Apple WatchDicasTutoriais

[hack] Como ativar o ECG do Apple Watch no Brasil de forma não-oficial

Sem dúvida, uma das funções mais desejadas do Apple Watch é a medição do Eletrocardiograma (ECG) direto no pulso. Ela foi introduzida do modelo Series 4 e, junto com com o monitoramento de ritmo irregular, ajuda bastante os usuários em casos de anomalias cardíacas.

Porém, por ser diretamente ligada à saúde, a função precisa obrigatoriamente ser autorizada pelos órgãos reguladores de cada país. Sem esta autorização, a Apple estaria irregular, e por isso o ECG é desativado em algumas regiões.

No Brasil, quem homologa este tipo de função é a ANVISA, e enquanto ela não autorizar, a Apple não poderá liberar o eletrocardiograma em nosso país.

Quem compra o relógio em outro país autorizado consegue ativar o ECG lá e usá-lo normalmente quando volta de viagem, conforme já explicamos aqui. Mas quem compra o aparelho aqui não consegue ativar a função estando no Brasil.

Recentemente, foi divulgado uma gambiarra (hack) para conseguir ativar o ECG mesmo não estando em outro país, e qualquer um pode fazer, desde que possua um modelo homologado por outro órgão regulador.





Primeiro de tudo, é importante deixar bem claro: se você comprou o modelo no Brasil ou em outro país na mesma situação, não conseguirá ativar o ECG com este hack. Ele serve apenas para modelos comprados em países que já homologaram a função (veja a lista oficial aqui).

Caso você tenha comprado o relógio nos Estados Unidos, Europa ou outro país autorizado, então poderá ativar o ECG mesmo estando no Brasil, de forma não oficial, com o hack ensinado neste artigo.

Você vai precisar de um computador com iTunes, um programa especial e um arquivo específico.

Como funciona o hack

Para não precisar fazer nenhum jailbreak no iPhone, o método utilizado faz a alteração do backup do aparelho, mudando alguns códigos internos para deixar ativada a função de ECG.

É um método engenhoso, mas obriga o usuário a fazer o backup e depois restaurar o iPhone, o que leva certo tempo. Leve isso em consideração antes de iniciar o processo.

Outro ponto importante: no final do processo, você terá restaurado o seu iPhone para a última versão disponível do iOS. Se você ainda estiver em uma versão anterior e quiser permanecer nela, não poderá realizar este hack.


1. Preparando o material

Para realizar o hack, você terá que criar um novo backup do seu iPhone no computador, usando o iTunes.

tutoriais na web que ensinam como fazer tudo usando o programa iMazing, mas para restaurar o backup adulterado por ele, é preciso pagar a licença (que atualmente custa US$ 44,99 – cerca de R$ 190). Por isso, o Blog do iPhone foi atrás de uma solução alternativa, que permita que nossos leitores ativem seus relógios sem precisar pagar nada. 😉

É importante você ter consciência de que mexer em arquivos de backup é algo que traz riscos. Por isso, guarde também um outro backup diferente, em outro lugar, caso a manipulação que você for fazer aqui não dê certo.

Você vai precisar dos seguintes “ingredientes”:

Prepare tudo isso e deixe pronto para ser usado, pois só então passaremos para a próxima etapa.


2. Fazendo o backup

A primeira coisa que você fará será o backup do iPhone, para ser alterado mais adiante. Usaremos o nosso velho e conhecido iTunes para fazer e restaurar o backup no aparelho, e isso já nos economizará alguns bons trocados.

Você precisa antes de duas coisas:

  • desemparelhar o Apple Watch do iPhone
  • ajustar a criptografia no backup

O backup que formos fazer não pode conter as informações atuais do seu Apple Watch com o ECG desativado. Por isso mesmo, antes de fazer o backup precisamos desemparelhá-lo.

Portanto, abra o app Watch no iPhone e desemparelhe completamente o relógio.

E quanto à criptografia, ela é necessária, pois só backups assim guardam os dados de saúde. E são eles que contêm a informação sobre o ECG.

Pois bem, vamos aos passos:

 PASSO 1:  Após ter desemparelhado o Apple Watch, conecte o iPhone ao computador pelo cabo USB. Abra o iTunes e lembre-se de marcar a opção “Criptografar backup local“. Crie uma senha e nunca, nunca se esqueça dela.

 PASSO 2:  Feito isso, crie o backup do aparelho clicando no botão “Fazer Backup Agora“. Aguarde todo o processo finalizar.

Pronto, nosso backup está feito. Agora teremos que alterá-lo para depois devolvê-lo ao iPhone.





3. Modificando o backup

Como dito acima, precisaremos alterar algumas linhas de código no backup, para que o sistema pense que o ECG já está ativado. E faremos isso usando o programa iPhone Backup Extrator e aquele outro arquivo .PLIST que você baixou e descompactou.

Siga os passos seguintes:

 PASSO 3:  Abra o programa iPhone Backup Extrator e procure pelo backup que você fez no iTunes.

 PASSO 4:  Ao selecionar o backup, será pedido uma senha. É aquela que você criou no Passo 1. Digite-a.

 PASSO 5:  Quando você ver diversos ícones na tela, clique na aba “Expert Mode“.

 PASSO 6:  Depois de uma breve (ou longa) espera, você verá uma lista de pastas. Você está na estrutura interna do seu backup e é em uma dessas que colocaremos o arquivo que você baixou.

 PASSO 7:  Navegue pelas pastas até chegar em Home/Library/Preferences. Em alguns casos a primeira pasta pode se chamar HomeDomain/.

Procure pelo arquivo com.apple.private.health.heart-rhythm.plist e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Apague-o selecionando a opção “Delete File“.

 PASSO 8:  Com isso feito, agora você vai clicar com o botão direito em cima da mesma pasta Preferences e escolher a opção “Add File“. Adicione aquele arquivo .plist que você baixou e descompactou.

A versão gratuita do programa permite fazer isso apenas 4 vezes.

Pronto, a terceira parte já está concluida.
O seu backup está modificado e agora precisamos instalá-lo de volta para o iPhone.





4. Restaurando o iPhone

Volte para o iTunes. É nele que finalizaremos o procedimento.

 PASSO 9:  Você terá que restaurar todo o seu iPhone. Do zero. Então conecte seu iPhone no computador com o cabo USB e clique no botão “Restaurar iPhone“. Aguarde todo o processo se finalizar (pode demorar um pouco).

 PASSO 10:  Com o novo sistema instalado, escolha a opção de recuperar o seu backup alterado, ou clique no botão “Restaurar Backup“.

 PASSO 11:  Depois da restauração completa, emparelhe novamente o Apple Watch ao iPhone, tomando o cuidado de escolher a opção “Configurar Como Novo Apple Watch“. Se você não fizer isso e restaurar um backup antigo do Watch, tudo o que fizemos até agora se perderá.

Pronto! Agora você já deve conseguir ativar o app ECG como explicado neste outro artigo.


Perguntas frequentes

Se atualizar o iOS, perde a função ECG?
Não perde. Só se você fizer uma restauração limpa (restaurar e não aproveitar nenhum backup antigo). Basta a partir deste momento continuar fazendo os backups normais e reaproveitar o mais recente sempre que mudar de sistema. Dá até para passar o backup para um outro iPhone, que continuará funcionando o ECG.

Se eu desemparelhar o Watch, e depois voltar a emparelhá-lo, eu perco o ECG?
Não perde, desde que não restaure o iPhone sem usar o backup.

Eu preciso sempre manter o arquivo deste backup modificado para manter o ECG ativo?
Não. Uma vez alterado, você poderá fazer outros backups em cima dele, que a funcionalidade de ECG passará de um backup para outro.

Depois que eu ativei o ECG pelo meu iPhone, posso emparelhar o Watch com o iPhone de outra pessoa e o ECG vai funcionar?
Não vai funcionar.
Isso porque a ativação do ECG está no iPhone e não no relógio. Então é preciso ativar a função no outro iPhone, através do processo descrito neste artigo.

Meu Watch foi comprado nos EUA, mas meu iPhone é do Brasil. Tem problema?
Não, o hack funciona igual. O importante é que o relógio seja originário de um dos países homologados.


Nós testamos o método e funcionou. Porém, a qualquer momento a Apple pode mudar alguma coisa no sistema que faça este procedimento não funcionar mais. Portanto, lembre-se de ter guardado um outro backup para você não perder seus dados caso este hack não funcione.

Lembrando que só funciona em modelos originalmente comprados em países que homologaram o ECG (ou seja, no modelo brasileiro não funciona).

Compartilhe conosco sua experiência nos comentários, para outros usuários serem ajudados. 😉

Fonte
Redmond PiePesquisa própria Blog do iPhoneGithub
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Henrique Kraide

    Farei isso hoje a tarde. Vamos ver….

    • Henrique Kraide

      Não consigo nem instalar o iTunes no Mac catalina 10.15 🤔

      • No macOS Catalina o processo de backup e restauração do iPhone é diferente, porque não tem mais o iTunes. Basta fazer o mesmo procedimento de backup, usando o hack do artigo.

  • Evertonhxc

    Isso que é tutorial. Parabéns

  • Rodrigo Silva

    Fica dando que o Backup esta corrompido :# pqp

    • Eduardo Vieira

      voce tem que limpar o aparelho antes de restaurar…

    • Artur

      Conseguiu?

      • Rodrigo Silva

        Não, mesmo limpando não deu ;x

    • Ricardo Barata

      Conseguiu?

      • Rodrigo Silva

        Não 😏

        • Pizzolo

          Faz o backup pelo aplicativo.

    • Rodolpho Mestre Lemos

      Aqui também deu isso. Fiz a restauração do iphone e na hora de restaurar o backup, ele diz que está corrompido. No meu backup não tinha o arquivo que eu deveria apagar. Mas mesmo assim, adicionei o arquivo do artigo.

      • Artur

        No meu também não tinha o arquivo, eu adicionei e consegui restaurar o backup, porém, mesmo assim não funcionou ):

    • Roger Hartog

      igual ao meu…. tempo perdido

  • Thiago Ramineli

    alguém fez, deu certo?

    • Eduardo Vieira

      eu fiz usando o imazing… usando esse outro app não…

      • Rodrigo Silva

        Não deu msm c o imazing

  • Christiano Norremose

    Esse hack habilita também a função de ritmo irregular?

  • Eduardo Vieira

    eu fiz isso usando o imazing… deu tudo 100% certo…

    • Mônica Jullia

      Posso fazer que não corre risco de perder meu Backup!

  • Comprei meu Apple Watch 5 de um importador aqui no Brasil, modelo americano, e consegui habilitar o ECG sem precisar de tudo isso, apenas mudei a região do meu Apple Watch para Estados Unidos e pronto, ele apareceu ali. Inclusive ano passado fiz a mesma coisa com o meu S4 e deu tudo certo.

    • Qual a versão do iOS que o seu iPhone está?

      • estou na 13.3, uso perfil beta de desenvolvedor. Não sei se pode ter alguma relação. no Watch eu também uso o perfil beta de dev.

  • É muito trabalho pra fazer uma coisa que vai usar uma ou duas vezes, só pra mostrar aos amigos e depois vai esquecer que existe.

    Ainda bem que o meu nunca deixou de funcionar, mesmo quando a Apple disse que iria, não sei porque… rs

    • Carlos Frederico

      Err…. mas a intenção é justamente essa: ele nunca te avisar de algo. Se ele te avisar, “meus parabéns”: você precisa passar num cardiologista.

      Quero muito logo no Brasil. Ter um dispositivo que fica monitorando você o tempo todo é uma das melhores formas de aferir se você tem algum problema de saúde.

      • Errr… acho que você está confundindo o monitor de batimentos cardíacos com o ECG.

        O monitor de batimentos cardíacos monitora o tempo todo, o ECG você tem que abrir o App, colocar o dedo um minuto na digital crown e ficar esperando ele concluir o teste. É completamente diferente.

        E acho que você não entendeu também o que eu quis dizer. Quando você conseguir colocar seu ECG pra funcionar, você vai ver que é sim uma coisa legal que o relógio faz, mas que no seu dia a dia não tem utilidade.

        • Carlos Frederico

          Na verdade eu me expressei bem mal e você também não entendeu kkkkk… faz parte!

          Vamos lá: eu me referi justamente à função ritmo irregular que só é ativada com o ECG. E essa função é automática, te monitora de tempo em tempo. Sem essas duas funções, o Apple Watch fica limitado aos cenários simples do tipo “está sentado e com o BPM muito alto”, acredito eu…!

  • Andre Gobatto

    Uma dúvida. Comprei o meu relógio em um país onde o ECG é homologado agora, mas na época em que comprei não era. O hack vai funcionar?

  • Andre Gobatto

    Uma dúvida. Comprei o meu relógio em um país onde o ECG é homologado agora, mas na época em que comprei não era. O hack vai funcionar?

  • Iuri Ribeiro Silva

    Comprei o meu fora, usei aqui no Brasil várias vezes antes do bloqueio, hoje fui testar, deu para fazer o ECG tranquilo.

  • Pedro

    Alguma chance desse programa ficar com uma cópia do meu backup a ainda por cima ter a minha senha? Alguém sabe se é um programa confiável?

    • frederico

      Melhor pergunta! Parabéns ao blog pelo tutorial.

  • Gilmar Rocha

    O meu nao tem o arquivo! com.apple.private.health.heart-rhythm.plist

    • Então é só adicionar o arquivo baixado. 😉

  • Fabrício

    Desculpem a ignorância…. se eu tiver uma linha / chip americano não ativa, correto? O lance é estar na região da operadora mesmo? Só por desencargo de consciencia

  • Ricardo Barata

    dando backup corrompido! Ossooo!!!
    Alguem tem uma solução??

  • Endogin

    Depois de iPhone restaurado, tenho q autorizar os apps de internet banking novamente ou não interfere?

    • Artur

      O meu não precisou autorizar o Bradesco, só restaurei o backup e estava tudo certo (:

  • Lucas Modonesi

    deu corrompido me ferrei

    • Luís Oliveira

      O meu também deu corrompido. Fiz tudo como manda o tutorial, duas vezes, e nada.

  • Roosevelt Ferreira Junior

    Tentei também e deu corrompido.

  • Marcelo Gil Rodrigues

    Comprei um Apple Watch 4 no meio do ano nos EUA, habilitei no meu antigo iPhone 7, la mesmo, semana passada comprei um iPhone 11 PRO aqui no Brasil, usei a ferramenta de migração de aparelho e depois emparelhei com o Apple Watch nele, ta tudo funcionando perfeito o ECG.

  • Adriano Pereira

    deu arquivo corrompido

    • Adriano Pereira

      realizei o procedimento 2 vezes em duas maquinas diferentes.
      fico na duvida se este arquivo disponibilizado pare inseri no becup não teria q ser especifico para a versão do ios e do modelo do iphone?

  • Everson

    Toda essa novela pra fazer exame de ECG? Kkkk

  • Richard Rodrigo Lima

    Alguem conseguiu usando a versao mais nova do ios?

  • ANDRE

    Nao encontrei este arquivo, o meu e Series 5 EUA e Iphone 11 Pro.

  • ANDRE

    Nao encontro o arquivo “com.apple.private.health.heart-rhythm.plist” e quando eu jogo o novo ele ele diz que ja existe. Alguém para me ajudar??

  • Tiago Martins

    Me lembra o processo de habilitar a porcentagem da bateria nos antigos iPod Touch haha

  • Jefferson César Luccas

    Olá!! Ficou faltando ai na explicação toda, como vou saber se meu Apple Watch é de qual país? no meu caso comprei usado um S4. Como posso saber isso? é pelo modelo ou numero de série? alguém tem alguma relação dos que podem ser habilitados?

    • Adriano Moura

      Vai no aplicativo do Watch em geral -> sobre -> no campo modelo observe as letras que antecedem a letra A (geralmente duas letras), representam o país onde foi vendido… O americano por exemplo é LL… Pra outros países não sei te informar essas letras.

      Quanto ao procedimento, duas tentativas feitas e mal sucedidas :/

  • Wesley Calsavara

    Tenho ativo no meu já faz um tempão e usei isso umas 2 vezes só kkk

  • Wesley Calsavara

    Tenho ativo no meu já faz um tempão e usei isso umas 2 vezes só kkk

  • Rogerio Monteiro

    Dúvida, Meu Watch é brasileiro e conforme foi dito não funcionará, aí eu pergunto, se eu fizer o hack e usar um Watch(Do meu irmão) que seja americano e está ativado no dele, desemparelhados do iPhone dele e emparelhando no meu com o hack vai funcionar ?
    E quando eu desemparelhar e voltar a emparelhar o meu Watch nacional vai estar habilitado, desabilitara como ficaria ?

  • Fabiana de Oliveira

    Não funciona na versão 13.x.x do iOs, tentei fazer e dá backup corrompido! Como meu backup não tinha o arquivo eu inseri ele e não consegui restaurar no iPhone de jeito nenhum! Por sorte: eu retirei o arquivo e pedi para reinstalar o backup e funcionou. Então fica a dica: quem tiver o arquivo faça backup dele antes de deletar e quem não tinha e colocou e teve problema de backup corrompido retira que o backup volta ao normal pro iPhone. Pergunta de ouro: tem arquivo atualizado para iOs 13? Pq fica a impressão que esse arquivo só funciona numa versão específica do telefone.

    Obs.: Podiam atualizar o artigo informando isso….

  • Rogerio Monteiro

    uma duvida:
    eu tenho o modelo nacional, conforme a matéria diz que no modelo nacional não funciona, mas digamos que eu faça assim mesmo, e no lugar de emparelhar o meu nacional eu viesse a emparelhar o do meu irmão(modelo americano) e viesse a funcionar. E em seguida desemparelhar o dele e emparelhasse o meu nacional, será que funcionaria ?

  • Cassio Hoffmann

    Ola Pessoal, meu Apple Watch 5 é Americano e meu Iphone é brasileiro na última versão, 13.2.3. Alguém nessa situação que conseguiu fazer funcionar ou sabe se da certo? pois não estou conseguindo.
    Comprei o Apple Watch e liguei aqui no Brasil.

  • Fagner Monteiro

    Deu corrompido aqui também. 🙁 talvez se atualizarem o arquivo a ser inserido resolva o problema.

  • Ronaldo Martins

    realizei o processo 2 vezes, sem sucesso. tenho S5 e 11PRO ambos comprados nos USA, esperando atualizarem o artigo com o processo correto.

  • Luiz Roberto Bueno

    Meu Apple Watch série 4 e o A1978 Consigo fazer nele?

    • Richard Rodrigo Lima

      Sim, mesmo que o meu relogio.

  • Rodrigo Fabio Primo Pinto

    Nao funcionou com o método informado pelo BDI. Applewatch series 4 WatchOS 6.1 e IOS 13.2.3. Porem com o imazing funcionou!!!!

    • Richard Rodrigo Lima

      conseguiu com o imazing? Teve que comprar a licenca?

      • Luiz Roberto Bueno

        Você conseguiu fazer no seu?

      • Rodrigo Fabio Primo Pinto

        Sim, só com o imazing. funcionou 100%!!! Só da trabalho Pacas!!!!

        Precisa de licença. #mas….

      • Rodrigo Fabio Primo Pinto

        Sim, só com o imazing. funcionou 100%!!! Só da trabalho Pacas!!!!

        Precisa de licença. #mas….

        • Richard Rodrigo Lima

          Achei bem simples nem precisei apagar meu iphone, apenas restaurei sem apagar na operdi nada e habilitou o ECG.

      • Rodrigo Fabio Primo Pinto

        Sim precisa se licença

    • Richard Rodrigo Lima

      Obrigado pela dica anterior, funcionou perfeitamente.

    • Jonatas Pereira

      Podes me dar uma dica? Tem tutorial usando o iMazing??

  • Alisson Rocha

    iLex, deu ruim, não funcionou… detalhe: no meu backup não tinha o arquivo com.apple.private.health.heart-rhythm.plist. Mesmo assim, eu adicionei o que foi baixado pelo link. Será que foi isto?

  • Ester Macedo

    mesma coisa que os demais…backup corrompido 🙁

  • Marco Georg

    Nossa bacana da parte de vcs, poderiam ao menos dar um retorno, fiz e deu corrompido, vejo varios aqui com mesmo problema e nada de se manifestarem, ao menos tirem do ar para que outros não passem por este problema

  • Danilo Gonçalves

    fiz o procedimento e informa que não esta disponível para a região

    • Richard Rodrigo Lima

      Entao o arquivo não foi salvo no seu backup, nesse tutorial acima sempre da corrompido. Tem q usar o imazing..

      • Jonatas Pereira

        Opa, olha só, vc conseguiu fazer? Podes me ajudar ???

  • Rafael Curvello

    Nunca pareei nenhum relógio no meu iphone. meu Watch está vindo dos EUA e achei melhor já preparar ele. Só que não havia nenhum arquivo “com.apple.private.health.heart-rhythm.plist” dentro do meu backup criptografado. Mas do mesmo jeito, inclui ele no backup. Será que é pq nunca pareei relogio nenhum?

  • Max Bauer Marcelino

    Apenas para ajudar os amigos que não conseguiram…
    Tentei várias vezes com o método ensinado aqui no site, porém não deu certo, sempre dá que o arquivo está corrompido. Tive que restaurar um backup que tinha no iCloud de novembro e acabei perdendo um monte de msgs importantes do WhatsApp, mas teimoso como sou, tentei utilizando o iMazing e funcionou de primeira!
    Quem tiver o iMazing pode fazer sem medo, se seguir o howto é certeza de sucesso. Para quem não quer (ou não tem $) pra comprar um serial, uma perguntada para o nosso amigo Google traz bastante resultado de versões “free”.

    • Jonatas Pereira

      Podes me dar uma dica? Tem tutorial usando o iMazing???

  • Roger Hartog

    Como ouço um monte( não que goste) deu ruim, fiz todo o processo porem na hora de recuperar o Backup do meu iphone recebo a mensagem de que ele está corrompido….. como se diz fu……. geral.

    • Max Bauer Marcelino

      Tentei várias vezes com o método exemplificado aqui no blog e não deu certo, toda a vez dava a mensagem de backup corrompido, mas refazendo com o iMazing funcionou de primeira, iPhone XS com iOS 13.2.3

  • Enrick Reis

    Galera, fiz tudo certinho porém não deu certo, mas não pelo motivo de backup corrompido e sim pelo motivo de memória insuficiente do iPhone porém tem mais de 40GB livres??? Alguém aí poderia ajudar com isso ?

  • marcelo marcelo

    alguem fez e deu certo?

  • Rafael Correra

    Usando o tutorial do post dava erro ao restaurar o backup. Só consegui usando o iMazing … procurei no Google uma versão que não precisa de licença. Na hora de restaurar foi só marcar para zerar o iPhone antes de restaurar o backup e funcionou perfeitamente. ECG funcionado no Watch 5!!!!

Back to top button
Close