ARQUIVO

[BDI Responde] Perguntas e respostas sobre o Apple Watch no Brasil

Nessa semana tivemos várias notícias relativas ao Apple Watch, e por mais que tenhamos escrito diversos artigos explicativos, ainda há muita gente confusa e repetindo as mesmas perguntas.

Para acabar com esta confusão, o Blog do iPhone reuniu as dúvidas mais comuns, respondendo todas em um só lugar, para que não fique mais nenhum mal entendido em relação às novidades. Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares que possuam um Apple Watch.





1. Em quais modelos de Apple Watch eu posso ativar o eletrocardiograma (ECG)?

Relógios comprados no Brasil por enquanto não podem ativar o ECG. A função de eletrocardiograma só pode ser liberada em países em que o órgão sanitário regulador permitiu. Ou seja, para funcionar no Brasil, a Anvisa primeiro precisa autorizar. A Apple já fez o pedido de análise, mas isto leva tempo e não há nenhuma previsão de quando teremos o ECG por aqui.

Com o iOS 12.2, a função ECG só pode ser ativada se o usuário estiver presencialmente em um país autorizado. Antes do 12.2, bastava comprar o modelo dos EUA e ativar no Brasil, mas isso não é mais permitido.



2. Já possuo o ECG ativado no meu Watch americano. Mas se agora eu atualizar meu iPhone para o iOS 12.2, perderei o ECG?

Se você simplesmente atualizar o iPhone (sem restaurá-lo do zero), poderá continuar usando o ECG normalmente, porque ele já está ativo. Porém, se você, por algum motivo, tiver que emparelhar o relógio novamente, não conseguirá mais ativar o ECG, pois a geolocalização é conferida no momento da ativação.


3. Já tenho o ECG habilitado em meu Watch e uso normalmente no Brasil. Mas tive que trocar de iPhone. Continuarei podendo usar o ECG?

O Apple Watch é pareado com um único iPhone. Portanto, se você precisar trocar de aparelho celular, por consequência terá de refazer o pareamento com o novo iPhone, precisando passar novamente pelo processo de ativação do ECG. E aí, se você não estiver geograficamente em um país habilitado, não conseguirá.


4. Eu comprei meu Watch em um país da Europa que já tem suporte ao ECG. Porém, não estou conseguindo ativar a função no Brasil. Pode isso, Arnaldo?

Justamente por você estar no Brasil é que não é possível ativar o ECG. O iOS 12.2 identifica onde você está geograficamente, e se estiver em um país onde o ECG ainda não foi autorizado, não conseguirá ativar a função. Mesmo que tenha comprado o aparelho na França, Portugal, Espanha ou qualquer outro habilitado.



5. Se eu só atualizar o iOS no iPhone e não no relógio, isso influencia no ECG?

Mesma coisa do que foi dito acima. Quem faz a conferência geográfica de onde o usuário está é o app Saúde no iOS. Portanto, se você atualizar para o iOS 12.2, é ele quem irá lhe dedurar, independente se você atualizou ou não o watchOS no relógio.


6. Comprei meu relógio nos Estados Unidos, mas não consigo habilitar o serviço para usar meu número da Vivo/Claro no Apple Watch. O que pode ser?

Modelos do Apple Watch GPS + Cellular comprados nos Estados Unidos, Canadá e México não são (e provavelmente nunca serão) compatíveis com operadoras brasileiras. Portanto, nesses casos a opção “Celular” nem aparece nos Ajustes.

Para habilitar o serviço SYNC da Claro e Vivo, o Watch precisa ser o modelo vendido no Brasil ou de países da Europa e Ásia (modelos A2007 e A2008).



7. Eu tenho plano Pré na Vivo/Claro e não estou conseguindo habilitar o SYNC no meu Apple Watch. É bug?

Não é bug. É que as duas operadoras só disponibilizam o serviço de sincronia de número com o Watch para clientes de planos pós, cuja mensalidade seja a partir de R$119,90.


8. Se eu entregar o meu relógio para alguém que for viajar para um pais habilitado, a pessoa conseguirá habilitar o ECG para ser usado aqui no Brasil?

É algo possível de se fazer, se o relógio tiver sido comprado em um pais onde a função é habilitada. Mas para isso ela teria que levar também o seu iPhone, pois a ativação é feita no aplicativo Saúde do iOS, com o relógio emparelhado. É uma gambiarra bem trabalhosa.

Se for VOCÊ quem for para um dos países habilitados e comprar o relógio lá, poderá ativar o ECG antes de vir para o Brasil e usá-lo aqui.


Se você tiver alguma outra dúvida em relação ao Apple Watch, coloque aqui nos comentários. Se ela for relevante, incluiremos no artigo.

Compartilhe o link deste texto com todos os usuários de Watch que você conheça, para que as dúvidas sejam todas sanadas.

Botão Voltar ao topo