iOS

Tudo o que muda no app Notas do iOS 16

O aplicativo Notas está recebendo algumas novas funções no iOS 16

Um dos aplicativos nativos mais usados pelos usuários é o Notas, que serve para fazer anotações ou, muitas vezes, guardar rapidamente informações para acessar depois.

E o iOS 16 traz algumas novidades para ele, que devem melhorar a usabilidade.

Confira nesse artigo quais são elas.

1. Notas Rápidas no iPhone

As Notas Rápidas eram um recurso exclusivo do iPadOS e do macOS Monterey, mas que agora chegam também ao iPhone.

Infelizmente não há como criar uma nota rápida com um toque no canto direito da tela do iPhone, como no iPad. Por outro lado, um novo botão na Central de Controle permite adicionar uma rapidamente.

Você pode transformar quase tudo em uma entrada instantânea no Notas, pois a função fica acessível em qualquer aplicativo através do menu de compartilhamento, que traz uma nova função “Adicionar à Nota Rápida”.

Nota Rápida iOS 16

Dica: Quando você compartilha uma nota rápida pelo Safari, ele adiciona um link. Porém, se um pedaço de texto da página estiver selecionado, ele ficará em destaque na nota rápida.

Nota Rápida iOS 16

Depois de adicionada, a nota rápida fica temporariamente em uma janela flutuante para fácil acesso, caso você queira usá-la em outro aplicativo.


2. Pastas ainda mais inteligentes

O iOS 16 reforça o sistema de pastas inteligentes inaugurado pela versão anterior do sistema operacional.

Os critérios de seleção não se limitam apenas às etiquetas: os filtros vão desde a data de criação até a presença de checklists, anexos, menções ou até mesmo compartilhamento.

Notas fixadas e notas bloqueadas também podem ser integradas automaticamente em uma pasta inteligente. E cada filtro tem seus próprios filtros.


3. Notas bloqueadas

Outra adição interessante ao aplicativo Notas no iOS 16 e iPadOS 16 é que uma nota agora pode ser bloqueada com a senha do iPhone ou iPad.

Em vez de selecionar uma senha específica para uma nota bloqueada, você pode bloquear suas notas com a senha do seu ‌iPhone‌. Assim, não precisa gerar uma nova senha (e lembrar-se dela).

Mas ainda há a opção de criar outra senha, se você preferir.

Mas lembre-se que as notas bloqueadas com a senha do aparelho só podem ser visualizadas em dispositivos executando ‌iOS 16‌, iPadOS 16 ou macOS VenturaDispositivos que executam versões mais antigas do iOS e macOS não poderão visualizar notas bloqueadas por senha.


4. Agrupamento por datas

No iOS 16 as Notas são agrupadas por categorias cronológicas, como Hoje e Ontem, para facilitar a localização de suas notas mais recentes.

Para ver o que mais o novo sistema apresenta de diferente, confira a lista com as novidades do iOS 16.

Botão Voltar ao topo