Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Como descobrir o IMEI do seu iPhone

Veja o que é e como descobrir o IMEI do iPhone, caso você precise.


Há um código no seu celular que muita gente só dá importância quando o dispositivo é roubado: o número IMEI. É a identificação única de cada aparelho, e é através dele que você pode recuperar o seu iPhone caso ele seja perdido ou roubado.

Uma vez, saiu uma reportagem contando o excelente trabalho da Polícia de Porto Alegre em encontrar os donos de mais de 1.500 celulares roubados e recuperados em ações policiais. Isto só foi possível graças ao IMEI, que geralmente é informado no momento do registro da queixa.

Mas muita gente não sabe o que ele é e nem se preocupa em guardá-lo, só lembrando dele quando o pior acontece.

Neste artigo você verá como descobrir o IMEI do iPhone, mesmo que você não tenha mais o aparelho em mãos.





Introdução

IMEI significa International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Todos os celulares do mundo possuem um, que é individual e intransferível. Mas por que você precisa dele?

Bem, em casos de perda ou roubo, a primeira coisa a fazer é prestar ocorrência em uma delegacia ou posto policial, informando a identificação do aparelho. Depois, este mesmo IMEI pode ser informado à operadora, que pode bloquear o aparelho para deixar de funcionar no Brasil.

A Apple também usa o IMEI do iPhone para identificar aparelhos bloqueados na ativação do iCloud.

Apenas dispositivos que transmitem sinais telefônicos é que possuem IMEI. O iPod touch, por exemplo, não possui, e no caso do iPad, apenas as versões com entrada para o chip telefônico (versão Cellular) é que possuem.

Com o aparelho em mãos

Se você ainda está com o aparelho, há diversas maneiras de encontrar o IMEI dele e anotar em um lugar, para o momento que precisar.

✪ Pelo teclado numérico

A forma mais fácil de verificar o IMEI de qualquer celular é digitando a sequência *#06# no teclado numérico do aparelho, mesmo com ele bloqueado. Na tela, o código aparecerá na hora.

IMEI

✪ Pelos Ajustes

Se por algum motivo você não puder usar o teclado do iPhone, pode ver a informação nas configurações do sistema. Abra Ajustes > Geral > Sobre e você verá o IMEI entre diversas outras informações.

Nesta tela você pode copiar o código, tocando nele por 2 segundos.

IMEI

✪ Na parte externa do dispositivo

Se o iPhone não puder ser ligado, ainda há maneiras de saber o IMEI dele. A partir do iPhone 5 (2012) até o iPhone 6 (2014), a Apple estampava o IMEI inteiro na parte traseira do aparelho, onde se encontram as informações regulatórias.

IMEI

Nos modelos mais recentes, não aparece o IMEI do iPhone na traseira. Aliás, nem nos modelos mais antigos, como o iPhone 3G, 3GS, 4 e 4S. Nesses casos, o código está mais escondido, impresso na bandeja do cartão SIM. Tire-o e você encontrará o número lá.

IMEI

✪ Ao conectar no iTunes

No iTunes você também pode ver o IMEI do iPhone quando conecta o aparelho. Na aba do iPhone, clique 2 vezes onde aparece o número de telefone, e você verá o código IMEI. Clicando com o botão direito do mouse é possível copiar o número inteiro e usá-lo onde quiser.

IMEI





Se você não estiver mais com o aparelho

Ok, você não está com o aparelho, mas precisa saber do IMEI dele, pois não tinha anotado.
Como fazer?
Calma, tem como saber, se você tiver sorte.

✪ Na caixa original

Se você ainda tiver a caixa original do aparelho, pode ver o IMEI do iPhone impresso na parte de baixo dela.

IMEI

✪ No backup do iTunes

Hoje em dia quase ninguém mais faz backup no iTunes. Mas se você é um dos que fez, ficará feliz em saber que isso permitirá que você descubra o IMEI do seu aparelho desaparecido. Abra o iTunes e vá no menu Preferências. Clique na aba Dispositivos e coloque o mouse sobre um dos backups feitos do seu iPhone (tenha certeza que é o backup dele e não de outro aparelho). Aparecerá as informações dele, junto com o IMEI.

IMEI


Previna-se

Estar preparado para momentos ruins é a melhor forma de amenizar os problemas. Por isso, anote desde já o IMEI do seu aparelho e deixe-o em um lugar onde você possa encontrá-lo facilmente em caso de perda ou roubo (nas Notas do iCloud.com, por exemplo).

Gostou do que leu? Há diversas outras dicas muito legais sobre iPhone e iPad aqui no blog, todas organizadas em nossa seção de Dicas de iPhone. Confira!
Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar