iOS

[Aperitivo iOS 16] Veja uma lista de pequenas coisas que mudarão no futuro sistema

Em todo novo sistema vemos algumas funcionalidades chaves que chamam a atenção e por isso são consideradas o carro chefe da atualização. Por exemplo, este ano temos as mudanças na tela bloqueada, a possibilidade de editar mensagens no iMessage, além do recorte de fundo de imagens já feitas.

Porém, geralmente muitas pequenas coisas também mudam e acabam passando despercebidas. E já que são tão pequenas para merecer um artigo individual para cada uma elas, resolvemos juntá-las em um artigo, mostrando outros pequenos detalhes que o novo sistema trará.



Mudança no visual do Caps Lock

A tecla de maiúscula travada (quando se toca duas vezes no Shift) recebeu um sutil redesenho gráfico no iOS 16. De novo.

caps lock iOS 16


Mudança no visual dos menus contextuais

A Apple redesenhou os menus contextuais, deixando-os com um visual mais claro. Também passa a oferecer uma versão para o modo escuro, diferenciação que antes não existia.


Cadeado da tela bloqueada

O cadeado da tela bloqueada ficou menor, mais discreto na tela. A sua animação quando desbloqueia com o Face ID ou Touch ID também está diferente no novo sistema.


Renomear captura de tela

O novo sistema permite colocar nomes nos arquivos da captura de tela ainda durante o processo, diretamente no menu de compartilhamento.

renomear printscreen iOS 16


Widget de Contatos informa mensagens não lidas

Se você utiliza algum widget de contatos, agora você passará a ser sinalizado quando há mensagens de algum deles que ainda não foi lida.


Undo na edição de fotos

Ao editar uma foto e aplicar diversos efeitos nela, será possível voltar atrás e desfazer uma ou mais ações através de um botão no topo da tela. Um outro botão também permite refazer a ação.


Permissão para colar de outros apps

No iOS 14 a Apple estabeleceu limites ao acesso de aplicativos à área de transferência do sistema (onde ficam guardadas as informações do copiar/colar). Agora, quando você tem algo copiado na área de transferência e abre um outro aplicativo, ele perguntará se você permite que ele utilize essa informação.


Leitura de textos em imagens no iMessage

No iOS 16 você poderá capturar o texto de uma imagem para enviar como mensagem. Muito útil para textos longos, como parte de uma bula de remédio, por exemplo.


Envio de mensagens de voz

Para criar uma mensagem de voz, agora é preciso acessar a função na barra de apps do iMessage. O layout também ficou diferente.


Filtro de mensagens não lidas

Nos filtros do iMessage foi incluída uma categoria “Mensagens Não Lidas“, para você ter mais controle do que deixou passar.


Filtro de mensagens apagadas

Nos mesmos filtros, há também uma separação para as mensagens apagadas, que ficam 30 dias ali antes de serem eliminadas definitivamente. Se quiser, pode apagar manualmente antes desse prazo.



Histórico de acesso à privacidade

Na Central de Controle, você poderá ter acesso rápido a um pequeno histórico dos aplicativos que ultimamente utilizaram a câmera, o microfone ou os serviços de localização.


Botão de busca na tela de aplicativos

Agora tem um botão de busca na tela inicial, entre os ícones dos aplicativos e o dock, onde antes ficavam os pontinhos da paginação. Ele faz a mesma coisa que puxar a tela para baixo, o que continua acontecendo no iOS 16.

Caso você não goste, isso pode ser desabilitado nos Ajustes.


Campo de busca na parte inferior

Assim como fez com o Safari no ano passado, a Apple agora colocou o campo de busca na parte de baixo, logo acima do teclado virtual. Isso é para facilitar toques quando se usa o aparelho com apenas uma mão.


Desligar ligações no botão lateral

No iOS 16 você pode desligar uma ligação em curso tocando no botão lateral, em vez do botão virtual na tela. Isso ajuda em certos casos em que você está segurando o aparelho só com uma mão, por exemplo.

Se você não gostar disso, a opção (que vem ativada por padrão) pode ser desativada em Ajustes › Acessibilidade › Toque.


Conversor de moedas, pesos e medidas

Alguns sites internacionais apontaram que o sistema terá um conversor de moedas e medidas incorporado, permitindo que você veja a conversão apenas tocando na palavra. Porém, na versão em português a coisa não é muito mais prática do que usar um aplicativo dedicado.

Em um texto que pode ser convertido, ele fica sublinhado e basta tocá-lo para ver um menu com opções. Porém, esse texto tem que estar escrito em inglês, senão a conversão não será reconhecida e a palavra nem fica sublinhada.

Dólar e Euro ele converte normalmente (se estiver com o símbolo, não escrito por extenso).

Quanto à pesos e distâncias, o recurso só funciona para os americanos e britânicos. Se você quiser converter do sistema métrico para o imperial (centímetros para polegadas, por exemplo), ele não faz. Em nosso exemplo, ele nos informa que 21kg são 21.000 gramas. Super útil…

Vamos ver se até a versão final isso será corrigido.


Mostrar links ao passar o cursor

No iPadOS, surge uma função que já existe há tempos nos computadores. Ao usar um mouse no tablet, será possível visualizar o endereço completo de um link antes de clicá-lo, passando o cursor sobre ele.

A função não vem ativada por padrão, então é preciso ir até os ajustes do Safari para habilitá-la.

Mostrar links ao passar o cursor
Toque na imagem para ampliá-la


Essas são algumas pequenas mudanças que observamos na versão de testes do sistema, em português. Outras novidades mais importantes terão matérias dedicadas mais explicativas.

Como toda versão beta, é possível que algumas coisas mudem até o lançamento ou simplesmente nem aconteçam. Seja como for, atualizaremos você sempre que algo mudar.

A Apple não confirmou nenhuma data, mas acreditamos que a versão final chegue no seu dispositivo em setembro.

Fizemos uma seção especial do iOS 16, com artigos aprofundados de tudo que mudará nesta atualização. Confira!



iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo