iOS

iOS 16.3 ativa a Proteção Avançada de Dados no Brasil e outros países

No início de dezembro passado, quando a Apple anunciou novas proteções de segurança no iOS, ela disse que a funcionalidade de Proteção Avançada de Dados seria implementada primeiro nos Estados Unidos e só em 2023 no resto do mudo.

Pois já em janeiro ela quer cumprir a promessa. O iOS 16.3 está chegando para, entre outras coisas, liberar para o Brasil esta proteção extra na conta do iCloud.

Anúncios

Mas o que é a Proteção Avançada de Dados?

A nova opção de Proteção Avançada de Dados (incluída no iOS 16.2 para os EUA e no iOS 16.3 para o resto do mundo) é uma camada extra de segurança na conta do iCloud.

Algumas categorias da nuvem da Apple ganham proteção de criptografia de ponta a ponta. São elas:

  • Backup do dispositivo
  • Notas
  • Fotos
  • Lembretes
  • Favoritos do Safari
  • Atalhos da Siri
  • Gravador
  • iCloud Drive
  • App Carteira
  • Backup do iMessage

VEJA O QUE É PROTEGIDO NO SISTEMA →


Como ativar a Proteção Avançada de Dados

Para acessar a configuração, basta seguir o seguinte caminho:

  1. Abra os Ajustes
  2. Toque no seu nome para acessar as configurações do iCloud
  3. Toque em “iCloud”
  4. Arraste para o final da tela e toque em “Proteção Avançada de Dados”
  5. Toque em “Ativar a Proteção Avançada de Dados”.

Anúncios

Porém, como todos os dispositivos da Apple que o usuário possui geralmente estão conectados na mesma conta iCloud, compartilhando informações, é preciso que todos eles estejam atualizados para a mais recente versão do sistema, que inclui essa novidade.


Não compatível com dispositivos antigos

A parte ruim é que dispositivos mais antigos que não possam ser atualizados para a mais recente versão do sistema (ou seja, equivalente ao iOS 16.3), terão que ser removidos definitivamente do iCloud, não podendo mais sincronizar dados.

Ou seja, se você possui um Mac que não é compatível com o macOS Ventura, um iPad ou iPhone que não suporta o iOS 16 ou um Apple Watch Series 3 ou anterior, não poderá ativar a Proteção Avançada de Dados, a não ser que você exclua estes dispositivos da sua conta iCloud (o que não é muito razoável).


Compatibilidade com chaves de segurança físicas

Além da nova proteção avançada de dados, o iOS 16.3 também torna possível usar chaves físicas de segurança para o acesso às configurações do iCloud.

Ou seja, você pode comprar um aparelho portátil capaz de comprovar que você é você mesmo, eliminando assim as chances de um desconhecido conseguir acessar sua conta.

CONTINUE NA SEGUNDA PARTE DESTE ARTIGO →


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo