Notícias

Novela do protótipo: veja as cenas dos próximos capítulos

O protótipo foi perdido ou roubado? O Engadget poderia ter comprado antes a história? Quanto o Gizmodo ganhou com tudo isso? O que diz o dono da cervejaria?

Saiba tudo isso e muito mais nas cenas dos próximos capítulos desta eletrizante novela:

Sim, já virou novela mesmo, porque desde ontem, vários detalhes e informações apareceram sobre o furo de reportagem do ano. E visto que são vários, resolvemos uní-los todos em um resumo só, para você ficar a par de tudo o que está acontecendo no caso do misterioso protótipo do iPhone 4.

O Engadget poderia ter sido o primeiro

A pessoa que encontrou o protótipo tentou oferecer a história primeiro ao site Engadget, pelo mesmo valor. Porém, este se recusou a pagar tudo isso, com medo de complicações judiciais com a Apple.

Ainda no sábado, o Engadget publicou a história de alguém que tinha achado um protótipo em um bar, mostrando fotos meio borradas. Segundo o Wall Street Journal:

Joshua Topolsky, editor-chefe do Engadget, disse que o site foi contatado no dia 17 de abril por pessoas que alegaram ter encontrado o dispositivo em um bar. Essas pessoas pediram ao Engadget para pagar para ter acesso ao dispositivo, mas ele se recusou a fazê-lo depois de consultar seus advogados. “Nós acreditamos que é o mesmo dispositivo”, disse Topolsky.

Gizmodo pode estar $150.000 mais rico depois de tudo

O Gizmodo declarou ter pago 5 mil dólares pela história, mas o retorno que ele obteve nestes últimos dois dias pode ter sido muito maior que isso. Os acessos e pageviews que o site teve bateram todos os recordes, chegando a mais de 20 milhões visitas em dois dias.

A média do site sempre foi de 4 milhões de pageviews diários. Na segunda-feira, isso quadruplicou, indo para 20 milhões. Se nos basearmos em valores do Adsense, do Google, o ganho em publicidade poderia ultrapassar os US$150.000, segundo o Digital Inspiration. Além disso, o termo ‘Gray Powell’ já está entre os 5 mais procurados do Google. Como ele não possui blog ou site pessoal, os links que mais aparecem enviam o internauta diretamente para o Gizmodo.

Protótipo perdido ou furtado?

A historinha que o Gizmodo contou cada vez fica mais difícil de sustentar.

O site Daily Finances fez um dos atos mais óbvios do jornalismo: procurou contactar o dono da tal cervejaria, onde o protótipo foi supostamente ‘encontrado’. E adivinhem? A pessoa que diz ter achado o dispositivo nunca perguntou para ele e nem para nenhum presente sobre qualquer telefone perdido. E mais: Gray Powell, o desastrado funcionário da Apple que perdeu o protótipo, ligou várias vezes para o bar, perguntando se alguém tinha achado o aparelho.

Se a pessoa que o encontrou realmente tentou devolver o protótipo no início (como o Gizmodo insiste em afirmar), porque não o fez no lugar mais óbvio, que era o bar onde o aparelho foi ‘encontrado’?

A partir daí, pode surgir a seguinte dúvida: o aparelho foi mesmo achado ou levianamente furtado?

A dona do Gizmodo adora comprar polêmica

Não é a primeira vez que a Gawker (proprietária de vários blogs, entre eles o Giz) faz polêmica com altos pagamentos. Talvez nem todos se lembrem que em janeiro deste ano ela já tinha chamado a atenção dos advogados da Apple ao oferecer uma recompensa de US$100.000 para quem fornecesse alguma foto ou vídeo do futuro tablet que iria ser anunciado no final daquele mês. Jornalismo do talão de cheques?

Gray perdeu o protótipo bem no dia de seu aniversário

A super-exposição que o Gizmodo fez ao pobre Gray Powell (engenheiro da Apple) foi tão absurda e sensacionalista que até mesmo quem trabalha para o site protestou. O colunista Joel Johnson declarou que “a maneira que nós do Gizmodo o fizemos foi incrivelmente de mau-gosto“. A versão brasileira do site também pensa da mesma maneira e se recusou a traduzir a matéria original que expunha Gray.

Para fechar com chave de ouro, o site ainda descobriu que Gray fazia aniversário exatamente no dia em que “perdeu” o aparelho, e estava no bar justamente para comemorar isto.

 

O que será que virá ainda? Será o Gizmodo processado? A Apple vai mudar seu calendário de lançamento depois disso? E o tethering, vai ser liberado?

A resposta para estas e outras perguntas, você verá nos próximos capítulos… 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Esdras Antero

    ual

  • Bruna Garcia

    Ihh essa historia vai longe ainda!

  • Cade o The Bobs ai na estante do iLex?

    MELHOR POST QUE JA LI NA VIDA!

    E olha que eu ja vi MUITOS posts…

    • Niegro

      Nossa, ou vc é muito novo, ou acessa pouco a internet eheheheh….

  • “E o tethering, vai ser liberado?”

    TAN TAN TAAAAAN.

    hahahahah

  • Devia estar bêbado, e quando lembrou que esqueceu o iPhone ja era tarde, hahahahahaha !

  • Leonardo Freire

    OHHH no, coitado do tethering, sempre gostei dele, sacanagem ele sofrer a ira do tio jobs

    uhauahuahuahuaha

  • Rafael Kapela

    Eu não acredito no esquecimento do aparelho, acho que foi um furto (roubo onde o ladrão não é visto).

    • Luiz

      Amigo,

      Roubo é qualquer furto onde haja violência ou ameaça, por exemplo, com arma de fogo.

  • A novela termina em Junho, aguardem…..emoções maiores virão até lá!!!

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    SHOW!

  • Gabriel Lucas

    tethering ahahahahahhahahaha

  • Thiago

    quero so ver o valor que vai ser a brincadeira…to puto da vida…comprei meu iphone 3gs 32 gb em janeiro ,paguei 2099,00…o novo modelo 4g ….vai custar quantos..rsrss

  • Eu acredito que tudo faz parte da teoria da conspiração, e isso tudo foi mais um circo armado pra promover ainda mais o iPhone, numa belíssima jogada de marketing. O mundo todo estava virado para a iPad. Só se falava nela, por uns 2 meses. E agora, a Apple precisa que foquem novamente no queridinho iPhone, e o que fazer? Lançar algumas informações, e isso vai bastar até junho para aumentar a fome dos reais consumidores pela nova versão do gadget.

    Enquanto isso o Jobs estará sentado na sua poltrona malévola, com imagens de descargas elétricas do vulcão cujo nome-não-deve-ser-pronunciado ao fundo dando um mega: Muahahaha-Muaahaha!

    [teoria da conspiração mode OFF]

    • Pedro

      Cara, até imaginei a cena agora… hahahahahahaha… muuuuito boa…

  • Rodrigo

    Acho que a pergunta mais interessante a ser respondida é:

    O que o funcionário da Apple estava fazendo com um protótipo que ainda não foi lançado nas mãos, fora das instalações da empresa?!

    É realmente difícil de acreditar que uma empresa do porte da Apple, que lida principalmente com informações sigilosas ao desenvolver qualquer novo produto, tenha alguma política que permita isso!

    Certamente se este funcionário cometeu alguma infração, será muito, mas muito afortunado se não for demitido.

    Este é o X da questão na minha opinião… Q q esse kra tava fazendo com um protótipo na mão num bar caramba?!

  • Max

    Faltou a pergunta principal: quem matou Odet Roithman?

  • Max

    Sério agora, muito bom esse post, e estou adorando essa história toda. Tá muito divertido. Mas com certeza o Giz que se prepare. O pau vai comer pro lado deles logo logo. Acho que o jurídico da Apple deve estar preparando um ataque absurdo… Não me surpreenderia desse site fechar ou cair no esquecimento, pois até os leitores estão revoltados com a história Gray Powers. Quantos e-mails devem estar sendo mandados para o [email protected] hein??? 😀

  • Bruno Monin

    Achei fantástico a Apple implorando pelo seu aparelhinho de volta ha ha ha!!! Mas de boa, é muita burrice da Apple deixar um funcionário, seja ele quem for, andar com um protótipo desses por ai. Até mesmo de dentro das empresas sempre vazam fotos.

  • Sou leitor acirrado do Gizmodo, tanto o americano quanto o nacional. Essa história esta apenas começando e sinceramente não cabe a nós julgar.

    Apenas a justiça americana, que funciona de maneira muito diferente da nossa.

    O que eu quero dizer e que isso e briga deles com a Apple e o que eu vejo em muitos blogs de tecnologia e principalmente produtos da maçã e uma grande inveja.

    O gizmodo não vai ser fechado por isso, tudo gira entorno do dinheiro, eles pagam uma multa e pronto. A história continua sendo deles e os créditos também.

    Outra coisa é reclamarem deles pagando pelo produto, como se isso fosse algo novo. Todos os cabais fazem isso, inclusive a onipotente Rede Globo.

    Essa é minha opinião, sendo que se o iPhone saiu da Apple sem proteção, afinal o funcionário estava de folga, creio que tudo começa aí. A Apple esta quieta e isso quer dizer que ela vai contra atacar, mas mais uma vez, se ela bater com muita força, sua imagem de empresa do mal vai crescer mais ainda.

    É isso.

  • Caril

    Estamos anciosos pelos próximos capitulos!?!?

    Perguntinha????
    Como vai o emprego do Gray??? Já acharam o corpo da criatura???
    Hehehehehehe

  • Ótimo post iLex! Informação com um toque de humor, é sempre bem-vinda!!! Rsrsrs… 😛

  • Vazamentos de uma Paixão uhehueuhehueuhehueuhehueuheuhe muito boa.. Mas tá meio BBB !!!!

    😛

    Essa foi a história de ontem já cansei dela tem alguma nova ??

    Grande Abraço e parabéns pelo Blog, muito legal !!!

  • Nuno Terceiro

    “Gizmodo pode estar $150.000 mais rico depois de tudo”

    A questão é:

    “Quantas centenas de milhares de dólares mais pobres eles estarão após o acionamento judicial que a Apple certamente impetrará?”

    Até desmontar o bichinho eles desmontaram, não bastasse a receptação. Acho que a Apple vai gastar (sadicamente) direitinho os 3 anos que lhe cabem para reclamar os seus direitos em juízo…

  • McKoe

    Novela mesmo, passa até na Globo!

  • Chrystiano De Castro

    … e o tethering, vai ser liberado? [2] 😛

  • Felipe Gasparino

    Muito interessante a analise!!

    Mas que essa novela vai dar ibope não temos duvida…

    Será mesmo que a Apple falhou em tantos anos?? O que ela fará com este funcionário??
    Se realmente aconteceu isso, ele merece…
    Tem um beneficio deste e faz uma merdaaaa dessa??

    Espero 2 coisas para o fim da novela, que não atrase o novo iPhone, e que seu design melhore!!
    =p

    Abraço Galera!!

  • lupita

    nao entendo matar a curiosidade de muitos, para continuar com a curiosidade com certeza a apple vai processar os responsaveis por esse “vazamento”, a apple com certeza vai adiar e mudar muitas coisas nesse “protótipo” por causa de concorrencia.

    é muitos mataram a curiosidade agora esses mesmos vão ficar no aguardo mais prolongado para poder adiquirir/possuir esse lançamento não tão breve!!!

    Quem realmente ganhou com isso? Gizmodo $150,000 – 20 milhões ou mais de pageviews entre 20 milhões de “trouxas” que vão ficar sem lançamento do iPhone 4 por um bom determinado tempo.

  • lucas ramos

    … e o tethering, vai ser liberado? Só fico com pena do pobre Engenheiro da Apple!

  • achado não é roubado 😛

    óbvio que o cara que achou o protótipo não ia falar pro Gizmodo que roubou o aparelho… o Gizmodo só está tirando os fatos e dizendo o que o cara que achou o aparelho disse

    • Nuno Terceiro

      Bem, é perigoso o apoio em conceitos radicados no senso comum para a observação de acontecimentos sérios.

      Achado é roubado. Assim é em praticamente qualquer lugar.

      Quem se apropria daquilo que não lhe pertence pode experimentar algumas reprimendas legais.

      Em geral, é obrigação de quem acha algo que lhe é alheio retornar o bem ao possuidor ou entregar às autoridades competentes.

      “o Gizmodo só está tirando os fatos e dizendo o que o cara que achou o aparelho disse”

      Ora, algo assim é de uma ingenuidade sem tamanho. Eles não quiseram saber. Fizeram tudo pela notícia, e, inclusive, atropelaram vários preceitos éticos na odisséia pelo protótipo da Apple.

  • Victor Mello

    Ótima matéria.

  • Gabriel

    a pergunta-mor nao foi feita:

    Gray Powell ainda é funcionario da Apple? Foi repreendido por Jobs em pessoa? =P

  • Felipe B’

    Gray Powell levo um chute na bunda depois dessa 🙁

  • 10

  • Dinnosan

    Se a apple ou o funcionário não deu queixa de roubo antes da compra pelo Gizmod, então não há crime.

  • JanjaBoy

    Sempre se trabalha no último dia na Apple…..

    :p

  • Rommel

    Ilex vc chama de Jornalismo de talão de cheque, pq vc n pode dar esta quantia de dinheiro!

    • Não sou eu quem chama assim. Já comentei isso na outra matéria. 😉

    • ihenrique

      é impressionante como brasileiro adora atacar as pessoas gratuitamente. Rommel, qual seu problema? inveja do blog? do trabalho bacana que o ilex vem fazendo? Triste.

  • Rodrigo Alineri

    Querendo um não, é um grande furo… claro, com requintes de sensacionalismo…
    Eu, como fanboy assumido ficom até um pouco chateado porque esse fato acabou quebrando um pouco a magia da surpresa envolvendo o novo gadget. 🙁

    • [2]

      • Pedro

        [3]

        Não tem coisa que eu gosto mais (nessa área ;D ) do que acompanhar o lançamento ao vivo, ir descobrindo as novidades aos poucos… matar a curiosidade na hora certa;
        Enfim, VALEU Giz.

        • Pedro

          Se bem que eles não foram os únicos culpados por tudo isso;
          De qualquer maneira, acho que descobrir o que provavelmente virá nessa próxima versão do iPhone vai acabar com os rumores… e a (rápida, diga-se!) frustração logo após o lançamento do iPad não poderá acontecer. Isso se eles não tirarem algumas das novas implementações, claro.
          Junho ta aí já hein….
          E já acharam o corpo do Gray? xD

  • Vitor Sá

    Huahuahuahuahuahua!! Adorei esse post, ficou muito bem feito!

    E essa novela tem mais mistérios do q LOST!! Estou muito ancioso pelos próximos capítulos! E o tethering?? Hahahaaha!!

    Por isso esse é o melhor site/blog sobre o iPhone!! Boa iLex!

  • marcelo

    O curioso dessa historia que o iphone perdido nao foi localizado pelo MobileMe.

  • O mais interessante ainda, além de não ter sido localizado pelo MobileMe, é ter o conteúdo do iPhone encontrado apagado remotamente!

    Cara de jogada de marketing!

    Acho que Jobs queria sondar a aceitação do novo design.

    • Max

      Essa função do MobileMe de localização remota está quebrada no OS 4.0.

      • Marley

        Não acredito em teoria da conspiração da própria Apple! Pelo que estamos acompanhando ultimamente desde o lançamento do iPhone a Apple não iria se promover de tal forma!

        Esta “novela” ainda está muito longe de terminar!

        Vai vir uma avalanche de processos contra o Guizmodo, podem acompanhar!

  • Felipefp

    iPhone de bêbado não tem dono!!!!

    • Marcelo BsB

      H U|HUAUAUAHUAHUAH UA UAHUAHUAHUAH UA!! Boa!

  • Ruan

    Eu acho que a Gizmodo deveria ser processada por N motivos… e quem “achou” o iPhone, deveria ser preso por furto!

  • Marcos

    Acho que o Gray Powell vai ser promovido.

  • Renato

    Será que ainda dá tempo de mudar o iphone antes de Junho/Julho? Se esse iphone realmente é o final, tem muita gente que não vai comprar !!! Neste momento de guerra com o google (Android) não dá pra vacilar !!!