Segurança

Apple anuncia novo Modo de Bloqueio para proteger o iPhone de ferramentas de espionagem

A Apple anunciou nesta quarta (6) um grande reforço de segurança em seus sistemas móveis e de computador.

Em um comunicado de imprensa intitulado “Apple expande compromisso líder do setor para proteger usuários de spyware altamente direcionado“, a empresa apresentou um novo recurso de segurança tanto no iOS 16 quanto no macOS Ventura.

Com o nome de “Modo de Bloqueio” (Lockdown Mode, em inglês), o recurso visa combater ferramentas avançadas de espionagem (como o famigerado Pegasus) criadas por empresas que vendem a solução para governos e autoridades com o objetivo de espionar cidadãos.

A Apple chama isso de “spyware mercenário“.

O Modo de Bloqueio oferece um nível de segurança opcional extremo para os poucos usuários que, por causa de quem são ou do que fazem, podem ser alvos pessoais de algumas das ameaças digitais mais sofisticadas, como as do NSO Group e outras empresas privadas desenvolvendo spyware mercenário patrocinado pelo Estado.

Segundo o comunicado, o Modo de Bloqueio inicialmente inclui as seguintes proteções:

  • Mensagens: a maioria dos tipos de anexos de mensagens, exceto imagens, é bloqueada. Alguns recursos, como visualizações de links, ficam desabilitados.
  • Navegação na Web: Certas tecnologias complexas da Web, como compilação JavaScript just-in-time (JIT), são desabilitadas, a menos que o usuário exclua um site confiável do Modo de Bloqueio.
  • Serviços da Apple: os convites recebidos e solicitações de serviço, incluindo chamadas do FaceTime, são bloqueados se o usuário não tiver enviado anteriormente uma chamada ou solicitação ao iniciador.
  • Conexões por fio: as conexões com fio com um computador ou acessório são bloqueadas quando o iPhone está bloqueado.
  • Bloqueio de perfis de configuração: os perfis de configuração não podem ser instalados e o dispositivo não pode se registrar no gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) enquanto o modo de bloqueio estiver ativado.

É uma função extrema que poderá ser ativada pelo usuário caso ele sinta que está sendo vigiado.

Não é algo que a maioria de nós precisará (em teoria). É realmente para casos extremos.

O comércio global de spyware tem como alvo defensores de direitos humanos, jornalistas e dissidentes; facilita a violência, reforça o autoritarismo e apoia a repressão política.

O Modo de Bloqueio evoluirá com o tempo, incluindo ainda mais recursos de proteção.

Até porque sabemos que há aquela máxima que diz que não existe sistema impenetrável, e essas empresas que faturam milhões por ano com certeza tentarão furar todos os bloqueios da maçã. Será um eterno jogo de gato e rato, em que a Apple terá que constantemente se atualizar.

Mas é bastante louvável ver este tipo de iniciativa por parte dela, ainda mais perante o silêncio de todas as outras Big Techs a respeito disso.

Botão Voltar ao topo