AppleDestaque

Lista de funcionalidades da Apple que ainda NÃO estão disponíveis para brasileiros

Confira alguns recursos da Apple que não estão disponíveis no Brasil

Muitos usuários brasileiros da Apple adoram dizer sempre que a empresa “não liga para o nosso país” e ”esquece de nós”, principalmente por causa dos preços estratosféricos dos seus produtos.

Aqui neste artigo resolvemos listar tudo que a Apple criou e que ainda não disponibilizou para os brasileiros. Com o tempo, conforme eles forem sendo disponibilizados, atualizaremos este artigo.


❌ iTunes Store: Programas de TV (desde 2011)

Desde que lançou a iTunes Store no Brasil, em 2011, a Apple nunca disponibilizou na sua loja uma área para Programas de TV. Hoje em dia, com os aplicativos independentes das emissoras oferecendo vídeo on demand (como é o caso do Globo Play), essa sessão da loja parece ser algo cada vez mais distante e menos necessário.


✅ Navegação Ponto a Ponto nos Mapas (desde 2012)

A Apple oferece um navegador GPS gratuito em seu aplicativo Mapas (assim como faz o Google), com narração curva a curva, mas ele até hoje não foi disponibilizado para o Brasil. E não é por problema de narração, pois se você usar o seu iPhone em um país que possua esta navegação, ele funcionará perfeitamente em português.

ATUALIZAÇÃO: No final de 2019 a Apple liberou a navegação curva-a-curva no Brasil.


❌ Mapas em 3D – FlyOver (desde 2013)

Um dos pontos fortes dos Mapas da Apple quando ela o apresentou para o mundo foi as cidades mapeadas em 3D, de uma forma bastante diferente do que existia antes. Porém, a expectativa de disponibilizar isso para o mundo inteiro ainda não foi atingida, com o Brasil ainda de fora da brincadeira. O que temos em algumas capitais são estruturas básicas em 3D, porém isso ainda é longe do que ela tinha apresentado no início.


✅ Mapas no CarPlay (desde 2014)

Por não possuir navegação ponto a ponto, os Mapas não funcionam no CarPlay de usuários brasileiros, o que torna o dispositivo bastante limitado. Afinal, por que ter uma tela multitoque no painel do carro se você não pode colocar um mapa GPS nele?

1ª ATUALIZAÇÃO: O iOS 12 ainda não trouxe navegação nos Mapas da Apple, mas passou a permitir a instalação de outros aplicativos de mapas no CarPlay, como Waze e Google Maps.

2ª ATUALIZAÇÃO: A Apple liberou a navegação curva-a-curva no iPhone e no CarPlay em nosso território em dezembro de 2019.


❌ Mapas de interiores (desde 2017)

Os Mapas nos Estados Unidos também oferecem mapeamento em interiores de construções, como shopping e aeroportos. No Brasil ainda não temos nada disso.

✅ Tradução de frases pela Siri (desde 2017)

O iOS 11 trouxe a possibilidade da assistente virtual Siri traduzir para você frases do inglês para o chinês, francês, italiano, espanhol e alemão. Mas se seu iPhone estiver configurado para português, isso não irá funcionar.

ATUALIZAÇÃO: Em 2018, o iOS 12 trouxe para o Brasil a função de tradução de frases pela Siri. Leia mais aqui: iOS 12 traz função de tradução de frases pela Siri para o Brasil


❌ Informações sobre filmes, restaurantes e esportes pela Siri (desde 2016)

Nós ficamos anos sem ter a Siri em português e ela finalmente chegou em 2015. Porém, ela ainda está incompleta em relação a outros países. Nos Estados Unidos, ela é capaz de informar o placar de jogos, informações sobre filmes e salas de cinema, além de conseguir reservar mesas em restaurantes. No Brasil, nossa assistente ainda não sabe fazer nada disso.

ATUALIZAÇÃO: As informações sobre esportes no Brasil foram incluídas no iOS 11.3, em março de 2018.


✅ Siri na Apple TV (desde 2016)

A nova Apple TV não demorou muito para chegar em nosso país, mas veio sem uma de suas principais funções: Siri. Lá nos EUA é possível pedir para a assistente indicar um filme com determinado ator, ou de uma categoria precisa. No Brasil, a Rede Globo já sugeriu estar trabalhando com a Apple para trazer em breve esta funcionalidade para o país.

ATUALIZAÇÃO: A Apple TV ganhou a Siri em Português em março de 2018. (link)


✅ Aplicativo TV (desde 2016)

O app TV unifica todos os serviços de vídeo on demand em um único lugar, facilitando bastante para o usuário. No Brasil ainda não temos isso, apesar de alguns códigos do iOS indicarem que em breve isso deverá chegar até nós.

ATUALIZAÇÃO: O aplicativo TV no Brasil foi finalmente adicionado no iOS 11.3, em março de 2018.


❌ Aplicativo News (desde 2016)

O app News é mais uma tentativa da Apple oferecer um serviço que reúna editores e produtores de conteúdo, com as notícias chegando mais facilmente nas mãos dos usuários. Por enquanto, o News só está disponível em alguns países de língua inglesa.

✅ Apple Pay (desde 2014)

Esta função foi outra que esperamos por muito tempo e que em breve finalmente poderemos usar no Brasil. 

ATUALIZAÇÃO: O Apple Pay começou a funcionar no Brasil no início de abril de 2018.


❌ Apple Pay Cash (desde 2017)

O Apple Pay Cash é uma forma de transferir dinheiro de pessoa para pessoa, através do iMessage. No momento, apenas poucos países possuem a funcionalidade ativa.


❌ Escrever no Apple Watch (desde 2016)

Uma das funções apresentadas no watchOS 3 foi a possibilidade de escrever com o dedo mensagens na tela do relógio, desenhando letra por letra. Mas isso está disponível apenas para usuários que usam o idioma inglês e mandarim no relógio.


✅ Apple Watch Series 3 com 4G (desde 2017)

Quando anunciou o novo Apple Watch Series 3, o ponto forte do modelo era o fato de permitir realizar e receber ligações telefônicas e se conectar na internet sem a necessidade de se ter um iPhone por perto. Infelizmente esta versão não veio para o Brasil, que ficou apenas com o modelo sem LTE. Apesar disso, a Apple já homologou na Anatel a versão com conexão, no caso de… vai que precise.

ATUALIZAÇÃO: Em junho de 2018, a Apple Brasil passou a vender o Apple Watch versão LTE, exclusivamente para clientes da Claro.

✅ Apple Watch Hermès (desde 2016)

Um dos modelos especiais do Apple Watch (além da versão Nike) é o da grife francesa Hermès, que possui, além de um visor exclusivo, pulseiras de couro feitos pela marca. Este modelo e suas pulseiras não são vendidos no Brasil, provavelmente por causa do preço. Nos Estados Unidos só as pulseiras custam quase 500 dólares cada, o que faria ser mais caro que o próprio Watch em nosso país se fossem incluídos os impostos de importação.

ATUALIZAÇÃO: O modelo Hermès ficou disponível na loja brasileira em 2018.

✅ Função ECG no Apple Watch (desde 2018)

O Apple Watch Series 4 introduziu a leitura de eletrocardiograma no relógio, mas a função necessita da autorização do órgão de saúde de cada país para poder ser liberada. No Brasil quem precisa liberar é a ANVISA.

ATUALIZAÇÃO: A Apple habilitou o ECG no Brasil com o iOS 13.6, em julho de 2020.


❌ HomePod (desde 2018)

O HomePod é o alto-falante inteligente da Apple que permite aos usuários controlar sua casa inteligente e reproduzir música, podcasts, notícias e outros tipos de conteúdo através da voz. Ele usa a tecnologia de reconhecimento de voz da Apple, Siri, para responder a perguntas e realizar tarefas, como definir lembretes, enviar mensagens e controlar outros dispositivos compatíveis com a casa inteligente.

Desde o lançamento ele não está à venda no Brasil e mesmo quem comprar em outro país não conseguirá configurá-lo para o português, o que faz perder metade da graça de conversar com a Siri (a não ser que você seja fluente em inglês e a língua não é uma barreira).


❌ Apple Card (desde 2019)

A Apple resolveu entrar no mundo financeiro de forma mais agressiva ao lançar seu próprio cartão de crédito, com novidades (na época) como o fato de não trazer número impresso no cartão, além de cashbacks em diversos tipos de compras.

Inicialmente apenas nos Estados Unidos.


❌ Recurso ‘Olhe ao Redor’ nos Mapas (desde 2019)

Um recurso dos mapas similar ao StreetView do Google, que mostra imagens fotográficas nos mapas, permitindo uma viagem virtual mais realista nos roteiros.


✅ Segurança de Comunicação para crianças (2021)

O recurso impede que crianças que estejam registrada nos iPhones dos pais possam enviar e receber imagens de nudez. O objetivo é protegê-las contra agentes mal intencionados.

ATUALIZAÇÃO: O recurso passou a funcionar no Brasil a partir do iOS 16.4, em março de 2023.


❌ Identidade digital no app Carteira (desde 2022)

Começou com alguns estados americanos adotando a versão digital compatível com o app Carteira do iOS, mas com o iOS 16 isso se expandiu também para alguns países da Europa.


❌ SOS de Emergência via Satélite (desde 2022)

O iPhone 14 introduziu um novo recurso que permite enviar mensagens de emergência via satélite em regiões que não possuem cobertura de celular e de internet. No início apenas poucos países puderam contar com este benefício.


❌ Carregamento com Energia Limpa (desde 2022)

O iOS 16.1 incluiu um recurso chamado de “Carregamento com Energia Limpa”, que é uma maneira de só recarregar o aparelho quando ele identifica que a energia está vindo de uma fonte sustentável. Este recurso necessita de suporte na rede elétrica, o que ainda não existe na maioria dos países.


✅ Proteção Avançada de Dados (desde 2022)

Proteção Avançada de Dados-2

Uma das novidades do iOS 16.2 foi o anúncio da Proteção Avançada de Dados, que reforça ainda mais a segurança de alguns serviços oferecidos pelo iPhone. Inicialmente foi disponibilizado somente nos EUA, mas a Apple já prometeu liberar para mais países no decorrer de 2023.

ATUALIZAÇÃO: A Proteção Avançada de Dados foi disponibilizada no Brasil a partir do iOS 16.3, em janeiro de 2023.

❌ Tap to Pay (desde 2022)

O recurso que transforma o iPhone em uma verdadeira maquininha de cartão, permitindo aceitar pagamentos por aproximação, inicialmente foi limitado a poucos países. Não se sabe quando (ou se) chegará ao Brasil.

Notícias sobre o Tap-to-Pay


Esta lista será atualizada conforme a Apple for implementando no Brasil ou lançando novas funcionalidades não compatíveis.

Via
Apple.com
Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo