Apple WatchDicasTutoriais

Como ativar o ECG no Apple Watch

Desde o modelo Series 4, o Apple Watch é capaz de registar o ritmo e os batimentos cardíacos do usuário, através de sensores próprios, e com isso analisar os registros de fibrilação auricular (FibA). Mas como ativar o ECG no Apple Watch?

Este artigo explica todos os passos que você deve fazer para ativar a função.





Antes de tudo, é bom deixar claro que a função ainda não está liberada no Brasil e se você tentar ativá-la estando em território nacional, não irá conseguir, não importa onde você comprou o relógio (e acredite, tentamos todas as gambiarras possíveis). Explicamos isso mais adiante.

Países autorizados

Todo e qualquer o dispositivo que ofereça função de eletrocardiograma necessita de autorização dos órgãos sanitários de cada país, por funcionar como um “equipamento de uso em saúde com finalidade médica“. E no Brasil esta liberação é analisada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

No lançamento do Series 4, a função estava limitada apenas a dispositivos comprados nos Estados Unidos, então era fácil comprar um vindo de lá e ativar a função no Brasil (ou em qualquer outra região). Porém, quando ela começou a ser liberada em outros países, a Apple precisou implementar uma ativação por geolocalização, obrigando o usuário a estar geograficamente em uma região autorizada no momento da ativação.

Ou seja, você só pode ativar o ECG no seu Apple Watch ao pareá-lo com o seu iPhone quando você estiver geograficamente em um dos países autorizados.

Mas se tentar enganar a geolocalização do iPhone, funciona?
Não.
Ou melhor, até funcionaria, mas o problema é que a Apple usa a maneira mais difícil de burlar a geolocalização, que é pegar as informações das antenas de celular. Não adianta você mudar a região do sistema, usar VPN ou usar software do tipo fake GPS, porque para ativar o ECG você precisa estar conectado a uma rede celular (mesmo sem conexão à internet), que irá captar as informações de triangulação das antenas para determinar onde você está.

Se eu levar um Apple Watch comprado no Brasil para os EUA, o ECG funciona?
Não.
A função só pode ser ativada se você tiver um modelo comprado em um país autorizado e ativar em um país autorizado. Pouco importa se você comprar em um país e ativar em outro, mas é preciso que ambas as condições sejam respeitadas. Se comprar o aparelho em um país não autorizado, terá que esperar o dia que aquele país receba oficialmente o ECG.

Modelos compatíveis

Não é qualquer Apple Watch que oferece a possibilidade de ECG, pois é algo que depende de hardware e não apenas software.

A função de eletrocardiograma só pode ser ativada em modelos a partir do Series 4.

Como ativar se você mora no Brasil

Se você mora no Brasil e não quer esperar pela Anvisa, vai ter que comprar o Watch em um dos países autorizados. Além disso, você precisa ativar o ECG lá, antes de voltar para o Brasil.

A notícia boa é que, depois de ativado, ele funcionará normalmente em qualquer lugar que você for, mesmo atualizando o iOS (desde que não faça uma restauração sem backup).

A notícia ruim é que ninguém poderá fazer essa ativação para você, porque é preciso que primeiro o relógio seja pareado com o seu iPhone. Se você tiver um amigo ou parente que for viajar, não adianta ele ativar no iPhone dele, porque quando voltar, terá que reparear com o seu iPhone e aí o ECG precisa ser novamente ativado.

Então a dica para os viajantes é: se comprar o Apple Watch em outro país, faça o pareamento lá mesmo e ative o ECG antes de voltar para o Brasil. Com isso, você poderá utilizar a função normalmente depois disso.

Como ativar o ECG no Watch

Ao parear o Apple Watch Series 4 com seu iPhone, abra o aplicativo Saúde no celular. Com isso, você deverá visualizar uma opção para ativar o ECG. Se nada aparecer, vá em Dados de saúde › Coração › Eletrocardiograma (ECG).

Para dar continuidade, você precisa informar sua data de nascimento. A Apple afirma que o ECG não se destina a pessoas com menos de 22 anos, então se for o seu caso, é possível que não consiga ativar a função.

Depois do processo concluído, basta abrir o aplicativo ECG  no Apple Watch para efetuar um eletrocardiograma.

Como realizar a leitura do ECG no Apple Watch

Para efetuar um eletrocardiograma no Watch, basta abrir o aplicativo ECG  e então encostar o dedo indicador da outra mão sobre a coroa digital (Digital Crown) durante 30 segundos. Não é preciso apertar o botão, apenas encostar nele.

O resultado dirá se houve ou não algum sinal de fibrilação atrial. É possível gerar um PDF com o resultado, para você imprimir ou enviar para o seu médico.

Para melhores resultados:

  • Tente apoiar os braços em algum lugar enquanto faz o registro
  • Relaxe e tente não se mexer muito
  • Certifique-se que o Apple Watch está bem ajustado ao pulso
  • Seu dedo e pulso não podem estar molhados durante o registro
  • Afaste-se de qualquer aparelho eletrônico que esteja ligado a uma tomada, para que não tenha o risco de haver alguma interferência elétrica na medição

A Apple ainda destaca que o ECG feito no Watch:

  • Não pode detectar um ataque cardíaco
  • Não pode detectar coágulos sanguíneos ou derrame
  • Não pode detectar outras condições relacionadas ao coração

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cizenando G de Lima Junior

    Eu fiz como está no artigo. Eu comprei meu AppleWatch nos EUA e ativei lá. Agora consigo usar no Brasil. Mas tem uma coisa que o artigo não disse, então usarei este espaço para complementá-lo. No App Saúde, na aba Dados de Saúde, item Coração, rolando a tela para baixo vocês encontrarão as Notificações de batimentos Altos/Baixos e de Ritmo Irregular. Ao ativar o ECG, estes itens não são ativados automaticamente, sendo necessário ativá-los separadamente. E tem que ativá-los no mesmo país que você ativou o ECG.

    • Esta deve ser uma alteração recente no sistema, porque quem ativou antes do iOS 12.2 já ativava automaticamente estas duas notificações.
      Obrigado pela informação.

      • Cizenando G de Lima Junior

        Pode ser. Comprei o meu em junho desse ano. Fiz uma viagem EUA/Canadá/EUA. Só percebi que as funções citadas não estavam ativas quando estava no Canadá. Daí quando voltei pros EUA, ativei as funções que faltavam.

  • Gustavo Prado

    O meu foi comprado na Austrália e quando ativei no Brasil, obviamente não funcionou o ECG. Fui aos EUA, apaguei o pareamento, mudei a região na Apple Store e coloquei cartão de crédito americano como forma de pagamento e tentei parear e ativar o ECG, sem sucesso algum, mesmo estando em solo americano.

    Em contato com o suporte da Apple nos EUA e na loja física, ambos me disseram que mesmo estando nos EUA, com endereço e meio de pagamento americano, só irei conseguir ativar o ECG nos EUA quando habilitarem o ECG na Austrália.

    Então, se você residia em um país onde o ECG não é habilitado e se mude para um país onde é, não irá conseguir ativar o ECG. Uma solução seria a troca do Apple Watch por um novo, porém o meu tem a função celular e o americano não é compatível com a rede celular do Brasil.

    • Aline

      O meu foi comprado na Italia em janeiro e ativado nos USA agora em julho, sem problema algum.

      • USA é um país com o ECG liberado, então não tinha como dar problema algum.

    • Gustavo, alterei o texto para deixar esta informação mais clara.
      Obrigado pela contribuição. 👍

  • Aline

    Comprei meu Apple Watch na Italia em janeiro e não ativei por lá por pura falta de informação, nem sabia desta funcionalidade, porém, agora em julho, em uma viagem de ferias, tive uma arritmia em um voo doméstico, o Apple Watch avisou que eu estava com o ritmo cardíaco alterado e disparou vários alarmes.. foi bem tenso e já em terra, fiz toda avaliação cardiológica e em seguida viajamos para os USA, consegui ativar lá sem problema algum, apenas fazendo o procedimento descrito acima.
    Então, mesmo que seu Apple Watch não tenha sido comprado nos USA, mas em algum país que ja esteja autorizado a funcionalidade, pode ativar nos USA sem medo.

  • André

    Oi, pessoal! Mas no Brasil não ativa por causa da localização ou por causa da conta? Um estrangeiro que no seu país tem essa função liberada não vai conseguir usá-la se vier ao Brasil? Alguém me esclarece, por favor. Obrigado.

    • Olá; o meu esta com conta e informações todas do Brasil. Utilizo o ECG desde Janeiro/19, quando comprei este Watch4 foi exatamente com o intuito de monitorar minha saúde e principalmente utilizar o ECG. Nunca tive e nenhum problema, funciona até hoje. inclusive estou usando a versão 6.0 do sistema. Segue alguns prints que acabei de fazer!

    • Cizenando G de Lima Junior

      Conforme consta no texto: “Ou seja, você só pode ativar o ECG no seu Apple Watch ao pareá-lo com o seu iPhone quando você estiver geograficamente em um dos países autorizados.”
      No meu caso: Comprei o Watch nos EUA e lá mesmo ativei a função de ECG no meu iPhone. Como fiz isso lá nos EUA, agora posso usar o ECG, mesmo estando aqui no Brasil. Inclusive atualizei os dispositivos (Apple Watch e iPhone) e tudo está funcionando de boas.

      • André

        Pois é! Perguntei sem antes ler a matéria e nela tinha a resposta que desejava. 😁

        Farei isso se comprar o 4 para usar no Brasil.

        Obrigado! 👍🏽

        • Cizenando G de Lima Junior

          De boas. Não esqueça de ativar todos os recursos de saúde, como comentei mais cedo, quando for comprar seu relógio fora do Brasil. E aproveita também para atualizá-lo também quando estiver lá fora! Só por precaução!

          • André

            Com certeza farei isso e com o simcard da operadora que tenho lá nos States no aparelho. 😁 👍🏽

  • Robson Olindo

    Eu só não encontrei no caso que eu me encontro, eu comprei em janeiro, desde então não atualizei mais o AW, por receio de perder a função, mas atualizei o iPhone sem perder a mesma. Gostaria de saber se atualizar mesmo não estando no país de origem do AW vou perder? Pois esse sistema de bloqueio veio depois da compra do meu AW.

    • Cizenando G de Lima Junior

      Meu marido teve o Apple Watch dele atualizado umas 2 semanas depois que voltamos e ele não perdeu a função de ECG.

      • Robson Olindo

        Obrigado pela informação.

    • Victor Caricchio

      uma vez ativado, não perde mais..

      inclusive fiz uma restauração limpa do iphone, tive que reparear o watch e ainda assim funciona.. porque o aplicativo saúde já possui registro de uso do ECG

      • Robson Olindo

        Obrigado pela informação

      • Cizenando G de Lima Junior

        Informação interessante, mas fiquei com uma dúvida (sério mesmo, não entendi): por “restauração limpa” você quer dizer reinstalar o SO no iPhone formatado ou reinstalar o SO por um backup? Grato.

        • Victor Caricchio

          restauração limpa é reinstalar o firmware do zero, como se fosse um celular novo, nem o backup do icloud é utilizado, só o que aproveita são dados salvos (keychain, notes, photos e etc), mas nada de configurações e etc.. tinha instalado o beta 1 developer mas deu algo ruim, minha bateria tava zerando em 3-4 horas de stand-by, daí reinstalei o beta do zero, já tava preparado pra perder o ECG quando precisa-se parear o watch novamente (porque ele também é resetado quando pareia com um novo celular), depois do watch ser configurado novamente, o ECG tava lá..

          minha teoria é que a ativação do ECG fica registrada no app Health, este por sua vez guarda os dados no icloud, daí quando inseri minha apple id, o celular entendeu que o meu já era habilitado!

          • Zedu Ricciardi

            Amigo acho que vc está certo. No meu caso eu já tinha um Apple Watch 4 (modelo Americano) com ECG ativado aqui no Brasil, comprei um outro Apple Watch (modelo Europeu) fui parear aqui em solo Brasileiro, e pra minha surpresa o ECG ativou, na teoria acho que uma vez que já tenha dados de ECG no App Saúde ele já libera…

  • André Ratton Ferreira

    Comprei o meu no mercado livre com NF e tudo na distribuidora falaram que a origem é dos USA sera que consigo ativar quando estiver fora do Brasil? Tem como saber a origem ? Outra coisa todos deviam mandar mensagem para a anvisa para ver se de alguma forma eles agilizam a liberaçao abri protocolo no site ontem nao responderam ainda.

  • Zedu Ricciardi

    Pessoal comprei um Apple Watch Series 4 44mm Cellular (A2008) na Espanha semana passa e consegui ativar o ECG em solo Brasileiro sem problemas 🙂
    Obs:
    – Eu não estava com o iPhone na Espanha, eu fiz a ativação (emparelhamento) com o Iphone aqui no Brasil.
    – Meu Iphone estava com IOS 12.4 / Apple Watch com 5.2
    – Não sei se tem a ver, mas já tinha um outro Apple Watch 4 (modelo Americano) ativado com o ECG no Brasil.
    – Para aumentar as chances de dar certo, antes de emparelhar eu mudei a região do Iphone para Espanha.

  • Zedu Ricciardi

    Pessoal comprei um Apple Watch Series 4 44mm Cellular (A2008) na Espanha semana passada e consegui ativar o ECG em solo Brasileiro sem problemas 🙂
    Obs:
    – Eu não estava com o iPhone na Espanha, eu fiz a ativação (emparelhamento) com o Iphone aqui no Brasil.
    – Meu Iphone estava com IOS 12.4 / Apple Watch com 5.2
    – Não sei se tem a ver, mas já tinha um outro Apple Watch 4 (modelo Americano) ativado com o ECG no Brasil.
    – Para aumentar as chances de dar certo, antes de emparelhar eu mudei a região do Iphone para Espanha.

    • Zedu Ricciardi

      @blogdoiphone:disqus acredito que deu certo, pelo fato de eu já ter um outro apple watch com a função ECG habilitada.

  • Augusto Geyer

    É verdade que a permissão para uso da função ECG no Brasil depende de autorização da Anvisa. Mas até hoje (12/8/2019) a Apple não protocolizou qualquer pedido para a Agência. Então, na verdade, os usuários não esperam pela Anvisa, mas pela própria Apple.

  • ANDRE CARIOLA

    Uma dúvida: comprei o meu na França e não ativei o meu quando estive por lá. Se eu tentar ativar novamente quando estiver em um país autorizado ele irá habilitar? Ou preciso fazer algum tipo de reset antes de tentar fazer isso em outro país habilitado?

  • CELULAR DELIVERY

    Bom dia,
    Meu Apple Watch série 1 e do meu irmão série 3 estão com a seguinte mensagem.
    Vejam na foto, suporte não pode ajudar porque ambas as telas já foram trocadas em assistência não autorizada. https://uploads.disquscdn.com/images/acc1a09460022e8bbc4b6a847d08bb3ca95407b2f84bb880406bcdb87c1f5405.jpg

  • Raphael Mendes

    Uma dúvida: eu comprei meu Apple Watch na Itália há 2 meses e o ativei no Brasil, mas viajarei novamente para lá no mês que vem. Se eu refizer o pareamento na Itália com o mesmo iPhone, o ECG passará a funcionar?
    Obrigado!

  • Bruno

    E se fizer jailbreak no telefone? Existe algum app capaz de burlar a triangulação do sinal?

Back to top button