iOS

Como o iOS 16 irá mostrar informações em tempo real na tela bloqueada do iPhone

Uma das novidades do iOS 16 são as Live Activities (atividades ao vivo) que são uma maneira de colocar informações dinâmicas em tempo real na tela bloqueada do iPhone.

São quase como widgets temporários que aparecem na parte de baixo da tela, dando destaque à informação. E todos os desenvolvedores poderão usar este recurso em seus aplicativos.

Os exemplos mais notórios dados pela própria Apple foram informações sobre a que distância está o carro que você acabou de chamar pelo Uber, ou então placares de partidas esportivas em tempo real.

Entenda melhor como será esta funcionalidade e como você poderá tirar proveito dela quando ficar disponível.


Anúncios


Widgets na tela bloqueada

Uma das grandes novidades do iOS 16 são os widgets na tela bloqueada do iPhone, fortemente inspirados nas complicações do Apple Watch para exibir informações com mais facilidade, como eventos do calendário, nível da bateria, previsões do tempo, alarmes, fuso horário, status dos círculos de Atividade e outras coisas mais.

As Live Activities não são isso

Mas isso ainda não são as Live Activities, que terão um destaque bem maior na tela, como se fossem os widgets normais que já conhecemos no iOS.

 Google News

O que são as Live Activities do iOS 16

A Apple define esta funcionalidade da seguinte maneira:

Fique por dentro do que está acontecendo em tempo real pela Tela Bloqueada. Você pode conferir o placar de um jogo ou acompanhar a entrega do restaurante sem desbloquear seu aparelho.

Ou seja, você não precisará mais desbloquear a tela e abrir o aplicativo para ver quanto está o jogo do seu time, ou quanto tempo o entregador de pizza levará para chegar na sua casa.

Tudo é mostrado em tempo real na sua tela.

Live Activities iOS
Todas as informações de um evento sem precisar desbloquear a tela

As Live Activities são widgets?

Não exatamente. Elas possuem um mecanismo diferente em relação aos widgets da tela de início.

As atualizações delas são por meio de notificações push remotas ou do próprio aplicativo. Isso garante que a atualização das informações seja em tempo real, coisa que não acontece nos widgets.


Quais aplicativos iOS serão compatíveis com as Live Activities?

Para um aplicativo oferecer o recurso, ele terá que adotar o framework ActiveKit disponibilizado pela Apple. Será a decisão de cada um adotar ou não.

Nos países que têm acesso ao Apple News, os usuários poderão sinalizar suas equipes favoritas para receberem os resultados dos jogos na tela bloqueada quando houver partidas. No momento, apenas EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália terão isso.

O Brasil até terá acesso aos jogos da MLB (Liga de Beisebol americana) através das Live Activities. Mas convenhamos, não é um esporte tão popular em nossas terras…

Apesar disso, nada impede que aplicativos independentes ofereçam resultados para times e esportes de outras regiões do mundo.

Então dependerá de cada aplicativo oferecer o recurso que será disponibilizado no iOS 16.

A própria Apple já liberou no iOS dois exemplos de Live Activities: no aplicativo Música e quando algum Timer está ligado no aparelho.

O app Música sempre teve controles na tela bloqueada, mas agora eles mudaram de posição, ocupando o lugar das Live Activities

Quais dispositivos serão compatíveis?

Em princípio, as Live Activities funcionarão apenas em iPhones, sem limitação de geração.

Live Activities iOS


Quando as Live Activities estarão disponíveis?

A Apple diz que o recurso não estará pronto na data de lançamento do iOS 16. Ou seja, ele virá em uma futura atualização até o final de 2022.

Não é a primeira vez que ela faz isso, e geralmente significa que ela quer fazer todos os testes antes de disponibilizar para o usuário final.


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo