Apple Pay

Banco do Brasil libera por engano o Apple Pay durante algumas horas na noite desta quarta-feira

A noite desta quarta (8) foi bem agitada para alguns clientes do Banco do Brasil. Tudo porque, durante poucas horas, o banco permitiu a ativação de cartões no Apple Pay no Wallet do iOS, sem a necessidade de ativação pelo aplicativo.

Porém, depois da farra, o banco retirou o serviço do ar e desabilitou do sistema os cartões incluídos durante o processo.


Assim como aconteceu no início de julho, diversos clientes do BB conseguiram incluir em seus Wallets os cartões do banco no Apple Pay. A diferença é que desta vez a ativação poderia ser feita por SMS (como já acontece com o Credicard, mas não com o Itaú).

Porém, depois de algumas horas, o banco deixou de validar as inclusões e passou a retirar do Apple Pay os cartões daqueles que tinham conseguido.

Não é a primeira vez que a equipe do Banco do Brasil pisa na bola em relação ao sistema de pagamentos da maçã. Há alguns dias era possível visualizar uma página do site que foi revelada antes do tempo e que foi retirada do ar logo depois da notícia ter sido publicada pelo Blog do iPhone.

Quando o Apple Pay irá funcionar no BB e Bradesco?

Para que o banco possa liberar o sistema de pagamentos para seus clientes, é preciso que algumas coisas aconteçam antes, pois ele sozinho não tem autonomia para isso. Primeiro de tudo, a Apple precisa autorizar, pois o lançamento nos países é sempre orquestrado por ela. Então, o BB não pode liberar nada antes do Bradesco, por exemplo, sem que a maçã autorize (coisa que geralmente acontece no início do dia e não na calada da noite).

Outra coisa que é preciso acontecer é a atualização dos aplicativos. Até o momento em que este artigo está sendo escrito, o app do BB ainda não era compatível com o Apple Pay. Do lado do Bradesco, apenas o app do Bradesco Prime ganhou na quarta-feira uma atualização “compatível com o Wallet”, sem que os outros segmentos do banco tenham recebido a mesma atualização.

Portanto, é preciso ter paciência e esperar. Pelo andar dos acontecimentos, parece que a chegada do Apple Pay para mais bancos brasileiros está próxima e pode acontecer a qualquer momento. Mas enquanto o lançamento não for oficial, é inútil nutrir esperanças de que ele possa funcionar antes do tempo.


Confira algumas dicas de Apple Pay:

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • João Paulo Leal

    Todos os clientes conseguem usar o app do Bradesco Prime 😉

    • Sim, mas não teria lógica liberar o Apple Pay somente no app de um segmento e não nos outros. Portanto, enquanto os outros apps não receberem a atualização, é bem provável que o lançamento oficial não aconteça.

      • João Paulo Leal

        Claro! O correto é atualizar o app de todos os segmentos. Não duvido nada lançarem antes de atualizarem os outros rs. Caso ocorra isso, acredito que será possível usar o Apple Pay com o app do Prime, mesmo que sua conta seja do varejo ou exclusive.

    • Vitor Gyn

      Sim, mas eles podem fazer igual fizeram na Samsung, bem como os outros bancos fizeram; somente alguns cartões irão funcionar (somente clientes premiums).

  • Anderson1sp

    Que chato essa novela do Apple Pay!

    • MonHoe

      O problema são os terminais que eu nunca vi, nem em shoppings, farmácias ou bancos

      • Gabriel

        Terminais? Vc diz os caixas automáticos com compatibilidade NFC? Realmente acho que isso vai demorar vai ser anos pra chegar aqui, visto que seria necessário comprar milhares de leitores de NFC, adaptar o sistema, e tudo isso requer dindin, coisa que os bancos gostam só de receber, mas nunca de gastar, sem uma contrapartida.

        • MonHoe

          Estou falando dos terminais NFC para pagamentos, não falei errado e sei do que to falando

  • L.Gu…stavo

    Por aqui o app do bb nas últimas atualizações bichou o face id, não tá reconhecendo e fica pedindo senha…

  • PauLo França

    Quando o sistema foi liberado eu cadastrei meu Credicard Zero, até então bloqueado, desbloqueei e cadastrei no Wallet para usar, só utilizei 2 vezes pelo sistema do Apple Pay, após alguns dias apareceu varias cobranças indevidas, compras que fizeram com meu cartão, porém ele estava na minha carteira, liguei para o Itaú, bloquearam o cartão e me enviaram um novo, recebi, cadastrei no wallet e não realizei compras, após 1 semana começaram a fazer compras no cartão novo, detalhe: tenho 2 cartões Credicard zero cadastrado no meu CPF, cartões distintos e cada um com seu limite, mas todas as compras indevidas são em cartões cadastramos no Wallet. Me nego a acreditar que seja falha da Apple, mas não vejo outra alternativa.
    Mais alguém aqui já teve esse problema??
    Quero usar o Apple Pay, mas fico com medo de cadastrar meus cartões e sempre acontecer isso.

    • fwada

      eu tenho o Zero e nunca tive problemas. Nunca usei o cartão fisico

    • Paulo, realmente não faz sentido o problema ser no Apple Pay, devido às camadas de segurança do sistema (estar atrelado ao chip T1, necessidade da autenticação biométrica, etc).
      Seu caso é bem curioso, mas eu não acredito que o problema seja o Apple Pay. Pelo menos não há no mundo inteiro história parecida.

      • PauLo França

        Tbm não acredito no vazamento da Apple Pay, já li os itens que falam da segurança. Quando disponível irei cadastrar meu cartão do BB para ver o que acontece.

        • Lucas

          O problema está no “enviaram um novo cartão”
          Envio de cartão pelos correios é chance de anotarem o número do cartão e código de segurança….

          • PauLo França

            Poderia ser, mas é estranho entre tantos cartões só anotarem o do Credicard Zero. Eu tenho Inter, BB, Neon, Caixa, Next, mas só copiaram o do Credicard, 2 vezes. 🤷🏼‍♂️

  • Rodrigo Bocchese Faria

    Algum ouviu ou viu em alguma sobre a inclusão da função débito para o Itaú.

    BB e Bradesco utilizarão a função desde começo??

    • O Itaucard não aceita débito.
      Ontem alguns conseguiram usar o Ourocard débito em compras. Mas como a ativação dos cartões nem era para ter acontecido, não dá ainda para afirmar que no lançamento oficial o débito será ou não disponibilizado.

  • Leandro

    BB é muito lento! Utilizo na minha empresa e a cada dia somos pior atendidos, ainda bem que foi só um cadastro que excluíram e não valores das contas.

  • Jorge Luis Silva Martins

    Não acho que seja “pisada na bola”. Pode ser que estejam testando o cadastramento dos cartões no sistema.

    • Por contrato, o Banco do Brasil não pode liberar o serviço antes do anúncio oficial. E testes são feitos em ambiente interno do banco, não com o público.
      Portanto, tecnicamente é sim uma pisada de bola.

      • Diego Azevedo

        Conversando com alguns dos desenvolvedores de alguns bancos, descobri que surrealmente a Apple não disponibiliza um ambiente de homologação para o Apple Pay. Nem no test flight o Apple Pay funciona, apenas em apps publicados na loja.

        Então a solução encontrada foi de disponibilizar o app com a funcionalidade na loja, mas não abrir para o cadastramento, permitindo que a equipe ative individualmente em seus dispositivos para testar.

        Então não sei bem se “ambiente interno do banco” seria a melhor descrição, apesar de que com certeza foi uma pisada de bola

        • Aproveita e fala com eles que a gente tem mil correntistas lá no Telegram desesperados pelo Apple Pay. E todo dia que o Apple Pay do Banco do Brasil não chega tem alguém abrindo uma conta no Itaú ou no Credicard Zero. Eu mesmo estou me segurando. E uma dúvida, o problema dessa demora é mesmo segurança?!?

          • willyan

            passa o grupo pra gente

            • Procura ApplePayBR lá no Twitter, não sei se posso deixar o link do grupo aqui.

    • Erros assim podem causar situações constrangedoras aos clientes e ensejar até reparação de danos morais.

      • Daniel Vitor

        Mas reparação de que? Se o Banco não divulgou o serviço? Os clientes que tentaram cadastrar e conseguiram, porém enquanto o banco não oficializou o serviço, quem estavam errados eram os clientes e não o banco.

        • Eu vou tentar exemplificar, uma empresa de trens, antes de oficializar uma nova rota, permite que passageiros entrem no trem e utilizem do serviço antes de ele ser oficializado, durante a viagem há um problema no trem. Se a empresa permitiu que os passageiros fizessem a viagem, ainda que o serviço não esteja operacional, ela responde por eventuais problemas advindos daquela situação.

  • KGB07

    Curiosamente e coincidentemente (não sei se tem relação) atualizei o aplicativo do bb ontem cedo nos meus aparelhos (iPhone x e iPhone 5) e o aplicativo não abria mais. Fui olhar no aparelho de minha esposa (iPhone 8) mas ela já tinha atualizado também e também o aplicativo não abria. Entrei em contato com o suporte do banco e a explicação/orientação foi q eu removesse as contas cadastradas e cadastrasse novamente. Eu repliquei que se o problema fosse na conta, apenas nos meus aparelhos não abriria e no de minha esposa teria aberto, pois são contas diferentes. Fiquei sem resposta rsrsrs Então fui olhar as avaliações do app na App Store e vi que tinham centenas de pessoas relatando a mesma coisa. Quando foi mais tarde eu vi q tinha saído uma nova atualização. Atualizei e o app voltou a funcionar em todos os aparelhos. Duas atualizações em aprox. 48 horas. Algo houve.

  • @blogdoiphone:disqus Pelo que me consta o BB lançou na AppStore uma versão do app BB compatível com a Wallet, mas logo depois retirou a versão, eu constatei isso quando aconteceu, vou até procurar uns prints.

  • MARCUS VINICIUS FRAGOSO

    Não tenho paciência para essa frescuragem toda, envolvendo esse tal de Apple Pay. Eta empresinha mais antipática e insuportável. Tudo com ela, é assim! Sempre parece estar “fazendo um favor”, para seus clientes e adeptos. Que vão à 💩!

  • Carlos Roberto

    Hoje pela manhã o app normal do Bradesco também foi atualizado com “compatível com o Wallet”. Bom sinal?!?!

    • Ótimo sinal, Carlos!

  • Pedro Barbosa

    iLex, você sabe se existe alguma possibilidade de num futuro próximo ser possível usar cartões de débito para pagamento no Apple Pay?

    • Sim, possibilidade existe.

  • brasileiroferrado

    que novela ridícula

  • Airton Silvério

    Será que o Santander vai aderir o Apple Pay?
    Não quis ficar pra trás e lançou esse adesivo e pulseira, agora estou com medo que demors muito para liberarem o Apple Pay!

  • Aline

    Quando será que o ITAÚ vai liberar Apple Pay para os cartões adicionais???? Eu hein… qual a dificuldade???

  • Petroli Eduardo

    Aí que tem cartão BB da bandeira ELO fica sem rs rs rs… Poxa só visa né…

  • Lucas

    Mais uma atualização do App do Banco do Brasil agora de noite e nada….

  • Wardney Martins

    Aplicativo acabou de ser atualizado e agora mostra compatibilidade com o Apple Pay, será que na próxima semana (segunda ou terça) a Apple divulga a novidade?

  • José Adriano Camargo

    APP do BB atualizado agora com suporte ao Wallet!!!!

  • Thiago

    Aplicativos do Bradesco atualizados para wallet !

  • J. Mazio

    Acabei de Atualizar o aplicativo do BB, também está com a compatibilidade da Wallet.
    Quero ver se aqui terei os mesmos problemas que tive com meus cartões da Caixa Bank na Espanha…

  • Pessoa Qualquer

    Acabei de adicionar e ativar um Ourocard Visa Platinum à Wallet via app Ourocard. Ativação via SMS, rápido e tranquilo! Só falta agora testar na prática!

  • Rafael Damásio

    Aplicativo do BB atualizado com a informação sobre o Apple Pay. Cartão adicionado com sucesso.
    Agora é testar!!!

    https://uploads.disquscdn.com/images/39b49a74f20d316c8557cde144ff1783bf34627c2fba400cb2366c1b01c53a41.jpg

  • Marcelo Almeida

    Agora sim é oficial!!
    Cartão cadastrado e funcionando!!
    Uhuuuuu

  • Luís Felipe

    consegui ativar o meu agora! O aplicativo ourocard tinha uma atualização, e logo aparece para adicionar ao Wallet pelo próprio aplicativo