iOSTutoriais

[iOS 16] Como ver no iPhone as senhas dos Wi-Fis que você já se conectou

Não sei se você já reparou ou precisou, mas até o iOS 15 o sistema não permitia você visualizar a senha do Wi-Fi que está conectado (caso não seja uma rede aberta). E se for uma que você se conectou no passado, aí nem pensar.

O curioso é que se você tiver um Mac, podia acessar essa informação no aplicativo Acesso às Chaves (Keychain Access). As das redes conectadas pelo iPhone e iPad estão todas lá, sincronizadas pelo iCloud.

No iOS, na parte de senhas nos Ajustes você não encontrava registro de conexões Wi-Fi. Era uma informação que o usuário não tinha à disposição.

O iOS 16 mudou isso, permitindo que você acesse as senhas diretamente no aparelho.

Visualizando as senhas Wi-Fi

No novo sistema, as senhas das redes que você se conectou ficam guardadas nos Ajustes, na própria seção do Wi-Fi.

Basta tocar no botão do i para ter acesso aos dados da rede.

O campo da senha estará escondido. Você precisa tocá-lo e a senha será revelada com a autenticação da biometria ou da senha do aparelho.


Visualizando redes que você já se conectou

Para ver senhas de conexões antigas, vá ao menu Wi-Fi e toque no novo botão “Editar“.

Você então verá todas as redes que você já se conectou, seja pelo iPhone, iPad ou Mac. E como elas sincronizam com o iCloud entre dispositivos, esse histórico pode ser de anos.

Aquelas que tiverem o cadeadinho são as que possuem senha. Já as sem cadeado obviamente não terão nenhuma senha registrada, pois são abertas.

Nesta parte dos ajustes você também pode apagar redes antigas que não usa mais, tocando no botão vermelho. Neste caso, elas serão apagadas também em todos os seus dispositivos.

É mais uma facilidade para o usuário.

Alguns vão reclamar, dizendo que agora todos que se conectarem no seu Wi-Fi de casa poderão descobrir sua senha. Mas é assim mesmo, os dispositivos sempre mantiveram esse registro e já há tempos existem maneiras de descobrir isso.

Agora, pelo menos, a função vai ajudar em outros casos em que ela também é útil.

Botão Voltar ao topo