Aplicativos

Chega à App Store o aplicativo ID Estudantil, do MEC

Na segunda-feira (25), o Ministério da Educação lançou um novo aplicativo capaz de gerar uma carteirinha virtual de estudante, que dá direito à meia-entrada em cinemas, espetáculos e eventos culturais. Porém, no primeiro dia o aplicativo ainda não tinha sido liberado na App Store, pois dependia da aprovação da Apple.

Agora o app já foi liberado e já pode ser baixado gratuitamente no iPhone.






Esta carteirinha estudantil do governo se difere das tradicionais (emitidas por entidades estudantis) por ser gratuita e por exigir que o estudante forneça diversas informações que alimentarão um banco de dados do MEC, que pretende reunir os dados de todos os estudantes brasileiros.

Apesar do cadastro ser fácil, o estudante só conseguirá gerar sua carteirinha se a sua instituição de ensino tiver enviado seus dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sem o cadastro não será possível a tirar a carteirinha.

Basta baixar o aplicativo, escolher a instituição de ensino em que está matriculado e preencher os dados solicitados. As informações são cruzadas nas bases do governo e a carteirinha é disponibilizada no aplicativo de forma gratuita para o estudante.

Menores de 18 anos precisarão ter autorização dos pais, que também terão de baixar o aplicativo para liberar o acesso. Já os maiores de idade precisam apenas anexar uma imagem de si próprio e uma da CNH ou do RG.

Para baixar a versão iPhone, basta seguir este link.

Botão Voltar ao topo