2009ARQUIVO

Veja como desenvolvedores brasileiros estão resolvendo o problema do atraso na publicação de jogos na App Store nacional

falamos aqui do grande problema que muitos desenvolvedores brasileiros estão enfrentando ao publicarem seus jogos na App Store nacional. A publicação na categoria principal é bem mais rápida que a secundária, o que faz com que muitos fiquem prejudicados por não poderem vender seu produto no Brasil.

Aprovação pela Apple

Pois existe uma maneira fácil (apesar de burocrática) de contornar esta situação, enquanto o problema não é oficialmente solucionado.

Entenda o problema
Como não existe a categoria JOGOS na loja nacional (entenda porque aqui), muitos usam a velha dica de publicar como ENTRETENIMENTO. Mas isso prejudica a venda no mercado internacional, pois como jogo, o aplicativo tem muito mais visibilidade devido à grande procura deste gênero.

A Apple permite selecionar duas categorias no momento de publicar um aplicativo: a categoria principal e a secundária, que serve como substituta quando não há a primeira em determinado país. É o nosso caso com os jogos.

Essa seria uma boa solução, se fossem disponibilizadas para o grande público ao mesmo tempo. Mas não é bem o que acontece: a categoria secundária demora mais para aparecer na loja, podendo levar semanas ou até meses.

Qual a solução?
Pois alguns desenvolvedores decidiram publicar duas vezes o mesmo aplicativo, com nomes diferentes: um em GAMES e outro em ENTRETAINMENT, ambos como categoria principal. Assim, o aplicativo é liberado praticamente ao mesmo tempo tanto no mercado internacional quanto no brasileiro. Um exemplo disso é o jogo GudeBalls BR, que esta semana lidera a lista dos mais vendidos no Brasil.

GudeBalls BR

A versão BR é exatamente a mesma da versão internacional, com a vantagem que foi lançada muito mais rápido que a categoria secundária, já dando um bom retorno aos criadores.

Por isso, se você é desenvolvedor brasileiro e quer atingir o consumidor nacional, esqueça o sistema de categoria secundária e publique direto uma cópia do aplicativo na categoria Entretenimento. Você vai ganhar tempo, sem perder clientes. :)

Botão Voltar ao topo