Notícias

Estudo avalia o quanto gastamos de energia por ano para recarregar nossos iPhones e iPads

Curioso para saber o quanto que você gasta de energia por ano ao carregar seu iPad e iPhone todos os dias? Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Electric Power (EPRI) aponta que este gasto é muito menor do que se possa imaginar.

Como se pode constatar no gráfico acima, os dispositivos móveis são os que menos consomem na economia doméstica.

Para se ter uma ideia, um iPhone 4/4S consome cerca de US$0,38 por ano em carregamento. É realmente muito pouco, e se compararmos com outros eletrônicos, a impressão de economia é maior ainda. Um computador custa em média US$28,21 em consumo energético anual, enquanto nossa geladeira gasta cerca de US$65,72. Claro que isso não é nada comparado com o banho de água quente que tomamos todos os dias: só o chuveiro elétrico gasta mais de US$400 por ano.

Todos estes valores tem como referência os custos e hábitos dos Estados Unidos.

O novo iPad consome em média US$1,36 por ano, enquanto os iPads sem tela Retina apenas US$0,84. O iPad consome mais energia que o iPhone, mesmo com sua bateria durando mais tempo.

Agora, o mesmo instituto passará para a segunda fase dos estudos: avaliar se as pessoas estão deixando de usar os PCs e consoles habituais em favor dos dispositivos móveis ou se este consumo está sendo acrescentado ao que já se gasta anualmente.

Considerando que o artigo que você está lendo neste momento foi todo escrito e publicado de um iPad (enquanto o MacBook está desligado dentro da bolsa), talvez eles cheguem à conclusão de que o mundo moderno nos fará economizar mais energia. 🙂

via iPodNN

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bauem

    Onde está o gráfico?

    • Você não está vendo gráfico?

      • Tiago Cunha

        Estou no iPad e também não consigo ver o gráfico…

        • Overlord

          É uma medida para economia de energia

      • Elcin

        Eu também não estou vendo o gráfico….

        • Jp

          Só os inteligentes vêem!

          • Renato

            Eu vejo.. HAHAHA mentira, to no mac, e tbm nao aparece

            • Matheus

              To usando o Safari no MacBook e consigo ver o.0

          • Alan Cardeque

            Boa!

          • Copeta

            Haha! mas eu nunca fui bom nas aulas a minha média raramente passava de 7

      • Eduardo Grolli

        Também não…

        • Alexandre

          Devo ser uma mula, também não estou vendo.

      • christofer

        Aqui o gráfico está quebrado tb!

        • Augusto Bort

          “Só os Inteligentes conseguem ver” Cara, eu ri disso KKKK

          • Anderson Luis

            Lembrei do bom e velho chapolin!

        • Augusto Bort

          Ainda vem que estou com PC KKK (:

          • Augusto Bort

            BEM*

    • Luna

      Eu sou a única que vê o gráfico… Bom eu acho!! Gostei da matéria!

  • Bruno Marçal

    O gráfico não aparece.

    • Bruno Marçal

      Agora sim.

    • Poxa. Lá vou eu tirar MacBook da bolsa…

      • Daniel Alencar

        Hahahahhaa nem tudo da pra fazer sem o computador! :/

      • Dorinha

        Rsrsr…. Falou cedo demais em deixar o Mac na mochila 🙂

  • João Gabriel

    A imagem do gráfico não esta aparecendo

  • Bruno Marçal

    É, sumiu de novo

    • João Gabriel

      Aqui nem aparece

  • Neli

    Não aparece o gráfico!!! :(((

    • Maxymilhan

      No meu iPhone aparece!!! É tão lindo!!!…

      • JanjaBoy

        Hahahahahahahahahahahahahahahqjahahaja!!!!

  • Neli

    Não aparece o gráfico!!!

  • Não consigo ver o gráfico!

  • Heitor

    Só tem um sinal de ” ? “

  • Não esta aparecendo o gráfico

    • Riichard

      gráfico, cade vc ?

      • Maxymilhan

        KkKKK

  • Hugo Cravo

    Tá realmente difícil usar o macbook.
    Alterno sempre com o iPad + teclado e iPhone.
    Macbook tá se resumindo a ficar ligado na tv, via hdmi, para reprodução de filmes do netflix.

  • Sérgio Marlon

    kkkkkkk
    Vc descobre que gasta menos de R$ 1,00 por ano pra carregar seu iPhone (e olha q tem que carregar sempre)… e ainda quer gráfico?
    Só rindo mesmo…

    • Pedro Henrique

      AEIUHAUIEHIUAEHIUAHEIUAEHIUAEH..RI MTO…Pra quê gráfico..

  • Matheus

    Não ta aparecendo o gráfico, está quebrado :/ ja atualizei diversas vezes a pagina.

  • Jean

    Sem gráfico!

  • Marcelo

    No meu caso to “reaprendendo” com o iPad… eu chego em casa e ligo o PC… + ai vou ver internet no iPad e o PC fica ligado kkkkk agora que to mudando…. primeiro mexo no iPad.. ai qnd to sem nada pra fazer eu vou pro PC joga Diablo… enquanto não lançam uma versão pro iPad 😀 rsrs

  • Lucas Pedroso

    Tem que levar em conta que a energia elétrica nos Estados Unidos é MUITO, mas MUITO mais batata que no Brasil!!

    • Osmar Junior

      Foi exatamente o que pensei. A energia no Brasil é muito mais cara com muito mais impostos.

      • Daniel

        Por isso uso o iPad/iPhone =D

  • Amanda P.

    Agora sim! gráfico õ/

  • Ciro Fernandes

    no meu iPhone 4 esta claramente visível

  • Marcos

    Eu sou inteligente 🙂 vejo o grafico no iMac, no iPad e no iPhone. kkkkk.

  • T R S

    O gráfico esta aparecendo perfeitamente…. Estou vendo no iPhone….

  • Amanda P.

    iPod nano U$0,03, eita.

  • Celso F. Araujo

    No PC, IE9, Chrome, Firefox e Safari o gráfico está aparecendo.

  • Thalmo

    Podemos considerar esse estudo aplicável as condições do Brasil?

    • Felipefp

      Se pensar em percentual do gasto total anual dos aparelhos que você possui, sim.

    • Valeriosilva

      Claro que não ! Este suposto estudo me parece mais com uma forma de promover o aparelho do que um estudo sério!
      1° o valor deveria estar em watts não em dinheiro, pois as tarifas variam, os watts não.
      2º os modelos de todos os aparelhos deveriam ser informados, pois existe milhões de modelos de cada um, uns com consumo bem maiores que outros, logo essa suposta pesquisa não diz nada.
      3º Se alguém falar que foi usado vários aparelhos e retirado uma media, o procedimento do IPhone também deveria ser o mesmo, logo não faz sentido a pesquisa estar informando os modelos de iPhone separadamente.
      4º se o objetivo era informar apenas que i iPhone consome pouco, esta pesquisa deveria ser apenas entre telefones, talvez tablets tb, agora querer compara um IPhone com uma geladeira é demais. Pura apelação.
      Resumo: pesquisa inútil sem nenhum valor.

    • Felipefp

      iLex, é mais do que razoável o iPad consumir mais. Pois, mesmo tendo uma bateria que dure mais, ela também é maior.

  • Aqui no meu android vejo o grafico perfeitamente, ;P

    • Breno Giesen

      pq toda vez que ouço ANDROID
      me da vontade de chorar?

      • Fique tranquilo, ele não falou Android, ele digitou.

  • Manoel Junior

    Só para colocar em nível de Brasil e em reais.

    Olhando o gráfico e comparando com o consumo de energia em kWh, cheguei a conclusão que o preço do kWh no EUA é de ~ US$ 0,11.

    Aqui no ES o preço do kWh, sem impostos (PIS, CONFINS, ICMS..), é de ~ R$ 0,39.

    Sendo assim temos:

    1 – iPhone 3G 2,2 kWh / ano – R$ 0,86
    2 – iPad 3 12 kWh / ano – R$ 4,68

    Meu Brasil…. País de 3º mundo, pagando mais caro do que países de 1º, como sempre…

    • Cássio

      Aqui em Porto Alegre, com o kWh custando R$ 0,48 (ceee)sem impostos, este valor fica em R$ 5,71.

      É muito pouco, pois com menos de cinqüenta centavos tenho um mês de diversão no IPad, hehehehe…

  • Everaldo Amaral

    “O iPad consome mais energia que o iPhone, mesmo com sua bateria durando mais tempo.” Conectivo errado, nao? =)

    • Rod

      Pensa aí que vc vai entender…

  • Daniel Gmrs

    Esse foi o post do gráfico! rs.. ninguem comenta outra coisa a não ser isso..

    Agora é serio, mto bom saber que gasta apenas isto, pois eu vivo botando pra carregar(uso mto).. 😀

  • Leonardo Heusy

    ilex ficou revoltado com o pessoal falando só do grafico, e vejam só, o grafico ficou show! hahahaha
    otimo post!

  • FELP

    Infelizmente no Brasil a energia é bem mais cara que isso…

  • Alan Cardeque

    Quantos watts drena o iPhone enquanto está sendo carregado?

  • Beaguinho

    Mais uma vez vemos a vantagem de morar nos Estados Unidos. Até a energia é barata lá!

    Queria ver um estudo desse feito aqui no Brasil onde pagamos uma das tarifas mais caras em energia, não só em energia né…

  • Daniel Marçal

    Vi normal no iPhone.

  • DaNiLLo

    Grafico,Pra que Grafico? É só ler o Post que você já tem as informações necessárias! =D

  • TiãoGavião

    Bom saber..
    Aqui é dois iPad, dois Macs O_o
    Tó ferrado…. 😛

  • Rodolfo

    Tambem consigo ver no meu iPhone 4s !!

  • Pena que com as tarifas de energia do Brasil devemos gastar bem mais que isso.

  • Mayson

    A título de informação a energia cobrada no Brasil é em média de 2 a 3 vezes a cobrada nos EUA.
    Ruim é pra mim que moro numa cidade que cobra uma das maiores tarifas do país, sendo que o Brasil está entre os que mais caro cobra no mundo, então eu posso dizer que a minha conta é uma das mais caras de todo o universo conhecido.

    🙁

    • Matheus

      Onde você mora? Fiquei curioso pra saber se mora na mesma cidade que eu, ou então temos duas empatas com as tarifas mais caras do mundo.

  • Dynho

    Querem econimizar?!
    Compre um carregador/bateria solar.

  • Renato

    É realmente pouco, mas no Brasil deve ser mais caro, como toda merda de serviço é aqui…

  • Acis

    A comparação de consumo deve ser bem analisada. No Brasil, em picos de calor o consumo é altíssimo, e isso não aparece no gráfico dos americanos, deve ser inverno o a fonte de energia deve ser o gás. Já o uso de secadoras de roupa no Brasil é pouco usado, até pelas características clímáticas. Mas é claro, o objetivo da artigo é demonstrar, principalmente, o uso dos equipamentos de baixo consumo.

  • Davi Batista

    Realmente com o iPhone 4s, não uso mais o pc, o básico faço tudo no iPhone, acesso banco, pagamento de contas, recarregar celular, email, rede social, consultas no Google, blog do iPhone e etc … Editar fotos e efeitos no iPhone , jogos e blah blah blah , o que não da para fazer no iPhone não faço kkkk pois tenho preguiça de usar o pc ou notebook ^^

  • Max

    iLex meu filho, morreu foi? Rsrs…

  • Leonardo Heusy

    pois é, 2 dias sem posts oO

    • João Miguel Araújo Bastos

      Eu tbm estava pensando a mesma coisa!2 dias sem postar sobre a Apple significa que algo serio aconteceu!hahaha!iLex?!?!?!?Cade você?!?!?!?!?

  • Rogério Vieira

    Aguardando os posts tbm ;/

  • JBERG

    Certamente o iLex viu que aqui no braZiU a energia é muita mais cara que nos EUA, fazendo este gráfico nao se aplicar a nós, e nao esta carregando seus aparelhos.

  • Saulo Amaral

    Fazer o que né?

  • Rodrigo

    Alguém puxou o iLex da tomada depois desse post, sempre desconfiei que ele era um programa de computador. Rsrs