Termos de Uso dos Comentários do Blog

Se você quiser usar livremente o espaço de comentários deste Blog, terá que se submeter a algumas pequenas normas de conduta, elaboradas para manter a ordem da discussão e evitar poluição do espaço com assuntos fora do contexto.

Por isso, ao comentar nos artigos deste Blog, você automaticamente aceita os termos abaixo:

  1. Muito importante: ao escrever um comentário neste blog, você ACEITA e CONCORDA que ele é um espaço organizado, cujos comentários podem ser moderados. Por isso, não há razão para se sentir ofendido por alguma moderação e tudo pode ser resolvido com uma conversa madura e inteligente. Estamos aqui para ajudar você, não o contrário. ;)
  2. É proibido resmungar. Você pode debater, discutir ideias e discordar à vontade. Mas é proibido resmungar.
  3. Não saia do tema do tópico. O espaço é disponibilizado para comentar o texto que foi publicado.
  4. Faça comentários relevantes, que adicionem à discussão. Frases sem sentido ou de baixa relevância para o contexto deverão ser evitadas e podem ser moderadas sem prévio aviso.
  5. Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas. Não faça apologia a drogas ilegais, pornografia ou qualquer outro assunto que desrespeite a Legislação Brasileira.
  6. Não faça comentários tóxicos. Não diminua outros que não concordam com você ou não veem o mundo da mesma forma que você.
  7. Seja cordial. Estar escondido atrás de um computador não dá direito a ninguém de ser diferente do que seria frente a frente.
  8. O espaço dos comentários não é lugar para fazer perguntas ou tirar dúvidas, pois o sistema de busca do Blog não funciona nele, o que dificulta a pesquisa posterior por outros usuários com a mesma dúvida.
  9. Não exija que moderadores/administradores respondam à perguntas nos comentários. Como já foi dito, não é o lugar.
  10. Não publique SPAM, visível ou mascarado. Links fora do contexto ou repetitivos poderão ser considerados como propaganda intencional.
  11. Opiniões contrárias à editoria do Blog são bem aceitas, desde que feitas com educação e coerência. Todos queremos aprender com você. :)
  12. Esteja aberto a mudar de opinião. O espaço que disponibilizamos aqui no site permite você expor sua opinião, mas também ouvir a da outra pessoa. Uma discussão sadia é formada por pessoas que se escutam e estão abertas a aprender, sem impor somente a sua própria ideia.
  13. Se você não estiver disposto a respeitar a regra 12, você provavelmente não será bem vindo aqui.
  14. Caso você não tenha entendido, damos bastante importância à regra 12 destes Termos de Uso. Então, respeite-a. ;)
  15. Não faça apologia à pirataria, pois isso fere a Legislação Brasileira. Qualquer comentário feito nesse sentido será apagado e seu autor incluído na lista permantente de moderação.
  16. Não faça campanha política ou discurso ideológico, e nem exprima sua preferência partidária, pois o espaço não é para isso. Vivemos em um país polarizado, em que discussões deste tipo não costumam nos levar a lugar nenhum, além de fugir do foco do Blog.
  17. Não faça apologia à religiões e nem exprima sua preferência religiosa. O Brasil é formado por muitos credos e todos merecem respeito, e este tema foge do assunto do Blog.
  18. Se seu comentário ficou na moderação, não considere isso uma ofensa pessoal. Há várias razões para a equipe de moderação ou o sistema automático moderar uma mensagem. Em caso de dúvida, contate a administração do Blog. Teremos o maior prazer em resolver seu problema. :)
  19. Nunca use o espaço dos comentários para questionar a moderação do Blog, pois isso desvirtua o assunto e vai contra os demais itens deste termo de uso. Caso você tenha algum questionamento e queira entender melhor a razão de alguma moderação específica, você tem um canal direto para isso para conversarmos e resolvermos problemas. Somos bem legais e dispostos a ajudar você.
  20. Não tente burlar a moderação postando links encurtados ou escrevendo palavras de maneiras diferentes. Se uma palavra é moderada, existe um motivo para isso. Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em conversar sobre isso.
  21. Lidamos com centenas (e por vezes milhares) de pessoas todos os dias e pode acontecer de não conseguirmos dar atenção imediata a todas. Mas nos esforçamos para atender o máximo que conseguimos.
  22. Mensagens direcionadas a moderadores, editores ou equipe do blog devem ser feitas por e-mail, para não desvirtuar o objetivo do espaço de comentários, que é sempre o de debater sobre o assunto do referido artigo.
  23. Não poste no seu comentário público seus dados pessoais como endereços de e-mail ou números de telefone. Sabemos que é sua responsabilidade cuidar da própria privacidade na internet, mas para preservar nossos leitores de problemas, dificultamos a postagem desse tipo de informação. ;)
  24. Não se faça passar por uma pessoa que não é. Não use nick com nomes de produtos, marcas, sites ou objetos. Não use nicks apenas com consoantes ou que a palavra seja impronunciável, pois poderemos pensar que você é mais um spammer russo/chinês (e eles são muitos).
  25. Comentários do tipo “Primeiro!” que possuam como intuito principal ser o primeiro a postar, serão excluídos e seus autores penalizados. Queremos que você poste conteúdo relevante aos outros leitores e não apenas por competição sem sentido.
  26. No caso de promoções ou sorteios de códigos promocionais, será considerado apenas uma participação por computador. Tentativas de fraude serão desclassificadas.
  27. Não escreva em LETRAS MAIÚSCULAS o texto todo.
  28. Não faça comentários repetitivos, mesmo em artigos diferentes, ou eles poderão ser considerados como flood e moderados por causa disso.
  29. Não use este espaço para flertar ou cantar outros usuários. Há sites especializados para isso, não aqui.
  30. Nunca confunda “democracia” com “escrever o que bem quiser“. Apesar da ilusória visão de que na internet tudo é permitido, há leis que nos tornam juridicamente responsáveis por tudo o que é publicado neste endereço de internet. Por isso, os comentários serão SEMPRE moderados. Isto nos dá um enorme trabalho, mas é necessário para manter um site agradável para nossos leitores, livre de spammers, trolls e haters.
  31. Você tem o direito de nos pedir, a qualquer momento, para que sejam retirados comentários de outros que agridam diretamente a sua pessoa, através deste link.
  32. Este é um site dedicado aos usuários de dispositivos que rodam o sistema iOS (iPhone, iPod touch e iPad). Caso você pretenda publicar uma opinião enfática contrária aos dispositivos da maçã, ou fazer apologia a outras marcas, tenha consciência que seu comentário poderá ser moderado e até mesmo apagado. Não é questão de ditadura ou parcialidade, mas é que este decididamente não é o lugar para esse tipo de discussão. Somos constantemente atacados por haters que odeiam a Apple e visitam blogs somente para falarem mal dela.

Tenha consciência de que, no momento que você escreve um comentário que desrespeite qualquer um dos termos acima, ele poderá ser apagado, sem nenhum aviso prévio ou futuro, e o autor poderá ser banido do site.

Nada disso é “chatice”. Muitos reclamam da moderação, mas não respeitam as regras. Porém, não existe democracia sem normas coletivas, nem direitos sem deveres. Tenha isso em mente quando comentar.

A intenção destes termos é a de manter um ambiente agradável, sociável e organizado aos nossos leitores. Afinal, é para eles que trabalhamos todos os dias para oferecer a melhor informação. :)


Para reclamações, discordância ou sugestões, utilize nosso formulário de contato.

2008 © Blog do iPhone  —  Última atualização: 28 de julho de 2020

Botão Voltar ao topo