Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Como descobrir o IMEI do seu iPhone

Veja o que é e como descobrir o IMEI do iPhone, caso você precise.


Há um código nos celulares que muita gente só dá importância quando o dispositivo é roubado: o número IMEI. É a identificação única de cada aparelho, e é através dele que você pode recuperar o seu iPhone caso ele seja perdido ou roubado.

Uma recente reportagem mostrou como alguns celulares que foram roubados são devolvidos aos seus proprietários legítimos quando encontrados pela polícia. Isto só foi possível graças ao IMEI, que geralmente é informado no momento do registro da queixa.

Mas muita gente não sabe o que ele é e nem se preocupa em guardá-lo, só lembrando dele quando o pior acontece.

Neste artigo você verá como descobrir o IMEI do iPhone, mesmo que você não tenha mais o aparelho em mãos.



Descobrindo o IMEI do seu iPhone

IMEI significa International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Todos os celulares do mundo possuem um, que é individual e intransferível. Mas por que você precisa dele?

Bem, em casos de perda ou roubo, a primeira coisa a fazer é prestar ocorrência em uma delegacia ou posto policial, informando a identificação do aparelho.

Depois, este mesmo IMEI pode ser informado à operadora, que pode bloquear o aparelho para deixar de funcionar no Brasil.

A Apple também usa o IMEI do iPhone para identificar aparelhos bloqueados na ativação do iCloud.

Apenas dispositivos que transmitem sinais telefônicos é que possuem IMEI. O iPod touch, por exemplo, não possui, e no caso do iPad, apenas as versões com entrada para o chip telefônico (versão Cellular) é que possuem.



Com o aparelho em mãos

Se você ainda está com o aparelho, há diversas maneiras de encontrar o IMEI dele e anotar em um lugar, para o momento que precisar.

✪ Pelo teclado numérico

A forma mais fácil de verificar o IMEI de qualquer celular é digitando a sequência *#06# no teclado numérico do aparelho, mesmo com ele bloqueado. Na tela, o código aparecerá na hora.

✪ Pelos Ajustes

Se por algum motivo você não puder usar o teclado do iPhone, pode ver a informação nas configurações do sistema. Abra Ajustes > Geral > Sobre e você verá o IMEI entre diversas outras informações.

Nesta tela você pode copiar o código, tocando nele por 2 segundos.

✪ Na parte externa do dispositivo

Se o iPhone não puder ser ligado, ainda há maneiras de saber o IMEI dele. Desde o iPhone 5 (2012) até o iPhone 6 (2014), a Apple estampava o IMEI inteiro na parte traseira do aparelho, onde se encontram as informações regulatórias.

Nos modelos mais recentes, não aparece o IMEI do iPhone na traseira. Aliás, nem nos modelos mais antigos, como o iPhone 3G, 3GS, 4 e 4S. Nesses casos, o código está mais escondido, impresso na bandeja do cartão SIM. Tire-o e você encontrará o número lá.

IMEI do iPhone

✪ Ao conectar no iTunes ou Finder

No iTunes você também pode ver o IMEI do iPhone quando conecta o aparelho. Na aba do iPhone, clique 2 vezes onde aparece o número de telefone, e você verá o código IMEI. Clicando com o botão direito do mouse é possível copiar o número inteiro e usá-lo onde quiser.

Caso você tenha um Mac e esteja usando uma versão do sistema que não tenha mais iTunes, abra o seu dispositivo no Finder.



Se você não estiver mais com o aparelho

Ok, você não está com o aparelho, mas precisa saber do IMEI dele, pois não tinha anotado.
Como fazer?

Calma, tem como saber, se você tiver sorte.

✪ Na caixa original

Se você ainda tiver a caixa original do aparelho, pode ver o IMEI do iPhone impresso na parte de baixo dela.

IMEI do iPhone

✪ No site da Apple

Seu aparelho está registrado no seu ID Apple, certo? Então ele guarda para você esta informação tão importante. Para descobrir o IMEI do seu iPhone, vá até um computador e siga os passos:

  1. Abra o navegador em um computador e acesse appleid.apple.com.
  2. Inicie sessão com o ID Apple que você usa no dispositivo.
  3. Role a tela para baixo até a seção Dispositivos. Selecione o ícone do dispositivo e lá você encontrará o número IMEI.

✪ No backup do iTunes

Hoje em dia quase ninguém mais faz backup no computador. Mas se você é um dos que fez, ficará feliz em saber que isso permitirá que você descubra o IMEI do seu aparelho desaparecido.

Abra o iTunes (ou o Finder em sistemas mais recentes) e vá no menu Preferências. Clique na aba Dispositivos e coloque o mouse sobre um dos backups feitos do seu iPhone (tenha certeza que é o backup dele e não de outro aparelho). Aparecerá as informações dele, junto com o IMEI.

IMEI do iPhone



Previna-se

Estar preparado para momentos ruins é a melhor forma de amenizar os problemas. Por isso, anote desde já o IMEI do seu aparelho e deixe-o em um lugar onde você possa encontrá-lo facilmente em caso de perda ou roubo (nas Notas do iCloud.com, por exemplo).

Gostou do que leu? Há diversas outras dicas muito legais sobre iPhone e iPad aqui no blog, todas organizadas em nossa seção de Dicas de iPhone. Confira!

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo