2011ARQUIVONotícias

Um ano de iPhone 4: retrospectiva histórica do melhor iPhone já fabricado pela Apple

Como já destacamos aqui, o iPhone 4 completa hoje um ano de mercado, com uma das histórias mais ricas que um produto Apple já teve. Protótipo vazado, antennagate, versão branca que só existia na propaganda, enfim, o mais polêmico iPhone já feito, mas ao mesmo tempo, o mais sedutor e cativante de todos, batendo recordes de vendas no Brasil e no mundo.

Vamos seguir a sugestão dos nossos amigos do site Macstories e fazer uma recapitulação da história do celular mais controverso que a Apple já fez, e ao mesmo tempo o que mais vendeu e apaixonou usuários.

A novela do protótipo

A história toda começou agitada já em abril, quando aconteceu o maior vazamento já visto de um eletrônico ainda não lançado (ainda mais para a Apple, que é conhecida por manter seus segredos trancados à 14 chaves). Uma história que quase pareceu absurda no começo, por tão incrível que era.

Tudo começou com um protótipo esquecido em um bar por um engenheiro da Maçã, que bebeu um pouco demais e deixou seu precioso instrumento de trabalho na mesa, exatamente no dia de seu aniversário. O rapaz que encontrou tentou primeiro vender para o Engadget (que não quis arrumar confusão com a Apple e recusou). Quem acabou comprando foi o site Gizmodo, por US$5.000.

Com isso, tivemos vídeos com detalhes precisos de como seria o futuro telefone da Apple, caracterizando um vazamento nunca antes visto. Todos conhecemos, dois meses antes, como seria o iPhone de 4ª geração.

A partir daí, toda uma novela se desenrolou, com a Apple pedindo oficialmente seu protótipo de volta e até mesmo a polícia invadindo a casa dos blogueiros e confiscando computadores.

Leia mais:
Novela do protótipo, veja as cenas dos próximos capítulos
Veja como a Apple camufla os seus protótipos ultra-secretos

Como resultado, a Apple rompeu suas “relações diplomáticas” com o Gizmodo, que até hoje não é mais convidado para nenhum evento da Maçã.

 

Antennagate

O lançamento foi um enorme sucesso, mas já no primeiro dia um escândalo surgiu. Segundo a experiência de alguns usuários, o novo aparelho perdia o sinal ao ser tocado em um ponto preciso da lateral onde estava situada a junção das antenas, criando uma bola de neve de informações mal contadas.

A mídia brasileira em peso seguiu a onda e, mesmo sem fazer nenhum teste, começou a repetir “ad nauseam” que o novo iPhone tinha “um defeito na sua engenharia e que a Apple deveria urgentemente fazer um recall de todos os aparelhos“. Quem lia os jornais ou os blogs em geral, tinha certeza que o iPhone 4 era defeituoso e que não funcionava, sendo o pior produto Apple já feito.

Leia também:
[humor] Paródias sobre problemas de recepção do iPhone 4 rondam a internet
Quem ganha com a paranóia do problema das antenas do iPhone 4?
Análises técnicas indicam que problemas de antenas do iPhone 4 foram exagerados pela mídia

O Blog do iPhone foi o primeiro site brasileiro a colocar as mãos no iPhone 4, o que nos permitiu a realização de testes próprios. Desde o primeiro momento tentamos esclarecer que as notícias eram fortemente exageradas e que não havia razão para achar que o aparelho não era bom. Fomos duramente criticados por muitos, por sermos os únicos no Brasil a adotar este tipo de discurso. Mas isso mudou com a tomada de posição oficial da Apple.

Veja na próxima página (clique aqui) a continuação deste artigo. :)

Página 2 —>

1 2 3Próxima página
Botão Voltar ao topo