iOS 16 permitirá editar ou apagar uma mensagem no iMessage nos primeiros 15 minutos

Com o iOS 16 chega uma função que é solicitada há anos pelos usuários: a possibilidade de editar mensagens ou apagá-las no iMessage.
Mas há algumas limitações nisso, para o recurso não ser usado de forma mal-intencionada.
Confira todos os detalhes neste artigo.
Limitações
O recurso está limitado ao aplicativo nativo Mensagens e não se ampliará automaticamente a outros como Twitter ou WhatsApp (que até o momento de publicação deste artigo, não possuem esta função).
Isso vale também para mensagens SMS. Ou seja, só balões azuis podem ser editados e apagados, não os verdes ou os brancos (mensagens enviadas por outros).
Outra limitação importante: tanto a edição quanto o cancelamento de envio só podem ser feitos nos primeiros 15 minutos na mensagem. Isso porque o objetivo é consertar erros de digitação ou mensagens equivocadas, coisas que devem ser feitas logo após o envio. A função não serve para alterar conversas passadas ou eliminar provas de algo que disse.
E para terminar a lista de limitações, tudo isso só vale se seu interlocutor estiver também usando o iOS 16 ou posterior. Em versões anteriores, as mensagens não serão apagadas ou editadas no aparelho.
Editar uma mensagem no iOS 16
É bastante fácil e intuitivo editar uma mensagem enviada. Basta dar um toque longo sobre ela e um menu aparecerá com a opção “Editar“.
Toque nele e faça a edição normalmente.
Se a opção não aparecer é porque já se passaram mais de 15 minutos do envio.
Apagar envio
Também chamado de “Desfazer envio” ou “Cancelar envio“, a verdade é que a função apaga completamente a mensagem que você enviou. Ela desaparece tanto no seu aparelho quando no do seu interlocutor.
Para apagar, basta dar um toque longo na mensagem desejada e escolher “Desfazer envio“. Mais uma vez, se a opção não aparecer, é porque já se passaram mais de 15 minutos do envio.
É mais uma função muito esperada no iOS, que chegará na próxima grande atualização.
O iOS 16 ainda está em fase de testes e a versão final deverá chegar às mãos de todos somente em setembro.