Apple Pay

É possível que tenhamos uma terceira leva de bancos e cartões brasileiros no Apple Pay em outubro

Nesta semana tivemos a tão esperada segunda leva de bancos compatíveis com o Apple Pay. A primeira foi em abril, com os cartões do Itaú sendo os primeiros, e agora Banco do Brasil e Bradesco entram na brincadeira do pagamento por aproximação da maça.

Ainda não há nenhum relato oficial de quando teremos novos cartões na brincadeira, mas há indícios de que em outubro pode acontecer a inclusão de mais bancos na carteira digital da Apple.


É a Apple quem manda

A compatibilidade ou não dos diferentes bancos ao Apple Pay não é por acaso e nem aleatória. É preciso, antes de tudo, uma negociação com a Apple e, sobretudo, uma autorização dela. Não depende somente do banco, apesar que é preciso a boa vontade dele em aceitar as exigências da maçã, como porcentagem nas transações e adequação à rigorosa campanha de marketing da empresa americana. Por exemplo, todas as páginas especiais dos bancos referentes ao serviço precisam primeiros ser aprovadas pela equipe de Tim Cook antes de irem ao ar. Os contratos de parceria possuem termos bem específicos (e chatos) que nem todas as instituições estão disponíveis a se sujeitar.

Com isso, o banco não pode decidir quando lançar, sem o consentimento da maçã. É por isso que vimos a “novela” dos vazamentos do BB antes do tempo, sugerindo que o banco já estava com tudo pronto para o lançamento, mas precisava esperar o OK final para ser liberado oficialmente.

É por esta razão que só haverá outros bancos compatíveis com o Apple Pay quando a maçã autorizar. E ela costuma fazer isso de tempos em tempos, em grupos. É o que chamamos de “leva de lançamentos”.

A próxima leva

O banco Next passou o dia de ontem afirmando em suas redes sociais que ainda não é compatível com o Apple Pay, mas que isso mudará em outubro.

Vamos então juntar o que sabemos: (1) os anúncios de novos bancos do Apple Pay acontecem sempre em grupos, ao mesmo tempo; e (2) o Next está afirmando que adicionará compatibilidade em outubro. Então, pela lógica, é bem provável que tenhamos novos anúncios em outubro, não apenas do Next, mas também, quem sabe, de outros bancos.

Por enquanto não há outras pistas que apontem para outras instituições, mas podemos esperar algumas novidades para outubro.

Por exemplo, o Blog do iPhone ouviu conversas de bastidores que sugerem que o Itaú está se preparando para aceitar cartões de débito no Apple Pay, uma reivindicação que muitos fazem desde abril. Na leva que aconteceu esta semana, apenas o Banco do Brasil liberou o débito de seus cartões, enquanto que o Bradesco disponibilizou apenas para uma conta específica (poupança e com bandeira Visa), não permitindo que clientes normais também se beneficiem com isso.

Então, em outubro poderemos ter novidades no Apple Pay no Brasil. A aceitação de mais bancos, além de cartões de débito dos já existentes. E liberando o débito, também podemos sonhar com uma funcionalidade extra: o Apple Pay Cash, que permite transferências de dinheiro via iMessage para outras pessoas (leia mais sobre isso neste outro artigo).

Por enquanto, tudo é especulação e só nos resta esperar. Só a Apple pode determinar a próxima data de lançamento, e isso ela só faz quando tudo estiver pronto. Antes disso, tudo pode mudar e qualquer um que afirmar datas, estará chutando.

Mas até lá, podem aparecer pistas, como já aconteceu no passado. Se você tem um cartão que ainda não é aceito no Apple Pay e está aguardando o dia em que isso irá mudar, pode, de tempos em tempos, tentar adicioná-lo no Wallet do iPhone. Se aparecer os termos de uso, é uma pista de que a equipe interna está realizando testes. Neste caso, conte para nós, para investigarmos o caso. 😉


Confira mais dicas de Apple Pay através destes links:

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • paulogrego

    É sonhar demais um dia podermos cadastrar os cartões de vale refeição no Apple Pay?
    Aí sim seria bom demais, uma coisa que muita gente usa todos os dias e não esporadicamente como o cartão de crédito/débito.

    • Leonardo Negrisoli

      Parece que tem algum país que rola isso já. Espero n estar falando besteira… mas acho que é questão de tempo.

      • Daniel Vitor

        Além de outros países já ter o Bilhete de Transporte público também funcionando no Apple Pay (Londres eu sei que funciona).
        Aqui no Brasil a SPTrans de SP abriu um chamado público para startups darem soluções tecnológicas para o pagamento e bilhetagem eletrônica, quem sabe alguma empresa não empregue alguma solução usando o Apple Pay?!

        • O Secretario de mobilidade urbana me explicou que a dificuldade aqui no Distrito Federal seria comunicar o pagamento dos ônibus aos servidores, os custos e estrutura da comunicação ainda são empecilhos.

    • Gustavo Silva

      o samsung pay aceita o Ticket alimentação

      • paulogrego

        ah droga.. eu tenho um motorola da empresa a sodexo, nem um nem outro ajuda kkk

  • Anderson1sp

    O banco Itaú, aceita as duas bandeiras, visa e Mastercard?

    • Isaac

      Sim, as duas bandeiras na função crédito.

  • Leonardo Negrisoli

    Uma das melhores coisas do Apple Pay pra mim é usar o Apple Pay Cash, muito simples mandar e receber dinheiro..
    To vendo o dia que vai rolar fazer isso internacionalmente e ficar menos escravo de corretoras de câmbio / bancos… quem sabe no futuro né?

    • Luciano Assunção

      Mas com o Apple Pay cash vc usa o cartão de crédito para enviar dinheiro, certo? Logo, você não estaria livre de bancos, já que o banco iria cobrar como uma compra internacional, cobrando a conversão e IOF. Entendi errado?

      • Leonardo Negrisoli

        Pro Apple Pay Cash eu uso o meu de débito, mas independente disso, fico pensando como a Apple intermediaria isso se fosse o caso.
        Pq quando vc usa o Apple Pay Cash, ele faz um débito no meu cartão como se fosse uma compra na App Store.
        Aí seria a Apple “convertendo o $” e disponibilizando para o destinatário no outro país. Aí teoricamente não usaria banco, mas deveria cobrar pelo menos 0.38% de IOF por ser operação financeira.
        Quem sabe a gente n ve um projeto disso no futuro, né?

        • Victor

          iof pra débito no exterior já não é 0.38 há muito tempo.. é 6.38 igual ao cartão de crédito e câmbio

          • Leonardo Negrisoli

            Compra internacional no cartão é diferente de remessa em moeda estrangeira 😉
            O Apple Pay Cash nesse cenário está mais para um envio de divisas do que para uma compra no cartão em ME.

            • Victor

              bom, se ele debita no cartão, não é remessa ao exterior, pois remessa é a transferência entre contas, o que não é o caso, já que é a apple que envia uma cobrança para os cartões 😉

              pela ótica do brasil, como o apple pay cash usa o cartão de débito/crédito e não a conta corrente propriamente, não teria como fugir dos 6.38%.

              ps. a opção seria a apple cobrar na conta nacional e creditar na de destino, mas envolveria uma série de problemas contábeis e tributários para a companhia, logo, não acredito que ela tenha interesse de trazer o risco pra si.

            • Leonardo Negrisoli

              Nao sei não… usar cartão de débito é só um meio de movimentar o $ que está em conta corrente, mas enfim.. vamos ver as novidades que a Apple poderá explorar com isso nos próximos anos, enquanto isso, sigo usando para enviar e receber $ em moeda local rs

  • Muito empolgante esses bastidores do Apple Pay! Que venha Outubro! Já vejo nas lojas um interesse contínuo nesse assunto e bastante empolgação. Lembro quando o Barra Shopping no Rio testava pioneiramente o uso de máquinas eletrônicas de cartão. Essa nova curva do Apple Pay é mais fantástica!

  • Alex Sanches

    🗣 AMEEEEX!!! Em nome de Jesus!

  • Enquanto isso as empresas como UOL e Cielo estão indo na contra-mão vendendo maquininhas populares sem o NFC, assim tirando a possibilidade de usar o Apple/Samsung/Google Pay realmente em todos os lugares. Melhor dizendo, apenas os usuários da Samsung saem ganhando nessa história, já que a linha S usa tbm outra tecnologia de pagamentos que “emula” cartões. 😕

    • Rogério Cardoso

      Realmente essas maquininhas populares estão na contramão. O que me impressiona também é a Stone, que se diz tão moderna e jovem, não ter NFC. Todavia, ao menos em minha experiencia, o numero dessas maquininhas é ainda pequeno de forma que o Apple Pay é aceito na grande maioria dos lugares que já passei.

    • Lucas Santos

      Apenas uma correção…As máquinas do UOL já aceitam a alguns meses pagamento por NFC inclusive tenho uma moderninha wi-fi na minha loja e recebo normalmente pagamentos realizados com o Samsung e Google Pay, nunca deu problema e é bem simples de usar.

  • Ronaldo Alves

    Tudo isso é a preguiça de digitar uma senha? rs

    Sou realmente o único q não ver nada de demais nesse Apple Pay!?

    Gosto de ter o cartão físico e digitar minhas senhas durante as compras.

    • Rogério Cardoso

      Além da praticidade, tem a questão da segurança também pois em momento algum o atendente tem acesso a seu cartão e tampouco ocorre a inserção do mesmo na maquina, logo não tem risco de clonagem ou outro tipo de fraude dessa natureza.

    • Rafael Franz

      Não é preguiça. Além de ser mais rápido, é também absolutamente seguro, eliminando completamente a possibilidade de clonagem pois não é necessário digitar senha e nem mesmo passar dados do cartão, por ser feito digitalmente.

    • Daniel Vitor

      Além de se você é correntista de mais de um banco e/ou tem mais de um cartão de crédito, tem todos eles em um único lugar, levando consigo apenas o celular.

    • Jayme Ricardo

      Sim é preguiça … e tb detesto esperar horas na fila e diminui muro o tempo de pagamento dos outros se todos aderirem

    • Alexandre Pinho

      Não, não é preguiça! É praticidade. Vc poder deixar a carteira em casa, e pagar utilizando a segurança que o Apple Pay proporciona é muito bom!

    • Ronaldo Alves

      Acho q o plástico nunca será substituído por completo. Muitas pessoas ainda “têm medo” da tecnologia, principalmente os mais idosos. Mas, se tem quem goste, ok. Pra mim não muda muita coisa. Nada q me acrescente algo. rs

      • CarlinhosDOWN

        Assim como o papel não deixou de existir com o computador.
        “Ah, mas eu prefiro o papel, acho computador coisa de preguiçoso”. Então tá, escolha sua. Mas não menospreze quem pensa diferente de você.

        Logo abaixo, nos comentários, temos o fascinante depoimento da Sônia, que tem 70 anos e adora usar o Apple Pay no seu iPhone X. Portanto, defender que devamos continuar usando o plástico com a desculpa “dos mais idosos” não condiz muito com a realidade.

        Não use uma limitação sua para julgar os outros. É feio.

        • Ronaldo Alves

          Não pedi que você concorde comigo, mas peço que respeite minha opinião. O que falei foi em cima da “minha experiência” e não da sua. Já tentei fazer com que amigos e parentes abandonem a ideia de fazer pagamentos em lotéricas e demais agências, correndo inclusive o risco de serem assaltadas, para que passem a pagar de casa, sem riscos através dos aplicativos de seus bancos, assim como também tentei indicar essas “fintechs” (como Nubank, Digio, Inter, Next etc) e vejo o quão as pessoas são desconfiadas (principalmente as mais idosas) em relação a esse “mundo moderno”. Foi em cima disso tudo que presencio diariamente, que formei minha opinião, que mais uma vez faço questão de reforçar e você não é obrigado a concordar. Então deixemos as coisas acontecerem no seu tempo, nada de desespero que: Ah liberou para tal banco e não liberou para o meu… ah vou cancelar tal cartão porque o banco não quer liberar o tal Apple Pay. É muita bobagem.

          • Victor

            “Tudo isso é a preguiça de digitar uma senha?”

            é, você não julgou ninguém não e só relatou a sua experiência.. kkkkkkkkkkk

            por sinal.. CNH digital, título de eleitor digital.. cartão de plano de saúde digital.. ingressos digitais.. até carrinho do tio do café e da bala aceitando cartões.. relógios smart.. bitcoin.. internet banking.. fechaduras com desbloqueio via NFC.. carros começando a destrancarem e ligar com celular.. mas realmente, cartão de crédito e débito digital, pra que né?! melhor ter uma carteira só pra guardar só cartão de crédito!

            • Ronaldo Alves

              Li o texto do BDI e fiz uma pergunta “a matéria”: tudo isso é a preguiça de digitar uma senha? Pergunta é diferente de julgamento (pelo menos pra mim, não sei se pra você). Mas enfim, tenham paciência que uma hora o tal Apple Pay vai chegar para todos. Para mim tanto faz, ter ou não ter. Não pretendo utilizar mesmo. Simples. 😉

            • Victor

              a sua pergunta foi direcionada, se é direcionada é porque é o SEU julgamento.. mas enfim, não preciso dessa paciência não, o tal do apple pay chegou pra mim desde abril.. mas te entendo, se você tivesse o iX, poderia achar mais interessante a experiência do usuário.

            • Ronaldo Alves

              Ok então. Que bom que você já tem Apple Pay. E sim, possuo o iPhone X. 😉

    • paulogrego

      Estive em julho numa viagem pela europa e cara, deu pra sentir e muito a vantagem de usar isso. O negócio é ultra rápido, instantâneo! Usar o cartão físico agora parece um desperdício de tempo!
      É tecnologia, praticidade. Desdenhar disso é como dizer pq full hd se posso ver meu futebol na minha tv de tubo? Porque smartphone se tenho meu pc em casa? E por aí vai, em menor ou maior dimensão, mas é sempre essa a idéia!

    • CarlinhosDOWN

      “Tudo isso é a preguiça de digitar uma senha?”

      Nossa, você usa e-mail por preguiça de escrever no papel com a própria mão e enviar cartas para as pessoas?
      E o celular? Você usa porque tem preguiça de ir até a pessoa pra falar com ela?

      Caramba, tu é preguiçoso, hein?

    • Ronaldo Alves

      Resumindo: tenham calma. Tudo no seu tempo. Falei o q falei porque ta “todo mundo” desesperado para que os bancos/apple liberem logo isso (Apple Pay), como se fosse coisa de outro planeta. E nem vai revolucionar tanto assim o mundo. Tudo no seu tempo.

      • Marcos

        Cara, com todo respeito, tu não estás entendendo. Essa solução praticamente elimina a possibilidade de clonagem do cartão, se for usada unicamente, obviamente.

        • Ronaldo Alves

          Ta ok Marcos, entendi. Mas tenham paciência, uma hora chega para todos. rs

  • Rafael Franz

    Na verdade o Next pertence ao Bradesco, então vai depender apenas do banco para que ocorra essa liberação, pois utiliza o mesmo sistema que as contas Bradesco.

    • Geraldo Rezende

      Estranho é a Next lançar em separado enquanto a Credicard, que pertence ao Itaú, ter lançado ao mesmo tempo que o Itaú.

      • Thalles Souza

        Realmente estranho, mas o mesmo aconteceu no Samsung Pay e já era esperado, então, nada de novo.

      • Luciano Assunção

        Mas os cartões Credicard são administrados pelo Itaú, não são? Deve ser a mesma coisa do cartão Saraiva que eu tenho, que é administrado pelo BB e portanto é compatível ao Apple Pay

    • Negativo, Rafael, você está errado.
      O texto enfatiza justamente isso. O Bradesco não pode mudar nada no Apple Pay sem a Apple autorizar. Assim como o Itau não pode, tipo semana que vem, liberar o débito por conta própria. Tudo tem que ser orquestrado para ser lançado em uma data específica, determinada pela Apple.

      Todos sabemos que o Next é do Bradesco. Mas agora só poderá fazer parte do Apple Pay quando a maçã autorizar.

  • César Filho

    Alguem ja usou no exterior com cartao internacional brasileiro?

  • Guilherme H. Hahn

    Foda eu, que tenho cartao BB mas Mastercard e o BB vai lá libera somente Visa!

    • vyktorjonas

      BB não emite mais Mastercard, eles nunca vão adicionar suporte. Pede segunda via do seu cartão com bandeira visa

  • Sonia Xavier

    Tenho 70 anos e há 10 anos só uso produtos da marca Apple! Desde abril uso meu IphoneX para pagamentos via Apple Pay. Concordo plenamente com a praticidade e a segurança de se fazer pagamentos sem precisar usar um cartão físico. Só não entendo o motivo de quando eu uso o cartão Visa do Itaú não precisar colocar a senha e quando uso o Mastercard, precisar…

    • Thalles Souza

      A questão da senha deveria ser de acordo com o valor, normalmente, acima de R$ 50,00 você precisa digita-la. Seu caso é estranho.

      • Sonia Xavier

        Ou vou continuar usando só o Visa mesmo…

        • Victor

          o meu é master itaú e eu nunca precisei da senha, ele só autentica o meu rosto mesmo e pronto.. já fiz compra próxima de 300 reais dessa forma

    • Sonia Xavier

      Vou tentar fazer compra abaixo de R$50,00 pra ver se não pede senha…

    • Sonia, parece ser aleatório.
      Eu sempre usei MasterCard (Itaú) e nunca precisei digitar nenhuma senha. Mas no sábado, pela primeira vez, ele me pediu para digitar em uma compra no supermercado de R$91. Depois disso não pediu mais.

      • Raphael Sanches

        Na semana retrasada passei Apple Pay no supermercado e pediu uma senha. E na semana passada passei na loja de roupa e tambem pediu a senha. É normal isso ?

        • Tarcísio Bezerra

          Qual senha pede, na maquineta, do banco, ou a senha para desbloquear o iPhone?

          Pode ter sido aquele bloqueio quando o celular não reconhece a digital/faceid, o mesmo que ocorre quando reiniciamos o celular.

  • Denner Bitti Padilha

    Ontem recebi um push da Ticket dizendo que era a primeira empresa a oferecer essa modalidade no apple pay. Mas quando abri a notificação e abriu o aplicativo não tinha nada mostrando. Dei uma pesquisada e ví que realmente existe apple pay com ticket refeição. Muito bacana.

  • BeTo!

    Não entendi porque o Mastercard está fora do Apple Pay do Banco do Brasil.

    • vyktorjonas

      Porque BB não emite mais Master tem tempo

      • KGB07

        Claro q emite. Se vc olhar na página do banco verá que tem lá mostrando disponíveis os cartões com a bandeira Master. Recentemente eu troquei meu cartão do BB pra um Platinum e escolhei a bandeira Master.

    • Tarcísio Bezerra

      Eu não entendo o porque do BB, não ter acrescentado o elo, a bandeira que ele tanto empurra.

      O Master, eles querem tirar benefícios a um tempo atrás recebi uma notificação que o master passaria a pontuar menos, em 01/07, mas eles voltaram atras.

      Creio que seja preferencia de bandeira como o Santander tem com o Mastercard por exemplo colocando meta de gastos para dar até o triplo de pontos.

      • BeTo!

        Verdade, deveria ter o Elo, pois ele pontua mais que o Visa e Mastercard.

        • Tarcísio Bezerra

          Esse é o maior motivo, mas pode ser restrições do Apple Pay, pois no site da apple não consta. Mas no exterior eles aceitam o Disover, que é a bandeira conveniada a elo, nos EUA, por exemplo.

  • Marcos Cardoso Gois

    Alguém conseguiu cadastrar o Ourocard International Visa Electron (o Azulzinho) que só contém a função débito?

    • Danilo Lima

      Eu tentei agora de noite mais não deu certo não : (

    • Matheus Stout

      Aqui sem sucesso

  • Daniel Zattera Sganzerla

    O Banco do Brasil está funcionando para crédito e TAMBÉM para débito.

  • Marcos

    Muito interessante mas comigo não está funcionando. De varias tentativas, só uma funcionou. Sou Banco do Brasil com Ourocard Visa Platinun. Em tempo: todas as maquininhas tinham o símbolo do Apple Pay e os atendentes disseram que estavam funcionando. Deve ser alguma coisa com o Banco do Brasil. A propósito hoje alguém do Banco telefonou para confirmar se eu reconhecia as tentativas de pagamento.

  • Michael Scofield

    Caixa economica ??

  • Antonio Frederico

    Na minha opinião achava que eu ia demorar usar esse recurso, porque não trabalho com crédito, não dos bancos conveniados até agora. Pois pasmem que o Banco do Brasil me surpreende e vem com a opção de débito desde o começo. Hoje fiz meu primeiro pagamento via Apple Pay. Diferenciado, só isso!

  • Michael Scofield

    Tem previsão para Caixa Economica ?

  • Marcelo Julião

    NuBank por favor…!

    • Ana Mendes

      🙏🏻

  • gnc03

    O Banco Neon disse que ja esta em trâmites para aceitar o Apple Pay mas n deu data, quem sabe outubro

  • Celso F. Araujo

    Enquanto isso o Santander e sua ridícula solução meia-boca…

  • João

    Next é do Bradesco!

  • Rodrigo Alineri

    #Nubank aguardo você!

  • Tarcísio Bezerra

    Aguardando o elo do banco do brasil, e o visa da Porto Seguro.

  • Braulio Barcellos

    Pq o Bradesco não liberou o ApplePay para cartões Mastercard?

  • Marcelo Silva

    Ressucitando a matéria rs

    Após 15 dias de utilização do Apple Pay (Banco do Brasil), em praticamente todos os lugares passou normal, desde padaria, na feira, mercado e até o moto boy quando entrega a pizza. Dos lugares que perguntei sobre pagamento por aproximação, 80% não sabiam dessa ferramenta. Ensinei como fazia para utilizar e o pessoal se surpreendeu rs.

    Acredito que seja mais falta de informação mesmo.

  • Raoni

    Quando os cartoes elo do bradesco e de outros bancos serao aceitos?