iOS

Você poderá apagar os apps Relógio, Buscar e Saúde no iOS 16

Desde o iOS 10, a Apple passou a permitir que o usuário apague alguns aplicativos nativos do sistema. Por exemplo, você pode apagar o Notas, o Calendário, o Livros (iBook) e até mesmo os Mapas, entre vários outros.

No iOS 16, essa lista aumenta ainda mais com a adição dos apps Relógio, Buscar e Saúde.

Todo o aplicativo nativo apagado pode ser reinstalado a qualquer momento pela App Store. Basta você digitar o nome dele e aparecerá na lista como um app qualquer.

O princípio de permitir apagar apps nativos é dar a liberdade para o usuário liberar um pouco de espaço interno no aparelho, eliminando aplicativos que ele não usa no dia a dia. Além disso, existe a pressão que a maçã está sofrendo de tribunais do mundo inteiro contra acusações de monopólio, e essa abertura pode estar relacionada diretamente a isso.

Há apps essenciais que não podem (ainda) ser apagados. O app Ajustes do sistema, por exemplo, não tem como ser substituído por outro. O da App Store também não, porque impossibilitaria a reinstalação os apps apagados.

Mas agora a empresa resolveu permitir deletar mais três apps, que terão consequências para quem não quiser mais usá-los.

App Relógio

O aplicativo Relógio poderá ser apagado completamente do sistema. Porém, ao fazer isso o usuário fica sem funções que muita gente usa, como o cronômetro, o timer e até mesmo o despertador. E o sistema não permite até o momento usar qualquer outro app para substituir nativamente essas funções. Claro que quem não usa nada disso vai ter a liberdade de ter um app a menos no aparelho.

App Saúde

O app Saúde, ao ser apagado, levará com ele todos os dados e históricos de saúde do usuário, pois não ficarão registrados em lugar nenhum. Mesmo se reinstalar depois, os dados não voltam.

Por essa razão, o iOS 16 impede apagar o app de quem tenha um Apple Watch pareado com o iPhone, pois o smartwatch depende demais dessas funções todas.

App Buscar

O Buscar também poderá ser apagado, mas esse ato oferece menos consequências que os outros. Mesmo sendo importante principalmente em momentos de perda do aparelho, os dados ficam todos no iCloud e não se perde nada com o delete, nem mesmo o compartilhamento de localização. Basta reinstalar e tudo volta ao normal.

Vale lembrar que o Buscar nasceu como um aplicativo separado mesmo (Buscar Meu iPhone) e só depois virou nativo do sistema.


Os apps que restarão irremovíveis no iOS 16 serão: App Store, Telefone, Mensagens, Fotos, Safari, Carteira (Wallet), Ajustes e Câmera.

Botão Voltar ao topo