Apple Watch

Anatel homologa no Brasil a versão com celular do Apple Watch Series 3

Como já comentamos aqui algumas vezes, a Apple não conseguiu lançar no Brasil a versão com celular do novo Apple Watch Series 3, porque nenhuma operadora nacional suporta o eSIM, o chip virtual que permite ter um clone do seu número de telefone em outro lugar que não seja o seu celular. Até mesmo o vídeo promocional teve que ser alterado mostrando a personagem principal vendo os círculos de atividade no meio do mar, ao invés de atender uma ligação telefônica.

Pois agora, após a Apple já ter lançado o aparelho no país, a Anatel revela que a empresa também enviou para homologação um modelo capaz de oferecer conexão celular, e ele acaba de ser aprovado para ser vendido no país.

O documentos apareceram no site da Anatel, como bem nos alertou nosso leitor Jonne Wilian. Além do certificado, há fotos dos dispositivos avaliados, inclusive os modelos em cerâmica e aço inox, que são exclusivos da versão celular.

O ponto vermelho na Coroa Digital caracteriza o modelo celular do Series 3

De fato, a Apple mesmo admite nesta página que os modelos A1889 (38mm) e A1891 (42mm) podem vir a ser comercializados no Brasil, em uma nota de rodapé.

O bizarro é que a versão celular ainda não está disponível no país, como já destacamos aqui. Este modelo é o mesmo vendido na Austrália, França, Alemanha, Japão, Suíça e Reino Unido. Isto significa que, se algum dia a Apple começar a vender o Series 3 com celular no Brasil, modelos comprados nos Estados Unidos não funcionarão por aqui.

Ambos, o A1889 e o A1891, são compatíveis com a banda 7, que engloba o 4G brasileiro (2600 MHz). A Anatel também homologou (por alguma razão) o modelo A1861 (42mm) que não é compatível com a banda 7. Há outros dispositivos relacionados ao relógio que também receberam certificação, mas que são apenas acessórios para serem usados nas lojas, e isso não é uma coisa inédita. Há alguns anos nós fomos o primeiro site no mundo a mostrar um suporte também publicado pela agência brasileira, exclusivo para servir de exposição nas Apple Stores.

Os acessórios levam os códigos de A1958, A1969, A1972. Não que seja uma informação relevante, mas é só para você saber que, se alguém lhe disser erroneamente que esses são “variações do Watch não lançadas em país nenhum“, não é verdade.

A pergunta que todos se fazem agora: será que a Apple pretende mesmo lançar uma versão CELULAR do seu Watch Series 3 aqui no Brasil? Se sim, seria excelente, pois essa foi a grande novidade desta nova geração, que acabou frustrando os consumidores brasileiros quando souberam que não viria para o Brasil. Além disso, teríamos no país as variações em aço inoxidável e cerâmica, para quem gosta.

Enfim, a Apple não confirma e nem desmente nada, e teremos que esperar ela resolver se manifestar a respeito disso.

Botão Voltar ao topo