Apple WatchComparativosDicas de iPhone e iPad

[GUIA] Qual modelo de Apple Watch comprar?

Qual Apple Watch comprar? O de tela menor ou o maior? O mais novo ou o antigo que custa menos? Tem diferença de funções além do preço? O Apple Watch vale a pena?


Para quem é novo no mundo do Apple Watch, a quantidade disponível de opções de modelos pode confundir um pouco a princípio.

Neste artigo, vamos mostrar o que você precisa avaliar na hora de escolher um Apple Watch que se encaixe nas suas necessidades do dia a dia.

Apple Watch: vale a pena?

Atividade de Saúde

Antes de tudo, você deve se perguntar: por qual razão você quer um Apple Watch? Quais as expectativas que você tem sobre o quanto ele contribuirá para o seu dia a dia? Vale mesmo a pena?

Estas perguntas são fundamentais porque há pessoas que compram o relógio na empolgação e depois se dão conta que não precisam realmente dele. Aí começam a dizer que o relógio é inútil, não serve para nada e que é dinheiro jogado fora.

Mas o fato do relógio não ser útil para uma pessoa não significa que não será para outra. Cada um possui suas necessidades específicas e há uma legião de usuários que não vivem mais sem seu Apple Watch, de tanta coisa que conseguem fazer com ele.

Podemos destacar algumas funções das mais populares entre os usuários:

  • Um gerenciador de atividade física: com ele, todos os exercícios que você faz são registrados, junto com calorias gastas, passos dados e distância percorrida. Assim você pode acompanhar sua evolução esportiva ou simplesmente ser incentivado continuamente a manter uma vida saudável.
  • Atividade cardíaca: O Apple Watch permite que você não apenas controle seu ritmo cardíaco, mas também receba alertas caso identifique algum comportamento irregular no seu coração, como arritmias ou elevações anormais da frequência cardíaca. E isso já salvou muita gente.
  • Notificações no pulso: há quem adore o Watch pelo fato de permitir visualizar notificações de mensagens e até atender ligações sem precisar tirar o iPhone do bolso. Uma simples olhada no relógio e você já sabe se é algo importante ou apenas aquela sua tia no Zap dando bom dia.
  • Um ‘faz tudo um pouco’: há aqueles que gostam do Watch porque, além de fazer tudo o descrito acima, ainda permite iluminar um quarto escuro no meio da noite, faz o iPhone apitar quando você o está procurando, possibilita responder uma mensagem quando o iPhone não está perto, escutar música sem depender do iPhone, entre tantas outras coisas.

YouTube video

Então, se depois de muito pensar, você decidiu que esse acessório vai contribuir no seu dia a dia, então é o momento de escolher qual Apple Watch comprar.

Escolhendo o modelo certo para você

Seria tão mais fácil se existisse apenas um único modelo de Apple Watch para comprar. Mas se você entrar no site da Apple, verá que tem diversos modelos disponíveis para você escolher.

Basicamente eles se diferenciam pelas seguintes características técnicas:

  • Tamanho
  • Geração
  • Com ou sem conexão 4G

Claro que há outros fatores estéticos e subjetivos a se considerar, mas isso deixaremos para comentar depois.


 → Tamanho do relógio  

Uma das primeiras coisas que você tem que decidir é sobre o tamanho do relógio (a Apple chama de “caixa” o corpo do relógio sem as pulseiras). Você tem duas opções de tamanho da caixa: grande ou pequena.

Desde a primeira geração, as dimensões das caixas praticamente não mudaram. Mas a partir dos modelos Series 4, a tela foi melhor aproveitada, sem mudar muito o tamanho externo do aparelho. Por isso você terá diferenças de tamanho de tela conforme a geração:

  • tamanho menor: 40mm (Series 4, 5 e 6) e 38mm (Series 1, 2 e 3)
  • tamanho maior: 44mm (Series 4, 5 e 6) e 42mm (Series 1, 2 e 3)

Vale ressaltar: externamente, um Series 3 e um Series 6 possuem o mesmo tamanho. O que muda é a dimensão da tela útil (em laranja na imagem abaixo).

Telas Apple Watch diferenças

Por ter o mesmo tamanho externo, há a grande vantagem das pulseiras serem compatíveis entre as gerações. Isso significa que se você tiver uma pulseira para um Apple Watch Series 1 pequeno, ela caberá perfeitamente em um Series 5 pequeno. Não há qualquer diferença.

 

Onde comprar:
 Pulseiras para o Apple Watch

Para ajudar a decidir o tamanho antes de comprar, você pode experimentar em casa qual fica melhor em seu braço imprimindo modelos em papel.

 → Geração do Apple Watch  

A cada ano, um novo modelo de Apple Watch é lançado e para diferenciar as gerações, a maçã numera em Series. Em 2019 foi lançado o Series 5 e em 2020, o Series 6.

Qual a diferença entre eles? Às vezes é o processador, ou simplesmente uma função a mais. Porém, elas podem ser significativas entre um modelo mais antigo e outro mais novo.

Por exemplo, o modelo Series 3 não possui sensor cardíaco elétrico (somente o óptico) e portanto não é capaz de fazer um eletrocardiograma. Ele também possui a tela mais limitada, o que faz com que alguns mostradores novos não sejam compatíveis. Então, antes de comprar o ideal é estudar bem a diferença entre cada geração e avaliar se o preço compensa as funções a mais.


 → Com ou sem conexão 4G  

Na decisão de qual Apple Watch comprar, um outro ponto importante que você deve avaliar é quanto à conexão 4G.

A partir do Series 3, o relógio oferece um modelo que permite ativar sua linha de celular nele, possibilitando que o Apple Watch tenha conexão com a internet mesmo sem ter o iPhone por perto. Você pode até mesmo sair de casa sem o iPhone, e receber mensagens e ligações direto no relógio.

Então você tem uma escolha a fazer no momento de decidir qual Apple Watch comprar: você quer uma conexão 4G no relógio ou não?

Antes de decidir, você precisa saber de algumas coisas:

  • A linha telefônica que é instalada no relógio tem obrigatoriamente o mesmo número que você usa no iPhone. É como se fosse um clone dele. Não é possível ter um número no relógio e outro no iPhone.
  • Mesmo sendo o mesmo número, a operadora pode cobrar taxas extras para que você habilite também no relógio.
  • Nem todas as operadoras brasileiras disponibilizam a ativação da linha no relógio. Veja a lista oficial aqui.
  • O modelo sem 4G consegue atender ligações e se conectar na internet da mesma maneira, mas precisa para isso ter o iPhone sempre próximo
  • Um relógio com uma linha ativada gasta um pouco mais de bateria, por causa do 4G.

Decidindo qual Apple Watch comprar

Bom, depois que você conseguiu decidir qual tamanho fica melhor no seu braço, qual geração você quer e que conexão atende as suas necessidades, o resto fica muito mais fácil.

O principal você já decidiu (o lado técnico), agora o que sobrou é de ordem estética. Material da caixa (alumínio, aço, cerâmica ou titânio), estilo da pulseira e cor preferida. E esta é a parte subjetiva da escolha, que depende somente de você.

Tenha em mente que um modelo pequeno, de material mais simples (alumínio) e a pulseira menos cara (esportiva) faz exatamente as mesmas coisas que o modelo mais caro e maior, de mesma geração. Portanto neste ponto a escolha é estética mesmo.

Então visite o site da Apple, analise bem todas as opções e escolha com calma. Com certeza você encontrará o modelo que é a sua cara.

Gostou do que leu? Há diversas outras dicas muito legais sobre iPhone e iPad aqui no blog, todas organizadas em nossa seção de Dicas de iPhone. Confira!

Apple Watch Series 6

Botão Apple Store
Botão FastShop


Apple Watch Series 3

Botão Apple Store
Botão FastShop

Botão Voltar ao topo