Notícias

Quem ganha com a paranóia do problema das antenas do iPhone 4?

Muitos leitores já não aguentam mais ler sobre supostos problemas de recepção do iPhone 4, enquanto que vários veículos não se cansam de insistir no problema. Mas não se enganem: este tipo de história é muito útil e lucrativa para muita gente, não só para os sites que as reproduzem e com isso ganham centenas de visitas a mais. Claro, tem também aqueles que insistem no problema só como vingancinha pessoal por não ter sido convidado para a WWDC…

A seguir, dois exemplos de como incentivar ainda mais a paranóia coletiva, para lucrar em cima disso.

iPhone 4 Reception Case™

Sim, o TM no final quer dizer “marca registrada”. A empresa IvySkin já tratou de garantir o filão que será a venda de capinhas externas para “ajudar na recepção”. É uma capa normal, como qualquer outra, mas utiliza o argumento paranóico para tentar vender mais. E não duvido que consiga.

Vendida a 29,99$, é ainda mais cara que o Bumper oficial.


Antenna Booster (aplicativo)

E já há aplicativos enganosos que prometem melhorar a recepção das antenas…

É impressionante ver como a Apple deixou este tipo de aplicativo entrar na loja. Publicado ontem mesmo, ele deixa a entender que resolve problemas de recepção no iPhone, ajudando na força de sinal, quedas de ligação, barras de recepão e até mesmo na velocidade de download.

Mas quem não lê o texto até o final (e eles sabem que 98% dos consumidores não lêem), acaba não percebendo que o app está na categoria Entretenimento e que a empresa que o desenvolveu se redime de qualquer responsabilidade depois que o aplicativo foi comprado:

Fox Dragon Design LLC não se responsabiliza pela utilização deste aplicativo uma vez que estiver nas mãos do usuário final. Este é um aplicativo enigmático. Resultados reais de sinal podem variar para cada usuário, aparelho, localização geográfica, operadora ou outros fatores.

Se isto não é enganação, então é o que? Apple, o que você está fazendo com sua própria loja de aplicativos?

 

Como se pode ver, o interesse vai muito mais além de supostas teorias de conspiração de marcas concorrentes. O que ocorre é um verdadeiro canibalismo, com empresas que vivem do próprio iPhone exagerando um problema para lucrar ainda mais em cima disso.

Relembrando, o problema existe realmente para algumas pessoas, mas não de forma exagerada como a mídia prega. Interferência humana na recepção telefônica é algo que acontece com todo o celular, mas vários de nossos leitores já de posse do novo aparelho declaram não sofrer desse problema. Nós mesmos aqui não conseguimos reproduzí-lo em nossos testes.

É de se refletir o porquê de tantos veículos ainda engrandecerem as consequências disso, ao mesmo tempo que o aparelho é um enorme sucesso de vendas, com estoques esgotados em todo o mundo.

Crédito da primeira imagem

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daniel

    É impressionante até que ponto algumas pessoas chegam… 😛

  • Tiago Albuquerque

    Concordo com você Daniel, é mesmo impressionante. Algumas materias desse blog beiram o fanatismo religioso.

    • Cara, ninguém te obriga a ler este Blog.
      Se você prefere acreditar em outros sites que só reproduzem a paranoia coletiva, use seu livre arbítrio e fique com eles. Não fique aqui gastando seu tempo e, principalmente, o nosso. 😉

      Se você acha que usar argumentos é mais religioso do que só reproduzir notícias copiadas de outros sites, então esse Blog não é feito para você. É preciso de um mínimo de discernimento para entendê-lo e apreciá-lo. Sugestão: procure outro. 😉 #fikdik

      • Frederico

        Fica claro tantas coisas diante de acontecimentos como esse…

        Primeiro que vão falar do iPhone mais do que qualquer outro celular pela importância que ele tem.

        Não é só brasileiro que é malandro, pode ser por app desse tipo que vemos que a malandragem não é uma exclusividade tupiniquim.

        A Apple permitiu que esse tipo de app fosse aprovado porque ela sabe que os mesmos que duvidam da capacidade do iPhone são os mesmos que irão comprar esse tipo de app.

        As demais pessoas, com bom entendimento, não vão comprar esse app muito menos se deixar levar por ufanismo de extremistas.

        Logo – pensa a Apple – a comissão que ela irá ganhar sob a venda desse app funciona como uma espécie de “indenização” pela má crença dos menos entendidos, que acreditam em tudo que ouvem e leem.

        Muita gente já se pronunciou que o problema afeta somente a representação gráfica, e que isso invariavelmente acontece no mundo dos celulares.

        O lucro é inevitável, já que vivemos num planeta onde em pleno 2010 tem gente que ainda cai no conto do bilhete.

        Então meu amigo iLex e demais amigos do blog, assim caminha a humanidade.

        Feliz de quem leu aqui, entendeu o tamanho (pequeno) do problema, se deu por satisfeito, irá, sim, comprar o iPhone 4, e deixa o povo falar e que comprem bastante desse app, que encham o bolso da Apple e desse espertão ai, porque TROUXE RALEIA, MAS NÃO ACABA!

        • Podem ter certeza, mesmo falando o bicho do iPhone 4, o que acontece é mais propaganda gratuita ainda para ele, pois na mesma hora que vem alguem falar que ele tem problema de antena, vem um outro (tipo eu aqui) falar que ja fez o teste inclusive filmando o teste da antena e constatando que nao ocorreu nada com o sinal do aparelho. Ja postei ate aqui nos comentarios anteriormente o video que fiz, segurando de tudo qto era forma o meu iPHone 4, e nao perdeu nem um pouquinho do sinal. Para mim essa perda do sinal ja se tornou uma lenda urbana!

      • Digo Loureiro

        Eu achava que na atualização, imediatamente seria feito várias atualizações de app`s para fazer valer a utilização das novas tarefas, mas tudo que vejo são comentários destes problemas do novo iPhone, cade a atualização do Skype e redes sociais para não ficarem desconectando a todo brake? iBooks com mais opções em português? Google Maps com fotos dos locais? Acho que o iLex tem razão, poderia ter tantas noticias para se falar do avanço e cobrar novos avanços de forma sadia, mas não, tudo que vemos é uma forma de cuspir no prato que se comeu, e os sites que se beneficiaram de algumas noticias e foram punidos por outras deveriam continuar fazendo os bons trabalhos de pesquisas e noticias que fazem deste aparelho algo tão especial e funcional para vida de tantas pessoas, seja pelo lado profissional como no meu caso, ou qualquer outra coisa.
        Dá um iPhone novo para os caras que o criticam para ver se eles não pegam?! Pegam na Hora!!!

    • Sergio

      Tiago,
      Seu comentário foi extremamente mal feito pois na verdade quando o Daniel escreveu: “É impressionante até que ponto algumas pessoas chegam…”, ele estava se referindo até que ponto as empresas chegam para aumentarem os seus lucro. Ele não estava se referindo ao Blog.
      Se a sua opinião é esta sobre o Blog, minha sugestão é que não leia mais nenhum post ou se ler não comente nada.
      Ilex, parabéns pelo seu Blog ele é muito bom.

    • JanjaBoy

      @Tiago Albuquerque.

      Você REALMENTE entendeu o que o Daniel escreveu?

    • giovanni

      Eu acho que você podia dormir sem essa

  • JJ

    Isso é tudo usuario de PC revoltado por não ter ou saber usar o iphone

  • Como ja disse aqui antes, eu fiz o teste e nao tive problemas na recepcao. Tudo funciona perfeito. Ja estou com uma case de silicione e acabei de comprar uma no ebay igual a da foto deste post, mas apenas para protecao do aparelho mesmo, pois por mais que o Jobs fale que o iPHone 4 nao arranhe…. eu nao vou arriscar!

  • iSposito

    Lí ontem que a AppleCare havia assumido o problema e dito que o update de software não resolveria.

    De que se trata? Mais expeculação? ou isso realmente aconteceu?

    • Veja as fontes de onde você leu e perceberá que tudo leva ao Gizmodo, que foi o único a receber essa “confirmação oficial” (sic).
      Se outros sites reproduzem essa notícia assim, sem averiguar, a escolha é deles. Mas eu prefiro esperar outra confirmação que não seja vinda do Gizmodo, que ultimamente tem feito de tudo para sujar o nome da Apple. Eu não queria ter citado o nome dele aqui, mas parece que nem todo mundo entendeu minha sutileza no texto…

      • iSposito

        Entender eu entendi, tinha percebido isso sim. Não falei o nome pra não render audiência. =]

        A Apple devia tomar alguma providência séria contra esse Disse quem me disse. O foda é que o negócio vira um nuvem. Eu só perguntei aqui porque além de ter lido na fonte, lí também em MUITOS outros lugares. Até e-mail eu recebi.

        Pra isso tudo vale a opnião do tio Jobs.

        A Apple simplesmente faz. Compra quem quer.

        • Digo Loureiro

          O negócio é o seguinte: enquanto se namora uma garota ela é uma maravilha, e depois que ela decide te largar, seja lá qual for o motivo ela passa ser sua inimiga, uma vadia e não presta, é assim que o Gizmodo tá reagindo!
          Eles até que eram bons, não foi a toá que deram o furo do novo iPhone, mas tudo tem seu lado bom e o ruim, agora era só continuar na rotina de divulgação do futuro e presente do iPhone que seria muito mais produtivo.

  • Victor Fabel

    Off Topic.

    Tenho um 3g e sempre usei JB.
    Quando lançaram o iOS 4 ja instalei e JB de novo..
    De uns dias pra ca meu celular tava quase pedindo pra morrer, td demorava pra abrir mandar msg tava uma luta meio que travava no meio, hj decidi tirar td e voltar com ele ao normal..
    Por incrivel que pareça nao ta fazendo falta nenhuma, quer dizer o SBS TOGGLES faz uma falta danada mas da pra sobreviver…
    Parece q to com um Iphone novo, td rodando lindamente! hehehehehe

    Na expectativa do Lançamento aqui na Nova Zelandia, segundo um site da aus, parece que vai ser dia 23 desse mes ainda…dedos cruzados!

    Continue com o bom trabalho Ilex

  • O pior é reclamar da suposta vingancinha do pessoal que não foi convidado para a WWDC e ainda usar uma foto deles.

    Não importa se o problema é com 1% da linha do iPhone, o problema existe e por mais que ele aconteça em sua maioria nos EUA (por causa da rede da AT&T), este é um iPhone com projeto defeituoso que manchou em larga escala a imagem da Apple.

    A Apple já reconheceu o problema, agora falta as mídias voltadas somente a Apple reconhecerem.

    Todo celular perde sinal se você tocar na antena, mas todos os celulares possuem antena interna e apenas o iPhone possui uma lateral que faz com que você perca todo o seu sinal.

    Não estou defendendo nenhuma empresa de telefonia, estou apenas dizendo que a Apple ERROU e agora ela vai ter que arrumar toda essa bagunça. Não importa se um produto é lindo, ele tem que funcionar corretamente para todos.

    []’s

    • A Apple já reconheceu o problema, agora falta as mídias voltadas somente a Apple reconhecerem.
      Me diga onde a Apple reconheceu que é um problema de hardware e que não pode ser solucionado com software, me mostre uma fonte que não seja o Gizmodo que mudo IMEDIATAMENTE este artigo.
      Não quero menosprezar o Gizmodo, mas em se tratando da Apple, prefiro uma fonte mais confiável.
      Me mostre, onde?

    • Sério, querem acreditar em qualquer coisa que lêem, vão em frente.
      Mas não me obriguem a fazer o mesmo.

    • E usar ou não a foto deles (que tive que retrabalhar, só a ideia é deles) não tem nada a ver com concordar ou não com tudo que eles dizem.
      Isso é fazer jornalismo, não envolvendo rixas pessoais.

      A minha obrigação é colocar o crédito da imagem e isso eu fiz. Não entendo, Allan, onde você quer chegar com esse argumento infantil de usar a imagem.

      • Porque simplesmente você não declara sua raiva ao Gizmodo US pela história do iPhone 4 achado / roubado (que ainda não deu em nada).

        Eu leio Engadget, USAToday e todos eles reportam notícias sobre o iPhone 4 e seus problemas.

        Eu leio o Blog do iPhone desde que nem iPhone existia no Brasil, de um tempo para cá você resolveu se profissionalizar (nada de aplicativos para jailbreak, etc), isso é uma coisa boa. Mas você sempre está rebatendo notócias de outros blogs, tanto do Gizmodo US quanto de outro grande site sobre Apple no Brasil.

        Porque você simplesmente não coloca no título “Opinião Pessoal” e desce a lenha? Imparcialidade é você entrar em contato com o Gizmodo antes de criticar eles, dar uma chance de resposta ai sim publicar seu artigo.

        Não estou criticando você como pessoa, mas sim como leitor, o conteúdo do site (creio que é para isso que serve os comentários).

        E para resumir, sou consumidor da maçã, tenho iMac, iPhone 3GS, meu iPad está vindo dos EUA e só estou esperando chegar o iPhone 4 para ver se vou comprar (gosto de colocar a mão antes de comprar), e posso dizer que a Apple não é perfeita, vamos esperar a suposta atualização de software e ver se ela irá realmente resolver o problema.

        Se ela resolver (de verdade, nada de só mudar as barrinhas), eu venho aqui e peço desculpas publicamente. Creio que você fará o mesmo.

        []’s

        • “Porque simplesmente você não declara sua raiva ao Gizmodo US
          Porque essa raiva não existe, eu gosto dele. 🙂
          O Gizmodo sempre foi uma ótima fonte de informação. Mas de uns tempos pra cá eu pessoalmente estou preferindo não usar matérias relacionadas a Apple quando vem deles, pelos motivos que já conhecemos. Por exemplo, eles foram os únicos a dizer que o dia de pré-venda do iPhone (15 de junho) foi uma decepção total. Desde então tomei essa posição.
          Mas nada contra o site, sugiro que todos leiam.

          Você ainda não me mostrou o link com a Apple assumindo os erros de hardware. Devo esperar ou esse link nunca vai aparecer? 😉

          • Eu já citei o Engadget e o USAToday… Não vou copiar links de outros sites aqui. Já falei o que eu vou fazer. Se a Apple arrumar o problema (de verdade, sem ser apenas na exibição das barrinhas), eu peço desculpas publicamente para você.

            Agora se o erro realmente for confirmado pela Apple, espero que você publique isso.

            []’s

            • É, sem link fica difícil mesmo.
              Acho que você não tem argumentos. #fail

            • Takashi

              Nesse ponto concordo com o iLex, se você está dizendo que os artigos realmente existem você bem que poderia postar os links, pq vc postar um argumento “X” e ainda querer que a pessoa vá atrás pra comprovar SE a SUA opinião/argumento é ou não relevante, é um puta sacanagem né.

              E sobre o seu coment abaixo, se você tem tanta queixa e se leva pelos boatos, PORQUE você AINDA quer um Iphone 4?! o_____________o

              Se o aparelho é TÃO problemático como a mídia está exageradamente dizendo (eu mesmo já testei o meu, virei de tudo que é forma possível, com a mão esquerda e com a direita e não tive nenhum problema) , acho que teríamos uma enxurrada de cancelamentos de reservas, não? Aqui no Japão por exemplo, o Iphone 4 é um secesso de vendas, e só são feitas vendas por reserva, já que não está sendo possível abastecer um mercado mundial. Se todo mundo acreditasse no problema e ele existisse NA MAIORIA dos aparelhos, além do recall seria uma chuva de cancelamentos, certo? Mas pelo contrário, as os pedidos aumentam mais e mais a cada dia, eu posso afirmar isso porque trabalho na Softbank (operadora que vende o Iphone no Japão), e por dia pelo menos 3 pessoas reservam o aparelho na loja em que trabalho, fora as muitas outras que só tem o receio de pegar devido ao longo tempo de espera.

              Eu crei que a maioria que está criticando a Apple não só neste post como em muitos outros, e em muitos outros sites ou blog’s, nem se que tem o aparelho em mãos para poder testá-lo e dar alguma opinião, só quer botar lenha na foqueira e ver no que dá.

              E iLex, não sei porque você ainda dá atenção pra esse povo, acho que isso é só perda de tempo e acúmulo de sttress pra você, se fosse eu no seu lugar, simplesmente ignoraria o.ob.
              É isso xP/

    • Celso Dantas

      não vou repetir tudo que o iLex já falou em outro comentários, mas dê uma lida neles.

      pra mim se o problema fosse generalizado, em todo o mundo eu concordava com o problema real. Até agora, só tenho visto “supostos problemas”.

      e pelo visto, a rede da AT&T é a pior do mundo, pro problema só ocorrer lá.

      • Omarbh

        Então, porque a Apple se une à pior operadora do mundo? Lucro! Ela tb fica com 30% do preço pago pelos programas “oportunistas” que visam corrigir problema que ela nega existir… E o Bumper é sucesso de vendas no site da própria Apple… Como dito no post, muita gente ganha com essa discussão e, acrescento, a própria Apple, que, Do limão, tenta fazer uma limonada. Sem contar a “midia” indireta que muita gente atribuiu a uma capacidade inesgotável do marketing da Apple, mas que às vezes foge Do controle do campo De distorção Da realidade.

        O produto é ótimo, está acima do padrão da concorrência, além de muito bonito. Vou comprar quando estiver à venda no mercado formal brasileiro. Mas não é mágico, nem infalível.

        PS. Meu iPad é irritante por colocar a inicialmente maiúscula Em todos os Em, Do, Da etc… Espero que isso seja corrigido quando a sua versão Do iOS estiver Em Português.

      • Ah, mas todo mundo sabe que a rede da AT&T é pior do que a pior aqui no Brasil.

        Porém a AT&T tem exclusividade nos EUA e trabalha diretamente com a Apple, sendo assim podemos dizer que o erro é das duas. O que não isenta nem uma nem outra da culpa.

        O fato é: por mais que a rede da AT&T seja ruim, cabe a Apple criar uma antena que resolva esse problema, que não ocorria de forma tão dramática em modelos anteriores… Se meu iPhone 3GS tem um sinal melhor na mesma rede a culpa é de quem?

        []’s

        • E você prefere então acreditar que a Apple mente ao dizer que o problema é de software, e acreditar em boatos da internet? PERDA de sinal é uma coisa, queda de ligação é outra. O sinal cai, a ligação não, o sinal cair não interfere em praticamente nada. A Apple não tem o dever de trabalhar junto com a AT&T porque ela já fez um celular com recepção tão boa quanto os outros dela (vide os testes da AndaTech). O problema é da AT&T, a Apple não vende só nos EUA.

  • Dynho

    “Relaxem pessoal, é so um celular, não vale a pena, curtam sua família. :P” como ja foi dito.
    Mas, vamos esperar a tal atualização (que esta demorando) resolva “suposto” problema.
    Acrescentando…não duvido nada em um futuro próximo aparecer iPhones “torrados” devido a uma descarga eletrostática, tipo, aqueles choques que recebemos qdo abrimos portas de carros. Leis da física. E, caso o circuito interno nao tiver alguma proteção quanto a isso, podem escrever, um caso ou outro vai aparecer…
    Já pensando na próxima versão do iPhone, se a Apple mudar o layout chegaremos a conclusão que foi mesmo uma “falha”de projeto essas antenas expostas.
    E agora contrataram um especialista na área.
    []s

  • iLex, não precisa nem publicar o comentário…
    Mas ‘paranoico’ não tem mais acento =) Nem paranoico, nem paranoia. =)
    Abração

    • Até 2012 pode ter sim. 😉

      • Victor Mello

        Depois disso o mundo acaba mesmo.. Brink’s

  • Oi iLex,
    olha repeito seu trabalho, mas também acho que você está colocando “panos quentes” demais nessa história.
    A Apple Care já assumiu que existe sim o problema de recepção de sinal no iPhone e apesar de você dizer que existe para algumas pessoas, parece que esse “algumas” é suficiente para Apple admitir que é um problema acima do comum…
    Sei que você tem uma paranóia com boatos, principalmente os que falam mal do iPhone. Mas acho que essa assepsia como notícias ás vezes soa como um exagero.
    Acho que vocês fazem um excelente trabalho filtrando bem as notícias. Mas acho que esse filtrar pode ser mais transparente. O que quero dizer que não é necessário retardar a notícia e nem tentar refutá-la. Acho que o fato de informar que trata de um boato, uma informação não confirmada, ou de fonte não confiável já é suficiente para que seus leitores possam entender que aquilo que estão lendo ainda precisa de confirmação.
    Acho que é importante até saber sobre os boatos, mesmo porque começamos a entender um outro lado dessa guerra da indústria e também porque alguns deles acabam se concretizando.
    É claro que, como um blog que prega a seriedade, basta que fique explícito que tal notícia trata-se de um boato e não alardear como um fato.
    Sei que você tem sua “linha editorial” , mas como leitor assíduo do seu blog, acho que vocês, às vezes, tentam tampar demais o sol com a peneira.
    Espero que entendam que é apenas uma crítica de um leitor que gosta do blog, ok?
    Abraços

    Marcos A. Moraes

    • Vou repetir o que eu já disse: me mostre um link mostrando onde a “Apple Care já assumiu que existe sim o problema de recepção de sinal no iPhone”. Só não vale o Gizmodo.
      Se você não se importa com a idoneidade das fontes do que lê, eu me importo. Se você acha que esse cuidado possa ser chamado de “panos quentes”, então não tenho como argumentar com você.

      • DVC

        iLex, não quero por lenha na fogueira, mas por diversas vezes você usou fontes do Gizmodo em textos daqui.
        Agora eles não servem mais? O que mudou?

        • Minha resposta para você é igual a que dei ao Allan. Sugiro conferir. 😉

      • Calma iLex… não acho que uma pessoa coloca sua idoneidade em questão quando ela deixa claro o que está acontecendo..por exemplo… só para sair da discussão: Caso do goleiro Bruno, no início do caso, qualquer site poderia noticiar que existe uma SUSPEITA de envolvimento do goleiro no desaparecimento de uma garota.. como eu disse, isso não coloca em questão a idoneidade do site….
        O que você está colocando como idoneidade soa mais como assepsia exagerada. E ao contrário do que você disse, justamente porque vejo que seu trabalho é sério é que sou leitor assíduo. Não coloco em questão sua idoneidade, apenas que, ás vezes, vc reluta demais em notícias, mesmo que todos fiquem sabendo que se trata de boatos.

        Abraços e não desista… isso é democracia e todo debate educado é saudável!

        • Tomaz

          iLex parabéns pelo ótimo trabalho feito aqui no blog, leitor assíduo aqui. Mas concordo com o Marcos.

    • The Dark Knight

      Eh mesmo!
      Marcos tocou no ponto certo aqui!

      E falando da minha experiência com o iPhone 3GS / iOS4.0
      eu digo que a recepção de sinal aumentou incrivelmente,
      nos piores lugares que costumava ficar sem serviço agora fica 1 ou 2 barras,
      impressionante, estou muito satisfeito com o novo software da Apple,
      por isso se eles afirmaram que era um problema de software provavelmente
      foi para tentar baixar a poeira, pois o que parece mesmo é um problema
      de super exposição da antena do iPhone 4…

  • Juliano Rossi

    tem gente que realmente não QUER ver a verdade.

  • AlyCWB

    Será que meu sonho vai ser realizar?

    Chegar no dia do lançamento do iPhone 4 no Brasil, entrar na TIM vazia e comprar um na hora e ainda com desconto porque os estoques estão muito altos? hahahaha que sonho.

    Pior que os que falam mal são os primeiros da fila na correria do lançamento! Podíamos incentivar esta paranoia para ver se conseguimos este resultado 🙂

    • Dynho

      E com certeza esses mesmos a primeira coisa que irao fazer é o teste da antena :p

  • Charles Chaplin ouviu as mesmas críticas quando lançou “O Grande Ditador”, em 1940.
    Todo mundo falava uma coisa, só ele resolveu se pronunciar ao contrário. Chamaram de comunista, de alienado…

    Foi preciso os EUA entrarem na guerra, em 1941, para darem razão a ele…

  • Marco Toyota

    Caramba…. Meter o dedo na antena SEMPRE deu problema de sinal. Isso vale pra celular, rádio AM/FM, cabo coaxial de antena coletiva, rádio Galena, rádio telescópio e etc….

    Só agora virou assunto de blog, é?

  • Fred Inacio

    Sinto muito Lex. Mas desde que eu vi esse problema acontecer a unica coisa que eu vejo voce fazer é minimizar ou debochar do problema.

    Como disse o Allan, o problema existe e pelo visto é com mais de 1% dos aparelhos. Eu trabalho com tecnologia de transmissao sem fio. Sou Gerente de TI de um provedor de internet a radio e estou cansado de saber que essa ideia de colocar a antena na lateral do aparelho é uma pessima ideia se a antena nao for isolada. E olha que eu nem aprendi isso no meu trabalho, eu aprendi isso quando eu tinha uma tv de 14 com uma antena interna que toda vez que eu encostava na antena a Globo saia do ar….

    Eu acho que já que voce diz que está fazendo jornalismo e nao babando ovo da Apple o que voce deveria fazer é parar de descreditar o problema como se ele nao existisse. Se voce nao consegue repetir o problema nao quer dizer que ele nao existe.

    Eu ouvi varias vezes do pessoal do Engadget especialmente do Nilay Patel que tem um iPhone 4 que comprou com dinheiro dele que absolutamente todas as vezes que ele toca a area da antena no telefone dele as ligacoes caem.

    Por que isso é confiavel pra mim? O Engedget em minha opiniao é extremamente baba ovo da Apple, visto que eles fizeram o Review do iPhone 4 um dia depois de lancar para ajudar a Apple enquanto todos os outros smartphones eles testavam por semanas antes de fazer um Review. Então se o Engadget diz que o iPhone 4 tem problema é por que ele tem problema mesmo.

    Parabens para voce Lex por ter uma pele super isolante que não fecha contato com a antena. Mas meus pesames aos seus leitores que procuram o seu blog para obter informacoes sobre o iPhone e acabam sendo enganados com o seu desleixo a verdade.

    • Se você considera que acontecer com 1% dos aparelhos é caso de erro de projeto e fazer recall, então pensamos diferente.
      Sou eu que “minimizo” ou são os outros que “maximizam” ao dizer que o iPhone 4 é mal feito, mesmo acontecendo com apenas 1% dos aparelhos?

      Pense nisso. 😉

      • Max

        iLex,

        não é esse o fato. Antenas em geral não é para serem tocadas toda hora. O que muitos estão falando, e o review do anandtech mostra isso, é que a recepção do sinal é afetada quando se toca na antena. Isso é fato, não tem como desmentir. Lá no anandtech, ele mostra que o iPhone4 sofre mais atenuação que o 3GS e que o Nexus One quando segurado sem o case. Isso é fato. Agora se afeta ou não as ligações, isso é outra história. A Apple deveria ter isolado a antena, e não o fez!

        Olha o link:
        http://www.anandtech.com/show/3794/the-iphone-4-review/2

        veja a tabela: “Signal Attenuation Comparison in dB – Lower is Better”

    • Dynho

      Solução “tabajara”…
      Metam bombril na antena do iphone que o sinal nao cai nunca… :p

      • Wagner Panfilli

        Bom dia,
        Sou leitor desse blog e de outros tantos por ai, sou usuário de várias tecnologias inclusive as da maçã… o iLex teve a oportunidade de ter o iPhone 4 nas mãos e testou a questão da antena, não aconteceu o fato como vimos em sua matéria, outros que pegaram o iPhone 4 nas mãos também não relataram o problema… Se 1% dos iPhone´s 4 que apresentam essa falha, com certeza não é de projeto, Problema de projeto é caracterizado na falha generalizada dos aparelhos.

        eu ainda não tenho o iPhone 4 e estou ansioso para ter um, e sugiro aos que criticam a Apple que peguem o iPhone 4 nas mãos e testem vocês mesmos ….

        eu prefiro confiar nas imagens do que nas palavras de “N” blogs por ai, o iLex nos mostrou em video os testes.

        Enfim, acredito mais em sobrecargas na rede da AT&T. Agora se “meia-duzia” de pessoas preferem falar que o pintinho é feio antes de sair do ovo aqui no Brasil paciência né ?

        • Wagner Panfilli

          ((era pra criar um novo post não responder o de Dynho, falha minha.. srsr))

        • Jurandir

          1% de milhão pra cima é muita coisa. Do mesmo jeito que o iLex mostrou que não cai com operadoras brasileiras, tem videos mostrando que cai.
          O fato é que todo mundo tá ganhando alguma coisa com isso (até porque o iPhone continua vendendo), menos eu que ainda não bolei nada pra garantir o meu nessa hora também! =D

          • Wagner Panfilli

            Pois é, mas ainda sim acredito que os fatores que cercam o ambiente desde a retirada do iPhone da caixa até o uso no dia-a-dia tem a parcela maior de culpa…. mas é como você disse, o iPhone continua batendo records de vendas e eu ainda não bolei uma sacada boa para ganhar uma grana com esses fatos, quem sabe eu “crie” um bump amplificador de sinal inteligente ecologicamente correto lol.. srsrsr

  • Moises Carvalho

    Pessoal, vamos com calma…

    quando se fala de um erro de projeto ou de um problema de hardware, esse problema acontece com grande maioria (se não todos) os aparelhos que seguem o escopo do projeto.

    O que foi noticiado até agora, e visto aqui mesmo no blog, é que todos que fizeram o teste no iphone 4 não tiveram problemas. Existem casos que aconteceu a perda de sinal? Sim! Mas isso não é algo inusitado! Eu tenho um 3gs e consegui ter o problema de recepção (com muito esforço, segurando o aparelho de uma forma não natural, praticamente cobrindo ele com as duas mãos.)

    Como Steve Jobs disse, ele se esforça para produzir algo da melhor maneira possível. Isso se reflete nas vendas do aparelho; Se fosse ruim, se fosse defeituoso, se fosse ‘zicado’, por nada nesse mundo seria um campeão de vendas. “Bonitinho, mas ordinário” não funciona…

    É escolha de cada um ler e acreditar no que quiser. esse direito é sagrado. mas temos que respeitar os outros. Acompanho o blog à muito tempo, e sempre me surpreendo pelo profissionalismo e dedicação com que ele é feito. iLex, o carinho que você tem com o blog fica estampado em cada notícia.

    Por isso, bola pra frente rapaz, que você tem uma legião de assiduos leitores que estão sempre ‘famintos’ para ver o blog e encontrar um novo post.

    Um abraço a todos,

    Moises

  • Cristiano

    Ilex, parabéns pelo post. Concordo 100%. A maioria das pessoas perdeu o senso crítico e prefere sair por aí repetindo o que o medíocre e rancoroso site gizmodo está publicando. O curioso é ver um monte de gente nos comentários, que com certeza ainda nem tocou em um iphone 4, afirmar categoricamente que o iphone 4 é um erro de projeto, que a apple está escondendo o problema, que não funciona, etc. Parece uma repetição do lançamento do ipad, quanto muita gente fazia questão de “provar” que o Ipad era um epicfail.

  • Diogenes

    “É de se refletir o por quê de tantos..” Só uma pequena correção. Esse porquê deve ser junto e com acento, pois funciona como substantivo na frase. Bom texto, valeu!

    • Verdade. Obrigado. 🙂

  • iEaf

    Blog bom e aquele que informa, critica, discute e polemiza. Srs, vcs conseguiram todas essas qualidades e, ao meu ver, porque são todos interessados, e não fanáticos, como alguém vociferou aí em cima.
    iLex, o Blog do iPhone e uma fonte de informação excelente para o usuário Apple, seja expert ou não. Ninguém e ou consegue ser unanime por muito tempo e ‘e exatamente isso que permite o crescimento de um veiculo de informação, proposta desse blog.
    Mantenham sempre a capacidade de criticar e isso, na minha opinião, esse blog faz.
    Keep going, boss…

  • Estevão

    Amigos, só digo uma coisa quem acredita na falha de projeto do iPhone 4 não compre, assim eu consigo comprar o meu mais rápido quando for lançado no Brasil!

  • Nilson

    Nossa, tanta discusão, por causa de um cel? Ou seja de boatos ou não! Acredito se está descontente com o blog, procure outro, ninguém é obrigado a concordar com tudo ou discordar, acredito que cada ser um tem o disernimento necessário para saber oque é bom para si! Agora não ter argumento e vim falar de acentuação é o fim da picada!

    • Waldomiro

      Como assim Nilsom, ” por causa de um CEL..”??. Que cel ? :D. Aqui se fala do precioso (com voz sussurrada, tipo Smeagol :D)…
      Ainda não tive decepção com o blog. Continuo fiél. Alienado não, mas fiél.

      • Waldomiro

        Nilsonnnn. Desculpa o erro.

  • RAVAGNANI

    Olá,

    Sinceramente, só irei falar sobre este problema quando eu estiver com o meu em mãos.

    Mesmo porque uma série de fatores devem corroborar com este problema, umidade relativa do ar, umidade e temperatura das mãos, eletricidade estática etc…

    Mas vamo esperar uma atualização da Apple se resolver, fim de papo.

    Agora uma opinião quanto ao Blog do iPhone, continue assim iLex, acompanho todos os blogs sobre iPhone e ocorre uma verdadeira “Prostituição” de noticias, viraram meros tabloides, qualquer boato ou noticia é postado a qualquer preço, sem uma minima investigação.

    Aos leitores do Blog que se sentem censurados aqui, deixo uma dica, acompanhem diversos blogs e verão o quanto o Blog do Iphone tem um compromisso de seriedade e respeito com seus leitores.

  • Christian Tavares

    Se esse problema com o iPhone 4 for real, é em apenas alguns modelos, o que é perfeitamente normal em produtos em série.
    É claro que quem compra, não quer saber disso e quer o produto fucionando.

    Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com um produto defeituoso, seja Nokia, Sony, Philips, Samsung, etc. E por isso, você deixou de acreditar em determinada marca? Duvido…

    Uma coisa eu aprendi: é preciso ter MUITO cuidado com o que se lê na internet. Hoje qualquer um pode colcoar uma informação na web e fazê-la ganhar repercusão, mesmo não sendo verdadeira.

    Sinceramente, só acredito vendo um comunidado oficial da Apple falando do problema. Alguém teve acesso ao link? Pq até lá, é tudo especulação.

  • Rodolfo

    Vamos lá que o ibope está alto.

    iLex, Parabéns ao Blog, Se tiver problema de antena e Apple fizer recall, parabens pra ela. Nunca vi nokia fazer recall do 5530 que 50% dos meus amigos que tem deram problema pra efetuar ligação, o cel desligava e um mês depois nem ligava mais. Prefiro um pepino na antena o.O, iPhone é bonito como peso pra papel tb 😉

  • slimaesilva

    Quem sabe se quando a Microsoft lançar o celular dela será um sucesso estrondoso como foi o
    Zune? Pczista entra no blog e só fala m… Meu iPhone 4 funciona perfeitamente!!

    • Não viu? Ela já lançou. E lançou dois de uma vez só. Foi um sucesso tão estrondoso que depois de dois meses de vendas acabaram com a equipe e mataram o projeto.

    • Max

      A velha história Mac vs PC. tsc tsc ninguém tá falando de PC nem de Mac aqui!!!!

  • itart

    Acompanho este blog há muito tempo. Sou louco por um iPhone e estou prestes a obter um 3GS. Não optei pelo iPhone 4 por vários motivos, inclusive esse da antena. Vou tentar ser curto. O problema da antena existe sim (e creio que o iLex não gotaria de fazer parte do 1% das pessoas afetadas…). E esse problema acontece com todo celular. Ontem mesmo eu fiz um teste com um Nokia lanterninha, só que eu coloquei a mão tampando a parte de cima, onde fica a antena, e não é que o mesmo fenômeno acontece?! O problema é que o design não se entendeu com a engenharia. Péssima ideia de colocar a antena na lateral e sem proteção! Porque não deixa a antena em cima, evitando melhor o contato com as mãos, como a maioria dos celulares? Sou design e sei do que estou falando…Abraço iLex! Me ajude a continuar sendo seu leitor e indicando o blog a maioria dos meus amigos…

    • Dynho

      Quem sabe na versão 5 do iphone a apple nao acerta….
      volta pro design “sabonete”. 😛

  • André
  • André
    • OmarBH

      Boa!!! Dizem os psicólogos que encontrar razões para rir das situações que nos afligem facilita o entendimento e a convicção sobre os fatos.

  • Olá, bom dia pessoal!

    Mensagem para o Allan Cristian e demais que acreditam que a Apple reconheceu (e esse reconhecer significa admitir) o problema no iPhone 4: Sim, ela reconhece que existe um problema em seu SOFTWARE e não em seu HARDWARE.

    A postura do BlogdoiPhone é a mais correta, já que não espalha boatos e sim notícias. Os websites citados como referência, para tentar se provar alguma coisa, não provam que a Apple admitiu falha no design e/ou engenharia do iPhone. Inclusive, estes mesmos websites reconhecem que o iPhone 4 “segura” melhor o sinal do que o iPhone 3Gs. Fato!

    E antes que me chamem de Fanboy, não sou Fanboy. Vou comprar sim um iPhone 4 e também vou comprar um Droid X. Não ligo para marcas, ligo para gadgets e curto ainda mais os melhores.

    Como leitor do BlogdoiPhone a única coisa que vou pedir a todos esses que dizem que o iPhone possui falha de design industrial:

    1. Poderiam me mostrar um link onde a Apple oficialmente reconhece um problema gerado pelas aletas metálicas externas?

    2. Poderiam me mostrar alguma pesquisa científica que realmente comprove o problema das aletas metálicas externas?

    3. Poderiam me mostrar alguma atitude e/ou tomada de ação dos órgãos competentes americanos e/ou europeus no sentido de cobrar alguma explicação da Apple? Recall?

    4. A Apple perdeu, em algum tribunal, alguma ação movida contra ela por conta deste problema das aletas metálicas?

    Se a resposta for positiva para alguma dessas questões, então, vou precisar rever minha opinião sobre o Blog. Caso contrário, afirmo: Não me venham com xurumelas!!!!!

    Até mais!

  • Ana Silva

    Ei só queria entender duas coisas. Se partirmos da premissa de que realmente há um problema na recepção do celular se ele for segurado de um certo modo (o que não é impossível ou mesmo anormal, por que teoricamente acontece com todos os telefones), 1) realmente daria para resolver apenas pela atualização do iOS? e 2) independentemente da atualização, dá para resolver com bumper ou só mudando a forma de segurar o telefone?
    Sinceramente, só não comprei o 3GS para guardar dinheiro para quando o iPhone4 desembarcar por aqui. Mas essa história de antena me deu uma bela desanimada…
    De tudo o que já li, apenas o Blog do iPhone me deu um “alento” para continuar esperando pelo iPhone4. Alguém poderia me responder?

    • 1) Eu também acho difícil que o problema possa ser resolvido com software, mas a Apple diz que sim. Temos que esperar para ver, teorizar antes que isso aconteça é não ser muito sério, a meu ver.

      2) Sim, os que reclamam do problema afirmam que o bumper não permite o contato da mão com a antena, não prejudicando a recepção. 😉

      3) Este Blog se baseia em experiência própria e em relatos de leitores que já possuem o aparelho no Brasil. Ou seja, na realidade, não em boatos. 😉

  • Mauro

    ILex, se trabalho é bom, seu site é bom. Quem não gosta, mude. Ou argumente com respeito e clareza. Tenham senso critico, pelamordeDeus!

  • iEaf

    Pelo ibope do blog nessa manha~, a resposta do post original já esta dada, não e mesmo, boss???

  • André

    O engraçado é o fato de que muitos que pregam a falha da Apple no projeto do novo iPhone, colocando as antenas nas laterais, causando assim a perda de sinal nunca colocou as mãos em um iPhone 4! Ficam dizendo que a Apple errou feio, que foi um absurdo e tal, baseados apenas na opinião do “amigo do cunhado do tio de um vizinho do primo do meu pai” (isso é uma pessoa só, basta observar a ausência de vírgulas :))!

  • Diego

    Se o chip for da “OI” o sinal vai ser ruim, se o chip for da “VIVO” o sinal vai ser ótimo, com a mão direita ou a esquerda, acabei de testar…na minha opinião o sinal é normal como qualquer outro celular, a barrinha de sinal oscila, mas o sinal continua perfeito!

  • DVC

    Bom, dei uma boa pesquisada. Primeiramente gostaria de dizer que essa fonte é a Wired e que cita inclusive o Walt Mossberg, que em seu review percebeu o problema de queda de sinal.
    Se a palavra de uma das mais respeitadas revistas de tecnologia do mundo e do Walt Mossberg não forem suficientes, aí meus argumentos cessam (até que a Apple se pronuncie oficialmente pelo menos).
    http://m.wired.com/gadgetlab/2010/06/iphone-4-loses-reception-when-antenna-band-is-touched-firmware-issue/

    • Nesse seu link (que é do dia do lançamento do iPhone 4, btw) não diz que a Apple assume que há um problema de hardware.
      Se quer voltar TODA a discussão para o primeiro dia, sugiro que releia (ou leia pela primeira vez) todas as matérias aqui publicadas a respeito.

      Argumento ainda #FAIL quanto à pretensa declaração da Apple sobre o problema, não?
      Querem mentir para si mesmos, ok, keep going. 😉

  • Miguel

    A noticia e muito interessante e como falada pode acontecer com certas pessoas mesmo, mas o
    que fiquei impressionado foi com o Blog do Iphone com a sua postura correta de publicar esta materia
    e nao ficar simplismente usando a informação como todo mundo, parabéns, acompanho voces e um tempo e acho que ser correto e serio, da mais credibilidade ao site.

  • Nilson

    Sem problema Waldomiro kkkkk! Sim ele é um super cel, mas por causa de um probleminha, vira um bafafa só! Eu tive um n97 foi o pior cel que ja tive na minha vida! Eu acredito que nenhum celular é perfeito! Vamos esperar chegar no Brasil o povo comprar e para de fazer mimi que jaja isso vira para o lado pessoal! Pior coisa é ver briguinhas sem motivos!

  • Ednilson Rosa

    iLex,

    Cliquei no link que você postou para o “Reception Case” e o preço que surgiu pra mim foi de $14.99
    e não $29,99. Será que já baixou? Em tempo: achei bem bonito o “case”…

    • Ednilson Rosa

      Reparei agora que $29.99 é o case de couro e não o transparente…

  • Márcio

    O próximo capitulo desta história vai ser um episódio da Série ‘HOUSE’…
    Imaginaram como seria o Doutor House examinando o “problema” do iPhone 4????
    kkkkk

  • Daniel

    Hehe Internetz Sérias buzinas, como diria o filósofo. Anyway, vamos aos fatos:

    1- antena aterrada perde sinal. Ok, nada de novidade.
    2- até agora pelo q me consta esse bug só foi reportado por usuários Americanos utilizadores da maravilhosa rede At&t (sic)
    3- pelo q me consta tb não somente a antena do sinal mas TODAS as antenas são conectadas externamente, interligadas ou não
    4- até agora alguns casos reportados de queda de sinal da operadora, mas absolutamente NENHUM gringo reclamando ” ai meu buetooth não funciona” ou ” ai meu wi-fi no iphone 4 oscila toda hora”
    5- precisa de 5? Acho q não né…
    Todos os equips que possuem antena seja ela de qqer tipo sofrem e sempre sofreram com isso, a questão é como isso é controlado para que não afete sua utilização.
    Pra que tanto lero lero em cima disso, credo… =P

  • Daniel

    Ah! Tem um vídeo de um malukinho aí em que ele testa o iPhone4 em uma ligação, e as barrinhas realmente “somem” quando ele segura pelas laterais do aparelho, porém a ligação continua firme e forte.

  • Nunca vi um artigo que deu tanto o que falar igual esse. Vocês realmente acham que a Apple iriam lançar um aparelho com problemas de RECEPÇÃO? Depois de meses e mais meses de testes, com esses ‘orifícios’ das antenas para dar problema quando se colocado a mão? Pode ser que sejam casos isolados, de erros na produção. Mas, sério, vocês não acham que estão levando esse problema em diante muito por causa da mídia? O que a mídia fala nem sempre é o real para você. Destaque ao ‘nem sempre’.

  • Thiago

    Pode ser até um merchan para vender, mas a case transparente (iPhone 4 Reception Case™) é muito irada.
    Eu prefiro ela do que a própria oficial.

  • jmmso

    Peço a todos os leitores desde fantástico Blog (parabéns iLex), continuem a acreditar que iPhone 4 tem problemas, assim vão sobrar mais iPhone 4 para eu comprar LOLLLLLLLLLLLL

  • jmmso

    Ah mais uma coisa, continuem a achar o iPhone 4 Branco horrível, assim sobrará um para mim LOLLLLLLL

  • Nilson

    Você não é o único a gostar de branco e acho que vc posto na reportagem errada…

  • quer saber de uma coisa??? se tem dúvida do problema da antena……perguntem ao POLVO … e pronto!

  • Lucas Pinho

    É IMPRESSIONANTE a quantidade de trolls e noobs que vem aqui só pra quererem parecer que estão com a razão… iLex não adianta discutir com trolls, já que eles são sempre os certos.
    Ridículo ver essa criançada mimada aqui, tá louco! Vão ver malhação ou Tv Globinho vão.

  • Paulo Kanawati

    O tal problema da antena (q aparentemente existe em todo celular, em maior ou menor proporcao) é resolvido com o uso de uma capa protetora? Entao ta otimo. Sempre usei capas em todos os meus telefones mesmo…

    Imagina se nao vou comprar um case maneiro pra proteger o meu investmento…

  • asouzaht

    Galera d critica negativa.
    Comprem um iPhone se puder e seus problemas com inveja vão acabar.

  • Dinnosan

    Não sabia que o Brasil tinha tantos especialistas em antenas e hardware de celulares …
    Imagino que a Apple tenha enfeitiçado os consumidores porque mesmo com um problema tão “serio” o gadget continua batendo recordes de venda.

  • Squalo

    iLex

    Você sabe me dizer se o iOS 4 tem ainda aquele app. interno que mostra a quantidade de sinal e outras coisas. Chama-se Field Test eu acho. Para chama-lo basta digitar no app. telefone os nº. *3001#12345#*.
    Faça denovo os testes na antena com esse app funcionando e veja se realmente a perda de sinal.

    • Victor

      nao existe o field test no iOS 4.

  • Paulo Marcos

    Sinceramente, eu não sei como o iLex tem saco pra tanta babaquice de usuário. “ilex, faltou um “s” na palavra”. “ilex, segundo as normas ortográficas, blá blá blá”. iLex, o site disse. Num disse. Disse de novo. [email protected]!

    Faz muito tempo que tou a fim de escrever, mas venho adiando… não sabia se iria valer a pena, porque a trollada não entende mesmo. Questão de limitação, fazer o quê?

    É muito simples. Tá dando problema geral? NÃO COMPRE! Fica uma coisa ridícula de querer provar que a Apple está com conspiração (imagino até a gargalhada maligna do Jobs, “vamos lançar um aparelho com a antena estragada pra acabar com a diversão do povo, muhauhuahua). PÔ!

    O próprio Jobs disse: “nós ouvimos o mercado. Se o mercado não gosta, ele não compra. Se gosta, ele compra”(o texto não é literal, mas fica o sentido).

    Então, meu povo, antes de ficar querendo ser o [email protected] das características tecnológicas mestradianas de gerenciamento tecnológico, VOCÊ, digo VOCÊ, pegou um iphone 4 na mão e VOCÊ constatou, ou VOCÊ é mais um dos que acredita que manga com leite mata?

    Que chovam as trolladas agora. Isso dá no saco de qualquer um… que tenha pelo menos um pouco de visão imparcial e não sai acreditando em tudo o que dizem…

    E se tiver erro de português, léxica, ortoléxica, proparoxitonoméica, dane-se. Não estamos no site da academia brasileira de letras. Quer escrever correto. Ótimo. Só não encha o saco.

    • Eu acho importante as correções dos eventuais lapsos de português. Texto errado, ninguém merece. 🙂

      • Paulo Marcos

        O duro é que o povo faz pra aparecer. Penso que você já deva ter percebido isso em alguns frequentadores do blog.

  • Homero

    THERE´S AN APP FOR THAT…

  • oi Hilex… não sei se vc considera uma boa fonte….mas : http://bit.ly/bcCTbp acho que dá para levar em conta, né? abs

  • Paulo Kanawati

    Vi uma materia no site Laptopmagazine que trata do assunto de recepcao do iPhone:

    http://blog.laptopmag.com/consumer-reports-iphone-4-reception-problems-are-real

    Seria preocupante se eu ja nao esperasse usar o iPhone 4 com um case, mas e quem nao curte capinhas, sera que vai mesmo sofrer com isso?

    Estou esperando ansiosamente o lancamento aqui no Canada. Provavelmente nao vou conseguir comprar logo por causa do frenesi gerado a cada lancamento da Apple, mas em breve pretendo ter o meu. Espero que algo ja esteja sendo feito, ou via software ou alguma mudanca simples e interna no hardware. Pq se com uma fita adesiva ou um case o problema ja é resolvido, entao acredito que a Apple possa sim proteger a antena “por dentro” do seu novo aparelho.

  • Everton Candido

    A todos que dizem ser lenda urbana
    Vocês não sabe o que dizem!
    Eu tenho esse mesmo aparelho iPhone 4,e ele esta realmente apresentando queda de sinal brusca.
    Eu não agüento mais conviver com esse problema pior que agora nem garantia eu tenho pois esse aparelho foi troca.
    Ja entrei diversos fóruns e continuo col esse problema te hoje.
    Álguem me ajuda! Gosto muito desse aparelho!