Já falamos aqui do grande problema que muitos desenvolvedores brasileiros estão enfrentando ao publicarem seus jogos na App Store nacional. A publicação na categoria principal é bem mais rápida que a secundária, o que faz com que muitos fiquem prejudicados por não poderem vender seu produto no Brasil.
Pois existe uma maneira fácil (apesar de burocrática) de contornar esta situação, enquanto o problema não é oficialmente solucionado.
Entenda o problema
Como não existe a categoria JOGOS na loja nacional (entenda porque aqui), muitos usam a velha dica de publicar como ENTRETENIMENTO. Mas isso prejudica a venda no mercado internacional, pois como jogo, o aplicativo tem muito mais visibilidade devido à grande procura deste gênero.
A Apple permite selecionar duas categorias no momento de publicar um aplicativo: a categoria principal e a secundária, que serve como substituta quando não há a primeira em determinado país. É o nosso caso com os jogos.
Essa seria uma boa solução, se fossem disponibilizadas para o grande público ao mesmo tempo. Mas não é bem o que acontece: a categoria secundária demora mais para aparecer na loja, podendo levar semanas ou até meses.
Qual a solução?
Pois alguns desenvolvedores decidiram publicar duas vezes o mesmo aplicativo, com nomes diferentes: um em GAMES e outro em ENTRETAINMENT, ambos como categoria principal. Assim, o aplicativo é liberado praticamente ao mesmo tempo tanto no mercado internacional quanto no brasileiro. Um exemplo disso é o jogo GudeBalls BR, que esta semana lidera a lista dos mais vendidos no Brasil.
A versão BR é exatamente a mesma da versão internacional, com a vantagem que foi lançada muito mais rápido que a categoria secundária, já dando um bom retorno aos criadores.
Por isso, se você é desenvolvedor brasileiro e quer atingir o consumidor nacional, esqueça o sistema de categoria secundária e publique direto uma cópia do aplicativo na categoria Entretenimento. Você vai ganhar tempo, sem perder clientes. :)