode se esperar mapas com ótima qualidade em um período de tempo tão curto. Mas, conforme o artigo mostra, houve outros motivos que pesaram para esta decisão.
    Só espero que tenham acertado, pois este de mudança criará mudanças de horizontes, onde o resultado podem ser positivos ou negativos, mas neste segundo caso, muitas cabeças podem rolar, além de arranhar a reputação da empresa.

  • Leandro

    O negócio do Jony é muito mais design de produto, a preocupação dele é muito mais com a ergonomia dos dispositivos do que com a usabilidade no software… E pode não parecer, mas a abordagem é muito diferente pra cada trabalho.
    Mas acho que essa mudança pode ser boa, pois as integrações do software com os próximos hardwares podem ser muito mais interessantes agora que a mesma pessoa toma as decisões nos dois lados.

  • Luís M.

    A Apple fez merda 🙁
    É difícil encontrar alguem tão inteligente quanto ele

    • daniel

      também gostava dele, do jeito que ele apresenta, e do estilo de interface skeumorfica. uma pena. Espero que as coisas melhorem.

  • Daniel

    Estou ansioso para ver a toque do Jon Ive nas futuras atualizações do iOS. Confio nesse cara e acho que estava mais do que na hora da Apple chutar a bunda de uns acomodados como Scott que vivia das glórias do que havia criado e cujo o ego não permitia ver a concorrência avançando, deixando o iOS estagnado. Acredito que a luz amarela foi acesa na Apple e eles perceberam a decepção com o iOS 6 e a maneira agressiva como o Google vem atualizando o Android e a maturidade que o Windows 8 alcançou com uma interface moderna e sofisticada. Pequenas modificações podem trazer um grande rejuvenescimento e uma aparência moderna ao iOS como já vimos em vídeos de idéias a respeito publicados aqui no Blog. Por isso vejo com bons olhos esta mudança e acredito que virá coisa boa em breve ao iOS.

    • Luís M.

      Não gostei do Windows 8

    • Copeta

      O tempo vai responder. Pove vir coisas boas e coisas ruins com isso. 15 anos na Apple significa que Jobs gostava e muito dele. E também que ele estava fazendo um trabbalho que ele gostava. Mas agora pode vir mudanças drásticas no iOS que vai fazer a gente se espantar. Porque agora que Jony Ive tem mais responsablidades, pode se ededicar menos ao design. Tipo: você pode fazer um carro que possa voar e andar na água mas dificilmente ele vai fazer alguma dessas tarefas bem feita. Mas ele tem sua equipe 😛

  • Jeferson

    Saudade do Steve Jobs, a Apple continua sendo uma empresa diferenciada, mas uma boa parte dela morreu junto com Jobs.

  • Wendell Leon

    Acho uma ATITUDE EXTREMAMENTE ERRADA demitir um cara desses,com toda essa sabedoria e principalmente sabendo exatamente os detalhes do sistema de maior sucesso no mundo (foi ele que criou afinal) .. Espero que a Apple saiba o que esta fazendo !

    Caras como esses não são como faxineiras que se encontram todo dia, mesmosabendo que lá existem pessoas com qualidade o bastante pera assumir este posto exemplo é o Jony Ive!

  • Gabriel

    nossa, vcs esquecem que certamente a apple pagará pra ele um ano ou dois pra ficar parado em casa pq ele sabe muito segredos industriais e nao permitiram que ele vá para a google.

  • Dexter

    Interface bonitinha não é sinônimo de sistema bom e confiável, estou lendo que a pessoas agora sim vão ver uma interface com uma cara bonita.

    E como comentaram alguns posts acima, se supostamente ele foi demitido devido ao MAPA, então isso quer dizer que realmente o MAPA da Apple é ruim??? rsrsrs, e quem liberou supostamente esses mapas? quem assinou tal liberação então tbm deveria ir junto com ele.

    Lamentável o que anda acontecendo com a Apple, pois ela é o que é hj devido a boa parte pelo iPhone, pois no quesito Computadores ela tambem andou perdendo mercado, se perder no iPhone, acredito que sim, ela vai começar a entrar numa fase difícil.

    Tomara que quem substitua ele, seja uma pessoa competente igualmente ele foi.

    obs: duvido que ele tivesse saído se Jobs estive na Apple.

  • Bruno Marçal

    “A velha interface de ícones completou 5 anos, recebendo apenas alguns melhoramentos periféricos. Tirando a imagem de fundo, a tela de Início do sistema (home screen) é praticamente a mesma desde 2007”

    Não consigo ver como isso pode ser melhorado, acho que se mexerem muito em como é o acesso aos aplicativos, isso deixará muitos usuários desconfortáveis, eu principalmente.
    Acho q tela inicial do iPhone, iPad etc… o máximo, pois os ícones dos apps estão ali, para acesso rápido e fácil.

    Acho que mexer nesse ponto é uma coisa muito, mas muito delicada.

  • JP

    Às vezes, pra crescer (ou continuar crescendo), é necessário abrir mão de algumas pessoas ou coisas.

  • André Reis

    Acho que a Apple, que outrora era significado de perfeccionismo, polidez, anda lançando produtos incompletos!
    A siri, o aplicativo mapas e até mesmo o iPad 3 (se ele estivesse maduro não o teriam matado com 7 meses).
    No caso do Mapas, custava ter mantido o Google maps por mais um ano enquanto poliam o mapa da Apple?! Lançaram um produto anos luz de distância do que todos já estavam habituados!

  • Sandro M.

    Foi pra Fitas! hahahha, boa.

  • Rodrigo

    Ainda bem que saiu. Já havia comentado em outro post que ele era mesmo o problema da Apple.

  • Magno Sales

    Sai um BOM entra um outro Melhor. Os tempos Mudam, Graças ! õ/

    • Francis

      Concordo com o que vc disse. Onde tem um bom, tem sempre um melhor. Um ditado antigo e bem oportuno.!

  • Fernando Augusto

    Tchau Scott Forstall!

  • EDINHO

    Vish aposto que os caras da google estavam esperando ele na portaria da apple !!!
    Bom com emprego ele nem precisa se preocupar né com um currículo desses…
    Vamos ver o que acontece daqui pra frente quem sabe o IOS mude ou quem sabe o android fique mais eficiente…
    Para nós meros mortais resta apenas aguardar.

  • Alevino

    Que venham as esperadas melhorias no iOS!

  • Wilcler Vieira

    espero que a acessibilidade não seja esquecida por quem assumir o IOS.

  • Lucas Marçoni

    Quando comecei a ler, senti uma imensa vontade de parar por ali e esperar para ver de perto o iPhone5 para saber se entraria nessa barca novamente. Mas como isso NUNCA É O CERTO a se fazer, ao final da matéria eu tive a sensação de que a maçã está trabalhando para chegar ao dia (e que ele não demore muito) em que ela consiga revolucionar ou deslumbrar novamente o mercado. E digo isso levando em consideração toda a “investigação” e furos que acontecem sobre o possível lançamento de um novo produto.

  • Frederico

    Antes de criticar o estilo dele, há de se levar em consideração que tudo que ele fazia era depois aprovado pelo Steve Jobs, e levou o iOS ao que é hoje.

    iLex, por falar em evolução, o que poderíamos sugerir numa possível mudança de layout do iOS? Que recursos ou design poderia ser considerado uma “evolução”?

    Lembrando que a Apple prima sempre por um visual “clean”, então coisas como acontece no Android, como gadgets na tela, você acha que isso pode ser tornar uma realidade no iOS?

  • Luiz Paulo

    Situacao tensa na Apple hein! Achei que o Jonny Ive era responsavel pelo iOS,vamo ver se agora comele no comando muda esse design tao defasado!

  • Demilson

    É pessoal nós que somos fã da apple torcemos que venha dar tudo certo!

  • Leandro Monjardim

    Essa foi a melhor notícia da semana. Adoro o iOS, mas reconheço que o design da interface é bem ruim. Tomara que Jonny Ive seja tão minimalista no iOS quanto no design de seus produtos.

  • Trinity

    Faço minhas, as palavras do iLex:
    “Que esta reformulação toda seja positiva sobretudo para nós, usuários” 😉

  • Rubens

    Ele foi pra fita!
    AEUSEHUSEHSAUEHASUEHA
    BOA!

  • Madmediphone

    Não estou tão por dentro do assunto Apple como empresa. Sou somente um usuário . Mas as vezes um formula de sucesso atrapalha a criação de novos conceitos. O pessoal reclama muito do android. Eles mudam o tempo todo e vão ganhando experiência . Talvez em algum momento consigam alguma coisa revolucionaria. O iOS esta parado no tempo sua excelência pode ser sua perdição pois fica o medo de mudar algo que esta bom . E sem mudanças as melhorias não aparecem. Enquanto Windows fone e android vão procurando novos caminhos. A saída do sr. Scott Forstall tem possibilidade de trazer melhorias para a Apple e quem sabe incentivar este senhor a fazer algo revolucionário , nem que seja em outra empresa.

  • Marcio

    Os Mapas realmente ficaram um lixo!! Já foi tarde!!!! Volta Gooooooogle!!!!

  • Renato Faria

    A outra ponta da história…

    O Jony Ive deve estar se sentindo a última bolacha do pacote… rsrs
    Espero que isso não se torne algo negativo dentro da Apple…
    Só pelos comentários do blog o pessoal quer queimar o tal do Scott na fogueira da inquisição e proclamar o Jony Ive o novo Messias… imagina isso na Apple rs
    Tá melhor que Avenida Brasil isso! rsrsrsrs

  • julio doro

    tomara q agora a apple libere o uso dos windgets no iphone pra quem quiser!!!!

    (antes q venham com mimi, poderia usar quem quiser)

  • Paulo

    Só não concordo com o último comentário, pois acho que mudanças mesmo só virão a partir do iOS8…
    É tarde demais para arriscar mudanças fortes com o iOS7 já em desenvolvimento.

  • Palmeiras, chame o Tim Cook para por ordem naquele time.

  • Paulo Cotta

    Será Scott o novo Steve Jobs da Apple? Pelo que é publicado nos sites, ele tinha um temperamento semelhante ao de Steve. Após longos anos de sucesso, recebeu o convite para se retirar.
    Se a Apple afundar em crise novamente, será ele o salvador da pátria?

  • McKoe

    iOS 7 chega antes do Natal? 🙂

    • Osmar Junior

      Sim, vai ser trazido direto de Vega pelo Papai Noel

  • Thiago Pallaro

    Acho estranho essas reclamações com os mapas da Apple…

    Uso muito eles, e só vejo vantagens em relação ao Google Maps. Até hoje, não tive nenhum problema de indicação de rua errada ou coisa parecida, e pelo que li o consumo de dados é bem menor. Me parece mais uma moda de falar mal da Apple, que parece ser perfeita em tudo que faz, pra que pareça mais “mortal” aos olhos da concorrência.

    Quanto ao cara… bom, vai-se um mas com certeza não será nenhum pangaré a assumir a cadeira. Uma empresa desse tamanho não dá ponto sem nó, e esses caras eventualmente irão se aposentar (vide Bob Mansfield).

    Pra quem acha que o cara é um coitado, pesquisem um pouco e vejam a pequena fortuna pessoal que esses executivos da Apple tem… e como já falaram antes, pro cara arrumar um emprego novo é só estalar os dedos! 😉

  • Philip

    Só espero que o iPhone 4 esteja implentado até no minimo Ios8, Porque comprei recentimente kk

  • Cezar

    “Scott era grande defensor da interface “skeumórfica“, ou seja, aquela que tenta imitar objetos da vida real. Exemplos disso são o Calendário do iOS (com detalhes em couro) e o aplicativo Podcasts. Já outros executivos, como Jony Ive, eram contra este tipo de visual, por deixar muitas vezes a interface poluída.”

    Eu amo esse estilo! Acho que o iOS pode ter uma mudança bem significativa a partir de agora…

  • Leandro barbosa

    Achei essa afirmacao do artigo muito infeliz.. Pode ser que nao seja pelos mapas.. E sim outro motivo

    • Você leu o artigo?

      • Jahdson

        Ilex, eu não sei como é que você agüenta ler certos comentários aqui! Volta e meia temos vários “especialistas” comentando, sobretudo os videntes, esses até que de vez em quando são coerentes, mas quando se tem uns bonecos metidos a entendido, Deus me livre! N maioria das vezes passo nos comentários só pra ver os seus posts com alfinetadas sempre sutis, ou não! Hihi

    • Dexter

      Me lembrou um post de ontem:

      BAIXANDO!!!!

      kkkkkkkkkkkk, cada um que aparece…

    • Bruno Lopes

      ta certinho seu comentário cara, só que não… leia a matéria!

    • Pedro Silva

      É mais fácil culpar quem esta saindo! Assim a empresa sai por cima! Mas eu pergunto: quem era o diretor da empresa que aprovou o monte de besteiras que foram feitas? Ele é que não era! Podemos ir dizendo adeus aos detalhes do IOS.

  • Glauber Felix

    Não concordo com a saída dele,

    Acho que temos que parar com a agonia de inovar tudo , já está bom demais , está simples , intuitivo , o design está claro , não precisa inovar , inovação demais polui,

    A questão é a seguinte , se está funcional e está bonito não tem pra que ficar mudando , é isso que acredito que ele pense …

    • Rakdos

      Mas acredito que o problema seja justamente o fato de que o sistema estava se tornando poluído. O Podcasts foi um aplicativo que saiu todo bugado, precisou de várias atualizações para funcionar direito. A mesma coisa pode ser dita a respeito dos Lembretes, que tem uma interface estranha.

      Sempre achei que enfeitar demais faz o produto ficar feio, e o forte do iOS pra mim sempre esteve nos detalhes pequenos, como as paginas e listas que continuam se movendo por inércia depois de um arraste mais forte, ou daquela “quicada” depois que uma lista “bate” no fim da página. Não essas coisas espalhafatosas, como fazer o tocador de áudio virar um toca-fitas.

  • Nestor

    Tomara que a nova equipe pense em fazer oiOS com funções que há muito tempo forma colocadas no cydia como SBSettings e ativator. Assim não desgastaria tanto o botão home y atiavar e desativar funções será bem mas rápido. A falta destas funcionalidades y o problema dos mapas me desanimaram de fazer o upgrade para iOS 6. Prefiero me iOS 5.1.1 com jailbreak.

    • Rakdos

      Preferia muito mais um botão pra wifi, rede de dados ou bluetooth na central de notificações do que aquelas funções de publicar no facebook ou twitter.

    • Daniel Alencar

      Nossa cara, belo lembrete… Realmente, se esse cara pensar, finalmente, nisso. Vai ser otimo!

  • salles

    Lendo algumas matérias do Brasil e no mundo ,estou vendo que esse cara era como O GOLPISTA DO ANO
    Steven Russell (Jim Carrey)

  • Daniel Alencar

    Nossa, que sustão!!! Putz grilo, tava pensando durante a leitura inteira do artigo: “Caramba, o cara vai embora, mas quem vai ficar no lugar dele???? Quem? Como ficará o visual do iOS na versao 7?” Fiquei com medo, mas depois que vi… O próprio cara que inventou o design dos iGadgets ficará no lugar. Ai melhorou. Tenho plena certeza que ele fará um belo trabalho. Se fizer uma mudança radical no design do sistema que seja pra muuuuito melhor…

  • Dexter

    Lembram de um tal STEVE JOBS que foi demitido da apple anos atrás? Pois é, parece que a história PODE se repetir.

    Se procurarem na net vão ver que o assunto do momento pelo mundo todo é a demissão do Scott Forstall, e quem deve estar rindo a toa deve ser o pessoal da Google.

    Espero estar completamente errado, mas pelo que andei lendo nesses ultimos minutos, tendem a dizer que a apple acabou de assinar o atestado de burrice, e consequentemente acabou de iniciar um descida desgovernada.

    Sobre terem mentes criativas, com certeza devem de ter, mas até no mercadinho perto de casa tem pessoas com boas idéias rsrsrsrs.

  • Fer Schio

    Apple rumando ao precipício… Cada dia um salto mais próximo! Jony Ive no design de interfaces? Não bastasse a especialidade dele ser o “externo, ele é conta a interface “skeumórfica“, marca da Apple!

  • Danilo Bezerra

    Ninguém é insubstituivel, é a lei natural das coisas…encerra-se um ciclo para um novo começar…

  • João Paulo

    FOI PRA FITA HAHAHAHAHA

  • Geraldo

    Seja bem vindo mais uma vez Sir John Ive.

    Mas ele ainda vai continuar na parte do design dos aparelhos?

  • Jonas

    Eu não entendo quem acha Android poluído. Uso iPad (melhor tablet EVER) e acho uma desgraça ver todos os ícones quadrados na minha tela. Sério, mesmo criando pastas é feito e inútil. Pra mim aquilo sim é poluição, me forçar a colocar tudo que tenho numa tela inicial. Eu acho o iOS bem mais fluido, com travamentos raros e transições mais orgânicas, mas aquela tela cheia de quadrados é feia d+.

    Meu celular é Android (versão nexus, pura) e só deixo na tela o que preciso, o resto fica no botão de aplicativos. Isso nem é original do Android, é estilo Windows (o de desktop, não o WP8). Você coloca o que quer na área de trabalho e deixa o resto que só usa às vezes num menu no canto.

    O que eu queria ver num iPhone, pra eu passar a usar um, eram coisas tipo os widgets. Quero isso no meu iPad. É muito útil ter minha agenda sempre aberta numa das telas do meu celular, por exemplo, ou deixar fotos rodando aleatoriamente num canto da tela do iPad.

  • Vinícius Pereira

    once upon a time, Apple!

  • Mark.Bobs

    Ai se o Steve estivesse vivo…ele não ia deixar o peixe dele sair…

  • TiãoGavião

    O Castelo parece que esta ruindo, acho que o Tim é que não esta sabendo comandar a coisa. Não adianta jogar a responsabilidade em um laranja, muito erro em tão pouco tempo, concorrência agradece 🙁

  • Leandro Nascimento

    Windows Phone 8 vem aí… com a interface mais revolucionária de todas, com as Live Tiles! Viva Microsoft! 😀

    • Francis

      Eu, que fui nascido e criado nas janelas da Microsoft, não estou tão entusiasmado assim com esse Windows Phone 8. Enfim, há gosto prá tudo.!!

  • Denis

    Sou programador da USP e gostei da matéria.
    A matéria focou bastante no design e acredito que Jonh Ive será melhor no visual. Porém Scott era o cara que fazia as coisas funcionar.
    Fazer design é uma coisa, fazer este design funcionar é outra coisa completamente diferente. Quem é programador sabe do que estou falando.

  • fabio

    ele toca se estiver com capinha?
    e se o iphone estiver tocando porém conectado ao carregador?
    fincionará para o Iphone 5?

  • Silvio Siravegna

    Concordo que esta estagnação incomoda, INFELIZMENTE fiquei de saco cheio com o IOS 6, nada mudou praticamente, ainda mais que estava com iPhone fazia tempo, tive quase todos, 3G, 3GS, 4 e 4S, mas estas amarras foram me irritando e mudei para um S3, mas confesso que o Android é uma porcaria. Continuo com o meu Ipad e esperando que haja mudanças sim.

  • Pedro Silva

    É muito fácil tentar culpar quem esta saindo! Ele podia ser o responsável, mas não era o dono final da palavra! Se o mapas saiu a M q é aposto que ele é a ultima pessoa responsável por isso! Aonde estava o diretor da empresa? Bom, se olharem bem, este texto pode dizer tb”adeus aos detalhes do
    IOS”

  • Antonio Oliveira

    às vezes as mudanças dão uma oxigenada no pensamento, vamos ver se essa mudança vai ser boa, se teremos novidade em um futuro IOS.

  • Leonardo

    Bom já eu acho q tem q mudar a home do iOS urgente!!!!!

  • Daniel

    Vamos ver o que nos espera…

    Acho que o Ive vai fazer um excelente trabalho.

    Acho que o Scott deveria ser contratado como CEO da Microsoft. Quem sabe ele não traz uma dinâmica diferente para a empresa que há tempos vem faltando.