Análise

Esqueça o WebP e o JPG: o futuro das imagens na web será o AVIF

Se você usa o Safari no Mac ou no iOS, já deve ter se deparado com alguns sites cujas imagens não carregam.

Geralmente isso acontece quando o site é (mal) configurado para apresentar apenas imagens WebP, um padrão que permite uma economia de tamanho de 30% em relação ao tradicional JPEG, mas que é incompatível com sistemas da maçã.

Muitos se perguntam por que a Apple não adota logo o WebP.

Birra? Prepotência? Ou talvez queira adotar um formato proprietário como ela adora fazer?

Nada disso. Ela, junto com outras gigantes da tecnologia, estão desenvolvendo um formato open source que promete ser a referência na internet nos próximos anos.

É o padrão AVIF, que começará a fazer parte do iOS 16 e macOS Ventura.


O que é o formato AVIF?

O AV1 Image File Format, mais conhecido como AVIF, é um novo formato de imagem supercomprimida que permite uma grande redução do tamanho da imagem sem perda de qualidade em relação ao formato JPG ou WebP.

Esse novo formato foi desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia) a partir de um codec de vídeo.

Nele, as imagens são compactadas com algoritmos AV1 e armazenadas em formato contêiner HEIF, e é esse aspecto que permite os melhores resultados com relação a qualidade da imagem.

A AOMedia é formada por gigantes da tecnologia como Apple, Amazon, Google, Intel, Samsung, Microsoft, Mozilla, Facebook, entre outras.

Com isso, o AVIF é um padrão aberto, não necessitando pagar royalties a ninguém, o que contribui e muito para uma adoção em massa.

Para se ter uma ideia, o formato AVIF pode proporcionar imagens até 50% menores que o formato JPG e 20% menores que o formato WebP.


AVIF no iOS 16

A Apple já passará a adotar o novo formato em seus novos sistemas no segundo semestre de 2022.

Tanto o iOS 16 quanto o iPadOS 16 e o macOS Ventura trarão suporte ao formato de imagem, tanto no Safari quanto no app Fotos e no Arquivos, de forma nativa.

O AVIF já está presente nas versões mais recentes do Chrome e do Firefox.

Botão Voltar ao topo