Apple Watch

Apple Watch Series 5: qual modelo funcionará com o 4G no Brasil?

Desde que a Apple apresentou a nova geração do seu relógio inteligente, centenas de leitores nos procurarm para querer saber a pergunta que não quer calar:

O Apple Watch Series 5 LTE comprado nos Estados Unidos, irá funcionar nas operadoras brasileiras?

Há muita especulação sobre isso, com gente formando teorias que podem ou não se concretizar.

Neste artigo, vamos conversar sobre isso, para tentarmos alinhar algumas informações e tirar grande parte das dúvidas de muitos.





Modelos

Antes de tudo, vamos recapitular. A Apple oferece dois modelos de relógio (em dois diferentes tamanhos).

Um deles ela chama de GPS, que é o menos caro de todos. Como o próprio nome diz, ele possui um GPS interno capaz de traçar os lugares onde o usuário passa. Isso é ótimo para registrar caminhadas, corridas e atividades físicas. Ele é capaz de se conectar na internet e atender ligações somente quando está próximo do iPhone, ou conectado em uma rede Wi-Fi conhecida.

Já o outro modelo é o GPS + Cellular, que possui um eSIM que permite instalar um “clone” da linha telefônica do iPhone no relógio, que passa a funcionar de forma independente. Desta maneira, é possível se conectar à internet e realizar ligações no relógio sem precisar ter o iPhone perto. Ele mesmo se conecta na rede 4G sozinho.

Apesar do modelo 4G ter sido lançado em 2017, somente em meados de 2018 os usuários brasileiros tiveram acesso a ela. Isso porque, diferente do iPhone, o funcionamento depende da operadora. Se ela não fornecer compatibilidade com o serviço, não tem como usar a função celular no relógio.

Até a publicação deste artigo, apenas duas operadoras brasileiras oferecem este serviço no Brasil: Claro e Vivo.


Rede 4G no Brasil

No Brasil, nossas operadoras estão autorizadas a operar em 3 bandas da rede 4G (LTE), que são:

  • Banda 3 (1800 MHz)
  • Banda 7 (2600 MHz)
  • Banda 28 (700MHz APT)

Para lidar com a compatibilidade LTE e UMTS (que é diferente em cada parte do mundo), a Apple separou o Watch em dois modelos regionais: Américas e Europa/Ásia-Pacífico.

Apesar do Brasil estar situado na América, nos últimos anos foram homologados por aqui os mesmos modelos europeus, que até então eram os únicos compatíveis com as bandas 3 e 7. Até hoje, nenhum modelo de Apple Watch foi compatível com a banda 28. Nem mesmo aqueles vendidos no Brasil.


Anatel

A Apple não deixa claro no seu site qual modelo enviará para homologação da Anatel. Os disponíveis são estes:

  • Modelos A2156 (40 mm) e A2157 (44 mm)
  • Modelos A2094 (40 mm) e A2095 (44 mm)

Os primeiros estão disponíveis da Europa à Oceania. Os últimos são os das Américas (EUA, Canadá e México).

Todos eles apresentam compatibilidade com as bandas 3 e 7, o que dificulta prever qual será o que a Anatel irá homologar.

Em teoria, todos teriam condições de funcionar na rede 4G do Brasil, porém…


Compatibilidade

É preciso entendermos que o processo de ativação de uma linha no iPhone é completamente diferente daquele no Apple Watch.

No iPhone, é possível comprar o aparelho em qualquer lugar no mundo e, desde que ele não esteja bloqueado com nenhuma operadora local, você consegue trazer para o Brasil e colocar você mesmo um chip de uma operadora nacional, como qualquer outro celular. Talvez algumas bandas do 4G não serão compatíveis com ele, mas você conseguirá usar o aparelho nas outras bandas ou até mesmo em redes mais lentas, como 3G e GPRS.

Já com o Apple Watch a coisa muda de figura. Primeiro porque você depende totalmente da operadora fornecer o suporte para o eSIM interno do relógio, inclusive pagando um preço extra por isso. A TIM, por exemplo, passou a dar suporte ao eSIM no iPhone, porém ainda não para o relógio da Apple. Isso porque são duas coisas diferentes.

Outra limitação: pelo menos até o modelo Series 4, a Apple bloqueou a ativação apenas para modelos homologados pela Anatel. Se você comprou um Series 3 ou 4 nos Estados Unidos, por exemplo, e tentou ativar em alguma operadora brasileira, deve ter percebido que a opção nem apareceu no relógio.

Essa opção nem aparece em modelos diferentes daqueles homologados pela Anatel

Ou seja, nem que a operadora quisesse o usuário conseguiria ativar a linha no Watch, caso este fosse de um modelo não homologado.

E como será este ano?
Não sabemos ainda.

Tudo gira em torno de duas grandes questões:

  • Qual o modelo que a Apple enviará para aprovação na Anatel?
  • Será que a Apple irá bloquear apenas para modelos homologados?

São respostas que provavelmente só teremos quando o Apple Watch Series 5 começar a ser vendido no Brasil.

Mas há alguma pista?
Bem, para quem gosta de teorias da conspiração, a página brasileira sobre o LTE do Watch mostra primeiro o modelo europeu, só depois o americano. Se você visitar a de outros países, como a do México, verá quem em primeiro vem o modelo aprovado naquele país…


O que dizem as operadoras?

O Blog do iPhone entrou em contato com as operadoras brasileiras para saber se elas tinham alguma dessas respostas para nos dar.

A Claro não nos respondeu até o fechamento deste artigo. Caso o faça, atualizaremos o texto.

A Vivo preferiu não adiantar nenhuma informação e disse que aguardará um posicionamento da Apple sobre o tema.

A TIM ainda não tem suporte ao Apple Watch, mas deu a entender que está trabalhando para em breve oferecer este benefício aos seus clientes. Segue a íntegra do comunicado:

A TIM não tem informações sobre os novos modelos da Apple (smartphones e relógio) que serão lançados no Brasil, já que ainda não foram homologados pela Anatel. A operadora lançou o e-SIM, no início de setembro, para clientes dos planos pós-pagos e controle de usuários dos aparelhos iPhone XS, XS Max e XR. Ainda não há previsão para lançamento do e-SIM para o Apple Watch. A empresa seguirá com o roll-out da tecnologia e comunicará novidades em breve. A operadora quer ampliar cada vez mais sua parceria com a Apple e seguirá buscando os melhores produtos para aprimorar a experiência do cliente.

É bem normal a Apple não adiantar muitas informações para as operadoras antes dos lançamentos. Provavelmente já existem alguns funcionários testando os novos modelos internamente, mas eles são proibidos de fornecer qualquer informação a respeito.


Conclusão

Em resumo, teremos que aguardar a Apple dizer como será a situação no Brasil. Claro que isso é péssimo para quem costuma comprar o relógio em viagens por outros países, pois irá sempre pairar a dúvida se o modelo escolhido será ou não compatível com as operadoras brasileiras.

Guarde o link deste artigo nos seus favoritos, pois assim que a Apple definir a situação, iremos atualizá-lo. 😉

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ricardo Cohen

    Os modelos norte americanos do AW 4 nao tinham suporte para as bandas 3 e 7. Portanto nao parece ser o caso de “bloqueio’ de ativação da Apple, mas sim simples não compatibilidade de frequências. Agora, tanto os modelos americanos ou resto do mundo tem compatibilidade para as bands 3 e 7. Ja os AW 3 americanos nao tem suporte as bandas de frequência citadas e continuarão a nao funcionar em terras Brasílis.
    Continua a incógnita de quais modelos serão homologados, mas nao parece ser a frequência de operação o limitante de utilização do LTE no AW5

    • Talvez você não tenha entendido a questão do “bloqueio”.

      Quem tem um iPhone com uma linha da Vivo ou da Claro e tenta ativar o 4G no Watch pareado com o aparelho, aparece a opção no app Relógio para ativar.
      Porém, se o Watch for de um modelo não homologado (Estados Unidos, por exemplo), a opção nem aparece. E não é questão de não suportar a rede, porque isso nem é verificado. O que o sistema verifica é o modelo do relógio, habilitando ou não a função em cima disso. É parecido com o que acontecia com o ECG antes da verificação ser por geolocalização: era o modelo que determinava se a função poderia ou não ser ativada.

      Resumindo: se a Apple continuar usando este tipo de verificação, pouco importa se o modelo não homologado será ou não compatível com as bandas 3 e 7, pois se não aparecer a opção de ativação no app, de nada vai adiantar.

      • Ricardo Cohen

        Faz sentido. Porém esse ano é a 1a vez q temos as frequências 3 e 7 nos modelos EUA. Dia 21 descobrirei se funciona. Obrigado

        • Mariana Guimarães

          Estamos ansiosos pela sua descoberta rs, nos mantenha informados =)

          • Ricardo Cohen

            Infelizmente não funcionou. O Europeu sim e além de mim na vivo, 1 amigo tambem habilitou o europeu na Claro.

        • Octavio Vitorino

          Eai Ricardo, descobriu se funciona cara?

          • Ricardo Cohen

            Não funciona. Só o europeu funcionou.

            • Ricardo Cohen

              A mesma mensagem que alguém já postou aqui.

            • Octavio Vitorino

              Vc sab me informar se eu consigo encontrar o modelo europeu aqui no Estados Unidos? Estou meio por fora, obrigado!

      • lincon maia
        • Boa Lincon.
          Eles então mudaram o aviso, porque antes nem sequer aparecia.
          Se você me permitir, vou usar sua imagem no artigo.

          Mas ele confirma que só funciona em modelos certificados.

          • lincon maia

            Blz.

      • Rogerio Armellini

        Comprei meu Watch mo dia do lançamento nos USA. Acabei de habilitar aqui e funcionou. Portanto, o Watch 5 americano FUNCIONA NO BRASIL!!!!!

        • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Excelente noticia!!! =D

        • Yam Luna

          Rogerio qual operadora você usa aqui no Brasil?

  • Vinicius Alves

    Só que temos um porém: a Apple tem a tradição de, sempre que o modelo americano é 100% compatível com nosso mercado, mandar ele para cá. Os iPhones hoje só não são o modelo americano por conta da banda 28 do 4G. Os Apple Watch antes do LTE também eram o americano. Então é um tanto difícil afirmar com muita certeza por enquanto.

  • Eder

    Mas afinal, quando será lançado aqui , temos previsão?

    Após o lançamento se formos comprar fora, basta comprar o modelo homologado, certo?

  • Custa muito esperar? Sério, que agonia danada…

    • Marccus Phillipe

      Tem os agoniados “sem necessidade” sim, mas creio que a maioria já quer aproveitar uma viagem pro exterior dela mesma ou de algum amigo/parente (que é o meu caso), mas não quero o Apple Watch com Celular, então pra mim, tá tudo certo. rs

  • Eric Bomfim

    Sou cliente TIM BETA, e consegui ativar minha linha no eSIM! Fui até a loja, solicitei a ativação, os atendentes não haviam feito o procedimento antes, mas se colocaram à disposição pra tentar realizar, e depois de alguns minutos, conseguiram ativar a linha!

    • Reinaldo

      Olá Eric, em que cidade foi isso?

      • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Você quis dizer ativar a linha no eSIM do iPhone, certo?
        Já que a TIM ainda nem disponibiliza o plano para o Apple Watch, conforme informado no texto.

    • Fernando Tavares

      Oi Éric. Vc diz ativar no IPhone ou no Watch?

  • Marccus Phillipe

    Desculpas sinceras se parecer ignorante, mas não vejo necessidade na opção ‘Celular’ num smartwatch.
    Sei que existem momentos que serão úteis, mas na minha opinião, são momentos muito específicos que (pra mim) devem ocorrer de forma muito rara.

    • Andre

      Tb pensava assim até ter

      • Marccus Phillipe

        hehe e vc conseguiria ter um Watch hoje sem essa tecnologia? Ou é “algo vital” pra vc?

        • Andre

          cara, nem o watch é vital pra mim. Até o iPhone não é vital considerando o quanto ele custa. Dá pra viver sem sim, mas viver com é show de bola. Pra mim é igual ar condicionado digital no carro, é legal, confortável e tal, mas não é imprescindível.

          • Marccus Phillipe

            Claro. ‘vital’ não foi a melhor escolha para expressar o que eu queria, mas entendi.

  • Denys Volpe

    Gente. Quantas vezes vc está com seu relógio sem seu celular por perto ? Eu pro exemplo nunca deixei de sair sem meu celular. Vou andar de bicicleta levo ele pq faço fotos, vou correr levo ele para x n e fotos motivos. Então não tem pq se preocupar c isso. E ainda pagamos não é igual nos eua que usamos o nosso mesmo chip sem pagar nada. Eu vou continuar só com modelo GPS. Mas esse sou eu né. Hahahha abs

  • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    E aí, pessoal? Alguém com o Series 5 americano já testou se funfa ou não LTE aqui do Brasil?

    • Ricardo Cruz

      Também quero saber!
      Acho que isso merecia um post! Testar o Watch de alguém que comprou lá e já veio, e habilitou na operadora. Qual o resultado!? Não é possível que de lá pra cá ninguém tenha feito isso ainda.

      • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Galera dos blogs estão moscando. kkkk

    • Felipe

      parece q a anatel ja homologou o apple watch series 5 na sexta passada.

      • Fabio Finotti

        É verdade. Mas, segundo divulgado, por enquanto, somente os modelos A2092 e A2093, que são mundiais e somente GPS. Com isso, não temos sequer uma dica se os modelos GPS+Cellular homologados serão o americano ou o europeu/asiático.

      • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        O Watch homologado é o GPS. E provavelmente o que vão homologar no Brasil é o europeu mesmo. Mas a questão é outra. É se o modelo americano, que é compatível com as bandas de 4G por aqui, funciona ou não…

        • Rogerio Armellini

          Comprei meu Watch mo dia do lançamento nos USA. Acabei de habilitar aqui na Claro e funcionou. Portanto, o Watch 5 americano FUNCIONA NO BRASIL!!!!!

          • Lucas Macedo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Você tá com beta ou algo assim? Consegue mandar os prints de configuração pra gente? Quem sabe o iLex atualiza o post…

            • Rogerio Armellini

              Como assim com beta? Estou com versão oficial do iOS 13.1 e do WatchOS 6. Não teve nenhum segredo, foram os passos que o próprio site da Claro pedem pra seguir….

  • Octavio Vitorino

    Boa noite galera, alguma resposta se o modelo americano está funcionando aqui no Brasil? Preciso saber urgentemente

    • Rogerio Armellini

      Comprei meu Watch mo dia do lançamento nos USA. Acabei de habilitar aqui sem nem mesmo ir pra uma loja da Claro e funcionou. Portanto, o Watch 5 americano FUNCIONA NO BRASIL!!!!!

      • Anselmo Junior

        Funcionando sim! Acabei de ativar o meu com plano da Claro!

  • Rogerio Armellini

    Galera, estava nos USA no dia do lançamento e arrisquei trazer o modelo com GPS+Celular. Parece que vai funcionar, pois essa é a tela que aparece pra mim:

    https://uploads.disquscdn.com/images/0df81272274ce3d92ece069a101a981a6aa66168fca171a56accf6abc6e574dc.jpg

    O texto Set Up Cellular é clicável e me leva para uma página da Claro (minha operadora), pedindo usuário e senha…. Não dei continuidade pois quero ir na operadora fazer isso lá, mas acho que vai funcionar sim…

    • ricardomcruz

      Diga pra nós porque com o amigo acima aí não funcionou.

      • Rogerio Armellini

        Acho que você precisa perguntar pra ele… Mas eu “desconfio” que foi porque ele usou um Watch Series 4 que todo mundo sabe que não funciona tem mais de um ano…..

  • Andre

    Stainless Steel só tem com lte, comprei e adivinha??? Funcionando na Claro certinho!!!!

    • Lucas Lacerda

      Boaa! Só queria saber da vivo! Hahaha
      Sucesso ai

      • Andre

        Mesma coisa cara, vai funcionar hein

  • ricardomcruz

    Olá , só pra registrar que comprei também com modo CEL nos EUA e funcionando na Claro bonitinho.
    Muito bom mesmo!

    • Strat

      Obrigado por informar. Pelo jeito vou ter que voltar pra claro… Como anda a duração da bateria?

      • ricardomcruz

        Fraca! Eu terminava o dia com o S4 em torno de 55, 60%, com esse termino em torno de 45, 40%….
        Ou seja, carregava dia sim dia não, agora todo dia… Mas acho massa ele ligado direto e vou continuar usando assim.

Back to top button
Close