Curiosidades

Mapas da Apple incluem, aos poucos, estruturas em 3D básico em algumas cidades brasileiras

O aplicativo próprio de mapas da Apple foi introduzido em 2011, no iOS 6, e prometia diversas novidades para usuários de iOS: visualização de satélite em alto relevo (3D), como se estivéssemos voando sobre a cidade, além de outros recursos como navegação guiada curva-a-curva e integração com o sistema.

O problema é que, no início, apenas poucas cidades no mundo tinham estes benefícios, e o Brasil (como de costume) ficou de fora. E continua, pois não temos ainda mapas de satélite em 3D e nem mesmo a navegação curva-a-curva, mesmo que a concorrência (Google) já esteja muito mais avançada por aqui neste sentido.

Mas aos poucos, a maçã vai mostrando que não esqueceu completamente da gente e implementa petit à petit essas funcionalidades. Algumas cidades brasileiras já começam a mostrar uma estrutura em 3D em seus mapas, apesar de isso ser apenas o início de um longo caminho.

Já faz algum tempo que isso vem acontecendo. A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a ser quase toda renderizada na versão mapa vetorial (não a visão por satélite), com prédios aparecendo mais ou menos como eles são em 3D. Algumas outras cidades, como Salvador, também já contam com isso, além de uma ou outra construção em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

Mapas 3D SP

Este tipo de visualização em 3D, se não serve para fazer o chamado flyover (visualização de satélite em 3D), é muito utilizado na navegação curva-a-curva, para o motorista ter noção exata de onde está, vendo no mapa o prédio que realmente existe. Isso poderia significar que a maçã pode estar se preparando para finalmente liberar a função de navegação no Brasil, que até hoje ninguém entende porque ainda não existe.

Claro que ainda é um começo e pode levar um bom tempo até que isso vire alguma funcionalidade prática. Como já se sabe, o Google Maps já está anos à frente neste sentido, tanto com construções em 3D nas cidades (leia a notícia de 6 anos atrás), quanto com a navegação curva-a-curva com narração em português (desde 2012).

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Philip Borges

    Em Brasília também tem, acabei de conferir aqui, o estádio já está em 3D onde terá jogos da olimpíada

  • Acho que a Estação da Luz precisa de muito trabalho para se parecer com a Estação da Luz!

  • Raphael T.

    Bom saber que a Apple tá olhando por outras cidades fora do eixo Rj-sp, como salvador

    • AlexandreCCJR

      Aguardando que em Recife chegue logo. Parabéns a salvador.

  • Não só o Google, hoje quase tudo está a frente da Apple. Ela parou no tempo e ficou para traz. Se o iPhone começar a perder mercado como aconteceu nesse último ano fiscal, o que vai sobrar dela daqui 10 anos?

  • Apple come mosca demais…

    • JanjaBoy

      Tudo é muito lento.
      Ainda hoje nao é possível fazer vídeo conferência com mais de dois aparelhos no FaceTime. Então viva o Skype!

      • Eles demitiram o Scott e até hoje não chegaram perto do Google Maps. A parte de serviços da Maçã sempre foi fraca. Entretanto, agora que eles descobriram como coletar dados respeitando a privacidade talvez isso propicie mudanças bem positivas.

        • Estanislaw Duarte

          Vou te falar uma coisa, Scott incluiu tanta perfumaria na interface do iOS, que de fato fez o sistema ser amado, em responder e ser cognitivo em suas animações. Hoje o iOS exibe animações simples, porém parece mais cansado do que anos atrás, exige muito hardware pra fazer pouca coisa. O que era para ser simples em termos técnicos e visuais não demostra isso no uso prático.

          • Os seus pontos foram muito bem colocados. Aliás, você tocou em vários pontos cruciais, a cognição , o sistema parecer mais “cansado”. Steve Jobs aprendeu na caligrafia que a perfumaria é importante , e nesse ponto Scott era um fiel discípulo de Jobs. Sem entrar naquela discussão de minimalismo, o aspecto cognitivo dos sistemas operacionais é a chave do sucesso, o touch 3D é um exemplo dessa tentativa. Está chato digitar aqui com a tela caindo toda hora…. valeu

            • Estanislaw Duarte

              Tela caindo? Beta? Parece aqueles erros… kk

            • Nem me fale… desde o beta 1 que está impossível utilizar o Disquss pelo iPhone, a tela desce sozinha e você fica digitando impossibilitado de ler o que foi escrito…

            • Estanislaw Duarte

              Compreensível kkkk

            • Esqueci de fazer justiça, no Beta o Apple Maps está com uma interface e mais bacana, o problema ainda é o fato da Apple não coletar dados, o app continua pobre de informações acerca de locais e tal. A extração de informações proporciona ao Google muita vantagem em seu aplicativo de mapas.

  • Uma das coisas mais legais dos mapas da Apple é esse 3D que aparece durante uma navegação curva-a-curva. Entre o Waze, Google Maps e Apple Maps, a solução da Apple é a que tem a melhor navegação, obviamente onde a opção existe (EUA, por exemplo, onde tudo tem seu devido 3D).

    O Google por sua vez já está muito a frente com relação ao 3D no Brasil, e é aí que eu me pergunto: por que o gigante de Montain View não usa esse 3D na navegação curva-a-curva como a Apple faz?

  • Digoloureiro

    Ahhh pelo amor de Deus…alguem ainda usa esse treco? kkkk esse mapas da Apple são ridículos para o Brasil…para!!!

  • Anderson Santos

    não me impressionará se anunciar Apple Pay daqui alguns dias no Brasil, igual a Samsung por causa das olimpíadas

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      O Nubank até treme na carteira ao pensar nisso! :p

    • Me impressionará. Uma coisa eles já fizeram, alugaram uma mansão alucinante para ser um QG vip para os atletas por ela patrocinados.

  • Carlos Dasmer

    Meu mapas não tem 2D nem 3D, será que é porque estou no Beta Teste do IOS 10?

    • César Filho

      Mesma coisa comigo..

  • Ikari Gendo

    Nem lembrava mais que tinha isso no Iphone…

  • Fabio Paitra

    Pq não funciona mais a navegação guiada ponto a ponto no mapas do iOS? Era um tempo atrás. TIpo essa primeira da esquerda.