Notícias

Tim Cook escreve carta aberta se desculpando pelos novos Mapas do iOS 6

A Apple divulgou nesta manhã uma carta aberta do seu CEO, Tim Cook, em que ele pede desculpas pela frustração que os usuários estão tendo com os novos Mapas do iOS 6.

Cook se lamenta pela enorme frustração dos usuários, e explica que a transição foi necessária para que o serviço no iOS melhorasse, tudo isso sem citar abertamente o Google, que nunca fez evoluir os seus mapas no sistema da Apple. Ele também diz que os mapas estão melhorando conforme mais pessoas o usam e sugere alternativas na App Store enquanto os mapas não atingirem a qualidade esperada.

Confira a íntegra do comunicado:

Para os nossos clientes,

Na Apple, nós nos esforçamos para fazer produtos de alto nível que oferecem a melhor experiência possível aos nossos clientes. Com o lançamento dos nossos novos mapas na semana passada, nós sentimos que este compromisso foi abalado. Estamos extremamente tristes pela frustração que isso causou aos nossos clientes e estamos fazendo tudo que podemos para tornar o novo aplicativo Mapas melhor.

Lançamos o aplicativo Mapas com a primeira versão do iOS [em 2007]. Conforme o tempo avançava, queríamos oferecer aos nossos clientes mapas ainda melhores, incluindo características tais como curva-a-curva, integração de voz, Flyover e mapas baseados em vetores. Mas para fazer isso, tivemos que criar uma nova versão do Mapas a partir do zero.

Já são mais de 100 milhões de dispositivos iOS utilizando os novos mapas da Apple, com mais e mais se juntando a nós todos os dias. Em pouco mais de uma semana, os usuários do iOS com os novos mapas já procuraram por quase meio bilhão de locais. Quanto mais nossos clientes utilizarem o novo serviço, melhor ele irá ficar e nós apreciamos muito todos os comentários que temos recebido de todos vocês.

Enquanto estamos melhorando os mapas, você pode tentar outras alternativas, baixando aplicativos da App Store como o Bing, o MapQuest e o Waze, ou usar o Google ou Nokia Mapas, indo para seus sites e criando um ícone em sua tela inicial para a sua aplicação web.

Tudo o que fazemos na Apple visa tornar os nossos produtos os melhores do mundo. Nós sabemos que você espera isso de nós e vamos continuar trabalhando sem parar até o Mapas adquirir nosso habitual alto padrão.

Tim Cook
CEO da Apple

via TechCrunch

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mvcmendes

    Enquanto o Google fez aquele anúncio covarde pro Motorola Droid batendo no Maps (http://goo.gl/2Xu77), o presidente da Apple recomenda apps dos concorrentes como alternativas enquanto arruma a casa. Que diferença.

    • Helder B. de Freitas

      Anúncio covarde ? Eu acho completamente normal que as empresas concorrentes queiram tirar proveito dum erro da Apple.

      • Rodrigo Flausino

        “A Motorola Mobility, subsidiária do Google, escolheu um endereço que não existe de fato a fim de representar artificialmente os novos mapas do iOS 6, da Apple, como deficientes.”

        é brincadeira né? usar um endereço falso? haha

        http://appleinsider.com/articles/12/09/27/googles-ilost-motorola-ad-faked-an-address-to-lose-ios-6-maps

      • Mvcmendes

        Eu concordaria se o endereço que eles mostram no anúncio de fato existisse. Covardia por primeiro enganar quem tá vendo o anúncio (e aparentemente enganou você também), e depois por chutar quem tá no chão. Sem entrar no mérito de qual operadora é melhor, quando Tim, Claro e Oi foram impedidas de venderem novas linhas, a Vivo disse que não mudaria sua estratégia por oportunismo.

        Essa é uma atitude séria que vale muito mais do que bater em quem já está em desvantagem. Se você se garante e tem algo realmente bom, fale sobre isso. Se não tem, fale mal da concorrência. É por isso que a última campanha da Samsung passa 80% do tempo escurraçando o iPhone e seus usuários, e só de vez em quando acha uns espaços pra de fato promover seus próprios aparelhos.

        • Cassio Rogerio

          Vou repetir o que já falei em outro site:

          “Os endereços em qualquer sistema de mapas são calculados em sua maioria, ou você acha mesmo que Google e Nokia tem um galpão cheio de macaquinhos para digitar manualmente todos os endereços? É só você fazer um teste aí, pegue qualquer rua e vá digitando, sei la, Rua 15 de novembro, 1, Rua Quinze de Novembro, 2, etc. Isso eu te garanto com 100% de certeza pois trabalho com mapas e já precisei fazer isso.

          É claro que com o tempo as empresas vão melhorando isso com capturas manuais, chegando ao ponto do Google Maps aproveitar reconhecimento de caracteres nas imagens que captura para o Street View, mas o básico é calcular o endereço, ou seja, é algo que a Apple poderia ter feito”

        • Overlord

          Cara, acho que tu não entendestes direito a questão do endereço da propaganda do Motorola Droid

          O endereço existe. É um PARQUE e chama-se Stuyvesant Square.

          O que estão comentando é um parque não contém um endereço único… este parque de NY vai
          da rua 15 até a 17.

          Basta ver em:
          http://www.nycgovparks.org/parks/stuyvesantsquare/

          Os Appletards dizem que não é um endereço válido (porque parques não tem um endereço único).
          Os Androidtards dizem que é um endereço válido porque é um ponto de localização, seja ele um parque, terreno baldio ou meio de uma ponte.

          Se eu te disser: te encontro no Central Park, é algo meio estúpido… já que o Central Park ocupa quarteirões e mais quarteirões de NY.
          Se eu falar te encontro na 5th Avenue / East 75th Street…

          Então, antes de ser fanático. Tente entender ambos os lado e ler um pouquinho. 😉

          • Mas neste caso, o endereço citado no comercial pode também ser localizado no mapas da Apple, não? E no seu raciocínio, é a mesma coisa de eu procurar “Rodoviária” e o mapa me indicar uma outra que não é na minha cidade. O Google Maps já fez váááárias dessas comigo.
            Cuidado ao chamar levianamente de “appletard”. É a forma mais supercicial, fácil e idiota de argumentar algo.

            • Overlord

              ILex,
              o endereço pode ser achado no Apple Maps… mas, para isto, tu tens que colocar também o CEP (ZIP CODE): 10003.
              Porém, não são todas pessoas que sabem de cor e salteado todos os CEPs (ou Zip Codes ou o quê seja) ao redor do mundo.

              Quanto ao Appletard: note que eu fui imparcial. Já que também chamei os fanáticos do Android de tards.
              Se tu se sentistes ofendido, me desculpe.

              Mas uma coisa é defender uma empresa (não importa se é a Apple ou qualquer outra) com argumentos e se informando!
              Outra é simplesmente acreditar e basear-se em rumores ou picuinhas.

              Ali na minha mensagem estão os argumentos. 😉
              Só ver o link que postei da prefeitura de NY, mais especificamente do Parks & Recreation.

    • Lucas Emanoel

      Tipo os anúncios “covardes” que a Apple fazia contra os usuários de windows?

      • Mvcmendes

        Qual deles tira proveito de uma falha pontual do sistema concorrente, e ainda apresenta uma mentira como justificativa?

        Pra facilitar o embasamento do seu argumento, aqui vai o link com todos os 66 comerciais da campanha: http://www.adweek.com/adfreak/apples-get-mac-complete-campaign-130552

        • Murilo Nunes

          Belos argumentos. Uma coisa eu nunca vou entender: se uma pessoa tem um Android, pq meter o pau na Apple? Fique que o sistema operacional de sua escolha e deixe os caras da maçã trabalharem. E mais, falo por mim, não perco um minuto lendo sobre diferenças entre sistemas. Uso meu iPhone e minha Hipstamatic e pronto!

          • McKoe

            Também não entendo. Uso Apple e não falo mal dos produtos Google. Simples assim.

          • Lindy Amorim

            Parabéns Murilo Nunes, concordo totalmente com vc, eu mesma tenho que aguentar esse tipo de coisa aqui no trabalho. Kra eu não tô nem aí para essa briga porque o meu produto (4 S) me agrada e muito…

          • Jean Michel

            Concordo contigo,
            Tenho um iPhone e celular Android, tenho o melhor dos dois mundos na mão, pq ficar brigando, e inventando histórias!

      • Luiz Alexandre

        Sem mais, meritíssimo!! Perfeito!!

      • Luiz Alexandre

        “O Google, que nunca fez evoluir os seus mapas no sistema da Apple.”
        Não concordo. Inicialmente lembro de pronto que foi acrescentado o street view e o trânsito.
        Agora, exigir que outra empresa lance as melhores alternativas próprias para a concorrente, vai contra tudo o que falam aqui sobre as “cópias feitas pela Samsung” e sua falta de originalidade.
        Acredito que a Apple está no caminho certo do lançamento do seu mapa, porém não deveria ter lançado agora nessa versão Beta e cheia de erros, para depois pedir desculpas. Será que ninguém pensou que daria problema????

        • Luiz, seu argumento não faz nenhum sentido para mim.
          Se o produto é da própria Google e ela oferece também no iPhone, não tem lógica você dizer que é como se fosse “uma cópia feita pela Samsung”. Você lançar o seu produto em outra plataforma não é fazer cópia de si mesmo. Não tem sentido.
          Neste ponto, você se contradiz, pois assume que o Google deixou de liberar serviços para o iOS.

          • Francisco Vorcaro

            iLex,

            Seu blog é o melhor sobre o tema e seus comentários melhores ainda. Sou seu fan 🙂

          • Luiz Alexandre

            Não acho que me contradigo. Acho que talvez tenha mal escrito.
            Inicialmente, argumentei que não é verdade que a nunca fez evoluir os mapas no iOS. Fez sim, porém muito menos no que do seu próprio sistema. Ninguém ali fez favor. Sem dúvida havia um contrato de uso entre Apple e Google para uso do aplicativo e o que iriam ou não acrescentar nele. Estivesse a cláusula de atualizações idênticas, sem dúvida a Apple agora estaria nos tribunais processando o Google. Portanto, acho injusto que acusem o Google de não colocar as mesmas funções do Android no iOS. Questões mercadológicas para o Google, que pode fazer diferença entre comprar um aparelho com iOS ou um Android.
            Quanto à cópia, quis reiterar que considero injusta a exigência por parte de muitos consumidores em querer dizer que o Google tem obrigações de disponibilizar todas as suas patentes e inovações nos Mapas para a Apple. Ora, se defende duramente a Maçã ao processar a Samsung por usar suas bordas arredondadas , botão home e etc, que a Apple toma para si como suas propriedades únicas e absolutas. Por que achar que se pode exigir do Google que abra seu tesouro à Apple?
            E, finalmente, sem dúvida acho que o melhor caminho da Apple, tendo em vista a clara concorrência com o Google, que por questões óbvias não iria igualar o mapa do iOS ao do Android, era lançar seu próprio produto. Porém, nunca tão Beta, desprezando qualquer apego à qualidade e às necessidades dos usuários.

            Abs

          • Rocha Neto

            Ah Steve…
            Só faz 1 ano q vc se foi e a Apple já começa a fazer merda.
            Não duvido que daqui há uns 5 anos, a Apple perca a liderança no mercado de smartphones.
            Pois, apesar do Steve ter criado o computador pessoal, foi o Bill Gates que ficou bilionário com ele.
            E a história provavelmente se repetirá

    • Stefano Angelo

      Isso é a cabeça pensante de quem quer atrair possíveis novos clientes e não apenas achincalhar os usuários de marcas concorrentes.

      • Rubens

        Uma cabeça pensando não tinha deixado liberar uma bosta de aplicativo assim.. se tivesse aguardado mais um pouco não teria que pedir desculpas. O que acho que a Apple deveria ter feito, é ter lançado seu aplicativo de mapas e deixado o do Google também. Com certeza os usuários do iPhone iriam sempre querer usar os da Apple a fim de melhorá-lo.

    • Dexter

      Meu Deus…volto a dizer, ou o povo anda revoltado com a apple, ou os usuários de Android andam visitando o blog com maior freqüência.

      Nunca vi tantas reclamações da apple como ando vendo nessas últimas semanas. Utilizo mac’s desde 94/95, mas desta vez as reclamações estão ficando até chatas.

    • thiago

      Acredito que essa cena nunca passou pela cabeça do mais Fanboy da Apple…onde o CEO da maça pediria desculpa pelo serviço horrível que estão prestando, chega ser engraçado.

    • wperucci

      Boa tarde,

      Acho que ambas as empresas são concorrentes e desleais, todas já fizeram propagandas enganosas umas das outras.
      A mudança uma hora haveria de acontecer mesmo, a Apple precisa ter seus aplicativos, pois este negócio de parceria nunca deu e nunca dará certo. Parceria é bom nos primeiros meses ou anos, quando se ve que começa a ganhar dinheiro, acaba a amizade e se torna uma situação de competição.

      Acho que o CEO da Apple está cert o em apresentar saidas, mas o importante é que nós utilizemos os da Apple, pois sabendo da capacidade da Apple, poderemos ter uma ótima ferramento no futuro..

  • Leonardo Freitas

    Ok, TIM! Espero que melhore. Eu nao uso muito mas o povo que usa deve tá revoltado.

  • Danilo Villa Nova

    Prevejo em 10 anos a NOKIA retornando o reinado de celulares.
    Podem printar e me cobrar.

    • Stefano Angelo

      Como se fosse dar tempo. Irá falir em 5.
      Brincadeirinha.
      hehehehe

    • Reinaldo

      E eu já prevejo antes. Acredito que será em no máximo 3 anos.
      Eu sempre tive o Iphone. Que ele revolucionou e que é um ótimo aparelho, ninguém discute.
      Porém, desde o Iphone 4s pra cá, a Apple se tornou uma empresa qualquer, ou seja, que começou a se importar somente com o lucro. Isso se vê claramente quando ela faz o maior mistério, e depois o maior estardalhaço para lançar um telefone e um IOS que, no fringir dos ovos, não tem nada de demais.
      Ou seja, enquanto nós, burros fanáticos estivermos satisfeitos com essas migalhas que a Apple nos está oferecendo a cada “lançamento”, que nos contentamos por ter apenas o celular da marca famosa, eles vão continuar a vender apenas a marca e o mkt.
      Adquiri semana passada o GS3 e estou espantado e, ao mesmo tempo revoltado, por ter ficado satisfeito por anos com os aparelhos travados da Apple. Para se ter uma idéia, meu Iphone 4s está há 10 dias desligado na gaveta. Vou vende-lo.
      E estou aguardando Dezembro chegar para o Lumiar 920. Se o 800 já era muito bom, imaginem o 920.

      • wperucci

        Já estou querendo experimentar o Sony Xperia S

    • Claudio

      Quando o Windows Mobile amadurecer vai se tornar uma ameaça para Androids e iOSs.

    • Rubens

      de 2 a 3 anos no máximo, de volta ao topo..

    • ninha

      concordo, e acho q vai ser bem antes q isso…

  • VimpriO

    Bing = microsofth = Bill Gates = Jobs detesta! ¬¬’

    • hhrocha000

      O jobs não detestava o Bill Gates…

    • Pedro Alves

      Cara, isso não existe desde o fim da década de 90 . Microsoft e Apple são parceiras ha quase 15 anos.

    • Overlord

      PQP! É triste ter de ler este tipo de comentário…

    • “Jobs detesta”

      O verbo está no presente, o que parece impossível visto que ele morreu.

      • Henrique

        Já há alguma solução pra quem está com problemas nos atalhos do teclado no ios6? O meu só funciona de vez em quando… 😛

        • Kanawati

          Estou com o mesmo problema nos meus atalhos. Tanto no iPhone 4 quanto no iPhone 5. Nem sempre os atalhos funcionam. ‘E bizarro.

          • Claudio

            Eu tive que zerar o aparelho pra resolver uma série de problemas, incluindo o de estabilidade. Tive que fazer a mesma coisa do iOS 4 para o 5.

            • Kanawati

              No meu iPhone 4, eu restaurei ele do zero quando o iOS6 foi liberado (sempre atualizo meus igadgets assim, nao faco atualizacao incremental). No meu iPhone 5 apenas restaurei o backup (ja que ele ja vinha com o iOS mais novo).

              Em ambos tenho problemas com os atalhos. Nem sempre eles estao disponiveis. ‘E muito estranho.

            • Henrique

              Pois é! Está ficando irritante! Depois q a gente se acostuma com essas facilidades, fica difícil viver sem!

        • Lucas GB

          Por acaso o erro com os atalhos é no Whatsapp? Pq, se for, é bem possível que isso se deve a ele não ter sido oficialmente adaptado ao IOS 6. Meus atalhos nele não funcionam, mas nos outros apps, sim.

          • Kanawati

            Ola

            Pra mim os problemas com os atalhos acontecem em qualquer lugar, tipo iMessage ou notas. Eles parecem so funcionar quando querem. 🙁

      • Dante

        Uai.. vida pós-morte… seu espirito ainda pode continuar detestando.. kkkkkk
        Brincadeira

        • Pensei nessa possibilidade. Mas então teríamos que assumir que ele seria um espírito inferior que ainda está preso à matéria, sentindo emoções terrestres. Mas não acho que um fã de Jobs consideraria esta hipótese. 😉

          • Mvcmendes

            Ele tá é lá no iCloud. Por que vocês acham que tá funcionando tão bem?

            • issacar

              boa… 🙂

          • gabriel

            concordo com vc ilex e a vida continua.

    • copeta

      Seria melhor só Bing= Microsoft= Steve Jobs Detestaria
      Jobs não detestava Gates mas com esse anúncio,é uma ironia, era disso que a Google precisava, agora sim ele lança sue Mapas na App Store

    • ambiss

      Não acredito que tem gente que comenta isso ainda, parou no tempo?

  • felipe teodoro

    belo texto!!!
    só espero que ele melhore com o tempo, e que a apple veja o brasil com outros olhos!!!
    pq a gente sempre fica por ultimo.

    • juliothecesar

      O problema não é a Apple ver o Brasil com outros olhos.
      É o Brasil ver o Brasil com outros olhos.

      • JOAO ROBERTO MARTINS

        Agora sim, comentário inteligentíssimo…. Concordo em gênero, número e grau com cada palavra.

  • Kaaká

    Ele tá super certo, as coisas vão melhorar conforme o tempo… As pessoas acham que tudo é simples, fácil e prático. Mas como ele disse, os outros mapas já existem desde 2007, talvez foi uma bola fora ter que começar tudo denovo. Mas se é para melhorar então vale a pena.

    • Claudio

      Essa Apple é muito cara de pau. Vende caro um produto mal acabado, cheio de bugs e ainda manda essa de que a gente tem que ajudá-la.

      • “Vende um produto mal acabado”? Cara, quando você comprou o seu iPhone ou iPad nem existia iOS 6 e os mapas da Apple. Eu também achei que a mudança de mapas é um problema sério, mas são argumentos bobos como este que descredibilizam os que não gostaram da mudança.

  • Marcos

    ILex, o Blog não tem mais o modo de leitura pra iPhone?

    • Daniel

      Verdade! O meu também aparece no modo clássico…

      • Serginho Pereira

        a culpa é novo app Mapas, que sempre gera discussão e com isso centenas de comentários que faz com que o webapp do blog não funcione 100%. 😉

    • Renan Rinaldi

      Na minha opinião ficou melhor assim. A versão mobile era muito ruim. Congelava o browser o tempo todo, ficava voltando para o topo sem aviso e travava direto ao fazer scroll.

      Nada disso ocorre com a versão desktop do site.

  • Daniel Gmrs

    Acho que não precisava mencionar outras soluções.. Se a ideia é todos usarem para melhorar..

    • Stefano Angelo

      Está te dando o direito de escolha. Você continua usando se quiser.
      Possivelmente, diminuirá o mimimi.

  • Felipe Godoy

    Queremos melhoria, s erros são muitos engrassados, mais isso é mau da Apple de tirar o Google do iOS , acho q deveriam voltar com o antigo, e depois de grandes melhorias eles voltarem com o seu próprio mapa!!!!!!

  • Daniel

    Não acho legal Tim Cook fazer isso, ele teria que reforçar que a mudança é necessária e que a Apple está certa !!! Steve Jobs nunca pediria desculpas por uma alteração, ele faria todos acreditarem que o caminho está certo.
    a Apple sempre assumiu uma posição e se manteve firme… imagina uma carta do Steve Jobs se desculpando pelo lançamento do iPad… quando todos falavam que não serviria pra nada…

    Lamentável…

    • clovis

      Concordo com o que disse, porém vejo que a Apple não pode mais ficar no estigma de “O que Jobs faria”.
      Acho que tem que assumir posições firmes e essa é uma delas.
      Não adianta presidir uma empresa e não concordar com o que você mesmo está dizendo.
      Por isso acho que é melhor o Tim falar o que realmente sente do que imaginar um discurso do Jobs e assinar embaixo.

    • Rubens

      Certissimo Daniel.. seria essa mesma a postura dele na minha opinião, caso tivesse lançado o mapa, mais no caso, como ele era perfeccionista acredito que ele não o teria lançado nesse estagio beta de desenvolvimento ainda.

    • iRon

      Eu já gosto do Tim Cook, não gosto das personalidades onipotentes que nunca erram, evidenciando uma máscara com uma auto estima baixa por trás. Tim Cook tem uma qualidade que gosto muito nos grandes líderes, a humildade, demonstrando não ser melhor, nem pior, sem falsa modéstia.

    • Felipe Cabral

      Concordo plenamente, a Apple sempre se manteve firme em suas decisões, não me recordo de uma carta de pedido de desculpas antes. Acredito que foi um equívoco a liberação do Mapas com tantos bugs, mas tem muito potencial e muito a evoluir!

  • Lindomar Filho

    Humildade sempre… Gostei Tim. Apesar de lançar algo que esta incompleto não é realmente feitio da Apple.

  • David

    Sinceramente, nao acredito no que li!
    Nao vindo de uma empresa como a Apple.
    Será que o finado Steve Jobs aprovou esta empreitada antes de partir?

  • Christopher Colaço

    Ponto para o Tim, admitir o erro é melhor que ignora-lo. Espero melhoras no app mapas.

    • JOAO ROBERTO MARTINS

      2

  • Jr

    A Apple tem todo direito de criar seu próprio sistema de mapas. O grande problema é dificultar a concorrência, retirando o aplicativo da google do IOS6. Quem perde com isso somos nós, os consumidores. Gostei muito do IOS6, mas o aplicativo de mapas, de maneira geral, é bem inferior ao do google.

  • Lucas Fais

    Waze é muito bom!

  • Luiz Henrique

    se Steve estivesse vivo isso não teria sido lançado..

  • Marciou

    ” indo para seus sites e criando um ícone em sua tela inicial para a sua aplicação web”.Ele é leitor do BDI?

  • Heleno Paiva

    Alguém consegue imaginar a mesma carta porém com a assinatura do jobs?
    Parece que o papel que ele cumpria na empresa era ainda muito forte.
    Carta de desculpa aos usuários? Propor outros aplicativos?
    Jobs certamente não escutaria as criticas dos usuários e não permitiria mudar o app pra algo que não fosse pelo menos 200% melhor que o original!

  • Thiago Zanchi

    Huahuahauahuahua Jobs deve estar se revirando a uma hora dessas… Não imaginei que o cara fizesse tanta diferença assim na Apple.

  • André Terra

    Parece que lançaram o novo Mapas só para lançar, teria sido mais prudente liberar como um aplicativo independente, quando estivesse mais funcional e finalmente poderiam fazer a substituição completa no iOS 7.

  • Carlos Vecchi

    Deu alternativas pra usar o Google e outros?
    Caraca!

  • Sandra Marize

    Penso que como tudo da empresa, é uma questão de tempo para melhorar o app dos mapas..
    Nada nasce perfeito mesmo..
    Nem mesmo o homem!!!
    O ser mais racional que existe!!
    É esperar para ver..

  • Marcelo

    Eu pago muito caro e quero receber produtos e serviços de alta qualidade, não um pedido de desculpas. Sou consumidor, então não me usem para auxiliar o desenvolvimento do Mapas. Cada dia mais eu percebo que a Apple tem apenas produtos muitos bons, o resto é mito que os apaixonados criaram e os newbies repetem.

    • Pedro Alves

      O que você está começando a fazer é pensar fora da caixa 🙂

    • Marcos

      Meu amigo,

      O que sobra se você tirar o feedback dos consumidores de qualquer produto?? Apenas hipóteses e achismo.

      Me diz como um produto pode ser criado a partir de hipóteses e achismo e garantir sucesso no mercado…

      Só o fato de você comprar e sair falando na internet ou para outras pessoas o que você acha do produto já é uma forma de ajudar no desenvolvimento de novos produtos ou no aprimoramento de outros.

      Então se você não quer ser “USADO” para melhorar nada há duas opções:

      1. Não compre nada.
      2. Compre e nunca dê sua opinião sobre nada.

      • Marcelo

        Marcos, uma coisa é o desenvolvedor utilizar a experiência dos usuários para aprimorar seus produtos e serviços. Isto, como você disse, é natural e saudável. Outra coisa é ser cobaia de um aplicativo incipiente, fato reconhecido na carta do Tim Cook. Isto não é aceitável! Repito: eu compro para usar, não para testar ou para ajudá-los a criar um novo Mapas (para isto a gente deveria receber).

        • Marcos

          Concordo parcialmente..

          O Mapas pode até ter sido liberado cedo demais… Mas acredito que o app tem muito potencial..

          E acho que o app crescerá muito mais rápido com o auxílio de todos os usuários de iOS (do mundo) do que somente a Apple analisando tudo sozinha.

          Se quisermos um app melhor em um tempo menor, porque não ajudar? É bom para nós e para a Apple.

          Se as pessoas ajudassem o tanto que gostam de reclamar, o app já estaria perfeito em menos de 1 mês de lançamento.
          (Essa última frase não é direcionada a você, Marcelo, e sim a todos.)

          • Amarildo

            As pessoas têm visões engraçadas do Mundo.

            Pagam muito por um dispositivo móvel, julgam quem reclama em “ajudar” uma das empresas mais valiosa do nosso planeta como mesquinharia.
            Estamos no sistema de trocas Capitalista.

            Um dos mais expressivos filósofos contou uma parábola sobre como é a “visão” de quem está — e sempre viveu — dentro da caverna e a de quem conseguiu sair dela.

            Ser bom, ou seja, ajudar a outrem é uma coisa; ser usado pela bondade é outra coisa.

            Admiro o sr. Tim, a Apple. Admiro a Google. Admiro a Microsoft. No entanto, não os amo incondicionalmente.
            Queria admirar as empresas nacionais, mas na maioria trabalham com o ‘jeitinho brasileiro’ e com isso praticam o sistema: vamos oferecer o produto “A” e entregar “a”, ou “ª”; se reclamarem vamos dizer: “A imagem é meramente ilustrativa”.

            Se não tivesse havido tantas reclamações sobre um serviço bom que a Apple fornecia (em parceria comercial com a Google), por um mediano/ruim, a Apple se vangloriaria do sucesso do novo sistema (que tem muitos méritos). Ela, como empresa e como profissional que é, sabe que se ela oferta um produto com um brinde por ‘longo tempo’, que esse brinde deixa de ser um brinde para se tornar parte essencial do produto, e, sem custo.

            Acho que não devemos ser mesquinhos, mas também não devemos ser tolinhos.
            A Apple tem uma relação comercial com os clientes, logo os clientes devem ter a mesma relação com ela.

  • bruno

    A apple não é mais a mesma. Eu não me lembro em ter visto pronunciamento dessas . Saudades de Jobs.

  • Marcos A. Moraes

    Olha como é importante essa carta.
    Ela nos mostra vários aspectos importantes nessa nova fase da Apple.
    Inicialmente, é importante ressaltar como que o assunto dos mapas não é um chilique da imprensa e dos usuários e como isso está sendo sério para a Apple.

    Depois que, mesmo sendo fãs, temos que saber: a Apple erra.

    Não adianta colocarmos panos quentes, tentar achar explicações mirabolantes ou ignorar os problemas.
    Infelizmente, no caso dos mapas foi um erro crasso. Independente do nível de uso de cada um, o app em si é um retrocesso…. e essa palavra não encaixa nos padrões Apple.

    Felizmente acreditamos que a Apple tem todos os recursos para reverter essa situação.

    Finalmente, é digno de elogio a aitude de Tim Cook. Humildemente reconheceu o erro e, não obstante, ainda sugeriu opções de outros, incluindo concorrentes.
    Isso é um espetáculo de comportamento. Digno de elogio e de toda a nossa paciência e credibilidade nessa empresa.
    Impressiona mais ainda como a própria Apple, de cima de sua grandeza, veio aqui pedir desculpas e admitir o erro… coisa que os blogs de tecnologia deveriam aprender e, não sendo 1% da grandeza da Apple, se comportam com uma arrogância de 100 bilhões de dólares.

    Abs.

    • Yuri Sandro

      Assino embaixo!

    • Francisco Vorcaro

      Curti! 🙂

    • JOAO ROBERTO MARTINS

      Mas vale alguem que reconhece e cresce que dois três que se fazem.

  • Helder B. de Freitas

    Foi um erro lançar um produto que ainda não estava pronto, mas pelo menos tiveram a coragem de assumir que erraram.

  • Pinto

    Com essa o Tim dá uma voadora no campo de distorção da realidade que funcionava na Apple durante o controle de Jobs. Humildade>Hubris. Queria saber o que ele tem a dizer do App Podcasts, que é muito ruim também.

  • Lucas

    Também achei meio forçado, pois tudo oque ele disse é exatamente oque eu ja pensava…e eu to ligado que os mapas vão ficar muito melhores…e que tem outras alternativas..eh tenso ter q beijar bunda de consumidores mimados…

  • Giulliano Adami

    Isso que é atitude! Boa Cook

  • Dja

    O mais correto seia criar uma atualização voltando com o mapa do Google… Nao sou nenhum fanático pela Apple, continuar fazendo cagada pulo fora do IOS e pelas poucas pessoas que conheço que tem produtos da Apple essa vai ser a tendência…

  • Thiago

    [Troll saudoso mode on]

    Na época do Steve Jobs isso não teria acontecido…

  • Overlord

    Para mim, o ponto mais importante nem são os problemas (que, mesmo pequenos, EXISTEM) nos novos mapas.

    E sim, se a versão do Mapas com tal habitual alto padrão estará disponível para os iGadgets mais antigos.

    Porque, meu antigo iPhone 3G e meu atual 4S tinham o recurso de mapas funcionando 100% com os mapas da Google no aplicativo da Apple integrado ao iOS!
    E eu não queria trocar isto só para ter o turn-by-turn (que aliás, não temos já que estamos no Brasil).

    E aí, quem garante que esta versão aprimorada do Apple Maps também estará disponível no iPhone 4 e 4S?
    Terei de comprar um novo iPhone para poder usufruir de um recurso já existente e que já havia pago nos modelos antigos?

    • LeoToneto

      Simples, não atualize seus aparelhos… As coisas ficam velhas e as empresas sobrevivem disso…

  • Talles

    Sinceramente, estou cansado de comentários como:
    Se o Jobs estivesse vivo…
    O Jobs não aprovaria…
    Blablablablabla

    • Overlord

      Se o Jobs estivesse vivo… ele também estaria cansado de ouvir isto. 😉

    • Mvcmendes

      Será que num universo paralelo as pessoas dizem “Se o Steve Jobs tivesse morrido de câncer, isso nunca teria acontecido.”?

    • JOAO ROBERTO MARTINS

      2
      Até parece que ele ( Jobs) deveria ter vivido como Matusalém ( 900 anos), pelo amor de Deus né gente. Cheeeeegaaaa. Dexa o homem em paz.
      Porque nao se levanta um dos que tanto desejam e comece então, a produzir tanto e exatamente como, ou melhor que ele, Steve Jobs. aff dá até nojo…

  • Vitor

    Gente vocês acham que o prototipo de um aparelho é feito do dia para noite? Muitos ficam falando a que se Steve Jobs tivesse vivo a história teria sido outra e bla bla bla.
    Gente eu aposto que o protótipo do Iphone 5 já tinha passado pelas mãos de Jobs antes dele se afastar.

  • Rodrigo

    Ilex, acho que Flyover não é viadutos.

  • Thales

    Enquanto isso, aqui em Maceió o bairro mais nobre e famoso chamado “Ponta Verde” aparece como “Roda Verde” no Google Maps. Isso sem contar que a numeração das ruas está toda errada. E ninguém nunca fez estardalhaço…

  • Diego

    Uso muito o Aplicativo de Mapas e realmente quando atualizei senti muito a diferença. Espero que melhore logo, pq a gente bem sabe que potencial tem. Agora é só aguardar

  • Beto Andrade

    Ilex, e quanto ao problema de não podermos mais apagar as músicas diretamente no Iphone com o IOS6 para quem tem Itunes Match. Alguma novidade? É um absurdo não podermos controlar o que temos em nossos iDevices ou mesmo ter que desligar o serviços Itunes Match para voltar a ter o controle.

  • Sander

    Pelo visto parece que a maioria das pessoas só comprou um iPhone, iPad ou iPod, por causa do Google Maps, sairia mais barato ter comprado um aparelho GPS. Para mim não fez diferença nenhuma a mudança, sem contar que o Google não fez esforço nenhum pra melhorar seu App no iOS.

    • Bruno Cordeiro

      Pra mim tbm nao faz nem uma diferença, nem usava o Google maps, eu sempre usei o tomtom, é muito mimimi dessa galera…

  • Marcelo

    Concordo com a necessidade de criar um app do zero.. ja q o Google não parecia mesmo disposto em oferecer coisas mais avançadas pro iOS…. + eles erraram na execução.. Acho que a Apple foi meio “amadora” nesse ponto, pensando q ia conseguir monta um mapa bom em tão pouco tempo…. O que poderiam ter feito era lançar uma versão beta como um app separado ou incluir nos apps proprios como iphoto e find my friends… pro pessoal ja ir testando e apontando os erros… ai qnd tivesse mais estavel substituia o antigo..

    • Victor Henrique

      as fotos, se não me engano desde o iOS 5 (ou uma atualização deste) já vinham com os mapas da Apple ao invés do Google.

  • Madmediphone

    Em Teresina descobri que a culpa do erro do Google maps e os da Apple na numeração das casas não é dos apps e sim da prefeitura que parece deixar que cada um ponha o número que quiser. Na minha rua a numeração sobe e desce sem apresentar nehuma lógica , não tem mapa que conserte isto.

  • Caio

    O erro de Tim não foi pedir desculpas e sim lançar o app sem estar pronto. Coisa que Jobs nunca faria.

    • clovis

      Quem tem que ser culpado nisso é o Scott Forstall que é o responsável pelo iOS.
      O Jobs barrava porque ele era obcecado por saber de tudo de hardware e software.
      O Tim não tem essa característica (assim como 99% dos CEOs das grandes empresas).
      Antigamente tudo remetia ao Jobs, erros e elogios, mesmo ele não sendo sempre o responsável tanto pelo erros ou pelas vitórias. Ele levava muito os elogios que eram na verdade para outros, como por exemplo o Jonny Ive.
      Então, hoje, a coisa não é mais assim, o Jobs era diferente e pronto, se a Apple sobrevive sem ele, não sei, mas agora a Apple é uma empresa como todas as outras onde tem cadeias de comando. Só que agora sem um supervisor detalhista. (sem querer resumir o Jobs a isso).
      A culpa é do Scott a menos que tenha vindo uma decisão superior de “lançar assim mesmo”.
      O Scott parece que está meio que dando uma estragadinha em tudo hahahhaa….
      Um exemplo: veja a busca da AppStore, está complicado achar um app que antes era bem facil.
      Se ele é o gerente de software, cai sobre ele a responsabilidade.
      Mas o porta-voz com a imprensa mais eficiente é o Tim Cook, e ele não vai achar culpados, não vai lavar roupa suja fora de casa. Garanto que houve um maior quebra pau internamente por causa disso e isso é normal.
      Essa carta, a meu ver, é um marco que a empresa estabelece de que não é mais o Jobs quem dirige.
      É fácil hoje ficar idolatrando o Jobs por tudo que aconteceu com a Apple, ele foi o motor de tudo sim, mas não significa que tudo que ele tenha feito é a coisa certa (principalmente comportamento).
      O peso que o Tim levou nesse ultimo ano deve ter sido grande, pois as comparações são inevitáveis.
      E acredito que essa carta aberta deve ter sido um alívio pra ele. Pois ela não se trata do Maps app, a mensagem fala de outra coisa.

      Gosto muito do modelo superprotetor da Apple de Steve, das decisões sobre o ecosistema criado.
      Desejo que a Apple não mude sua “maneira controladora” (como muitos dizem) mas que trazem para nós um produto coeso.

      Enfim… falei bastante… to com o Tim 🙂

  • Lula M

    Tudo bem, Tim. Tudo bem.

    Mas… parece que você está nos ‘cooking’ com o compatilhamento familiar, né?

    Nem uma palavrinha sobre ele?

  • Eduardo

    Quanta babaquice por causa de um mapa. Não está satisfeito? Fica reclamando? Troque de celular ou compre um GPS, resolva seu problema, e vá arrumar o que fazer.

    Simples assim.

  • Gfar

    Mandou bem, embora pudesse ter feito isso um pouco antes. Mas antes tarde do que nunca.

    Agora resta correr para colocar o app no mesmo nível dos concorrentes.

  • Cleberson Pertile

    Nossa, o povo fala “Jobs não faria isso”, “Jobs só lançaria o Mapas se fosse 1.000 vezes melhor que o do Google” e esquece que o Jobs lançou um iPhone que não tinha nem MMS nem 3G…

    • Cleberson Pertile

      E também esquecem que Jobs lançou o serviço MobileMe e na apresentação do iCloud ele admitiu que o MobileMe era uma bosta.

    • Cleberson Pertile

      “MIMIMIMI eu pago caro e quero um serviço perfeito”

      ENGRAÇADO! Os mapas são basicamente da TomTom, e eu nunca vi a TomTom fazendo uma carta aberta pedindo desculpa por seus mapas serem uma merda, sendo que são BEM CAROS. Isso aí é essa vontade mundial de TER QUE ACHAR ALGUMA COISA pra falar mal da Apple.

      Os mapas não são perfeitos e NEM OS DO GOOGLE. O mapa da Apple é muito mais preciso aqui na minha cidade, a culpa não é minha e nem da empresa. Se o Google nunca quis arrumar o nome da minha rua ou consertar os números das casas (totalmente fora de esquadro), azar é dele. O mapa da Apple tem os números das casas no lugar exato.

      Vocês acham que os mapas, de qualquer empresa, evoluem como? Que a cada semana tem um representate checando CADA CENTÍMETRO do mapa, em CADA CIDADE do mundo?

      TODOS os serviços de mapas que existem dependem dos usuários. TODOS. Não vem com esse papinho de que “eu pago caro e quero que seja perfeito”, se você compra um GPS TomTom, Garmin, ou qualquer um, e a tua rua tá errada, BOA SORTE se quiser ficar sentado esperando eles arrumarem sozinhos.

      • clovis

        Se tivesse uma botão like eu aperta agora 😀

        • Andre Oliveira

          Like 2

      • Vítor

        boa! isso aí, mesma coisa na minha cidade, há 20 anos atrás minha rua mudou de nome e ATÉ HOJE no mapa da Google o nome NÃO foi atualizado… E bairros? Nem pensar, nos mapas da Google vc não acha os bairros, pelo menos na minha cidade… As imagens de satélites podem ser de baixa qualidade, mas a precisão dos mapas da Apple no Brasil é infinitamente maior… Vocês estão reclamando de barriga cheia

  • Alex Ribeiro

    Pronto, agora todos já podem dar as mãos e cantar Kumbaya.

  • roberto

    Acho muito legal a atitude dele, os concorrentes da Apple com certeza nunca fariam isso e pelo que vemos, só sabem criticar e nao ver os proprios erros. Nao comprei o iphone pelos mapas comprei por todo conjunto dele , que ainda é o melhor de todos. A maioria com certeza assustou, com toda razao, pois sempre esperamos uma perfieçao da Apple , ela nos acostumou a isso.

  • Diogo

    Realmente a Apple pós Steve Jobs não é a mesma!
    =/

    • Mvcmendes

      Verdade. O sucesso esmagador do Ping não te deixa mentir.

      • Lucas GB

        ahuahau puts, muito cruel a sua ironia! Cruelmente bem sacado! (não foi um só fracasso da maça, mas o ping é o mais expressivo e incontroverso deles)

  • Carlos Eduardo

    É engraçado demais ver os comentários sem pé nem cabeça que as pessoas fazem simplesmente porque “todo mundo ta falando que é ruim”. Já diz o ditado, “Uma pessoa sozinha é inteligente, já uma multidão é burra”.

    Aqui no Brasil pra mim ta muito claro que a maioria das pessoas que reclama do problema dos Mapas ou NÃO tem iPhone e só tá indo na onda pra ser da “turma legal” ou se tem iPhone nem atualizou ainda pro iOS 6 e está indo na onda também só porque acha legal reclamar.

    Agora o mais imbecil de todos é o mané que sai procurando lugar que nunca iria no app de Mapas só pra dizer “Olha que bosta é esse software, não encontrou o lugar certo” é no mínimo imbecil, como já disse e parece que infelizmente a maioria do povo ta fazendo isso, inclusive os concorrentes.

    Vejo dois problemas nos Mapas da Apple, 1o. Não tem as informações de transito e isso é um recurso muito bacana apesar de ser apenas uma referência; 2o. Mostrar as informações dos itinerários de ônibus e metro. Tanto um quanto outro acredito que sejam muito fáceis de resolver, inclusive o próprio Google Maps no lançamento não tinha estes 2 recursos e acabou incorporando depois.

  • George

    Cada um tem o Direito de escolha!! se vc nao esta satisfeito com os APPs ou o APP existente no IOS6 basta não usa-lo compre um na APPStore SIMPLES.
    Se vc pagou caro e quer um produto APP nativo que funcione aguarde uma nova versão que será disponibilizada ou então use a APPStore e compre um que atenda sua necessidade!

    Gente pra reclamar tem um monte!! bando de hipócritas.

  • HB

    iLex

    Quando comprei o meu primeiro iPhone em 2007, foi porque percebi que mesmo ele nao fazendo inúmeras funções que outros smartphones faziam, mas, tudo que ele fazia era perfeito e pratico, hoje venho percebendo que depois da morte de jobs, as coisas estão diferentes, um exemplo é o mapas, acho que com o jobs no comando isso nao aconteceria, a impressão que tinha era que ele testava tudo até a perfeição, ou quase, pra depois lançar para o publico, duvido muito que ele aceitasse lançar esse aplicativo desse jeito, lembram do flash? Se for pra ser como os concorrentes, nao importa mais qual smartphone usar.

    • iFumachi

      Concordo com vc!
      Acredito que a Apple não corra atrás dos oponentes mas se correr, teremos um belo smartphone de R$ 2000 que fará a mesma coisa que um xing-ling de R$ 200.

  • Guga

    E o unboxing??????????? Não teremos dessa vez, iLex? =~~~(

  • Eliane

    Tô cansada de tanto mimimi!!! Pelo menos o Tim demonstrou o respeito que sente pelos seus clientes e se comprometeu a melhorar. Merece uma chance e tem o meu apoio.

  • Dexter

    99% dos posts são de reclamações, e pior, coitada da alma do Steve Jobs, mesmo depois de morto anda levando uma parcela da culpa. Parece que os usuários de Android andam passando com maior frequencia pelo blog…

  • Luís Roberto Bastian

    Pais deste iOS6 as coisas ficaram confusas.
    Além dos mapas, onde o sistema certamente não funciona para os brasileiros, ainda tem mais!
    Esta impossível de ler minhas revistas no iBa e nos aplicativos de revistas da Globo e Abril ( a Runner’s World por exemplo) .
    Os aplicativos fecham espontaneamente e ao reinstalá-los: -Surpresa! As revistas sumiram e vc terá de comprá-las novamente…
    Não tô gostando

  • Diego Mello

    Com o nível dos comentários/argumentos desse post, o iLex deve estar repensando na carreira de blogueiro… Hahaha 😛

  • iFumachi

    Acredito que a Apple foi apressada demais em lançar agora o MAPAS…
    Tenho certeza que o MAPAS ficará excelente, mas lançar algo ainda deficiente para concorrer com apps mais evoluídos é um tanto prematuro.
    O que eu mais esperava do MAPAS é a navegação curva-a-curva, que não funciona no Brasil.

    • Diego Mello

      Ninguém sabe exatamente qual o real motivo de ser incluso o novo app.
      Tudo que sabemos são rumores.
      O primeiro deles é o fim do acordo entre as empresas, enquanto o segundo se refere a um pedido altíssimo do Google.

      O que quero dizer com isso é: “talvez” eles não tenham tido escolha.

      Pode parecer ingênuo da minha parte, mas o objetivo do comentário é ressaltar a possibilidade; ainda que um tanto vaga.

  • anderson aguiar

    humildade total. adimiro esse cara 😉 vamos melhorar sim Cook!!

  • Emanuel

    Pra mim como cliente, PÉSSIMO o Maps !!

  • Dijo

    Eu pago muito caro e quero receber produtos e serviços de alta qualidade, não um pedido de desculpas. Sou consumidor, então não me usem para auxiliar o desenvolvimento do Mapas. Cada dia mais eu percebo que a Apple tem apenas produtos muitos bons, o resto é mito que os apaixonados criaram e os newbies repetem.

    [2]

    ——-
    Como faz falta um botão ao lado do comentario para mostrar que você concorda com o mesmo.

  • Vítor

    estou tendo problemas com o App de música no meu Novo iPad (terceira geração), nada muito sério, mas apareceu um tanto de lista Genius sem música nenhuma que não tem como excluir e tbm as capas de músicas q ficam como miniaturas no topo do App não aparecem mais… sou só eu que estou tendo esse problema?

  • Vítor

    (ps: isso esta acontecendo desde que atualizei do iOS 5 pro 6)

  • D4ni3lXclio

    Tenho certeza que app mapas da Apple vai melhorar muito daqui uns tempo,aí quero ver alguém falar mal,tem que considerar que o mapas foi criado do zero,certamente ele não vai ser bom quanto o da Google.

  • José

    Acho que vocês não percebem o quanto a Apple trabalham para conseguir um bom mapa, foi o que o iLex já falou temos que ajudar ela se não com certeza ela não vai pra frente

  • Luiz Henrique

    Para meu uso o maps ficou 1.000.000 de vezes melhor !!!!! pelo menos na minha cidade e as cidades ao redor os mapas estao funcionando!! Antes com o google, só existia 2 faixas que eral as estradas que cortavam a cidade!
    Lost para mim era quando usava google maps!!

  • Victor Henrique

    Não vi ninguém citar um único fato até agora: a questão de tirar o Google do iOS é contratual e não simplesmente uma escolha da Apple. O contrato era de 5 anos, firmado em 2007.

    Depois que lançou o Android, o Google não tinha mais nenhum interesse em fornecer aplicativos que seriam embarcados no iOS pela própria Apple, só os mantinha porque o contrato exigia.

    Provavelmente o Google pediu um valor absurdo ou se recusou a renovar e a Apple partiu para uma solução caseira, comprando outras empresas e se aliando a Tomtom, uma das lideres mundiais em navegação GPS.

    Sobre o app não estar pronto, se Jobs lançaria ou não, não tenho certeza… como disseram aí em cima, o próprio Jobs assumiu que o MobileMe era uma porcaria quando lançou o iCloud e ele mesmo estava à frente da Apple quando esta distribuiu capinhas grátis depois do antennagate do iPhone 4.

    Vocês sabem quantos problemas se encontram no caminho do desenvolvimento de um software? Será que as pessoas iriam comprar o iPhone 5 (que já estava pronto) e esperar mais 1 mês ou 2 pra atualizar o iOS só porque os mapas não estavam 100%?

    Oras, a diferença entre Tim Cook e Steve Jobs neste caso é só a humildade de divulgar uma carta se desculpando, além de tomar atitudes. Jobs neste caso só tomaria as atitudes.

    Muita gente simplifica dizendo para deixar os mapas do Google e depois lançar o produto completo, mas não entende que assim a Apple estaria desobedecendo o fim de seu contrato com o Google, que fornece os mapas grátis para os usuários, mas não para outras empresas.

    • Overlord

      ?

      O Jobs também já se desculpou via carta aberta:

      “I have received hundreds of emails from iPhone customers who are upset about Apple dropping the price of iPhone by $200 two months after it went on sale. After reading every one of these emails, I have some observations and conclusions.”

      “We want to do the right thing for our valued iPhone customers. We apologize for disappointing some of you, and we are doing our best to live up to your high expectations of Apple.”

      Íntegra da declaração do Jobs em: http://www.apple.com/hotnews/openiphoneletter/

      • Overlord

        Pô, iLex, sacanagem moderar meus comentários! Eu não xinguei ninguém e sempre argumentei com links de fontes de informação validas e fidedignas! 🙁

        • Me admiro você, que é “de casa”, reclamando disso, Overlord. Logo você que até recebe email meu pedindo desculpas quando acontece problemas com comentário, é ou não é?
          Você está cansado de saber que o sistema de moderação tem algumas regras e as vezes comentários ficam presos automaticamente e liberados quando revistos. E com seus comentários sempre foi assim.

          Não vi qual comentário seu ficou preso na moderação, mas você deveria saber que isso aqui é de praxe, mas depois é liberado. Neste momento, tem 120 comentários na moderação automática e vou ter que lê-los um por um para separar os trolls, os vendedores de Viagra e o cara que todo dia vem aqui para xingar minha masculinidade.

          Sua reclamação agora abre espaço para os trolls que também foram moderados no passado virem aqui reclamar. Valeu, amigo.

          • Overlord

            Pó, me passa as regras para eu não te apurrinhar mais então.
            Tu sabes bem que, apesar de ranzinza, eu sempre tento contribuir da melhor maneira possível.

            Mas deixa pra lá.

            • O link para as regras sempre esteve logo acima do espaço de comentar.

          • revigorare

            “… e o cara que todo dia vem aqui para xingar minha masculinidade.” é dose hein iLex…. neguinho pensa que manter um blog é um hobby fácil, fácil…. não imaginam o trabalho que dá….

  • Rodrigo Rosa Pereira

    O real motivo da Apple lançar o novo maps foi a divergência da navegação curva-a-curva, algo que a Apple queria para o iPhone e que o Google faria se pudesse levar toda a sua gama de serviços em cima dos mapas, como o Latitude (ficaria parecido com o Mapas do Android). A Apple só queria a navegação e não chegaram a um acordo. Então a Apple resolveu lançar os mapas dela. Vale lembrar que o contrato com o Google ainda tem mais 1 ano para correr, ou seja, ela poderia esperar mais um ciclo de versão do iOS para aperfeiçoar o seu mapa. Acho que eles jamais lançariam o serviço dessa forma se Jobs estivesse vivo.

    Fontes:

    http://www.theverge.com/2012/9/25/3407614/apple-over-a-year-left-on-google-maps-contract-google-maps-ios-app

    http://www.slashgear.com/apple-ditched-google-maps-due-to-lack-of-turn-by-turn-navigation-26249337/

    • Alevino

      Concordo 100% com sua colocação e sugestão de manutençao de mais um ano com o Mapas da Google!

  • Francisco Vorcaro

    O mapa da Google em Guarapari-ES sempre foi péssimo, em Niterói-RJ aceitável.

    O mapa da Nokia em Guarapari-ES uma vergonha, em Niterói-RJ péssimo.

    O mapa Big estou testando hoje.

    O da Apple me deixou muito satisfeito, salvo as fotos de satélite que são antigas, mas isso eu não uso mesmo, afinal se você está usando o mapa é porque quer chegar em algum lugar e não fazer uma visita virtual não é?

    :p

  • Felipe

    Eu pago muito caro e quero receber produtos e serviços de alta qualidade, não um pedido de desculpas. Sou consumidor, então não me usem para auxiliar o desenvolvimento do Mapas. Cada dia mais eu percebo que a Apple tem apenas produtos muitos bons, o resto é mito que os apaixonados criaram e os newbies repetem.

    [3]

  • Costa

    Como fã incondicional de produtos da apple, fico apreensivo pelo facto de lançar algo incompleto e com falhas, coisa que nunca aconteceu antes.
    Falamos da empresa mais valiosa do mundo, não esqueçam!! E que habituou o cliente ao melhor, sempre o melhor e sempre inovação, coisas que agora falharam.
    Lançar algo inacabado e cobrar muito dinheiro pelos produtos, não está certo.

    • Francisco Vorcaro

      Eu também sou fan incondicional dos produtos da Apple e uso os computadores da Apple na minha escola, porém discordo de você.

      Discordo e vou dar um exemplo bem claro do porque: Eu tenho um macbook air comprado em novembro de 2011. O novo macbook air tem ligeiras melhorias de hardware, mas ele continua lá no topo. Não há nenhum ultrabook [que a intel insiste em propagar – inspirado pela intel -] que seja tão bom quanto o meu mac ou o novo macbook air, então a inovação foi feita quando ele foi lançado.

      O que se pode fazer depois disso é melhorar uma e outra coisa, até que a Apple possa lançar algo que seja melhor do que ela mesma, mas até lá, exigir que ela inove o que já é inovador, é de certa forma até ignorância, pois como muitos já disseram em outros posts, tem coisas que ainda não são acessíveis por falta de dinheiro.

      Agora, vai dizer que um produto deste nível é caro?

      Faça-me o favor. Caro é esse Galax note que quebra a tela na primeira queda. Isso é que é caro.

  • Maurício

    Achei que a declaração foi interessante. É bom que a Apple aprenda a reconhecer os erros de vez em quando. O problema, porém, é que é difícil acreditar que ela não soubesse que os mapas não estavam prontos pra utilização em larga escala (acredito que nos Estados Unidos a cobertura seja relativamente satisfatória). O que deveria ser feito, e falo isso aqui desde a apresentação do ios, era o lançamento dos Mapas mantendo o Google Maps no aparelho. Impor ao consumidor algo que ainda não está pronto vai de encontro a ” fazer produtos de alto nível que oferecem a melhor experiência possível aos nossos clientes”. É importante destacar que, neste caso, a situação é completamente diferente do Siri. Com relação ao Sirio, a despeito de o Brasil ter ficado de fora, o serviço é “plus”, que não existia anteriormente. Com o aplicativo Mapas, a apple retirou algo que funcionava bem e colocou outro bastante inferior (eu sei que as perspectivas futuras são boas, mas isso, agora, é irrelevante. A Apple errou, e errou feio, mas é bom que tenha reconhecido isso.

  • Leandro Felipe

    O ILex bem que podia dizer pra nós se a câmera do iphone 5 dele também apresentou aquele problema de apresentar roxidão quando tira foto de alguma fonte de luz.

  • Gilberto Filho

    O grande diferencial da Apple além do design de seus produtos, está na integração do ecossistema de seus produtos…Mas acho que de um tempo pra cá, está faltando sim o brilhantismo que ela aempre teve, uma série de erros consecutivos começando pelo vazamento do iphone 5 não fazem a apple a mesma de antigamente. Em ralação ao mapa nativo do ios 6, não vejo motivo pra esse alarde todo…quem tem 2,000.00 pra comprar um iphone, tem 60,00 reais pra comprar um TomTom ou um sygic.

  • Guilherme

    uma coisa é verdade, não culpo a apple pelos seus mapas ruizinhos atuais ate porque eu duvido que os mapas da Google tenham começado tão perfeitos quanto são hoje, ok ela é sim muito boa atualmente nos seus mapas mas tenho certeza que também já caíram na tentativa e erro.

  • Alevino

    A carta aberta é gentil ms não resolve o problema no curto prazo.

    É humilde, pois aponta soluções de contorno para aplicativos concorrentes etc., mas não deixa de salientar a incompetência da Apple na condução do desenvolvimento desse aplicativo.

    Qualquer empresa pode cometer equívocos dos mais variados níveis, a Apple não está isenta deles mas acho que o nível deste erro é imperdoável – não é uma questão de querermos a perfeição da Apple ou de que as opiniões sobre um aplicativo podem variar – esse é um aplicativo IMATURO em termos de desenvolimento, não foi lançado como BETA (cuidado que houve a respeito do SIRI), e SUBSTITUIU UM QUE FUNONVA PLENAMENTE, sem estar nem perto da qualidade do anterior.

    Como diria o Casoy, ISTO É UMA VERGONHA.

    Continuo sendo fã da Apple e de seus produtos, mas o pedido de desculpas, gentil, honesto e bem intencionado, deveria acompanhar uma comunicação de PRAZOS para regularização e melhoria do Aplicativo.

  • @porrasandrinho

    Eu achei uma atitude bem bacana por parte da Apple e do Mr. Tim Cook!
    Não troco meu iPhone por nada… e logo o mapas vai estar 100% querem apostar quanto?

    Abraço iLex e BDI!

  • TiãoGavião

    Fazendo o “meia culpa”, sei…
    Só que não resolve a curto prazo, vamos ver onde isso vai parar.

  • Dexter

    Quando choradeira em alguns posts…

  • André

    Entendo a reclamação dos usuários mas não concordo com algo tão drástico assim. Afinal o aplicativo Mapas do Google não era curva a curva, função essa que o da Apple tem.
    Toda mudança gera ruídos mas são necessárias, talvez a frustração maior seja por não seguir os padrões da Apple e ser uma solução com erros que dela não se espera.

  • Waldomiro Reis Júnior

    Espero que ninguém tenha morrido devido a essa troca dos aplicativos… -.-
    Se tantos pararem de comprar o iPhone, espero que o preço dele caia… 😀
    Bom fim de semana a todos.

  • Filipe

    Estou um pouco insatisfeito com o Mapas também, as vezes por estar acostumado ao velho Google Maps, mas uma coisa que eu gostaria nesse Mapas novo da Apple seria no momento de criarmos um itinerário, no campo de Início e Fim seria ótimo haver um atalho para os favoritos, em vez de ter que digitar seu nome para só depois ele aparecer abaixo na lista.. E essa função existia no Google Mapas.

  • André Lyrio

    Relaxa, pessoal!!! Eu, hein!!! O mundo não vai acabar por causa disso. Insatisfeitos?! Há várias opções de celulares aí no mercado e quem não gostou da mudança que troque de aparelho. Simples assim.

  • Caio

    Muito interessante ele ter se desculpado mais achei muita sacanagem todo mundo aponta as falhas da Apple e como ele disse criaram um mapa do zero não e fácil e por falta de vontade da Google não atualizavam os mapas novos mais do certeza a Apple vai atingir seus objetivos rapidamente

  • Eduardo Ferreira

    O negócio é utilizar o novo App de mapas da Apple, e contribuindo para torna-lo melhor. Os mapas da Google são bons, mas não podemos esquecer que a Google está captando dados para seus mapas a muito tempo, e nunca em momento algum vi mudança alguma no App de mapas do meus dispositivos iOS, Os mapas da Apple estão muito longe de ser um serviço aceitável, de certa vez até engraçado porque nele encontro os locais aonde ia a 10 anos atrás =)
    Vamos parar de reclamar e ajudar com indicação de problemas no App, adicionando estabelecimentos, corrigindo nome de locais dentre outros.

  • Robson C.

    Legal da parte da Apple (Tim Cook) assumir que o novo Maps não está no padrão apple.
    Acredito também que com o tempo o Maps da Apple vai melhorar muito. O Google Maps demorou um tempão, por exemplo, a minha cidade somente a poucos dias foi incluída o Street View das ruas.

  • Antonio

    Não costumo tomar partido de nada… mas não posso deixar de comentar este artigo, achei um tanto tendencioso a afirmação de que o Google nunca investiu nos mapas para iOS, acredito que as pessoas que manipulam este site, sejam inteligentes o suficiente para saber que isto é mais do que lógico, como uma empresa que concorre abertamente com outras vai investir em melhor tecnologia para a concorrente?! Lógico que a Google disponibilizava o essencial somente, todas as novidades chegavam nos seus aparelhos com Android, apesar de saber também que o Google acrescentou com o passar do tempo as funções de sucesso ao iOS (trânsito e street view). A pura verdade é que os usuários do iOS estavam satisfeitos com o Google, agora a Apple entrou em um ramo que ela não domina e pagou o preço por isso, acho que o que foi feito hoje mostra que a empresa pelo menos tem a dignidade de admitir os seus erros e mostra que TODAS podem tomar decisões precipitadas.

    Acordem! Este mercado é para o melhor preparado… em alguns poucos anos este jogo de quem está em cima pode mudar drasticamente principalmente quando há a substimação dos concorrentes.

    Para os aficcionados eu gosto da Apple só gosto afinal de contas a partir do momento que ela me decepcionar não exitarei em trocá-la por um concorrente!

    • mais do que lógico, como uma empresa que concorre abertamente com outras vai investir em melhor tecnologia para a concorrente?!

      Antônio, releia o texto. Ele fala exatamente isso que você disse.
      Claro que é lógico, afinal vivemos em um mundo capitalista. O que não é lógico é querer continuar com um parceiro que está prejudicando o seu produto.

      Tudo está no texto.
      Você nos trata, no seu comentário, como se fossemos alienados que não estamos vendo a verdade, mas parece ter lido o texto com pressa sem ver que ele concorda com você. Não tem sentido.

  • Windsor Pereira

    O maps da apple ainda vai surpreender mta gente… é só aguardar…
    Para o uso que fazia do maps aqui em Salvador o mapa da apple da Google.

    N vejo o pq de tando mimimi.

    • Jorge

      Todos que estão postando criticas sobre o Mapas da Apple realmente usaram ou só estão ‘ecoando’ sobre o que leram?
      Eu testei o Maps da Apple e encontrei erros, mas, são os mesmo erros que já encontrava no Maps da Google. Como disse o Windsor(Grande Windsor, precisamos marcar uma partida de Call of Duty rsrsrsrs), acho que o Maps da Apple ainda vai surpreender. A Apple continua sendo uma empresa que escuta opnião dos seus usuários, do contrário não viria a público incentivar o uso de aplicativos concorrentes. Mesmo sendo usuário(e fã) de produtos Apple, nós, como consumidores, temos sim que exigir a qualidade do que compramos, mas, temos de ser inteligentes para saber as melhorias e deficiencias do produto. O fato do iPhone 4 não ter o SIRI como função nativa desanimou os usuários deste dispositivo ? Não. Alguns buscaram outra forma de ter a funcionalidade(Jailbreak) e outros buscaram mudar de dispositivo. Eu prefiro esperar mais alguns meses antes de dar minha opnião.

  • Hiro

    Ok, se o Google não colabora com a Apple, por que a Apple não permite aos usuários insatisfeitos que retornem para o iOS anterior? Não resolveria boa parte desta discussão? A propósito, visito o site para me informar das novidades referentes ao meu iPhone, que é o que eu uso, não estou aqui pra fazer coro para empresa a, b ou c. Portanto não estou preocupado com as comparações, mas com as soluções referentes ao produto que eu uso.

  • Fabricio

    Esperando o maior lançamento de todos os tempos, JAILBREAK IOS 6.

  • Luciano Medeiros

    Ainda bem que a direção da Apple teve a dignidade de simplesmente reconhecer que tinha errado e de, humildemente e sem rodeios, pedir desculpas. Não tentou justificar ou relativiizar a besteira que tinha feito, muito menos caiu no ridículo de pedir que seus clientes ajudassem a resolver um problema que a empresa desastradamente criou. Merecem aplausos pela grandeza da atitude. Era o mínimo de respeito que eles nos deviam.

  • Johnny

    Interessante a carta e oportuna. Hoje mesmo instalei o Waze e achei um espetáculo. Um programa que ditará o futuro dos mapas, inbuido na cã de redes sociais. Um aplciativo gratuito em que você participa ativamente da construção do mapa e sua precisão. Você se mantém informado, em tempo real, da situação do trânsito local e de outras localidades. Pode interagir com outros usuários do aplicativo.Assim como o Tim Cook, eu recomendo o Waze. App pra iphone, Android e symbian.

    • Eduardo

      Johnny, o waze de fato tem superado as minhas expectativas. Tanto em relação a “construção” de ruas não existente no mapa (que ao meu ver já são raras as situações). Como nas informações de trânsito, acidente e etc.. esse sistema de contribuição é muito show de bola.

      Em relação ao IOS Maps, eu acho que em partes a galera tem feito tempestade em copo da água, simplesmente pelo fato da APPLE raramente decepcionar seus usuários.

      E uma coisa, não sei se acontece com vocês, mas ao utilizar o sistema curva a curva, o celular entra em stand-by. O que não deveria. =(… não estamos mexendo no celular, mas estamos acompanhando uma rota.
      HAhaha.. já mandei e-mail para apple, se alguém souber uma alternativa. (que não seja desligar o stand-by automatico do cel.) agradeço.