Tutoriais

Como aumentar a letra no iPhone ou iPad

Há tempos o iOS possui uma opção para diminuir ou aumentar o tamanho da letra dos textos do sistema e nos aplicativos que possuem compatibilidade com esta função.

Antes, isso ficava escondido no menu Acessibilidade nas configurações e só quem via a dica em sites de tecnologia (ou em livros sobre o assunto) é que conhecia esta possibilidade.

Mas atualmente existe uma forma mais fácil de configurar este tamanho de letra.

Então confira neste tutorial como aumentar a letra (fonte) no iPhone ou do iPad, para você não ter mais problemas para enxergar textos.

Alterar o tamanho da letra não é algo apenas para usuários com necessidades especiais.

Há quem prefira letras maiores para enxergar melhor sem precisar aproximar o aparelho do rosto; ou há quem goste de diminuir as letras para visualizar mais conteúdo na tela.

Então, seja qual for sua necessidade, saiba que você pode configurar isso direto no seu iPhone.

Como aumentar a letra no iPhone

Passo 1: Abra os Ajustes do sistema e vá no menu Tela e Brilho.

Ajustes iOS

Passo 2: Toque em Tamanho do Texto.

como aumentar letra no iPhone

Passo 3: Arraste a bolinha central para a esquerda ou direita, conforme você queira diminuir ou aumentar a letra. Você irá perceber que a mudança é imediata e pode ser vista na tela.

Ajustes iOS

Se você quiser reforçar ainda mais o texto, pode ativar a função “Negrito” na tela anterior.


Zoom da tela

Além de aumentar a letra geral do sistema, você pode também aumentar o zoom da tela. Com isso, ícones, notificações e botões também ficarão maiores.

A Apple introduziu essa funcionalidade quando começou a aumentar o tamanho das telas a partir do iPhone 6. Isso porque a tela aumentou, mas os tamanhos dos elementos gráficos continuavam os mesmos, cabendo mais coisas na tela.

Então o Zoom da Tela é como se você continuasse com um iPhone 5s, mas com a tela realmente aumentada. Caberão menos coisas nela, porém para quem tem dificuldade de visão verá melhor os elementos gráficos.

como aumentar letra no iPhone
O Zoom da Tela deixa tudo maior no seu iPhone

Para aplicar o zoom da tela, siga os passos:

  1. Abra os Ajustes do iOS
  2. Toque em “Tela e Brilho”
  3. Habilite a opção ” Zoom da Tela”, no final da página
  4. Toque em “Texto maior”

Pronto, agora tudo está gigante na sua tela!

Gostou do que leu? Há diversas outras dicas muito legais sobre iPhone e iPad aqui no blog, todas organizadas em nossa seção de Dicas de iPhone. Confira!
Botão Voltar ao topo