iOS

iOS 16 traz boas novidades para a tela bloqueada do iPhone

A tela bloqueada do iPhone talvez seja a parte do sistema que menos mudou nesses 15 anos de existência do aparelho.

Se formos pensar (e se minha memória não estiver falhando), a última grande mudança que teve nela foi no iOS 5, com as Notificações. Isso faz muito tempo.

Enquanto isso, todo mundo pedia: Põe widgets na tela bloqueada! Põe widgets na tela bloqueada! E nada da Apple dar essa alegria aos usuários.

Agora, finalmente, isso irá mudar com a chegada do iOS 16. No novo sistema, a empresa permitirá que o usuário personalize bastante o visual da tela, trazendo diversas informações sem ser preciso desbloquear o aparelho.

É possível que os engenheiros da empresa tenham se perguntado: como faremos para incluir os widgets na tela de bloqueio sem ficar parecido com o sistema Android?

As mudanças parecem ter sido bastante inspiradas no Apple Watch. De fato, ao mexer na parte do fundo de tela, parece que estamos escolhendo várias opções de mostradores do relógio.

E a ideia é essa mesma: o usuário pode deixar visuais pré-configurados, para trocar facilmente quando quiser.

E para trocar de imagem de fundo, nada mais prático do que dar um toque longo na própria tela de início para ter a opção de escolher entre uma tela pré-configurada, ou então criar a sua própria.

YouTube video

O efeito de profundidade é o que mais chamou a atenção na apresentação da WWDC. O sistema recorta a pessoa ou objeto que estiver em primeiro plano e coloca a hora escondida por trás.

O interessante é que não precisa ser uma foto com características especiais, como aquelas feitas em Modo Retrato. O próprio sistema reconhece o objeto (com Inteligência Artificial) e recorta o fundo para aplicar na imagem.

Ainda é possível trocar a letra da hora entre 6 opções disponíveis. Ah, e você pode trocar a cor delas também.

E o usuário ainda tem 3 tipos de efeito de cor que poderá aplicar: Estúdio, Preto & Branco e Fundo Colorido.

Toque na imagem para ampliá-la

Widgets

Os widgets que podem ser colocados são bastante discretos. Eles seguem a linha gráfica das Complicações do Apple Watch, que mostram a informação de forma mais discreta, em uma área limitada abaixo da hora.

Não são apenas widgets dos apps nativos do sistema, mas desenvolvedores também poderão oferecer suas próprias opções, como acontece no watchOS.

Repare que quando se coloca widgets, o efeito de profundidade da foto é desligado, para uma melhor visualização das informações.


O iOS 16 está em fase de testes e deve chegar às mãos do público em geral somente em setembro. Enquanto isso, você confere todos os detalhes que virão aqui no Blog do iPhone.

YouTube video

Botão Voltar ao topo