Apple

Apple finalmente libera a navegação curva-a-curva dos Mapas no Brasil

Desde 2012, a Apple oferece em seus mapas uma navegação curva-a-curva gratuita, que guia por voz o caminho do motorista de um ponto a outro. Porém, por alguma razão bizarra, esta funcionalidade nunca tinha sido liberada no Brasil, apesar da tradução vocal estar toda pronta: bastava usar os mapas em um país compatível que era possível ser guiado em português do Brasil.

Mas esta semana a Apple finalmente implementou em nosso país esta funcionalidade, que agora está disponível para todos os usuários brasileiros.






Na época que a Apple lançou a função, era algo novo. O mercado de GPS era dominado por TomTom e Sygic, empresas que cobravam (e bem) pelos aplicativos. Quando a Apple anunciou que disponibilizaria a navegação gratuita, todos se impressionaram, achando que seria o início do fim para os apps que cobravam por isso.

O tempo foi passando e o Google gostou da ideia. Passou a oferecer a navegação gratuitamente também nos seus mapas, e foi mais rápido em disponibilizar ao redor do mundo. No Brasil, foi um dos primeiros gratuitos, junto com o Waze.

Quanto à Apple, não há motivo conhecido em não disponibilizar a função no Brasil desde o início. Na época, nós cobrimos aqui um brasileiro que conseguiu hackear os códigos de um aparelho com jailbreak e fazer a função funcionar no país, apenas alterando um ajuste. A função sempre esteve lá, apenas não estava ativada, por alguma razão estranha.

E isso aconteceu mesmo antes de termos Siri em português, como já explicamos detalhadamente neste outro artigo de 2013. Isso porque a função usa um outro assistente vocal, o chamado Controle por Voz (VoiceOver), que é capaz de interpretar textos sem precisar enviar nenhum dado aos servidores da Apple.

A navegação por voz do iOS é, portanto, apenas a leitura de textos dos mapas, de uma navegação textual que já estava liberada no Brasil desde o início. Então, não havia motivo lógico conhecido para a função nunca ter existido no Brasil.

Seja como for, agora finalmente temos a função. Porém, onde mais sentia-se falta era no CarPlay no Brasil, que ficou por muitos anos sem uma de suas principais funcionalidades, que é justamente a navegação curva-a-curva. Com o iOS 12 isso foi minimizado, com a liberação de aplicativos de navegação de terceiros para o CarPlay.

Então você pode pensar: chegou tarde demais?
Sim, pode-se dizer que agora, sem dúvida, precisamos muito menos da navegação do Apple Mapas do que seria em 2012. O mercado mudou bastante e os grandes players foram substituídos pelos populares Waze e Google Maps. Inclusive no CarPlay.

Mas para quem é usuário de Apple Watch, a novidade pode ainda fazer diferença. O relógio da maçã ajuda na navegação guiada com toques no pulso desde o primeiro modelo (Series 0), sendo capaz de indicar onde dobrar. É perfeito para seguir um caminho à pé sem precisar tirar o celular do bolso.

Com isso, é mais um item riscado de nossa lista de coisas que a Apple ainda não implementou no Brasil. Qual será o próximo?

Fonte
Dica do Filipe com F de Fonsi
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Filipe André Cruz Adegas

    Uhhhhuuuuu! Meu post do Twitter foi divulgado!!!!!!!!!!!!

  • Roger Rocha Moreira

    Ilex, como eu faço para recuperar um app que comprei com uma conta que não tenho mais? Tenho o app funcionando em meu iphone Xs mas não posso mais baixá-lo no 11…:( Só por aquela versão especial do iTunes? Ainda existe? Tem outro jeito? Obrigado!

    • KGB07

      Queria saber isso também com relação a revista iThing. Tenho ela num iPhone 5. Mas no 11, mesmo puxando um backup, não baixa pq diz que não existe mais na app store.

      • O problema aí é que, no caso da iThing, não basta ter o aplicativo, pois para baixar as edições precisaria baixar de um servidor, que era direcionado pela empresa da plataforma. Como cancelamos o contrato, eles pararam de fornecer esse direcionamento, infelizmente.

        Mas estamos estudando uma maneira de disponibilizar o antigo conteúdo da iThing via web, para todos matarem a saudade.

    • Roger, o fato de você não ter mais a conta é um problema, pois mesmo que você tivesse guardado o arquivo do app, ao tentar instalar pelo iTunes seria pedido a senha da conta atrelada a ele. E se essa conta não existe mais, não tem como instalar.

      Se você não tiver mais o arquivo no computador, somente no XS, aí não tem jeito, porque não tem mais maneira de copiar um aplicativo instalado para outro dispositivo. Há alguns anos a Apple mudou a forma de instalação, para os arquivos ocuparem menos espaço no iPhone e aceitar atualizações de apenas parte do código. Então não tem como copiá-lo do dispositivo e transformá-lo em arquivo.

      • Roger Rocha Moreira

        Que pena!… Obrigado!

  • Pedro Lanas

    Cliquei no link para o artigo da lista de coisas que a Apple não disponibiliza no Brasil e realmente vi que a parte da navegação curva-a-curva dos mapas da Apple foi riscada da lista. Mas este item, em anexo, não deveria ser riscado da lista também? Pois com a inclusão da navegação, os Mapas da Apple passam a funcionar no CarPlay no Brasil, não? Confesso que fiquei um tanto quanto confuso ao ver o primeiro item riscado da lista e o segundo não. https://uploads.disquscdn.com/images/e8b448adfbebe94be1622d41323a409dd0f43ac8e2272acba9cafda9704d0f97.jpg

    • Pedro, a lógica é riscar mesmo. Só não foi feito porque a navegação, de fato, ainda não foi liberada no CarPlay. Acreditamos que isso precise de uma atualização do sistema para acontecer, mas até o momento em que escrevo isso, não aconteceu.

  • Matheus

    “sendo capaz de indicar onde dobrar“? rs

    • Saotome Ranma

      portugues d portugal isso kkkkkk

    • KGB07

      Pelo menos na Bahia, falamos “dobrar” mesmo rsrs

    • Não há absolutamente nenhum erro de português na frase, Matheus.
      Nem mesmo no Brasil, Saotome. 😉

      Fico feliz em saber que os dois aprenderam uma coisa nova hoje. Cultura sempre faz bem. 🙂

  • Gerson Luiz Mello Martins

    Agora esperamos, urgente, a liberação do Mapas no CarPlay.

    • Gustavo

      Já foi

  • Bryan

    So um detalhe importantíssimo que ficou faltando na matéria:
    Não sei o TomTom, mas o Sygic utiliza o gps de forma OFFLINE, sem a necessidade de ter uma conexão ativa com a internet, o que se torna ideal para viagens em que não tem cobertura de sinal de telefone nas estradas.

    • LN II

      O Here também possui a opção de mapas off-line. E realmente, ajudam muito!

    • Victor Caricchio

      assim como o google maps..

    • Marcio

      Gosto muito do Sygic, o melhor para mim.

    • Diego Azevedo

      Eu tinha o TomTom, os mapas eram offline, e funcionava bem OK quando eu digitava um endereço. Mas se digitasse um nome de prédio, a busca era on-line, o que reduzia bastante a utilidade prática da parte off-line.

      Mas, sinceramente, desde que o Waze e o Google Maps entraram de vez no mercado, desinstalei o app, que ocupava um tamanho enorme (nos meus 16GB de um 4S, pelo menos), e nunca olhei para trás.

  • Saotome Ranma

    a apple 10 anos atrasada -como sempre- 🤣🤣🤣

  • Leandro A Perussi

    Funcionando corretamente no interior de São Paulo, São José do Rio Preto. Aguardando aparecer no CarPlay.

  • Josimar de Assis Lira

    Existe algum tutorial de como usar a navegaçao com apple watch? procurei e nao encontrei

    • Corujinha Feliz

      É só definir uma rota no maps, e colocar o iPhone no bolso. As notificações vão pro Apple Watch.

  • Drako

    Lembro que foi uma das funções que me fez comprar o watch. Sem informação comprei e não sabia que não funcionava no Brasil. Agora, depois de tanta demora, o watch quebrou e não vou poder usar a função hahahha.

  • Oliver Cruz

    usei o mapas esses dias e usou o Apple Watch inclusive pra me guiar

  • André Pelegrini

    Parabéns Apple… kkkkk

  • Rafael Ferreira

    Eu acho uma bela merda a navegacao da Apple. Morei na California por anos e trabalho com tecnologia e absolutamente NINGUEM usava os mapas da Apple. O que mais usavam era Google Maps ou Waze!

  • Rafael Vannucci

    Já está aparecendo no CarPlay também

  • Stanley

    Porquê o Apple Maps não roda no Apple Car, e a concorrente Google sim? Bisonho isso…

  • Sandro Ricardo (Sandrinho)

    Maps no Carplay começou a funcionar hoje! Shoooowww

  • Marcelo Julião

    A grande diferença entre Waze, Google Maps, Mapas e o Tom Tom é a necessidade de internet. O Tom Tom Go me salvou no interior do Mato Grosso do Sul, pois não necessita de internet alguma. Naquela ocasião, Waze e cia eram inúteis. Foi graças ao Tom Tom Go e assinatura que tenho dele, que consegui navegar tranquilamente por todo o interior do MS, que diga-se de passagem é extremamente mal coberto por sinal de celular nas estradas menores. Enfim, se houver a necessidade de navegar sem internet, só um App como o Tom Tom Go por exemplo irá te salvar…

Back to top button
Close