Apple Pay

É possível que tenhamos uma terceira leva de bancos e cartões brasileiros no Apple Pay em outubro

Nesta semana tivemos a tão esperada segunda leva de bancos compatíveis com o Apple Pay. A primeira foi em abril, com os cartões do Itaú sendo os primeiros, e agora Banco do Brasil e Bradesco entram na brincadeira do pagamento por aproximação da maça.

Ainda não há nenhum relato oficial de quando teremos novos cartões na brincadeira, mas há indícios de que em outubro pode acontecer a inclusão de mais bancos na carteira digital da Apple.


É a Apple quem manda

A compatibilidade ou não dos diferentes bancos ao Apple Pay não é por acaso e nem aleatória. É preciso, antes de tudo, uma negociação com a Apple e, sobretudo, uma autorização dela. Não depende somente do banco, apesar que é preciso a boa vontade dele em aceitar as exigências da maçã, como porcentagem nas transações e adequação à rigorosa campanha de marketing da empresa americana. Por exemplo, todas as páginas especiais dos bancos referentes ao serviço precisam primeiros ser aprovadas pela equipe de Tim Cook antes de irem ao ar. Os contratos de parceria possuem termos bem específicos (e chatos) que nem todas as instituições estão disponíveis a se sujeitar.

Com isso, o banco não pode decidir quando lançar, sem o consentimento da maçã. É por isso que vimos a “novela” dos vazamentos do BB antes do tempo, sugerindo que o banco já estava com tudo pronto para o lançamento, mas precisava esperar o OK final para ser liberado oficialmente.

É por esta razão que só haverá outros bancos compatíveis com o Apple Pay quando a maçã autorizar. E ela costuma fazer isso de tempos em tempos, em grupos. É o que chamamos de “leva de lançamentos”.

A próxima leva

O banco Next passou o dia de ontem afirmando em suas redes sociais que ainda não é compatível com o Apple Pay, mas que isso mudará em outubro.

Vamos então juntar o que sabemos: (1) os anúncios de novos bancos do Apple Pay acontecem sempre em grupos, ao mesmo tempo; e (2) o Next está afirmando que adicionará compatibilidade em outubro. Então, pela lógica, é bem provável que tenhamos novos anúncios em outubro, não apenas do Next, mas também, quem sabe, de outros bancos.

Por enquanto não há outras pistas que apontem para outras instituições, mas podemos esperar algumas novidades para outubro.

Por exemplo, o Blog do iPhone ouviu conversas de bastidores que sugerem que o Itaú está se preparando para aceitar cartões de débito no Apple Pay, uma reivindicação que muitos fazem desde abril. Na leva que aconteceu esta semana, apenas o Banco do Brasil liberou o débito de seus cartões, enquanto que o Bradesco disponibilizou apenas para uma conta específica (poupança e com bandeira Visa), não permitindo que clientes normais também se beneficiem com isso.

Então, em outubro poderemos ter novidades no Apple Pay no Brasil. A aceitação de mais bancos, além de cartões de débito dos já existentes. E liberando o débito, também podemos sonhar com uma funcionalidade extra: o Apple Pay Cash, que permite transferências de dinheiro via iMessage para outras pessoas (leia mais sobre isso neste outro artigo).

Por enquanto, tudo é especulação e só nos resta esperar. Só a Apple pode determinar a próxima data de lançamento, e isso ela só faz quando tudo estiver pronto. Antes disso, tudo pode mudar e qualquer um que afirmar datas, estará chutando.

Mas até lá, podem aparecer pistas, como já aconteceu no passado. Se você tem um cartão que ainda não é aceito no Apple Pay e está aguardando o dia em que isso irá mudar, pode, de tempos em tempos, tentar adicioná-lo no Wallet do iPhone. Se aparecer os termos de uso, é uma pista de que a equipe interna está realizando testes. Neste caso, conte para nós, para investigarmos o caso. ;)


Confira mais dicas de Apple Pay através destes links:

Botão Voltar ao topo