Apple

Apple finalmente libera a navegação curva-a-curva dos Mapas no Brasil

Desde 2012, a Apple oferece em seus mapas uma navegação curva-a-curva gratuita, que guia por voz o caminho do motorista de um ponto a outro. Porém, por alguma razão bizarra, esta funcionalidade nunca tinha sido liberada no Brasil, apesar da tradução vocal estar toda pronta: bastava usar os mapas em um país compatível que era possível ser guiado em português do Brasil.

Mas esta semana a Apple finalmente implementou em nosso país esta funcionalidade, que agora está disponível para todos os usuários brasileiros.






Na época que a Apple lançou a função, era algo novo. O mercado de GPS era dominado por TomTom e Sygic, empresas que cobravam (e bem) pelos aplicativos. Quando a Apple anunciou que disponibilizaria a navegação gratuita, todos se impressionaram, achando que seria o início do fim para os apps que cobravam por isso.

O tempo foi passando e o Google gostou da ideia. Passou a oferecer a navegação gratuitamente também nos seus mapas, e foi mais rápido em disponibilizar ao redor do mundo. No Brasil, foi um dos primeiros gratuitos, junto com o Waze.

Quanto à Apple, não há motivo conhecido em não disponibilizar a função no Brasil desde o início. Na época, nós cobrimos aqui um brasileiro que conseguiu hackear os códigos de um aparelho com jailbreak e fazer a função funcionar no país, apenas alterando um ajuste. A função sempre esteve lá, apenas não estava ativada, por alguma razão estranha.

E isso aconteceu mesmo antes de termos Siri em português, como já explicamos detalhadamente neste outro artigo de 2013. Isso porque a função usa um outro assistente vocal, o chamado Controle por Voz (VoiceOver), que é capaz de interpretar textos sem precisar enviar nenhum dado aos servidores da Apple.

A navegação por voz do iOS é, portanto, apenas a leitura de textos dos mapas, de uma navegação textual que já estava liberada no Brasil desde o início. Então, não havia motivo lógico conhecido para a função nunca ter existido no Brasil.

Seja como for, agora finalmente temos a função. Porém, onde mais sentia-se falta era no CarPlay no Brasil, que ficou por muitos anos sem uma de suas principais funcionalidades, que é justamente a navegação curva-a-curva. Com o iOS 12 isso foi minimizado, com a liberação de aplicativos de navegação de terceiros para o CarPlay.

Então você pode pensar: chegou tarde demais?
Sim, pode-se dizer que agora, sem dúvida, precisamos muito menos da navegação do Apple Mapas do que seria em 2012. O mercado mudou bastante e os grandes players foram substituídos pelos populares Waze e Google Maps. Inclusive no CarPlay.

Mas para quem é usuário de Apple Watch, a novidade pode ainda fazer diferença. O relógio da maçã ajuda na navegação guiada com toques no pulso desde o primeiro modelo (Series 0), sendo capaz de indicar onde dobrar. É perfeito para seguir um caminho à pé sem precisar tirar o celular do bolso.

Com isso, é mais um item riscado de nossa lista de coisas que a Apple ainda não implementou no Brasil. Qual será o próximo?

Fonte
Dica do Filipe com F de Fonsi
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Filipe André Cruz Adegas

    Uhhhhuuuuu! Meu post do Twitter foi divulgado!!!!!!!!!!!!

  • Roger Rocha Moreira

    Ilex, como eu faço para recuperar um app que comprei com uma conta que não tenho mais? Tenho o app funcionando em meu iphone Xs mas não posso mais baixá-lo no 11…:( Só por aquela versão especial do iTunes? Ainda existe? Tem outro jeito? Obrigado!

    • KGB07

      Queria saber isso também com relação a revista iThing. Tenho ela num iPhone 5. Mas no 11, mesmo puxando um backup, não baixa pq diz que não existe mais na app store.

      • O problema aí é que, no caso da iThing, não basta ter o aplicativo, pois para baixar as edições precisaria baixar de um servidor, que era direcionado pela empresa da plataforma. Como cancelamos o contrato, eles pararam de fornecer esse direcionamento, infelizmente.

        Mas estamos estudando uma maneira de disponibilizar o antigo conteúdo da iThing via web, para todos matarem a saudade.

    • Roger, o fato de você não ter mais a conta é um problema, pois mesmo que você tivesse guardado o arquivo do app, ao tentar instalar pelo iTunes seria pedido a senha da conta atrelada a ele. E se essa conta não existe mais, não tem como instalar.

      Se você não tiver mais o arquivo no computador, somente no XS, aí não tem jeito, porque não tem mais maneira de copiar um aplicativo instalado para outro dispositivo. Há alguns anos a Apple mudou a forma de instalação, para os arquivos ocuparem menos espaço no iPhone e aceitar atualizações de apenas parte do código. Então não tem como copiá-lo do dispositivo e transformá-lo em arquivo.

      • Roger Rocha Moreira

        Que pena!… Obrigado!

  • Pedro Lanas

    Cliquei no link para o artigo da lista de coisas que a Apple não disponibiliza no Brasil e realmente vi que a parte da navegação curva-a-curva dos mapas da Apple foi riscada da lista. Mas este item, em anexo, não deveria ser riscado da lista também? Pois com a inclusão da navegação, os Mapas da Apple passam a funcionar no CarPlay no Brasil, não? Confesso que fiquei um tanto quanto confuso ao ver o primeiro item riscado da lista e o segundo não. https://uploads.disquscdn.com/images/e8b448adfbebe94be1622d41323a409dd0f43ac8e2272acba9cafda9704d0f97.jpg

    • Pedro, a lógica é riscar mesmo. Só não foi feito porque a navegação, de fato, ainda não foi liberada no CarPlay. Acreditamos que isso precise de uma atualização do sistema para acontecer, mas até o momento em que escrevo isso, não aconteceu.

  • Matheus

    “sendo capaz de indicar onde dobrar“? rs

    • Saotome Ranma

      portugues d portugal isso kkkkkk

    • KGB07

      Pelo menos na Bahia, falamos “dobrar” mesmo rsrs

    • Não há absolutamente nenhum erro de português na frase, Matheus.
      Nem mesmo no Brasil, Saotome. 😉

      Fico feliz em saber que os dois aprenderam uma coisa nova hoje. Cultura sempre faz bem. 🙂

  • Gerson Luiz Mello Martins

    Agora esperamos, urgente, a liberação do Mapas no CarPlay.

    • Gustavo

      Já foi

  • Bryan

    So um detalhe importantíssimo que ficou faltando na matéria:
    Não sei o TomTom, mas o Sygic utiliza o gps de forma OFFLINE, sem a necessidade de ter uma conexão ativa com a internet, o que se torna ideal para viagens em que não tem cobertura de sinal de telefone nas estradas.

    • LN II

      O Here também possui a opção de mapas off-line. E realmente, ajudam muito!

    • Victor Caricchio

      assim como o google maps..

    • Marcio

      Gosto muito do Sygic, o melhor para mim.

    • Diego Azevedo

      Eu tinha o TomTom, os mapas eram offline, e funcionava bem OK quando eu digitava um endereço. Mas se digitasse um nome de prédio, a busca era on-line, o que reduzia bastante a utilidade prática da parte off-line.

      Mas, sinceramente, desde que o Waze e o Google Maps entraram de vez no mercado, desinstalei o app, que ocupava um tamanho enorme (nos meus 16GB de um 4S, pelo menos), e nunca olhei para trás.

  • Saotome Ranma

    a apple 10 anos atrasada -como sempre- 🤣🤣🤣

  • Leandro A Perussi

    Funcionando corretamente no interior de São Paulo, São José do Rio Preto. Aguardando aparecer no CarPlay.

  • Josimar de Assis Lira

    Existe algum tutorial de como usar a navegaçao com apple watch? procurei e nao encontrei

    • Corujinha Feliz

      É só definir uma rota no maps, e colocar o iPhone no bolso. As notificações vão pro Apple Watch.

  • Drako

    Lembro que foi uma das funções que me fez comprar o watch. Sem informação comprei e não sabia que não funcionava no Brasil. Agora, depois de tanta demora, o watch quebrou e não vou poder usar a função hahahha.

  • Oliver Cruz

    usei o mapas esses dias e usou o Apple Watch inclusive pra me guiar

  • André Pelegrini

    Parabéns Apple… kkkkk

  • Rafael Ferreira

    Eu acho uma bela merda a navegacao da Apple. Morei na California por anos e trabalho com tecnologia e absolutamente NINGUEM usava os mapas da Apple. O que mais usavam era Google Maps ou Waze!

  • Rafael Vannucci

    Já está aparecendo no CarPlay também

  • Stanley

    Porquê o Apple Maps não roda no Apple Car, e a concorrente Google sim? Bisonho isso…

  • Sandro Ricardo (Sandrinho)

    Maps no Carplay começou a funcionar hoje! Shoooowww

  • Marcelo Julião

    A grande diferença entre Waze, Google Maps, Mapas e o Tom Tom é a necessidade de internet. O Tom Tom Go me salvou no interior do Mato Grosso do Sul, pois não necessita de internet alguma. Naquela ocasião, Waze e cia eram inúteis. Foi graças ao Tom Tom Go e assinatura que tenho dele, que consegui navegar tranquilamente por todo o interior do MS, que diga-se de passagem é extremamente mal coberto por sinal de celular nas estradas menores. Enfim, se houver a necessidade de navegar sem internet, só um App como o Tom Tom Go por exemplo irá te salvar…

  • Kaue

    Meses depois e quando você pede para a Siri navegar pelo Apple CarPlay ela ainda diz “Desculpe, mas ainda não posso mostrar mapas de Brasil dentro do carro.”, eeeeita Apple, você já foi melhor!

Back to top button
Close