Apple Watch

Anatel homologa no Brasil a versão com celular do Apple Watch Series 3

Como já comentamos aqui algumas vezes, a Apple não conseguiu lançar no Brasil a versão com celular do novo Apple Watch Series 3, porque nenhuma operadora nacional suporta o eSIM, o chip virtual que permite ter um clone do seu número de telefone em outro lugar que não seja o seu celular. Até mesmo o vídeo promocional teve que ser alterado mostrando a personagem principal vendo os círculos de atividade no meio do mar, ao invés de atender uma ligação telefônica.

Pois agora, após a Apple já ter lançado o aparelho no país, a Anatel revela que a empresa também enviou para homologação um modelo capaz de oferecer conexão celular, e ele acaba de ser aprovado para ser vendido no país.

O documentos apareceram no site da Anatel, como bem nos alertou nosso leitor Jonne Wilian. Além do certificado, há fotos dos dispositivos avaliados, inclusive os modelos em cerâmica e aço inox, que são exclusivos da versão celular.

O ponto vermelho na Coroa Digital caracteriza o modelo celular do Series 3

De fato, a Apple mesmo admite nesta página que os modelos A1889 (38mm) e A1891 (42mm) podem vir a ser comercializados no Brasil, em uma nota de rodapé.

O bizarro é que a versão celular ainda não está disponível no país, como já destacamos aqui. Este modelo é o mesmo vendido na Austrália, França, Alemanha, Japão, Suíça e Reino Unido. Isto significa que, se algum dia a Apple começar a vender o Series 3 com celular no Brasil, modelos comprados nos Estados Unidos não funcionarão por aqui.

Ambos, o A1889 e o A1891, são compatíveis com a banda 7, que engloba o 4G brasileiro (2600 MHz). A Anatel também homologou (por alguma razão) o modelo A1861 (42mm) que não é compatível com a banda 7. Há outros dispositivos relacionados ao relógio que também receberam certificação, mas que são apenas acessórios para serem usados nas lojas, e isso não é uma coisa inédita. Há alguns anos nós fomos o primeiro site no mundo a mostrar um suporte também publicado pela agência brasileira, exclusivo para servir de exposição nas Apple Stores.

Os acessórios levam os códigos de A1958, A1969, A1972. Não que seja uma informação relevante, mas é só para você saber que, se alguém lhe disser erroneamente que esses são “variações do Watch não lançadas em país nenhum“, não é verdade.

A pergunta que todos se fazem agora: será que a Apple pretende mesmo lançar uma versão CELULAR do seu Watch Series 3 aqui no Brasil? Se sim, seria excelente, pois essa foi a grande novidade desta nova geração, que acabou frustrando os consumidores brasileiros quando souberam que não viria para o Brasil. Além disso, teríamos no país as variações em aço inoxidável e cerâmica, para quem gosta.

Enfim, a Apple não confirma e nem desmente nada, e teremos que esperar ela resolver se manifestar a respeito disso.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alex iPilot

    E o aparelho (qualquer que seja) não precisa funcionar para ser homologado pela Anatel???

    • Douglas Knewitz

      Aí depende o que vc considera funcionar. Pra Apple ela pode deletar dos comerciais e páginas qualquer menção a LTE no Brasil e lançar ele apenas por ser de material diferente, então não faria diferença o modelo de LTE ser americano ou europeu. Tomara eu estar errado e ele funcionar aqui!

      • Alex iPilot

        Eu considero, não, a Anatel… Até onde sei, a homologação refere-se à conectividade LTE e a Anatel só homologa aparelhos que correntemente funcionam na rede brasileira.

        • Edley Santana 

          Na verdade, qualquer dispositivo que emita raios. Pode ser bluetooth, wi-fi ou qualquer que seja.
          A Anatel verifica se a emissão de radiação é prejudicial ao ser humano.
          Por isso, tanto faz se ele vai funcionar ou não. O que a Anatel fez foi atestar que ele não faz mal.

          • Alex iPilot

            Pois é… Mas testar sem que ele funcione??? Confesso que não sei em detalhes como os testes de homologação são feitos mas ACREDITO que um modelo encaminhado pelo fabricante deve ser testado funcional em laboratório… Pelo menos com a Anatel faz assim com homologação de rádio controlados.

          • Gustavo Silveira

            A homologação é feita para verificar a compatibilidade dos sistemas de radio propagação, nela são verificados se os conjuntos de modulação/demodulação estão de acordo com as normas aplicáveis, níveis de potencia de sinais, sensibilidade dos sistemas de recepção, eficácia na separação sinal ruído, a não transmissão de sinais fora do espectro/canais de transmissão, sistemas de codificação de sinais e controle, compatibilidade com protocolos de troca de dados… além da homologação de baterias e recarregadores, ou seja, a Anatel certifica que um produto homologado vai funcionar bem nas redes brasileiras, e será compatível com todas as demandas técnicas em seu funcionamento.
            Em suas homologações eu diria que a Anatel esta mais preocupada com a “saúde” da rede do que de seus usuários, visto que não conduz pesquisas sobre a influencia de radio-frequências em seres humanos.

  • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Por que raios a Apple resolveu homologar o A1861 ao invés do A1891 que é compatível com a Banda 7 de LTE, a mais comum?? Que bizarro.

    • O A1861 não é compatível com a banda 7.

      • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Então, essa é minha pergunta… Por que eles homologaram essa?

        • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
          • gate

            Então, até onde eu sei, a Anatel já reservou para a telefonia móvel a banda de 2.300MHz, que possivelmente será utilizada a partir do ano que vem com o desligamento do sinal Analógico em maior parte do país. Não é a mesma banda suportada por esse A1861?

            • Também não é. Até onde sei essa faixa extra seria dedicada ao futuro 5G, não?

        • Geancarlo Carraro

          Alguém sabe o motivo de homologar o A1861, tenho um e estou interessado na explicação ?

          • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Olha, provavelmente foi para dar garantia. A Apple acabou de homologar a A1891 também. Então os dois modelos estão homologados. Mas uma coisa é fato, apenas a A1891 funciona perfeitamente no Brasil.

      • Geancarlo Carraro

        Eu comprei o A1861 e tenho interesse me saber se vai funcionar no Brasil em breve visto que está descrito pela Anatel ?

      • Daniele Piazzi Nunes

        Se não é compatível com a banda 7, pq foi homologado pela Anatel? Mesmo sendo homologado pela Anatel não vai funcionar no Brasil?

    • Talvez pelo fato do eSIM não ter suporte no Brasil ela resolveu trazer o “modelo padrão” já que não vai fazer diferença nesse momento!
      Bem
      Provável que a Apple tenha conversado com a Anatel, ou pedido para as operadoras fazerem isso, tomarão um não na cara e deixaram quieto o assunto!

  • Thiago A. Klein

    O Apple Watch comprado nos EUA agora funciona no Brasil?

    • Não. Incluí agora no artigo informações sobre os países onde o mesmo modelo é comercializado.

      • Cristian

        Qual o modelo comercializado no estados unidos e qual a banda que opera?

  • Junior Fonseca

    Como ANATEL poderá homologar algo que não tenha suporte no país (no momento, é claro)?

    Cilada Bino!

    • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Alguém fez besteira. Fato.

    • Alex iPilot

      Ou está tendo suporte (talvez em fase inicial de teste) e nós ainda não sabemos… Acho mais factível do que acreditar num erro tão grosseiro.

    • Gustavo Silveira

      É justamente o oposto, é homologando o que ainda não existe por aqui que irá permitir que o que chegue, quando chegue, funcione, isso é o que garantirá que as inovações cheguem por aqui e trabalhem bem.

  • João da Silva

    Estou indo para Orlando semana que vem e volto dia 08/12 a tarde lá. Bem no dia do (provável) lançamento do AW série 3 GPS+Celular no Brasil.

    1) será que até lá teremos mais informação de qual modelo comprar para funcionar aqui no Brasil?

    2) se fosse para dar um chute em qual modelo comprar, qual seria? (Uma probabilidade)

    • 1) Nenhum comprado nos EUA será compatível.
      2) Nenhum comprado nos EUA será compatível.

      • Wardney Martins

        Achei bem direta a resposta. rsrs

        • João da Silva

          Kkkkkkk sim, bem esclarecedora…kkkk valeu

          • hecnpo

            Compre sem LTE e economize.

      • Vamos a uma pergunta boa. Ele não vai funcionar celular aqui ok mas caso alguém queira um de aço inox e o compre nos EUA agora que está homologado aqui será que ao menos terá garantia aqui, pelo que sei garantia Apple no Brasil apenas para produtos homologados correto.

        • Essa foi uma boa pergunta mesmo. kkk Eu espero que sim, pois vou comprar o de aço compatível com o LTE americano.

        • Douglas Knewitz

          Até onde eu sei a garantia de Apple é global. Agora eu não sei se eles aceitariam trocar um modelo americano cm defeito, por um modelo brasileiro funcional.

          • Alex iPilot

            Fazendo favor para um amigo eu já troquei nos EUA um iPhone brasileiro com defeito por um americano novo na Apple Store.

        • Daniele Piazzi Nunes

          A garantia da Apple é mundial amigo. A garantia funciona aqui no Brasil tbm. Mas para os modelos que tem o selo da Anatel e os modelos que vem dos eua que foram homologados. Ex.: iPhone 8 Plus modelo A1897 foi homologado pela Anatel, mas se vc comprar o mesmo modelo nos eua tbm funcionará a garantia aqui no Brasil e em qualquer lugar do mundo.

          • Para celulares já sei que basta ser o modelo homologado e não precisa ter o selo impresso e que pode-se comprar la fora. A pergunta foi com relação ao relógio se só o fato de ser homologado já garante alias se um produto novo que não tenha venda aqui mas seja homologado se terá garantia (até agora único produto que conheço homologado sem venda é o relógio com lte).

        • Acabei de necessitar o acionamento da garantia do Apple Watch Series 3 LTE da caixa de aço e o atendente do call center da Apple no Brasil me informou que aqui no Brasil a garantia não poderá ser prestada pois eles não dispõe desses produtos aqui no Brasil ou peças de reposição, uma vez que esse produto específico não é comercializado aqui. No entanto, ele fez uma ressalva, vamos torcer para que esse LTE venha para o Brasil e esse cenário mude. Até lá, apenas nos Estados Unidos, Inglaterra e alguns outros países podem oferecer a garantia dele. Obrigado por lembrar e pelos excelentes artigos iLex.

      • Danilo

        Uma duvida? Os modelos americanos (que foram homologados por aqui – A1860 e o A1861) não funcional na frequência 13 (700c MHz)? Em Brasilia essa frequência já esta operacional. Não tenho necessidade nem interesse no modelo, só o wifi já está bom para mim, mas EU arriscaria comprar o modelo.

      • Daniele Piazzi Nunes

        Mesmo sendo um modelo homologado pela mesma Anatel? O A1861? Não vai funcionar no Brasil?

        • Gustavo Silveira

          Acredito que a homologação nesse caso seja apenas metade da tarefa, e o hj o produto é compatível com nossas antenas, mas ainda não estamos ouvindo nada do lado das operadoras em tornarem compatíveis com o e-SIM, não acredito que isso seja em sí um grande problema, pelo contrário, qualquer investimento na rede é rapidamente retornado quando o assunto é Apple.

      • Gustavo Silveira

        Em um documento de suporte eles se referem ao modelo A1861 como modelo Américas, não seria esta uma afirmação muito perigosa? Afinal existem várias bandas e diferentes esquemas de modulação, e se o relógio funcionasse em 3G ele não seria compatível?

  • Rodrigo Vieira
    • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      kkkkkkkkkkk

      • Leandro Scapin

        Ola Lucas você poderia me ajudar? Estou para comprar um iwatch na apple store e trazer para o Brasil. Eu entrei em um chat com a apple e eles me recomendaram o modelo A1861?
        Este modelo vai funcionar aqui? Obrigado!
        Parabens pelo debate

        • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Então, nenhum comprado nos EUA funcionará por aqui mesmo quando a funcionalidade estiver disponível para o Brasil. Os modelos tecnicamente compatíveis são os A1889 e o A1891. O A1861 não possui o rádio capaz de se conectar com as redes LTE tupiniquins.

          Bom destacar que nenhuma operadora suporta o Apple Watch LTE, mesmo se você estiver com o modelo tecnicamente correto. :/

  • Alex iPilot

    Curiosidade de saber como é a formação desses números de modelos pomarídeos…

  • Francisco Bruno de Figueredo F

    O mais interessante do Watch 3, para mim, seria justamente poder fazer ligações sem a necessidade do IPhone por perto. Quando vi o lançamento fiquei empolgado para comprar um, mas, como a matéria disse bem, fiquei desapontado quando soube que ele não funcionaria no Brasil. Se ele funcionar na versão celular no Brasil a Apple já ganhou mais um comprador.

  • Bernardo Teixeira

    Pessoal. Não entendi. Mesmo que a Anatel tenha homologado o watch no Brasil, nenhum watch comprado nos eua funcionará aqui mesmo que a tecnologia seja implementada? É isso ?

    • Amaury Bento

      exato.

  • Wellyton Cassaro

    O series 3 tem função de compartilhar internet com “Acesso Pessoal”? Seria interessante pois poderíamos ter 2 linhas diferentes, uma no celular (do trabalho) e outra no iwatch (pessoal) e, se precisar de internet da operadora do chip no watch, usar o compartilhamento.

    • Gustavo Silveira

      Acho que precisaria também compartilhar a energia com ele, esse negócio de acesso pessoal sempre detona a bateria de meu iPhone.

  • Hermann

    Eu comprei no lançamento o AW Serie 3 GPS+Celular. Na oportunidade fiquei muito frustrado por não funcionar no Brasil o e-sim, mas ainda assim preferi comprar essa versão por ser de aço e porcelana, dando mais resistência ao watch. E estou extremamente satisfeito.

    • Gustavo Silveira

      Comprou onde?

      • Hermann

        Desculpa a demora. Comprei em Orlando, na semana do lançamento.

  • Júlio Liza

    Eu comprei um americano, aço inox, pulseira Milano e com LTE. Ainda que o cellular não esteja ativo no Brasil, a esperança é a última que morre…rs
    Mas ainda assim, pelo preço norte-americano, vale pagar alguns dólares a mais e levar o relógio mais bonito…
    Na minha opinião, os vendidos na Apple Store brasileira, são muito feios… só de alumínio e umas pulseiras que ninguém merece…
    Lógico que essa é apenas a minha opinião…( mas dá um charme especial para os “ iniciados”, notarem a marca vermelha no botão dos watches com LTE…rs rs)

  • Felipe

    Bom dia a todos, estou indo a Miami semana que vem… qual modelo compro pra funcionar no Brasil…?? alguem pode me ajudar…

  • lorenabbotelho

    Algume tem alguma novidade se irão lançar mesmo? estou indo para França em 10 dias e gostaria de saber se compro lá ou não.

    abs,

  • Joana

    Boa noite! Alguém sabe me informar se o vendido no Canadá é um desses que foi homologado para funcionar no Brasil?

    • Fábio Dias

      Comprei um no Canadá, e antes de comprar, liguei na Apple Brasil pra perguntar. Ela me disse qu não tem nenhuma informação ainda, mas consultou alguém de lá e disse que se fosse apostar num modelo para lançar aqui, seria o mesmo do Canadá.

  • Fernando Ferreira

    comprei recentemente um serie 3, porem estou reparando que no aplicativo atividade ele nao esta marcando quando fico em pé. Movimentos e exercícios os circulos vão normal, mais o ficar em pé não sai do 0%. Mais alguem com este problema ?

  • Larissa Machado

    Se eu trouxer pro Brasil um Apple Watch + celular dos Estados Unidos, ele não vai funcionar aqui, nunca?
    Ou ele só não funciona a questão da conectividade com celular?o resto funcionária normal? Ou não?

  • Márcio Brasileiro

    Prezados(as) do Blog do Iphone, alguém saberia dizer se os Apple Watch Serie 3 (GPS + Celular), irão funcionar no brasil e se sim (já que a Anatel homologou) qual seria a versão que funcionaria? isto é, a A1861?

  • Robson

    Alguma novidade sobre este assunto?

  • Robson
  • Robson

    A imagem abaixo explica o motivo dos modelos A1972, A1969 e A1958

  • Matheus Folgosi Bortoluci

    Tenho uma duvida, estou morando na Australia, pelo que entendi a versao com celular daqui é a que foi homologada pela Anatel no BR, se eu comprar aqui com o celular, e voltar para o Brasil no final do ano, e até la a Apple / Anatel comecar a venda ai do series 3 ou 4 com LTE / 4G o meu comprado aqui mesmo antes pode funcionar? Resumindo: Se eu comprar aqui, quando lancar essa tecnologia no brasil, posso conectar o meu watch e usar normal ?