Notícias

Análises técnicas indicam que problemas de antenas do iPhone 4 foram exagerados pela mídia

Muito se falou de problemas de recepção do novo iPhone 4, mas ninguém tinha testado seriamente as antenas. Exames técnicos, realizados por empresas distintas e independentes, afirmam que o novo brinquedo da Apple não é assim tão sensível quanto muitos pregam. Para eles, o exagero que toda a mídia fez foi desproporcional à realidade.

AntennaSys

Spencer Webb, presidente da empresa AntennaSys (especializada em design, integração e consultoria em antenas e radio-transmissões), declarou que o novo aparelho da Apple é tão sensível ao toque da mão quanto o primeiro iPhone EDGE. Uma de suas conclusões foi:

O iPhone 4 não é tão hiper-sensível assim aos efeitos da mão como eu estava sendo levado a acreditar pelo que via na mídia.

Os testes realizados por eles foram acompanhados por vários engenheiros especializados do setor. Apesar das barras no visor realmente diminuírem, em nenhum dos casos a ligação caiu ou foi interrompida, o que iria de acordo com a versão da Apple de que é um problema de software e não de design de antenas.

A empresa fará testes mais profundos nos próximos dias, obtendo assim dados mais precisos.

Consumer Reports

O conceituado site americano ConsumeReports.org diz que em seus testes (realizados em áreas de boa cobertura da AT&T) não foi possível reproduzir os problemas relatados em blogs do mundo inteiro, e que seria preciso segurar o aparelho de uma maneira não natural para ver alguma influência na recepção. Este fenômeno, segundo o relatório, não é exclusivo do iPhone 4.

Como conclusão, eles afirmam que isso não seria razão suficiente para deixar de comprar o aparelho.

AnandTech

O mais sério e técnico de todos os testes. Os engenheiros da AnandTech mapearam as barras de recepção do iPhone 4, com força entre -51dB (com sinal de celular perfeito) e -131bB (mínimo de força para manter uma conexão). A conclusão dos testes é que ele perde sim recepção ao toque da mão, mais do que outras marcas. Mas em contrapartida, sua antena externa também tem uma recepção muito maior na comparação com outros celulares.

O certo é esperar que a Apple lance a prometida atualização do iOS 4, para ver se a questão pode ser resolvida mesmo por software. Alguns veículos de mídia estão também noticiando que a Apple abriu vaga para engenheiros de antenas. É verdade, mas tudo indica que é uma grande coincidência, não tendo relação com os problemas divulgados amplamente pela mídia. O anúncio foi originalmente feito no dia do lançamento do iPhone 4, o que não daria tempo útil de perceber os problemas e organizar com os Recursos Humanos uma vaga extra. Pelo menos, não é assim que funciona em empresas gigantescas como a Apple.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • João Pedro

    Ja era de se esperar que alguem dissece a verdade

  • Bruno Cruz

    CONCORDO

  • A verdade é que muitos estão tentando frear um pouco do grande sucesso que o iPhone tem se tornado a cava nova versão lançada.
    É incrível como uma dúzia de aparelhos com problemas torna o produto original falho, isso só se consegue na internet.
    A verdade é que o sucesso é tanto, que qualquer coisa relacionado a ele é devorado facilmente por milhões de internautas, e muitos não vão querer perder esse cliques a mais em suas páginas…

    Até mais,

  • MCKoe

    Tá, a única coisa q eu acho estranho é encostar a mão em uma antena de celular…

  • O meu iPhone 4 funciona perfeitamente!

    • Matheus Henrique

      INVEJA. MAS INVEJA BOA, MANOLO.

  • Uimer

    São fatos isolados de pessoas que não querem enchergar o sucesso do iPhone. Não vou me espantar se algum dia souber de alguem reclamando que o iPhone perde sinal se vc está usando-o na lua. :p

  • Algus Helm

    Será que a Nokia é dona de algum desses jornais? Hehehehe…

  • Max

    Por isso que é sempre bom chamar os especialistas antes de sair publicando qualquer coisa. Aliás, hj isso é uma prática comum na imprensa, muitos que no máximo são entusiastas, julgam-se especialistas e saem publicando asneiras atrás de asneiras, com muitas suposições, sem nenhuma base. Isso em qualquer área, no esporte, aviação (aliás, quando cai um avião é quando aparecem dezenas de “especialiastas”). Por isso que eu gosto do Anandtech, ele sempre vai ao fundo da questão técnica, muitas vezes de uma maneira muito técnica, porém precisa.

  • Bruno Melo

    Haa sem dúvida foi exagerado… é sempre assim, quando faz a diferença em alguma coisa ( no caso do iPhone, a diferença em telefonia movel) você sempre será alvo mesmo de criticas, sobretudo sustentadas pela concorrêcia, e alguns outros sem personalidade que se deixam levar por qualquer vento de especulação…. E… que figura hein esse mlke da charge que esta praticamente cheirando sua propia bunda para obter um sinal no seu iPhone 4 hahahah… que situação o “Jobs” colocou o garoto hahahahha

  • Eu continuo relatando o que constatei no meu iphone e inclusive fiz um video testando: O sinal nao alterou em nada segurando o iphone 4 de qualquer maneira que fosse segurado

    http://www.youtube.com/watch?v=6ZIdr1pWCEE

  • JanjaBoy
  • Mateus Schiontek

    eu so fico me perguntado como eles não viram que existia o problema na época de testes

  • Bruno

    Comprei meu iPhone 4 em Paris e desde lá uso meu chip brasileiro da Tim cortado a mão. Passei por barcelona e madrid e não tive problema algum de queda de sinal.

    • Luiz

      voce comprou em loja ou pela internet?

    • Rique

      vc usa a capinha? Parece que o problema é qnd nao usa…

      • Bruno

        Comprei na Apple Store no Louvre. Não uso capinha porque já tinha esgotado… 🙁 E na espanha eles ainda não tem o iPhone 4, portanto tbm não tem a proteção bumper.

  • Vitor

    Por isso que o meu está a caminho… sabadão tá ai xD

  • iMatews

    Nem tow preocupado com isso. Ele vai demorar milhões de anos pra chegar no Brasil mesmo…

  • Matheus iTheus

    iLex, um novo bug foi encontrado no iPhone 4, segundo este vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=b2ycKjC0cNs&feature=player_embedded

    Aguardo sua análise.

  • JanjaBoy
  • asouzaht

    Engraçado que a galera que meteu o pau iPhone pelo boatos, agora que saiu uma matéria comprovando o exagero não aparece ninguém pra comentar.
    Mais um vez digo criticar sem fundamento ou por ter ouvido, lido falar a respeito baseando-se em imagens na net e ainda não tendo um iphone pra testar.
    Me ajuda aí colega isso é inveja.