App Store

[imagem da semana] Arte no tapume de inauguração da nova Apple Store de Barcelona

No próximo dia 28 de julho, a Apple inaugurará a segunda Apple Store da cidade de Barcelona, Catalunya, em uma das principais avenidas da cidade. Mas não é o prédio com traços clássicos ou a atmosfera modernista do Passeig de Gràcia que chamam a atenção para a inauguração, mas sim o tapume que esconde a loja ainda não inaugurada.

Eu já estive na inauguração de algumas lojas, mas nunca vi a Apple se empenhar tanto no simples tapume que esconde o mistério da preparação. Como diz o cartaz de entrada (escrito em catalão), o painel foi feito “sob medida” ao povo de Barcelona, sempre orgulhoso de suas raízes e da arte de Antoni Gaudi.

Quem ama Apple, Barcelona e Gaudi fica estarrecido com a pseudo-obra de arte que a Apple mandou fazer na fachada. Inspirada no famoso artista catalão, o visual brinca com os tradicionais mosaicos em curvas do Park Güell e partes do logo da maçã.

É impressionante o cuidado que a Apple espanhola teve para realizar este muro. Além da criatividade da ilustração, fizeram questão de elaborá-lo em relevo, não apenas algo impresso. Os mosaicos parecem reais, com peças coloridas coladas na superfície.

E não é só isso. A cereja do bolo fica para as peças que formam o mosaico. Na verdade, são ícones do iOS, quebrados e montados aleatoriamente. Genial.

A Apple mostrando toda a sua veia artística, que Steve Jobs sempre fez questão de preservar. Qual fã da Apple não daria tudo para ter um pedaço deste muro como recordação, hein? 😉

Se ela repetir estas ilustrações na decoração interna da loja, será, sem sombra de dúvida, uma das Apple Stores mais bonitas do mundo.

Fotos: Ganyet, Lady Madonna, Applesfera

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Righi

    Passeig de Gracia eh a area mais chic de Barcelona. A Apple Store esta muito bem localizada. E se o tapume ta assim, imagina a loja toda!

    • Eles mesmo falam que é a “Champs-Elysée” de Barcelona… 😉

      • Guilherme Malacarne

        vish…se a Apple Store for na Champs-Elysée de Barcelona os produtos vão ser carinhos hein???
        já vi relógios da Champs-Elysée de até 120 mil euros… ;P

  • Nossa! Eu quero um pedaço!

  • Pedro

    que língua é essa?

    “un apple store fet a mida per a Barcelona”

    • La seva resposta està en el text. 😉

      • Pedro

        oops! hehehehe
        nem sabia que catalão era uma língua
        achei que fosse só um povo que também falasse espanhol

        BDI é cultura

    • JanjaBoy

      Está no texto. 😉

  • JanjaBoy

    E nossa economia bem melhor e nada de Apple Store…… 🙁

  • Eduardo

    Este é o lugar onde se concentra o maior número de turistas em Barcelona. Perto da Ramblas, local imperdível para caminhar, cheia de cafés, hotéis e restaurantes. Estive em Barcelona num dia muito importante pra eles, dia de São Jorge ou dia do livro e da rosa, nunca vi tanta gente nessa praça de Catalunya. A loja da Apple vai ser simplesmente na frente desta praça. Fantástico. Esta de parabéns a Apple.

  • George

    É … A Espanha com uma taxa de desemprego de 25%… A economia a beira da falência… O governo tendo que mendigar dinheiro na Europa… Inaugura-se mais uma loja apple…
    Aqui… Uma das principais economias do mundo… Com um crescimento exponencial da classe média, nada.
    Não entendo isso.

    • Jefferson

      O problema não esta na falsa impressão de “potência econômica”…rsrs (imagina estamos longe disto).
      Mas nas altas cargas tributárias e burocracia para abrir um negócio no Brasil.
      Viva a Dilma !!!

    • Sander

      Mesmo a beira da falência, continua sendo 1º mundo.

      • JanjaBoy

        Primeiro mundo e falido?
        Não, obrigado!
        ——————-
        Vamos ver enquanto tempo essa loja dará lucro.

        • Marcelo

          Com a quantidade de turistas que vão a Barcelona, provavelmente em pouco tempo.

        • Marcelo

          Quando estive em Orlando no início de junho, a Apple Store do shopping Florida Mall estava em reforma e com tapumes (todos pretos) nos quais havia o aviso que estavam atendendo em outro local do shopping. Até aí tudo bem, mas o que me chamou atenção, demonstrando total alinhamento e atenção com a invasão brazuca em Orlando, foi que o aviso estava não só em inglês mas em português também.

    • Cleberson Pertile

      ehueahu “uma das principais economias do mundo” quem disse isso, o PT? 😛
      amigo, não se esqueça que o PIB do Brasil é formado de exportação de soja, enquanto países de 1º mundo exportam tecnologia e conhecimento.
      O Brasil pode ter o PIB do tamanho que quiser, nunca vai ser um país bom pra se viver. Economia estável é diferente de economia forte. O Brasil tem pouco desemprego mas tem corrupção em massa e distribuição de renda horrorosa. A economia está estável mas o povo continua pobre, sem comida e sem escola, pagando as maiores taxas tributárias do mundo e não vendo isso se reverter em benefício.

      Os países com os melhores índices de qualidade de vida não são os países com o maior PIB (exceção aos EUA), e o país com o maior PIB do mundo é a CHINA… Lembre-se disso.

      • Dimitri

        Terceiro Mundo e com educação sofrível, cultura restrita, saúde falida, sistema tributário insano etc.?
        Não, obrigado!

      • Doctor

        Falou tudo e mais um pouco.

      • Italo

        Vamos falar a verdade OK?
        Pra começar o maior PIB do mundo é dos EUA não Chinês.
        As 6 maiores economias do mundo são:
        1ºEUA(País de Primeiro Mundo)
        2ºChina(País de Terceiro Mundo)
        3ºJapão(País de Primeiro Mundo)
        4ºAlemanha(País de Primeiro Mundo)
        5ºFrança(País de Primeiro Mundo)
        6ºBrasil(País de Terceiro Mundo)
        Engraçado a sua afirmação, tirando Brasil e China os maiores PIBs dessa lista são os dos Países de Primeiro Mundo q justamente tem os melhores IDHs(não necessariamente nessa ordem), e só com excessão do Brasil todos os outros possuem pelo menos 1 App Store, então pra mim isso é um absurdo!!!!Com relação aos produtos exportados pelo Brasil, concordo que uma parte considerável são de produtos agrícolas, mas nós também exportamos produtos industrializados e muitos minérios.
        Me lembro de uma frase muito sábia de Mahatma Gandhi quando perguntado por um Jornalista sobre quando a Índia se tornaria uma potência, ele respondeu mais ou menos assim”A Inglaterra precisou de meio mundo para se tornar o que é hoje, imagine quantos planetas não seriam necessários para tornar a Índia uma potênia?”Então se os países ricos são o q são hoje, foi porque eles exploraram até o fim diversor outros países, dividiram a África, mataram milhares de pessoas de fome, nas guerras de conquistas e de diversas outras formas. Roubaram as nossas riquezas aqui do Brasil e de diversos outros lugares.Não seja burro em pensar q nosso país será desenvolvido em 20 ou 30 anos. A primeira Revolução Industrial começou na Europa, na Inglaterra especificamente, no séc.XVIII, ou seja a quase 300 anos atrás e vc diz que nós nunca seremos desenvolvidos?Meu amigo naquela época existia nesses países tanta corrupção como existia hoje. Suas palavras provam que você não acredita nesse país, então você não merece ser brasileiro. Eu acredito no Brasil, e se não acreditarmos quem irá acreditar?Um dia seremos desenvolvidos, mas na hora certa!E outra na Europa milhares de pessoas estão pasando fome pq não souberam se planejar para o desenvolvimento, estamos nos planejando ainda.

        • João G.

          Bom levantamento de dados, mas não confunda crença com conformismo.
          Acredite e lute, ao invés de conformar-se com “estamos nos planejando ainda”.
          Também não diga que “(…) naquela época existia nesses países tanta corrupção como existia hoje”, para sugerir que um governo corrupto faz parte de um processo evolucionário.
          Apoio a visão do Cleberson Pertile, bem como algumas informações apresentadas.

          • Italo

            João,sua colocação foi muito boa, não deixei explicito que eu estou lutando,junto com outros milhões de brasileiros,para termos um país melhor e mais justo. Quanto à corrupção, infelizmente é ligada ao capitalismo, e é difícil fugir dela. Mas eu reafirmo, eu acredito que este país será melhor do que é hoje

        • iRafa

          Amigo, só uma correção geográfica, Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo não existe mais, essa regionalização acabou em 1991, hoje, regionalizamos dessa forma: Desenvolvidos, Em Desenvolvimento ou Emergentes e Subdesenvolvidos.

  • Silvatarcisio

    Ilex, sem querer ser MUITO chato, está escrito “vi ela” ao invés de “a vi” rs. Adorei a novidade, estou ansioso para saber como será o interior da loja

    • Discordo de você. Você esta interpretando errado a gramática, a meu ver.
      Se estivesse sozinha na frase (“eu vi ela”), seria errado mesmo. Mas não é o caso, o contexto é outro.

      Posso estar errado, mas por enquanto manterei o que eu considero certo.

      • Profeloy

        Bem, já que a dúvida foi estabelecida, acho que devido à presença do advérbio ‘nunca’, o uso do pronome oblíquo ‘a’ (nunca a vi) estaria mais adequado de acordo com a norma culta. Mas da primeira vez que li nem percebi o detalhe, ou seja, o texto passa bem do jeito que está.

  • George

    Magnífico!
    Apple Forever!

  • thiao nonato

    muito bonito, queria um wallpaper so com a imagem desse logo da apple, vc consegue ilex? real,ente esse empenho nos pequenos detalhes é torna a apple o q ela é hoje…..gostaria que uma futura store no brasil tenha a mesma qualidade e dedicaçao…ja imagino com estilo de romero britto

  • simpletech

    Magnifico……..

  • Breno Giesen

    ainda acho que a Maçã não investiu 1% do potencial brasileiro

    somos os 3 maiores compradores do computador.

  • Renato Faria

    Alguém tem alguma explicação (convincente) do motivo de não termos uma Apple Store no Brasil?

    • JanjaBoy

      Possivelmente o sistema tributário + as regras da CLT + o custo Brasil.
      Acho que isso complica um bocado.
      Mas mesmo assim várias (para não citar marcas) empresas dão mais lucro no Brasil que nos outros países. O brasileiro paga e acha pouco. Bastar ver o preço cobrado nos automóveis, não tem imposto que justifique tamanho valor.

      • Renato Faria

        É Janja, por isto que eu acho que essa desculpa de tributos e todos os demais custos é a maior balela, aqui é o país do LUCRO FÁCIL, onde as empresas lucram, o governo lucra através dos impostos e nós, consumidores, pagamos a conta. Eu tô começando a crer que nada mais é que uma estratégia da Apple de manter suas lojas oficiais somente em países de “1º mundo”. Algo como uma segmentação de seus “clientes”, onde os melhores tem acesso a tudo que a Apple oferece e os demais são mereos espectadores.

  • jailsonmsjunior

    ainda acho que no lugar da “cidade da música” aqui no Rio de Janeiro, na Barra. Deveria ter uma grande Apple Store :/

    • Beto Jamaica

      Amigo, você está defecando pelos dedos!

  • Wesley Lima

    Consegues um wallpaper desta imagem??

  • Copeta

    si estaba en Brasil, sería balones pequeños en la decoración 😉

  • Pedro

    Demoro p alguem fazer uma tela pra mac e ios dese logo elaborado p colocar como papel de parede! Fantastico

  • Dimitri

    É, iLex, apesar de “ela se empenhar…” ser uma oração subordinada, ainda acho que o correto seria “nunca a vi empenhar-se tanto…”. Mas vou pesquisar depois; não estou com minha gramática aqui.

  • Rodrigo

    Passei na frente hoje!!! Vou tentar passar por lá amanha para mandar fotos!!!

  • Flavio Pol

    Parabéns à Apple! Estive em Barcelona em janeiro e foi demais. Comprei meu IPhone lá na loja de La Maquinista que é um pouco afastada do centro da cidade mas, estava lotada. Tinha a fila de compre rápido onde vc enfrentava uma pequena fila e, em 5 minutos, estava com o aparelho em mãos e sendo instruído por um funcionário Apple.

  • krikaoli

    Nunca havia visto um tapume tão bonito e cheio de detalhes como esse.

  • Daniel Alencar

    Nossa q lindo! Realmente impressionante essa obra! Muito bem feita!

  • george

    Esse argumento da carga tributária não me convence, apesar de ser verdade…Mesmo diante de tudo, somos o 3o país que mais consomem computadores do mundo ( apesar das mazelas que ja foram citadas acima). Pagamos caro por tecnologia…Mas pagamos e como pagamos…A própria Foxconn, responsável pela fabricação de produtos da Apple e outras marcas do ramo, veio pra cá sob o argumento de “atender melhor a demanda dos consumidores locais. “. Tim Cook, afirmou tb que o Brasil será foco de investimentos da Apple tanto na fabricação de produtos quanto na venda de gadgets . Logo, nosso país está longe de ser modelo de honestidade e de boa gestão dos recursos públicos…Mas que o brasileiro consome tecnologia, isso ninguem pode negar. Uma loja apple aqui NÃO seria, em minha opinião, um mal negócio.

  • iegor selbach jr

    Posso estar enganado mas acredito que não se pode comparar o mercado europeu com o mercado brasileiro, são dimensões diferentes.
    O Brasil está crescendo, é verdade, mas em números relativos é uma pequena parcela da população que tem “acesso” aos produtos da Apple.
    Como alguém já falou aí em cima, a distribuição de renda é bem mais igualitária na Espanha, ou na Europa.
    Além disso, também em números relativos, bens de consumo são mais baratos pra quem recebe em euro do que pra quem recebe em real.
    Essa é a minha opinião, mas cada um tem a sua.
    E li algumas bem absurdas, já…
    hehehe

  • Junior Albrecht

    Além dos ícones citados, ainda consegui achar o do Notes , Stocks e Weather!

    Bacana!

  • Rodrigo

    ILex, tirei fotos hoje! Não sei se ficaram boas, mas posso mandar, só me fala o email! E sobre o mosaico “parecer” real, na verdade ele é real, são pedaços colados com argamassa mesmo! Muito show!