Apple Watch

Homem descobre doença cardíaca graças ao Apple Watch

São inúmeras as histórias de vidas que, literalmente, foram salvas graças ao Apple Watch. De fato, por já ser parte da vestimenta do usuário, ele é capaz de monitorar constantemente o ritmo cardíaco e alertar quando há alguma anomalia pontual.

Foi o caso de um senhor texano, que foi avisado pelo relógio de uma doença cardíaca antes de sofrer as suas consequências.





Dr. Ray Emerson é um simpático veterinário do Texas, que ganhou de presente um Apple Watch. E mal sabia ele que isso teria o poder de salvar a sua vida.

Muitas doenças cardíacas não são imediatamente notadas pela pessoa, pois não apresentam sintomas imediatos evidentes. Porém, com o passar do tempo, esse tipo de anomalia pode causar sérios danos e, inclusive, causar a morte do indivíduo.

É o caso da fibrilação atrial, que é uma arritmia cardíaca a qual o Apple Watch é capaz de identificar.

Para entender melhor do que se trata, confira este vídeo do Dr. Dráusio Varella:

No caso do Dr. Emerson, ele não estava sentindo sintoma algum, como cansaço ou falta de ar. Foi o seu Apple Watch quem deu o alerta de que havia um ritmo cardíaco irregular, e com isso ele foi procurar um médico especializado.

Ele então fez todos os exames e descobriu que precisaria fazer uma cirurgia para reparar o problema. Se ele não tivesse conhecimento disso, com o tempo a coisa iria se complicar bastante e causar consequências irreversíveis.

O EGC do Apple Watch só é oferecido pelos modelos a partir da 4ª geração. Porém, a função de identificação de ritmo irregular está presente em todos os modelos desde o Series 1. É esta função que consegue identificar se o coração está em um ritmo incomum e dar o alerta, para que a pessoa procure um médico especializado e averiguar se há algo irregular.

Infelizmente, tanto o ECG quanto a função de ritmo irregular ainda não estão nativamente disponíveis no Brasil. Mas se você tiver um modelo originário de outro país, pode tentar fazer um hack que ativa essas funções em nosso território.

Via
9to5mac
Fonte
CBS
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandre Rudge

    Fui tentar ativar a função, mas diz que não está disponivel na minha região!

  • Victor Hugo Monteiro

    Infelizmente nem o ECG e nem a detecção irregular estão disponíveis aqui. Essas funções são importantíssimas e já deveriam estar disponíveis a mto tempo.

  • Rafael Compras
    • O texto nunca disse que a função está disponível no Brasil.
      Porém, claramente a frase ficou formulada de uma maneira que induziu diversos leitores ao erro. Então corrigimos isso para deixar mais claro. 👍

  • Lucas Turqueti

    O meu também detectou fibrilação atrial. O dia que marcou eu fui pro ponto socorro e o médico disse “Esses reloginhos não funcionam”. Quando ele escutou meu coração me internou na hora

  • Gustavo Saddi

    Ah… se não fosse a ANVISA para nos proteger destas novas tecnologias nefastas…

    • Anderson Nilton Hurtado Antune

      Ancapistão já!!!

  • Daniel Weslley

    Do que adianta possuir um aparelho com funções limitadas. A Apple – e qualquer empresa – quando lança um produto a nível nacional, deveria estar com TODAS as funções disponíveis para TODOS os usuários. Aqui a gente já paga um preço absurdo (sei que a culpa é do nosso governo) e ainda não tem todas as funções de um aparelho? Indignado !!

    • Leo Nunes

      Conversa lá na Anvisa que gera uma burocracia monstro pra qualquer novidade tecnológica. Se a Apple fosse esperar autorização da Anvisa para lançar, não teríamos Apple Watch até hoje.

Back to top button
Close