Curiosidades

Mapas da Apple incluem, aos poucos, estruturas em 3D básico em algumas cidades brasileiras

O aplicativo próprio de mapas da Apple foi introduzido em 2011, no iOS 6, e prometia diversas novidades para usuários de iOS: visualização de satélite em alto relevo (3D), como se estivéssemos voando sobre a cidade, além de outros recursos como navegação guiada curva-a-curva e integração com o sistema.

O problema é que, no início, apenas poucas cidades no mundo tinham estes benefícios, e o Brasil (como de costume) ficou de fora. E continua, pois não temos ainda mapas de satélite em 3D e nem mesmo a navegação curva-a-curva, mesmo que a concorrência (Google) já esteja muito mais avançada por aqui neste sentido.

Mas aos poucos, a maçã vai mostrando que não esqueceu completamente da gente e implementa petit à petit essas funcionalidades. Algumas cidades brasileiras já começam a mostrar uma estrutura em 3D em seus mapas, apesar de isso ser apenas o início de um longo caminho.

Já faz algum tempo que isso vem acontecendo. A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a ser quase toda renderizada na versão mapa vetorial (não a visão por satélite), com prédios aparecendo mais ou menos como eles são em 3D. Algumas outras cidades, como Salvador, também já contam com isso, além de uma ou outra construção em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

Mapas 3D SP

Este tipo de visualização em 3D, se não serve para fazer o chamado flyover (visualização de satélite em 3D), é muito utilizado na navegação curva-a-curva, para o motorista ter noção exata de onde está, vendo no mapa o prédio que realmente existe. Isso poderia significar que a maçã pode estar se preparando para finalmente liberar a função de navegação no Brasil, que até hoje ninguém entende porque ainda não existe.

Claro que ainda é um começo e pode levar um bom tempo até que isso vire alguma funcionalidade prática. Como já se sabe, o Google Maps já está anos à frente neste sentido, tanto com construções em 3D nas cidades (leia a notícia de 6 anos atrás), quanto com a navegação curva-a-curva com narração em português (desde 2012).

Botão Voltar ao topo