iOS

iOS 16 permitirá ativar o toque tátil no teclado virtual

Os teclados virtuais são bastante práticos, porque eles aparecem na tela quando precisamos deles e depois desaparecem, liberando espaço para outras coisas.

Mas os mais saudosos dos antigos teclados físicos nos celulares estranham o fato de “não se sentir nada” quando se toca na tecla.

Dispositivos Android há tempos oferecem um feedback tátil, ou seja, toda vez que se toca em uma tecla virtual, o dedo sente uma pequena vibração na tela, como se fosse uma tecla física.

Com o iOS 16, esse bizarro recurso chega também ao iPhone.



Alguns aplicativos de teclados já ofereciam isso no iOS, como é o exemplo do Google Gboard. Mas agora isso será um recurso incorporado no sistema.

Com o toque tátil, toda vez que você tocar em uma tecla do teclado virtual sentirá uma vibração na tela.

Mas o recurso não vem ativado por padrão.


Como ativar o feedback tátil no iPhone

Para ativar o feedback tátil no teclado nativo do iPhone, siga os passos:

  1. Abra os Ajustes do sistema e toque no menu “Som e Tato”.
  2. Abra o menu “Retorno do teclado”.
  3. Ative a opção “Tato”.
Como ativar o feedback tátil no iPhone
Toque na imagem para ampliá-la


Para quem é o recurso

Os usuários de iPhone viveram por anos sem esta funcionalidade e aqui no BDI nunca ouvimos sequer uma reclamação sobre isso. Então, não será algo que deva fazer diferença para eles.

Já usuários que estão vindo do Android e estão começando no iOS talvez sintam falta do feedback tátil e queiram ativar isso também no novo iPhone. Provavelmente estes serão os maiores beneficiados.

Vale lembrar que qualquer recurso ativado, principalmente relativos à vibração do aparelho, representa um consumo maior da bateria, principalmente para quem digita bastante durante o dia.




iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo