Blog do iPhoneEXCLUSIVO

[inédito] Teste de recepção do iPhone 4 com as operadoras brasileiras

Os principais vídeos demonstrativos que alimentam a histeria das antenas na mídia são feitos por americanos que usam a rede AT&T (lá, o iPhone é vendido bloqueado com esta operadora). Isso quer dizer que todos os testemunhos são baseados em experiências com uma rede que já é muito criticada por ser saturada e problemática. Seria esta a explicação do tal “problema das antenas” não se repetir em nosso país e nem na Europa?

Nenhum site no mundo (ou até mesmo algum jornalista) tentou reproduzir o problema com mais de uma operadora. Fizemos um teste completo usando um iPhone 4 e chips (cartões SIM) das 4 operadoras nacionais que vendem oficialmente o aparelho no Brasil. Confira nossas conclusões.

Por ser compatível somente com o padrão micro-SIM, tivemos que cortar o chip de três operadoras, o que teoricamente não influencia em nada o resultado da recepção. A Vivo foi a única que disponibilizou um chip já no formato correto em uma de suas lojas.

O aparelho é diferente daquele usado em nosso primeiro teste. Além disso, outros colaboradores do Blog estão testando outros iPhones 4 em diferentes regiões do Brasil (mais especificamente no Rio de Janeiro e Brasília).

Com o vídeo, pretendemos mostrar que:

– no Brasil, o chamado “death grip” não se repete como nos Estados Unidos;
– o fenômeno varia de acordo com a operadora (ou a respectiva força de seu sinal);
– a queda das barras acontece tanto no iPhone 4 quanto no 3GS;
– mesmo com as barras caindo, a qualidade da ligação não se altera, ou seja, no “mundo real” este problema não existe na mesma intensidade que muitos pregam.

No vídeo a seguir, mostramos como cada operadora reage com o novo modelo. Mas é importante frisar que a intenção aqui não é qualificar ou desqualificar nenhuma operadora. A recepção depende muito do local, horário e outros fatores externos. Se uma operadora, no vídeo, foi pior que outra, não quer dizer que o seu serviço seja assim geralmente. Significa apenas que, no momento do teste, o sinal variou.

O vídeo foi feito na capital gaúcha, Porto Alegre.

As conclusões que pudemos chegar:

– É preciso apertar bem o aparelho na mão para conseguir provocar o fenômeno. Segurando naturalmente, ele não acontece;
– mesmo aparelho, chips diferentes, resultados diferentes: isso por si só prova que o fenômeno está ligado à força do sinal e não diretamente a um suposto “defeito” no aparelho;
– na Vivo, Claro e TIM, apenas uma barra caiu. Ou seja, a mão realmente interfere no sinal, mas não a ponto de cair nenhuma ligação como muitos afirmam sem testar;
– na Oi (Brasil Telecom), as barras caíram de 4 para 1, mas o sinal não desapareceu. Em testes posteriores, constatou-se que uma chamada normal também não cai e nem perde qualidade. Mais uma vez, o teste foi feito em uma região específica, não significando que a operadora tenha sinal fraco em outras localidades;
– no iPhone 3GS também o fenômeno se repete, perde uma barra e depois volta quando a mão não toca na lateral. Mas estranhamente ninguém nunca reclamou disso no passado.

Com tudo isso, parece claro que, na prática, as informações que a grande mídia ainda transmite (principalmente no Brasil) não condizem tanto com a realidade. E é engraçado de ver que os testemunhos positivos de pessoas que afirmam não enfrentar o problema, são completamente ignorados pela maior parte dos meios de comunicação.

O Blog do iPhone não é associado à Apple Inc. nem a nenhuma operadora de telefonia brasileira e, por isso, os resultados deste teste foram isentos de qualquer influência. O objetivo aqui não é defender a Apple e sim averiguar a precisão dos fatos, dentro da realidade brasileira. Caso algum usuário esteja passando por problemas com seu iPhone 4 e testemunhou uma experiência diferente da nossa, poderá nos mandar imagens e vídeos de seus próprios testes, que teremos o maior prazer de publicar aqui e dividir com nossos leitores a informação.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pedro Ivo

    Ótima matéria!
    Parabéns a todos do blog. 

  • Eduardo

    Mais uma vez, o blog saindo na frente!!

    Parabéns!

  • Agora eu quero ver o que os haters vão dizer.

    • Celso

      Desculpe a ignorância, o que é um hater?

  • Estava esperando uma matéria dessas. Parabéns, novamente!

  • khazooo

    Voce fizeram o teste ja com a versao do iOS 4.0.1?

  • Alpheu

    iLex, faz um post sobre o corte dos simcards !!! rs…

  • Overlord

    Sabe de uma coisa, iLex?

    Eu fiquei com uma sensação absurda que o Jobs estava dando alfinetadas atrás de alfinetadas na AT&T durante a conferência dele na sexta passada.

    Até pensei em rever o vídeo de toda a apresentação mas não tive paciência.
    Porém, em alguns trechos parecia claramente que a culpa de todos os problemas era da rede porca da AT&T nos EUA.

    • carlos

      São dois. Fiquei pensando se o fato de antes as barras de sinal serem otimistas não era para esconder as deficiências da rede da AT&T

  • Rafael Nering

    Excelente matéria, isso afirma o que o blog já tinha falado anteriormente.

  • Parabéns pela matéria, muito boa!

  • Leo

    Eita… não consigo ver no iPhone….

  • Esse teste complementa aquele que fiz com meu iPhone 4, onde nem mesmo uma barra caiu (meu chip é da Tim), to feliz da vida com o sinal do meu iPhone 4 e recomendo a todos a comprarem um que nao vao passar raiva alguma!

    • Marcelo BsB

      Legal!!!

      Em que cidade você está??

      Estou em brasilia e curioso pra saber se vai funcionar tranquilo aqui.

      Um abraço.

  • Meus parabéns pelo post, iLex!

    Eu já sabia que isso só ocorreria em operadoras com sinais fracos, que só ocorre se você segurar o iPhone 4 de uma maneira não natural.

    Isso é óbvio, o iPhone não tem problemas, mas como as pessoas estão reclamando demais somente porque o Steve Jobs disse que era a melhor antena de um smartphone (e realmente é). As pessoas estão querendo contradizê-lo, mas não tem como, porque essa perda ocorre com qualquer smartphone.

    Eu testei no meu iPhone 3GS e o Death Grip ocorreu, mas somente porque eu segurei na parte de baixo, que é onde fica a antena, e pressionei com força. Segurando normalmente não acontece. E como você falou, isso não interfere na qualidade da ligação, que é o que realmente importa para medir se um sinal ou uma operadora são bons ou não.

    Foi o que ele tentou mostrar ao mundo na apresentação de sexta-feira, mas parece que as pessoas não entenderam.

    Essa perda ocorre com qualquer celular se você segurá-lo de uma forma que tampe a antena, e isso não é exclusividade do iPhone 4 ou de nenhum outro celular.

    Porém, como a mídia está em cima da Apple e de todo esse problema, as pessoas acham que ele é grave, mas não é. Era obrigação do mundo inteiro ler esse post, para entender a verdade, e não ficar acreditando no que a droga de todos os outros sites estão dizendo sobre o iPhone 4, que ele tem problemas e sei lá mais o que.

    Eu espero que as pessoas entendam que isso acontece com todos os celulares, e que não irá acontecer no uso normal porque a pessoa não segurará o celular de uma maneira que tampe a antena ou de outra maneira não convencional.

    Mais uma vez, foi um ótimo post iLex, o blog está de parabéns por esclarecer todo mundo e falar a verdade sempre!

  • “como muitos afirmam sem testar;”

    Coisa linda… ah se todos fosse como o blogdoiPhone…. Obrigado iLex!

  • E como já disseram aqui, a AT&T tem muita culpa nisso, porque como o sinal dela é ruim, o Death Grip aparece com mais facilidade.

    • Sborn’s

      [modo sarcástico ON]

      É… bom é aqui no Brasil que as operadoras oferecem sinais de absoluta qualidade… 3G também funciona super bem!

      [modo sarcástico OFF]

  • Pedro

    Como sempre o Blog do iPhone desfaz todas as dúvidas!
    Apesar de eu nunca ter duvidado que isso era um problema que pouquissima gente tem e só sobre determinadas circunstancias! Mas ainda bem que assim foi: Bumpers free!!!!

    Abraço!

  • Thiago

    ótimo artigo,
    parabens ao blog…

  • Adson

    Aqui onde moro, o sinal da TIM é ruim e acontece de o sinal cair com o meu 3GS, mas, onde o sinal é bom, o problema não ocorre.
    Acredito muito na inveja da concorrência, que ainda não conseguiu repetir o sucesso do iPhone e na parceria desastrada da Apple com a AT&T.

  • JupiterBR

    Na realidade, o teste deveria ser feito de forma controlada, digo ao nível de laboratório.

    Primeiro é fundamental ter-se um simulador de ERB para que se possa controlar o nível de potencia e efetuar os testes dentro de todas as bandas…850, 900, 1800, 1900 e 2100 MHz.
    Os pontos de ressonância da antena não são os mesmos para cada faixa.

    Ainda dentro de cada banda avaliar no canal de Controle e na alocação em pelo menos 7 outros canais, varrendo a faixa toda da banda.

    Outra coisa, o simulador de ERB pode avaliar o sinal recebido do telefone e comparar com o que deveria, em cada canal e inclusive se as “barrinhas” estão reais segundo o que foi colocado neste Blog também.

    Eu não tenho um iPhone 4 e nem equipamentos assim, mas seria interessante se alguém com um iPhone 4 pudesse contactar um laboratório para auxiliar.

    Estes equipamentos são tipicos quando fazemos certificações Anatel.

    Abs,

    • Na verdade a intenção foi testar o uso normal mesmo e não o nível de decibéis da recepção. Até porque ela varia de operadora para operadora. 😉

      • JupiterBR

        Juro, não quero ser chato, mas tecnicamente cobertura e potencia das ERBs caberiam em outra situação….
        Aqui, entendo que seria ver a situação do iPhone 4.
        Abs,

    • Djefferson Ramos

      O problema é que o teste que realmente vale para o usuario, é o feito nas condições de uso do dia a dia.

      Eu tenho o iPhone 4 e uso o meu sem enfrentar nenhum tipo de problema. este eu te garanto que é o melhor teste.

    • Djefferson Ramos

      iLex,

      Parabéns pelo teste, foi a melhor forma de mostrar a verdadeira situação de toda esta tentativa de degradar um produto sensacional. E digo isto por ter o meu.

      Este final de semana estive com vários amigos que vinha a mim dizendo que eu tinha me dado mau em comprar o iPhone 4, pois eles viram na Globo e nos portais da internet, dizendo que a Apple através do Steve Jobs havia confirmado que o iPhone 4 tinha problemas.

      Como você disse a grande mídia não tem o interesse de mostrar a realidade e nem de publicar o seu teste. Se houvesse imparcialidade, a Globo.com o Terra, UOL, IG e outros, poderiam mostrar o seu video, mas não da ibope dizer que o iPhone 4 não tem problema.

      O pior de tudo é ter que ficar fazendo o teste para mostrar aos amigos que não existe problema, as pessoas antes de querer apreciar o iPhone 4 me perguntam se ele esta funcionando direito e se o sinal cai o tempo todo.

      Eu fiz um video teste mostrando o problema de perda de sinal ocorrendo no iPhone 4 e no 3GS em um local de péssima recepção de sinal, e o 3GS se comportou exatamente igual ao iPhone 4, e em alguns momentos a volta do sinal era mas rápida no iPhone 4 que no 3GS.

      Parabéns pelo post.

      • Brayan Schroeder

        “O pior de tudo é ter que ficar fazendo o teste para mostrar aos amigos que não existe problema, as pessoas antes de querer apreciar o iPhone 4 me perguntam se ele esta funcionando direito e se o sinal cai o tempo todo.”

        Bom, isso é um problema só delas, pois quando falam do iPhone 4, explico a elas que todos os celulares tem esse problema ao encostar na antena, e ainda falo que é só pesquisar, agora se a pessoa achar que o problema é do iPhone 4, e não quiser procurar saber mais, ai o problema é dela, pois você tentou avisá-la…
        E continuo afirmando, o iPhone 4 tem o MELHOR sistema de antenas existente em qualquer celular, peguei o iPhone 4 de um amigo, e coloquei o mesmo chip da TIM aqui em casa, e testei no celular Nokia E65 da minha mãe, e no iPhone 4, e adivinhem só, no celular da minha mãe o Nokia pegou 3 barrinhas, enquanto o iPhone 4 pegou as 5 totalmente…

        Entendam uma coisa gente, você explicou o problema a pessoa, se ela não quiser te ouvir, o problema é dela, você está com a consciência tranqüila pois você sabe que esse caso de “problema de recepção” é real em todo e qualquer aparelho, e também sabe que o sistema de antenas do iPhone 4 é um dos melhores que existe!

        A propósito, moro em Joinville / SC, e irei comprar o iPhone 4 quando chegar aqui no Brasil, e utilizarei na operadora Vivo.

        Brayan Schroeder.

  • Cleison

    Quando vocês comentaram que “isso por si só prova que o fenômeno está ligado à força do sinal e não diretamente a um suposto “defeito” no aparelho”, pensei o seguinte: como nos EUA teoricamente o iPhone só pode funcionar na AT&T, é bem provável que se ele fosse usado em outra operadora, o problema na recepção não aparecesse… mas é óbvio que a Apple jamais poderia fazer esse teste oficialmente, muito menos ir à mídia e dizer que a rede da AT&T é ruim.

  • Hugo Bessa

    Parabéns iLex, falou o que todos queriam ouvir (ou não para os haters)

  • Marcelo Duarte

    Parabéns pelo trabalho. Precisamos de mais pessoas assim no Brasil.

  • Rick

    Olá eu tenho o iphone4 e minha operadora é vivo e n tenho problemas de sinal ao segurar com a mão ele só baixa uma barra

  • jarbaspeixoto

    Legal.

  • Gabriel Lucas

    Essa matéria tá com cara de que vai parar em mídia mundial

    Meus parabéns

  • Led

    Excelente matéria mesmo!! Parabéns para o Blog do iPhone!

    Sou um dos que tem o iPhone 4 – Estou em São Paulo, perto da região da Av. Paulista que, apesar de ter MUITAS antenas (ou até mesmo por isso), o sinal de todos os celulares sempre fica dando uma variada na intensidade. Com o iPhone 4 nunca tive problema de sinal, nem mesmo com a mão no tal weakspot…

  • Nota, só a rede da TIM que é 2G?
    Nas outras 3 apareceram o ícone de 3G, mas na TIM nem o Edge apareceu.

  • Parabéns pela matéria….

    Não conhecia o Blog…
    Bastante conteúdo, muita seriedade…
    Irei segui-los…

    Abraço!

  • Rene

    Muito bom mesmo!! Parabens pela materia…sensacional!!

    ps: ” O Blog do iPhone não é associado à Apple Inc” mas é como se fosse…somos tao fanáticos por Apple que me considero um sócio importantíssimo (mas com certeza tenho minha parcela de importância para a Apple)

    abraços!

  • O problema realmente acontece… Posso comprovar, também já fiz testes no meu 3G. Mas também, a Brasil Telecom é horrível no sinal. Sou cliente deles há 1 ano e sempre sofro com isso. Espero que eles possam melhorar o sinal o mais rápido possivel…

  • Rodrigo Costa

    Na minha opinião isso tudo só começou pq na apresentação do iPhone foi falado que as antenas estariam diretamente ligadas às laterais do aparelho.

    Se ninguem soubesse disso, duvido que essa história teria começado!!

    É óbvio que a intenção da Apple era impressionar com o projeto, mas nós sabemos que tem muita gente por aí que adora ficar procurando “defeito” em tudo que faz sucesso!

    • Edmilson

      Outra coisa..se a junção das antenas ficassem na parte superior e inferior do aparelho, provavelmente ninguém encostaria ali e o problema nem de perto apareceria…..

      • Edmilson

        Me corrigindo…”Se aS junçÕES das antenas….”

      • Marcelo

        Não fazem isso pelo suposto risco de câncer de cérebro. Então colocam a antena o mais longe possível do topo da cabeça.

  • Rodrigo

    Parabéns pelo post, mais uma vez!! (Tá ficando repetitivo dar parabéns pelos posts aqui! =P)

    Infelizmente, sempre haverá um “espírito de porco” pra criticar isto ou aquilo. Por mais claras e evidentes que sejam as provas, sempre vão arrumar uma coisa ou outra pra falar…

    E é bastante complicado tentar esclarecer estes “problemas” que aparecem, pq aí vc vira fanboy etc etc…

    Acho esse negócio da antena tão pequeno! Hehehe, sempre existiu, e vai continuar existindo… deixa o pessoal falar que daqui a pouco o Jobs vem com uma tecnologia totalmente nova e de cair o queixo em termos de recepção de celular… aí quero ver!

    Tem tantas outras coisas a se criticar sobre o iPhone, como por exemplo o bluetooth dele não ser “livre”… sei lá…

    Achei a matéria do Jornal da Globo, por exemplo, um absurdo!! Ficou parecendo que a Apple estava tentando tampar o sol na peneira… (Citei o Jornal da Globo pq foi a única matéria na TV que vi falando a respeito)

    Em compensação achei que o leve tapinha na cara que o Jobs deu nos críticos, no início da coletiva foi máximo: “Se tá todo mundo reclamando, continuam comprando porquê?!”…

  • Parabéns pela seriedade do teste, mais uma vez ficou claro a transparência do Blog.

    É por essas matérias que sou leitor assíduo do Blog.

    Abraços.

  • Jmmso

    Parabéns pela qualidade do tema e do blog, claro. Voltei a fazer o teste com o meu 3G e com a rede Optimus e desta vez passou de 5 barras para 2 barras. Tal como já tinha dito, ninguém agarra num telemóvel daquela forma. Em suma: QUERO O MEU IPHONE 4 BRANCO DE 16 GB.

  • Vitto

    Parabéns pela matéria iLex. Vocês do Blog provam dia-a-dia que são redatores e jornalistas de qualidade ímpar! Muito melhor do que muito blogueiro do jornal e site de “gadgets e tecnologia” por aí que insistem num ataque sistemático, parcial e deliberado contra a Apple (o que já está irritando e me desmotivando a continuar seguindo-o).

    Mais uma vez, parabéns!

  • André

    PARABÉNS PELA MATÉRIA iLEX!
    Vamos ver se este assunto é encerrado de uma vez por todas.

  • Victor

    10 x 0 para o blog do iphone!!

    Como sempre mostrando materias veridicas, nao vendendo sensacionalismo..

    parabens iLex.. continue assim, fico na anciedade da demora de posts mas quando vem certo de ser de confianca.. 😀

    melhor 2 posts de confianca do que 15 duvidosos!!

    abracos

  • Marcus

    Eu infelismente ainda nao consegui visualizar o video, pois estou na empresa, e aqui é bloqueado. Mas assim que chegar em casa irei assistir.

    Mas tenho certeza que o teste foi muito bem feito.
    Esse suposto problema da antena, já ta enchendo o saco, tem uma galera que fica insistindo em falar isso, sem nem sequer ter tocado em um iPhone 4.

    Eu prefiro acreditar em quem realmente tem o aparelho em maos.

    Infelizmente ainda nao tenho o meu para testar, mas eu acabei de reproduzir isso no meu 3GS, caindo de 5 para 2 barras (ainda nao instalei o iOS4.0.1). Outra coisa, eu tive que segurar o celular de forma totalmente fora do normal, segurando com força na parte de baixo do celular. Eu tenho o telefone a 1 ano, e nunca tive nenhum problema com queda de sinal, só agora que reparei que essa queda das barras acontece, pois vi outras pessoas fazendo. Ou seja, em uso normal, isso nao ocorre.

  • Nathan Cordeiro

    Parabéns Blog do iPhone, a matéria ficou ótima!!!

  • Andre

    Eu fiz o teste com o meu iPhone 3G e não caiu nenhuma barra. Só a partir do 3GS que piorou as antenas ?

    • Marcus

      No 3g tb nao consegui reproduzir isso…. Soh no 3gs….

  • Marcos Machado

    iLex..

    Mais uma vez parabéns pela qualidade da informação!

    Como disse um cara aqui mesmo, faz um mini post sobre como cortar o SIM?? hehehehe

    abraço

  • iFábio

    Parabéns pela iniciativa.

    Com certeza veio a calhar muito bem.

    Ainda mais porque até agora desconheço sites ou matérias falando do comportamento dele aqui na Brasil.
    Aliás, eu já tinha dito antes que estava parecendo que este problema se dava mais nos EUA.

    Valeu a matéria.

  • vomity

    parabens pela materia ilex
    a forma como vc escreve e expoe as coisas eh impecavel e,acima de tudo,bem clara..

    mas,mudando da agua pro vinho eu queria esclarecer uma duvida(nao tem a ver com essa materia)
    vc sabe como eu consigo fazer um reembolso de um jogo que eu comprei no itunes e que nao esta funcionando?????
    desculpe pela pergunta diferente da materia….
    aguardo sua resposta..

  • Parabens iLex, detonando nos artigos, como sempre.
    Gde abs!

  • ruanrm

    ótimo =)

  • Diego Carvalho

    Caro,

    Concordo com o colega acima (JupiterBR) que o teste deve ser feito em laboratório, com as variáveis controladas.

    Além disso, esse efeito acontece em diversos fabricantes. No meu caso, a queda de sinal acontece no meu 3G e sempre aconteceu, não importando a versão do sistema. Contudo, não é suficiente para derrubar a ligação.

    Devemos deixar claro que esse tipo de teste, sem controle não é conclusivo e não substitui a experiência do usuário final.

    d.c

  • Hori

    Ué?! Não dá pra ver o video do teste num iPhone? Meio contraditório isto… Hehe
    Bom, verei em casa.

  • Marcos

    mais uma matéria TOP

    mais uma vez PARABÉNS!

  • KakoOsapo

    Pô, quem fala que vc ou o blog recebe Iphones da Apple, se deu mal!!
    Belo teste, vou substituir meu 3Gs agora! Só esperando o branco sair!!

  • Aldenor

    Imovie bombando ai 😛

  • Ótimo Post. Desde o dia que estou usando o iphone 4 (24/06) não tinha dúvidas em relação ao RUMORMODO que estavam espalhando por ai..

    Agora ia ser legal um post explicando como autenticar o Facetime com a Claro, ou usando linhas que fizeram de portabilidade .

  • Paulo Andre

    Um lance que eu notei: isso so acontece na rede 3G.

    na rede EDGE nao da nenhum caô.

    iLex, testa aí pra tu ver mermao!

    []s

  • Dino

    Muito boa a matéria! Obrigado!!

  • iEaf

    E agora, haters de araque???
    E o blog bombando…
    Arrebentou boss!
    Ótima matéria.

  • Sonia

    Ilex o Olhar Digital se uniu com o Blog do Iphone?

    Parabéns pela matéria, beijinhos.

  • Valeu pelo teste iLEX, no meu 3GS VIVO, 4.0.1, nao tenho nenhum problema de sinal, o que marca nas barras não me interessa, o importante é a qualidade da ligação, ando pela minha região e nas estradas sempre há sinal mais fraco e troca de antenas mas a qualidade da ligação é sempre boa.
    Abçs

    Sergio

  • Parabéns pelo blog iLex! É minha fonte de informações oficiais sobre o iPhone. Desd eo início do “antennagate” vcs tinham uma posição firme sobre o caso, o que deixa claro que têm conhecimento sobre o que estão falando.

    Vida longa ao iPhone e ao blog!

    Ps.: Trolls e haters são mesmo do contra, sem um motivo claro. Continue seu trabalho da forma que vem fazendo.

    []s

  • Jonathan Neuwald

    …é, o parabens não preciso nem repetir né?! vcs são phoda!

    mas como vc(s) tao fazendo pra rodar operadoras brasileiras no iPhone 4? saiu alguma ferramenta nova e to desinformado?
    (é q meu amigo está c/ 4 aparelhos q trouxe dos EUA e s/ usar, só esperando…)

    abs, e +1 vez, parabens!

  • gino

    Exelente materia!!!
    Parabens a todos!!!
    Realmente o sinal da AT&T e um lixo!!!

  • Vilela

    Boa!

  • avafonso

    Claro que ignoram os que nao teem problemas. Igualmente nunca vi alguem dar pedradas, colocar no liquidificador, jogar varias vezes ao chão, nenhum outro aparelho à nao ser o iPhone. Da mesma forma nao interessa a eles. Parabens pelo teste, ja agy=uardava com ansiedade…abs

  • Marcelo Freitas

    Essa queda das barrinhas de sinal acontece desde o meu Nokia 6120 em 1996.
    O próprio manual da Nokia dizia que vc não deveria segurar o telefone com a palma da mão e inclusive indicava que se deveria colocar apenas dois dedos na parte traseira.
    O fenômeno é típico de telefone celular com antena interna e é o ônus que pagamos para não ter um apêndice saindo para fora do aparelho.
    Em minha opnião eles estão malhando o iPhone4 porque gostam de atirar pedra em vitrine.
    Aqui em Curitiba, minhas ligações nunca caem, nem na VIVO nem na TIM.

  • DarthClayton

    Este blog é d+,mostra a realidade

  • João Marques

    Parabéns iLex! excelente post!

  • homero_machado

    Ai esta a nossa realidade, testado e aprovado em todas as operadoras.
    Muito massa o video editado no iMove.
    Valeu iLex
    Abraços

  • NIltonlm

    iLex…..nada haver com o tópico mas itunes 9.2.1.4 está no ar.

  • paulinhovargas

    Parabens pelo post!

    Viu uma pergunta qual é o nome dessa musica ?

    Valeu

    Abraço

  • Parabéns pela iniciativa. Já ouvi relatos de várias pessoas que me disseram que desistiram de comprar um iPhone 4 futuramente por causa deste problema, espero que elas se tomem consciência que ele não é tão grave assim e possam escolher seu futuro telefone sem esse “terrorismo” que estavam fazendo

  • Roney Cezario

    Ótima máteria, esse blog é foda como diz meus sobrinhos.

  • iLex, o Olhar Digital se uniu com o Blog do Iphone?[2]

  • Sergio Ito

    Parabéns Ilex pelo excelente prestação de serviço e isso me deixa mais ansioso para botar as mãos no Iphone 4.

  • Mauro

    ILex como se faz o desbloqueio de operadora no iphone 4?

    • Jonathan Neuwald

      ate onde eu sei ainda nao liberaram nenhuma ferramenta (ja conseguiram mas….)
      o estranho é uma galera ai falando que ta usando o iPhone 4 aqui no Brasil; sei lá

      alguem? alguem? :o)

      • Djefferson Ramos

        Na França e na Inglaterra existe a opção de compra-los desbloqueados de fabrica. O meu é Francês.

    • Fabio

      originalmente desbloqueado…

  • Robson Oliveira

    No meu 3GS não acontece isso, e olha que quase esmaguei o aparelho e nada, nenhuma barra cai.

  • Lukas Ramos

    Parabéns excelente materia!.
    A rede da AT&T já deve estar sobrecarregada!

  • joao

    boa materia!!!!

    to na inglaterra e fui la na apple v o iphone e v c tinha isso….. peguei de todos os jeitos e n alterou em nada…..

  • Bruno Ferreira Lindenberg

    É só problema!! Shauahshuashuashuashua!! A maioria da mídia só quer ter uma matéria para vender, e não uma informação de qualidade!!
    ABÇs!!

  • Daniel

    Eu fiz o teste no iPhone 3G ei realmente abaixam uma barra de rede…
    mas não faz diferença alguma

  • Roger

    Oi, iLex,

    Vc já sabe como será o esquema de reembolso para quem já tinha comprado o Bumper? É o meu caso. Valeu!

    • A Apple vai explicar no final desta semana. Mas pelo que parece, quem comprou fora também terá direito, só ainda não sei como…

  • lupita

    CLARO… 3G ???

    desse tamanho a mostragem da claro no iPhone 4 ??

    no meu 3G e 3G fica (ClaroBr 3G) (Oi E) (VIVO) (TIM)

    BRA BrT… ??

  • Paulo Kanawati

    Sugeri esta materia no site do rodrigostoledo.com, um dos mais visitados sobre tecnologia movel. Apesar de notar no site um certo rancor contra o telefone da Apple por parte do editor do blog, espero que ele comente este teste para ajudar a desmistificar o problema das antenas de uma vez por todas.

  • Leonardo Fialho

    O blog está de parabens pela matéria.

  • Rennan Felipeto

    Nao sei se todos viram no site do Olhar Digital, mas o cara que comanda a empresa do blackberry nao concordou com o que o Jobs falou na coletiva. Falou que os usuarios do Blackberry nao precisam de capas de plastico para utilizarem o aparelho.

    Mas pensem, com ou sem o Bumper, o iPhone vai funcionar e a ligação nao vai cair, ai entra no assunto da materia do iLex “Entenda porque a Apple está dando Bumpers de Graça[…]”.
    Achei meio tosco que nem o cara que comanda(acho que é isso) a empresa do Blackberry entendeu a “mensagem”.

    Boa noite xD

    • DarkSide

      Não é que ele não entendeu ELE que comanda a RIM entendeu, mas a ideia é divulgar o rumor que o iPhone 4 tem problema, é claro a RIM perdeu demais para a Apple e eles vão aproveitar muito tudo isso.. só que tem o fato que só nos EUA foram vendidos 3 milhões de iPhones e quando você ver uma pessoa usando lindamente vai querer e vai ter e seus amigos vão ver que era rumor, e vão ter… lá nos EUA por equivalente a R$400,00 da para ter um iPhone então é acessível e a RIM vai apelar, todos vão… mas quanto mais o aparelho vender menos esse rumor vai ter efeito…

  • DarkSide

    Parabéns, vocês fizeram um teste real e tem gente que não acredita nisso… mas foi excelente e é isso mesmo tem muita gente falando besteira e nunca testou ou pegou um iPhone 4. Espero que esse post tenha grande repercussão pois merece, a verdade precisa de maior repercussão que o rumor.

  • Alex

    Oi, bom trabalho, só uma coisa, no teste, so vivo tinha 3g? o 3g ta TIM tambam funcionaria normal?

  • Parabéns pelo teste!

    Você poderia fazer o mesmo tipo de teste, só que verificando a qualidade da transmissão de dados, com o speedtest.net. Que tal?

  • Thunderwalker

    Esse – agora – famoso “death grip” já ocorria comigo a anos, nunca liguei pra isso, sabia que era problema de potência do sinal e não tem como resolver isso.
    No campus da minha faculdade (UFMG), estudo em dois prédios: em ambos o sinal cai drasticamente dependendo do local e dependendo da forma como seguro o telefone, a ligação (ou navegação na internet) cai mesmo! Isso e uma limitação natural inerente a qualquer tecnologia que usa sinais de radio para conexão. Ate mesmo antenas de tv sofrem disso! Por isso precisam ser sintonizadas… Quando o sinal e forte não se nota quase esse fenômeno, mas em áreas de sinal mais fraco isso e comum.
    Tem lugares na faculdade que se eu quiser navegar na internet tenho que segurar o telefone de formas ate mesmo ridículas ou então colocar em cima de uma mesa ou banco. E isso sempre foi assim: tanto com o meu iPhone quanto com os que tinha antes dele: um omnia e um samsung i617. Já aqui na minha casa o sinal não tem problema nenhum.
    Antes isso era chamado simplesmente de “área de sombra” agora tem um nome mais chique em inglês e um monte de gente caindo em cima como se fosse a pior coisa do mundo.

  • Pallete7171

    E tbm acrescento que aki no japao com o SIMM da softbank que e o original tbm tao pouco cai o signal nem nenhum outro problema de recepcao acontece vai saber porque tudo isso comecou ……….., So rindo mesmo

    • Um leitor aqui levantou muito bem o fato de que, como as antenas são na borda, o pessoal “procurou” por esse defeito desde o início. Aí, ao ver o sinal diminuir, fizeram o alarde.

  • Hardweb

    Extrema qualidade, imparcialidade e objetivo jornalísito/investigativo desta matéria.

    Dessa forma, ficamos mal-acostumados e desanimados em comparar um trabalho como este, com o que é feito pelos demais meios de comunicação, principalmente aqueles que já sabemos, serem sempre tendeciosos… Globo da vida..etc…

    Parabéns pelo trabalho.

  • Chico

    Excelente a matéria!

    A imparcialidade e a coerência das informações, atendem a todos os usuários.
    Parabéns Ilex!!!!

  • Roberto

    iLex, ótima materia. Quando mesmo teremos os Iphone 4 nas operadoras aqui do Brasil??
    abraço a todos

  • Bom dia, sou deMacapá-ap meu Iphone quatro esta chegando amanhã em minhas mãos
    e minha maior preocupação é na hora tde corta o chip, o q devo fazer?
    será meu primeiro iphone claro por causa da camera q é a melhor , eu gostei mt dessa materia
    e ví q ñ importa de qual operadora esta se cortando o chip funciona normal né?
    então toh na maior anciedade, aguardando a chegada do meu Babyphone 4 rsrsrsrsrsrs
    e mais ancioso ainda pra fazer ele funfa com meu chip da Tim, bom dei voltas e ainda ñ perguntei, pra desbloquear o iphone com o chip, é necessario o chip estar hablitado com a operadora?
    meu amigo testou com um chip velho mais nd aconteceu, em fim keria uma ajudinha antes de meter a “tesoura” no meu, bom dia!

  • candido machado

    iLex, ou outra pessoa que entenda mais. Já tenho meu 3gs 32 gb,estou satisfeito, no entanto tenho obviamente a vontade de comprar um iphone 4. Contudo mesmo lendo aqui no Blog do Iphone que o antennagate é mais uma celeuma do que uma realidade, fico na dúvida. Considerando que tenho separado uma grana para comprar, DEVO comprar o Iphone 4 ou ESPERO o lançamento de uma versão mais atualizada do celular no ano que vem? A mesma pergunta também faço parao Ipad, compro agora ou espero uma nova geração? Obrigado antecipadamente a todos.

    • Se você ainda está na dúvida é porque se deixou levar pela mídia maciça, que não para de falar isso. Eu até compreendo sua posição, pois é um simples blog contra tubarões como Rede Globo, Estadão, etc.
      Você vai ter que escolher em quem acreditar, não tem jeito. A mídia não vai mudar a posição dela e nem o Blog a sua. A diferença é que procuramos sempre mostrar no que nossa opinião é baseada, ao contrário do resto que só repete a notícia gerada lá nos EUA.

      O melhor mesmo é você falar diretamente com quem já comprou o aparelho e pedir opinião sobre o uso diário. Eu já disse que comigo e com quem eu conheço, ele é maravilhoso, o melhor iPhone já feito. Mas pelo jeito só esse testemunho parece não convencer você.

      • candido machado

        Na verdade iLex convence muito sim. Creio que ninguém melhor que vc que é o dono deste blog para realmente dar uma opinião balizada. Portanto pelo que leio aqui e por essa indicação pessoal que vc deu. Reservarei esse dinheiro para a chegada do celular no Brasil e comprarei o Iphone 4. Quanto a questão do Ipad imagino ser a mesma opinião.

        Muito obrigado novamente.

  • Igo

    Parabéns pela matéria, porém há uma informação errada quando vc fala q não há reclamações na Europa. Há vários videos no You Tube com clientes de operadoras na Europa demonstrando o mesmo problema. Como um formador de opinião sobre o IPhone vc deveria corrigir isso no tópico. FICA a sugestão.

    • Não há nada “errado”. Vídeos de gente querendo aparecer existe muito, basta ver o caso dos “iPhones rachados”, que a imprensa alardeou como um defeito no iPhone mas que não teve casos fora da França.

      Mais uma vez repito, Igo, o que falamos aqui é baseado em TESTES PRÓPRIOS e não noticiazinhas vistas por aí. Reveja seus conceitos, ou você nunca irá entender este Blog. 😉

      • Rilton

        Bem, eu tenho um televisor CCE, a mais de 10 anos e comigo nunca houve problemas, pra mim é o melhor televisor já feito, mesmo pessoas ndizendo que a marca não presta, a mesma coisa é com o iPhone se o que eu comprar tb não vier com problema, tb será o melhor iPhone já feito, o resto é conversa.

        • Germano

          CCE…. nunca deu problema? vc eh premiado! 😉

  • Julio Cesar Bianki

    Pessoal, acho que este “problema” de sinal já foi superado, né? Voltemos à programação normal, como falar de quando chegará ao Brasil ou de quanto custará 🙂
    E Jobs, no iPhone 5, muda a antena pro topo do celular que assim você pode criar a sexta barrinha no iPhone. Abs!

  • Rafael

    Estou começando a frequentar o site e, por essa matéria que foi ótima, já deu pra perceber a seriedade e a qualidade que o blog trabalha.
    Parabéns!!!!!!

  • Micronano

    depois que eu atualizei meu 3gs pro ios 4 e depois pro ios 4.0.1 (que as barras são para mostrar a real situação do sinal) de vez em quando aparece “não pode acessar os dados do celular) quando eu entro no safari e fica carregando as paginas…
    preferia quando as barras mostravam uma falsa recepção e que nao caía o safari…. ta parecendo o IE…

  • Filipi Espindola Lamin

    OMG o post de vocês está no GIZMODO BR

  • Breno

    Gente, como vocês fizeram o teste usando outros chips? Não é bloqueado?!?!
    Eu tenho um iPhone 3Gs, que comprei nos EUA e até ele está bloqueado [pois fui burro e fiz update]. Vocês sabem como eu faço? No iPhone Dev Team lançaram o crack apenas para old bootroms, e o meu é novo bootrom. Alguém pode me ajudar?

  • Caio

    No meu Sony Ericsson, a vivo e a oi são as unicas que cai quando eu seguro o aparelho, a TIM e a Claro não cai nem uma barra. Isso depende MUITO da região, e da sua localização, se está perto das antenas ou não. É algo ridiculo essa midia, TODO celular GSM acontece isso, e também obvio, com os tijolões, bastando segurar na antena externa dele.

  • Igo

    Pelo contrário, entendo sim o blog e acompanho diariamente. Sou fã do IPhone e pretendo comprar o 4 assim que ester disponível aqui no Brasil. A minha crítica não foi baseada em NOTICIAZINHAS, acho q houve muio exagero mesmo por parte da mídia, foi someone baseada num parágrafo que li no tópico onde vc menciona q não ha reclamações de clientes da Europa, quando vários videos no You Tube de clientes europeus mostram o contrário. A culpa parece nao ser só da AT & T mas também de algumas operadoras da Europa como vodafone. Seu teste foi perfeito e esclarecedor, a crítica nao foi sobre ele.

  • Micronano

    Isso é que está acontecendo com meu iphone com ios 4.0 e com o ios 4.0.1…. Minha rede é da claro e estou em Porto Alegre… O wifi também esta um lixo conecta durante 5 minutos e depois fica só carregando as páginas… Hoje demanha fiz a restauração mas sem o backup e não resolveu nada só perdi 1 hora recuperando como tava antes… O 3.1.3 não tinha nada disso… Será que alguém pode opinar e me dizer o que pode ser? http://gallery.me.com/gvchagas/100010/Minha%20Foto.png?derivative=mmedium&source=web.png&type=mmedium

  • Patrik

    O teste e as críticas são válidos, mas não pode ser conclusivo.
    Concordo com o JupiterBR. Os testes deveriam ser com equipamentos próprios. Mas isso não invalida completamente o teste.
    Pra mim esse teste mostrou que o usuário comum não terá grandes problemas.

    Mas não me convenceu. Pelo que li, o problema ocorre quando o sinal está muito baixo, enquanto que no teste o sinal estava forte de todas as operadoras. Na Oi o sinal caiu muito, é provavél que pudesse interromper uma ligação se o sinal já estivesse fraco.
    Outro problema é a disposição das barras (http://www.anandtech.com/show/3821/iphone-4-redux-analyzing-apples-ios-41-signal-fix). No iOS 4 mesmo com sinal não tão forte ele marca as 5 barras, enquanto que no iOS 4.0.1 foi melhor distribuido, mostrando a queda do sinal de forma mais real.

    De qualquer forma ficou claro que o problema não é tão grave assim, não merecendo toda a repercusão que teve.

  • Luiz

    Parabéns iLex,

    Como o Filipi acima falou, o vídeo já está no Gizmodo.br.

  • Marc

    Prezados,
    Depois que atualizei meu iphone 3gs para a 4.0 senti que o sinal da TIM já nao é mais o mesmo. Há ainda, pequenas, mas frequentes dificuldades durante as chamadas. Algo errado de fato.
    Outra crítica que queria deixar estampada é de que gosto muito do blogdoiphone, mas em algumas situações parece um ‘house organ’ da Apple. Gostaria de ler matérias mais isentas, menos tendenciosas sobre a maçã. Muitas delas temtam sempre isentar a empresa de determinadas falhas. Poxa se está ocorrendo uma avalanche de informações sobre o problema de sinal com iphone 4, será possível que todos estejam errados? Sem contar o prejuizo que ja casou isso para a marca.
    Dêem uma repensada nisso para que nao percam a credibilidade. Afinal, existem leitores aqui que gostam e consomem a marca/produtos apple, mas não são devotos cegos: o meu caso.

    Grato,
    Marc

  • jegue-boy

    fiz o teste iphone 4 rede softbank
    segurando normalmente nao acontece nada
    segurando com forca um pouco alem do normal ai caio 2 barras.
    de qualquer forma eu sempre uso capa protetora.
    podem comprar sem susto.
    o que esta encomodando e o jailbreak que nao sai
    e o novo firmware 4.1 que vai liberar a funcao avcr controle remoto do bluetooth
    o iphone 4 e muito boooooom

  • jegue-boy

    parabens ao blog essa reportagem aio no gizmodo brasil

  • Willian

    Como postei em alguns lugares, vou postar aqui também …
    Na minha opinião, tenho certeza de que a culpa é da AT&T e (moderação, se quiser editar, fiquem à vontade) o gizmodo meteu lenha na fogueira dizendo que a culpa é da Apple.
    Bom, como mostrado no vídeo, no Brasil o iPhone4 é show.
    Parabéns pelo post

  • marcos

    olá ilex,manda estes testes para steve jobs, quem sabe ele acorda esquece a AT & t e vende mais aqui no Brasil com um preço mais atraente…..ahhhhhh meus parabéns por este blog maravilhoso que nos deixa todos os dias atualizado com informações sobre o iphone

  • Vinicus

    No vídeo reparei que todas as operadoras o 3G apareceu, exceto o da operadora TIM, Porque?

    • Alpheu

      Pq a TIM é a mais atrasada nisso ! onde moro tenho um modem “3g” da TIM que ainda não pega 3G é uma conexão discada, enquanto a VIVO e Claro já tem 3g na cidade e funciona muito bem !

      • Vinicus

        Obrigado!

  • Parabéns pela materia.
    Aliás vocês já viram que o Gizmodo cotou vocês na materia deles?

    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/problemas-de-recepcao-do-iphone-4-no-brasil-sao-menos-graves

    Tá com moral em iLex….rs

  • De Portugal

    Optimo video! obrigado amigos pelo bom trabalho!

  • Bom dia a todos. Fantástico esse blog. Eu tinha desistido da compra do Iphone 4, uma vez que os comentários da imprensa estavam bem negativos quanto ao sinal, mas ao ler a e assistir ao vídeo não tive dúvida, já encomendei o meu. Muito obrigado pelos testes, vai tirar a dúvida de muita gente.

    Alvaro Venino.

  • Vamos ver se as operadoras conseguiram dar um bom suporte de rede, pois ultimamente as vezes deixa a desejar!!!

  • Ailton Torres

    Parabéns pela condução do artigo. Embora eu não seja proprietário de um iPhone, é muito ruim ver como os textos são produzidos na Internet contra ou a favor de algo sem qualquer rigor metodológico para sustentar uma afirmação. Continuem assim que sempre produzirão artigos de valia para outras pessoas.

  • Ronaldo Aguiar

    Muito boa esta matéria, congratulations…

    Vou indicar esta matéria para muita gente aqui.
    Muito interessante e bem explicativa.

    Este iphone 4G from Apple é foi liberado para venda somente na França e Inglaterra?

    Obrigado
    Ronaldo Aguiar

  • vcs, como sempre, arrebemtam no quesito informação! parabéns!
    eu já sabia intuitivamente! não vou deixar de ter o meu iphone 4 por causa dessa besteira que com certeza foi mais uma campanha de ‘antimaketing’ das outras empresas…

  • leonardo k

    Cara eu queria saber se tem de desbloquear ou se é só por o chip e beleza , se for , há quais empresas dsponiveis se desse podia fazer um post dica , e adorei essa matéria .

  • Antonio Diogo

    Tenho iPhone 4 frances desbloqueado iOS 4.0.1 em Campinas SP. Ontem mesmo efetuei um teste com o pessoal da apple na loja da FNAC e o sinal cai para 1 barra, contudo nao ha quedas de chamada ou qualquer outro problema mais serio, portanto quando me perguntam sobrer o fenomeno o que falo e que na pratica nunca senti problemas.

  • Michel

    Estou de passagem aqui pelos EUA e mandei entregar um iphone vindo do Canada… ja tinha um chip da T-mobile q uso no iphone 3gs comprado no Brasil. chegou esta semana o iphone 4, nos 2 primeiros dias o sinal ficou normal. ontem e hoje estou praticamente sem sinal, mas pelo que percebi o sinal aqui nos EUA varia abusurdamente de operadora pra operada em determinadas regioes. Seja com iphone ou com qualquer telefone. Notei isso mesmo no 3gs q uso em SP sem problemas. aqui o comportamente dele é muito estranho.

    A T-Mobile, que nao é uma operadora pequena aqui nos EUA, nao tem nem sinal 3g pro Iphone, disse um cara na loja que é pq o iphone nao tem uma antena boa pra pegar o sinal deles… (conta outra).

    Entao nao se deixem levar pelos comentarios americanos, os caras nao estao assim tao bem na parte de telefonia pra falar alguma coisa.

    Abraco

  • Washington

    Rapaziada,

    To de ida marcada para os EUA esta semana, estou querendo comprar um IPHONE 4 por lá.

    O que vcs acham? Ele funciona aqui de boa? Posso comprar, os chips das operadoras daqui funcionam na boa?

  • Para o pessoal que está afim de comprar o iPhone 4, pode comprar sem medo. Na verdade acredito que essa questão da antena foi a única coisa que conseguiram pra falar do iPhone 4. Na realidade usando a rede da TIM, nunca tive problema algum de sinal. Mas sabem como são as coisas né? Sucesso incomoda muita gente.

    Ah! a propósito descobriram outro defeito no iPhone. . .Algumas embalagens do iPhone 4 estão vindo com o plástico meio amarrotado ! ha ha ha !

    Pessoal comprem sem medo de ser feliz.

  • Roger

    Pessoal, então resumindo: eu tb tenho um iPhone 4 q comprei no Canadá em julho e naum percebo variação alguma nos sinal ou na qualidade da chamada, mas mesmo assim eu estava querendo receber a case da Apple (pra proteger, e já que é de graça né, rs). Porém acho que não é possível pq minha conta é da app store brasileira (eu sei, vacilei), e eu não encontrei o aplicativo da case na app store.

    Agora vem a pergunta: é possível receber essa case aqui no Brasil ?

    Valeu…

    • João

      Roger,o bumper pode ser pedido pelo seu iPhone com uma conta americana normalmente..só que voce vai ter q por um endereço americano…(pedir q alguém traga de la p vc..)
      ah e tenho uma pergunta p vc: Quanto pagou no seu iPhone 4 no Canada??

  • Kleber Maia

    Tentei de todo jeito simular a tão comentada perda de sinal no meu novo iPhone 4, mas não consegui. Peguei com uma mão, com a outra mão, com as duas mãos e até cheguei a pedir as mãos da minha noiva emprestadas. E nada!!! O sinal ficou firme e forte: com todas as barras. Por um minuto, até cheguei a ficar meio triste! Foi quando lembrei que na verdade o motivo era de alegria, pois não vou ter que me arrepender por ter comprado o melhor smart phone do mercado.

  • Txotxa

    Excelente!!!! Isso é informação e o resto e brincadeira!!!
    Parabéns!

  • michel

    bom comprei meu tão sonhado iphone 4 na sexta da operadora tim, estou na regiao do grande ABC em São Paulo e comigo acontece sim a queda total de sinal, quando seguro o iphonme principalmente com a mão esquerda ele perde totalmente o sinal o onde existiam as barrinha de sinal aparece somente “buscando…” e no 3GS isso antigo isso nunca aconteceu nen mesmo a perda de uma barrinha acontece

    deixei ai o meu relato

    abraços

    Michel

    • IgorOzz

      No meu caso também acontece o problema, infelizmente. Uso o aparelho com a TIM, zona sul de SP e é fácil reproduzir o problema e ficar sem sinal, onde antes com o iPhone 3G (e também um SonyEricsson xperia X10) nunca tive problemas. Também testado na zona norte, onde trabalho.

      Ainda estou buscando uma solução que não seja um bumper… se encontrar eu aviso…

      Muitas vezes o sinal não caiu completamente mas já não era mais possível fazer ou receber chamadas. Realmente uma pena.

  • Paulo Morais

    Acontece que os padrões de sinal admitidos nos EUA e Europa são muito mais baixos que no Brasil, por incrível que possa parecer, então os telefones estão muito mais suscetíveis a perda de sinal. Quem já viajou por essas bandas sabe o quanto o sinal é ruim.São as vantagens de se entrar mais tarde nas ondas tecnológicas. Em Paris com meu 3GS passei sem sinal um monte de tempo, na Espanha idem, na Suiça eu as vezes tinha que ir para o banheiro do hotel para falar no telefone. Já tive esse tipo de problema com todos os telefones, Motorola, Nokia, Sony e afinal Apple. Nos EUA o problema é bem menor, NY tem sinal em todo lado, mas no interior não é bem assim pode ficar sem sinal com qualquer aparelho.
    Não quero tirar a responsabilidade da Apple que gastou uma fortuna http://www.apple.com/antenna/ num centro de testes rsrsr e deixou o telefone sair com um problema.
    Estou aguardando para receber meu novo Iphone 4 mas só troco porque vou receber de graça, estou muito contente com meu 3GS, fora a bateria, que a dos Nokia dá de 10 a 0.
    Para fotografar…. prefiro minha Canon, video chamadas nunca usei no meu N95, o resto é tudo bobagem… Espero mesmo que a bateria do novo dure mais… isso seria uma maravilha.

  • Mister M

    Como já foi dito anteriormente, o sinal aqui no Brasil é mais forte, não que isso seja bom, muito pelo contrário, somos praticamente os ratos de laboratório do mundo, em termos de radiação não-ionizante, no caso as micro-ondas, as mesmas do forno que usamos para esquentar pizza e estourar pipoca.

    A radiação é menor na Europa, porquê os alertas sobre ela começaram na Finlândia e se espalharam por lá.

    Por sinal, está radiação é excepcionalmente pior para as crianças, por possuirem o osso do crânio mais fino. Motivo pelo qual é proibida a venda de celulares para menores, novamente, na Europa.

    Vale a pena ler este site: http://www.environmentalhealthtrust.org/content/advisories

    Eles se queixam do fato que as barras abaixam, porquê então o celular precisa emitir mais microndas para poder estabelecer a conexão, ou seja, você acaba aumentando o perigo o seu celular e também gasta sua bateria mais rápido.

    “É preciso apertar bem o aparelho na mão para conseguir provocar o fenômeno.” rs, sua mão aqui no Brasil, não é uma barreira significativa para as microndas.

    Outro detalhe interessante é que a tecnologia de celulares é regulamentada pelo FCC, órgão que não tem estudos em seres vivos, e não pelo FDA, orgão que testa os medicamentos nos seres vivos. E que houve um grande lobby$$$$$$$$$$$$$ quando tentaram passar do FCC pro FDA, e isso nem foi no Brasil, rs. Interessante, não acham?

  • Andre

    Infelizmente o problema é real, troquei o meu 3GS pelo 4 no dia 17/09 (operadora Vivo), a partir daí só tive descontentamentos, sinal fraco em 3G e E, ligações com eco, quedas de ligações, acesso a internet apenas em locais altos ou próximo de ERB´S. Além disso não funciona Face Time e a Vivo nem sabe posicionar quando irá ser resolvido.
    A atendente da Vivo é tão bem preparada que nem sabia que o chip do iPhone 4 é diferente do 3GS, surreal!!!
    Bom, caso não tenha uma solução até amanhã vou devolver e voltar para o velho e bom 3GS.
    Pessoal, estamos falando de um celular, parece que a tecnologia esta ultrapassando a necessidade, lançar um celular com tanta diversidade de funções e esquecem da principal: Gerar e receber ligações com qualidade, ou seja, um telefone!
    Seja bem vindo ao Brasil iPhone 4, toda tecnologia do mundo, sinal analógico e Face Time fictício…
    Parabéns Apple e Vivo, grande parceria para faturar milhões em vendas e oferecer um produto e um serviço deste porte!
    Vou ao PROCON!!!!!!!

    • Joao

      Eu estou usando um iphone 4 na vivo no RJ e o facetime está funcionando normalmente para mim. Já fiz ligações com facetime para um amigo meu da tim e foi tranquilo. Em relacão ao death grip, ELE EXISTE SIM. A própria apple já reconheceu que a linha preta na esquerda do aparelho é seu ponto fraco.
      Eu também tinha a esperança que isso fosse hype de internet, mas não é. A realidade é que é um fenômeno irregular. Acontece em alguns lugares e em outros não. O que reparei é que se estou em local aberto ou com bom sinal, só perco uma barra, duas ou até nenhuma. Se estou num local de sinal médio, perco duas barras (já perdi três algumas vezes). Se estou num local de sinal médio para ruim ou totalmente ruim (lugares fechados por exemplo), posso matar o sinal do aparelho usando o death grip, algumas vezes matando o 3G e deixando o EDGE e outras vezes até matando o EDGE também e deixando aparelho sem sinal nenhum.
      Outra coisa que reparei é que em locais de sinal médio ou ruim, só o fato de tocar o linha preta com o dedo já gera perda de uma barra no sinal (duas com força). Esse lance do dedo me deixou irritado.
      Pensei em procurar uma loja da vivo e falar sobre o problema, talvez trocar de aparelho, mas não sei se isso é o próprio design do iphone 4. Como só acontece em algumas regiões e deve depender da operadora também, acho que trocar de aparelho podia dar no mesmo.
      Eu entendo que todo celular pode sofrer isso e o iphone 4 é fantástico, mas não posso deixar de ficar decepcionado um pouco com a apple. Foi uma escolha ruim de design. Colocar a antena embaixo ou em cima seria muito melhor. Eu achava que só canhotos sofreriam com isso mas se você agarra a parte esquerda do aparelho com os dedos, o sinal atenua também.
      ps: No meu iphone 3GS eu também podia fazer o death grip mas tinha que aplicar bem mais força, entretanto, os locais onde o iphone 4 mais sofre são os mesmo que o sinal não era tão bom no 3gs.
      Então, o que vocês acham?
      Devo trocar ou é assim mesmo?

  • João acho que você deveria trocar, volto a reafirmar que já tentei de todas as formas fazer o sinal cair e isso não acontece. O meu funciona 100% na rede TIM. Abs e boa sorte!

  • Dimitri

    Boa iniciativa e tal, mas em vez de frisar o número de barrinhas realmente o teste tem que ser conduzido focado em dados estatíticos de quedas de ligação ou interrupcao na transmissao de dados no caso da internet.
    Como todos devem saber aqui, a Apple modificou o sistema operacional para amenizar o efeito psicológico das barrinhas. A quantidade de barras mostrada ali nao quer dizer nada, nao existe uma unidade de medida de sinal especificada bem como um atestado por orgao independente e que nos garanta a devida precisao na medição.
    O Iphone 3GS já é bem conhecido nosso e muitos reclamam da queda de ligações, portanto, nao é um bom parâmetro.
    No entanto, o ponto fraco do Iphone jamais mascarará os pontos fortes que sao justamente o uso de componentes de primeira linha e um excelente sistema operacional.
    O que me conduz ao Iphone 4 é sua camera excepcional e o novo iOS com multitarefa realmente instantaneo. O Android é multitarefa mas perde tempo reprocessando quando o aplicativo é reativado. Só sinto mesmo falta dos Widgets, só isso.

  • Eduardo

    A claro disponibilizava o micro sim antes mesmo do iphone 4 ser comercializado, eram ativados planos banda larga no micro sim para quem tinha ipad.

  • Max

    Eu não entendo porque criar o site I Want My Bumper para reclamar que a Apple não distribuirá capinhas de graças se neste post fica claro que no Brasil ela não é necessária.

    • É. Se vê que você não entendeu MESMO.
      Ler o texto do manifesto ajuda.

      • Matheus

        Verdade iLex, não interessa o sinal nem nada o que interessa mesmo é o nosso direito de ganhar o bumper, pow sacanagem esse descaso com o Brasil!

  • Ronaldo

    Morro em Pelotas Rio Grande do Sul e no dia 21 de setembro, minha tia comprou o Iphone 4 Preto infelizmente é de 16gbs pois Iphone 4 Branco e de 32gbs nao esta vindo para a minha cidade.
    A operadora é a claro e quando desbloqueio o Iphone o sinal está sempre em 5 barras, quando boto na minha mae sem apertar, ele vai para 4 barras e muito raramente 3 barras. Uso o Iphone frequentamente e sempre fassos ligacoes e o sinal e muito bom e tudo mais.Isso quem fala aqui no brasil que o Iphone 4 perde sinal e porque nao tem dinheiro para comprar e acabaca comprando um lixo que vem com androide que e o pior sistema operacional para celular que eu ja vi ate o sistema operacional do meu lg gt360 e melhor. Minha tia fez o teste no outro Iphone dela que e o 3G e ele perdeu mais sinal que o Iphone 4.olha e que eu nao tenho dinheiro para comprar um Iphones mas para um androide tenho mas nao vou jogar dinheiro fora por uma bosta que e o androide.Adoro a apple tenho um macbook ja a 2 anos que NUNCA foi para ascistencia, o track pad e iguinorante.
    A real disso de perde sinal dos Iphone`s no USA sempre vai existir no Iphone 4 e no 3gs porque para desbloquear e mais dificil e como a rede AT&T e a mais usada por todo USA a rede super carrega e seu sinal vai ficando um pouco mais fraco, isso e normal.

  • Rodrigo

    Cara, comigo é encostar no canto esq inferior q cai o sinal todo em 5seg, até da “searching” e sumir o logo da VIVO…..se estou numa ligação e esqueço de segurar o cel com a mao direita a ligação cai, impressionante. Comprei uma capa, vamo ver se resolve.

  • Carlos S

    Disso eu já sei desde q comprei logo depois do lançamento, mesmo encostando em toda a lateral com as mãos, so cai uma barrinha de sinal e olhe q com os outros smarts ficavam até fora de área sem precisar fazer todo esse esforço. Resumindo, é o melhor celular ja lançado. hardware 100%!!! O wifi é melhor ainda, mais potente que os notebooks q uso.

  • Rodrigo Guimarães

    Alguem aqui tem plano da claro com internet ilimitada, eu comprei meu iphone 4 com internet 3g ilimitada mais o que acontece é que, o 3g não é estavel cai direto e quando não cai não baixo nada a mais de 30 kbps, quando passo para rede Edge ele estabiliza e continua baixando entre 25 kbps e 30 kbps liguei para o suporte da operadora estão verificando o problema. alguem aqui passa pelo mesmo drama ?

    sou de Jaraguá do Sul, SC e aqui a rede 3G da claro fica no maximo (todos os risquinhos do sinal preechidos) mesmo assim tá essa [email protected]#$%$#

  • £eo

    ILex: eu sei que já passou um pouco do tempo, mas acho que isso vai ajudar seus leitores sobre os estilhaços do ANTENAGATE.
    Se no aplicativo Telefone digitarmos o codigo GSM: *3001#12345#* e clicar em Chamada, ao inves das famosas barras, recalculadas pelas atualizações de ios, teremos o valor em dB (decibéis) do sinal disponivel.
    se eventualmente não aparecer de imediato, basta clicar sobre as barras que o valor aparece. Clicando de novo voltam as barras. para sair basta clicar o botão Home.
    Este cóigo GSM coloca o iPhone no modo “Field Test”.
    No ios 4.0.2 não funciona.
    No ios atual, 4.1, ok.
    No iPhone 2 o “Field Test” apresenta uma série de funções maravilhosas.
    Se houver interesse posso escrever mais sobre isso e tb outros códigos GSM.

    • Rodrigo Guimarães

      Leo muito interessante seu post, fiz no meu iphone e deu certo, estou vendo o valor em dB, hahaha agora veja bem as barrinhas intuitivamente quando estão completas suponho que o sinal esteja bom quando não estão completas estão mal … bla bla bla, e agora em dB eu estou vendo -86 isso seria o que ? kkkkk

  • £eo
  • £eo

    Numéricamente é assim:

    dB barra

    -121
    1 (mais a esquerda)
    -107
    2
    -98
    3
    -87
    4
    -76
    5 (mais a direita)
    -51+

  • Irv

    Aqui no Japão também acontece de cair a recepção da antena…mas só se segurar com força nas laterais. Fiz o teste no meu e caiu de 5 barras para 1 barra. Será que é histeria mesmo?

  • Carlos Fernando

    Amigos, eu comprei um IPhone 4 numa loja da Vivo não oficial.

    Tinham recebido só 5 aparelhos, continua o problema de distribuição na Vivo.

    Fiz os testes do bug da antena e como sou canhoto o defeito apareceu fortemente, a ponto de perder totalmente o sinal em várias partes do Shopping Villa Lobos em São Paulo.

    A única solução foi comprar um bumper comum, não original, para resolver o problema, pelo menos em parte. Acredito que a questão da antena foi otimizada para WiFi esta sim perfeita, pois pega em lugares onde nem o meu note pega. Esta otimização deve ter perdido eficiência na recepção dos sinal das antenas. Mas é só uma idéia.

    Troquei de Nokia 5800 para o Apple IPhone 4 e acredito que o aparelho é muito bom, apesar de faltar algumas coisas óbvias em funcionamento da telefonia em celulares.

    Um abraço a todos.

  • Rodrigo Guimarães

    Alguem está tendo problemas ao baixar arquivos grandes (200mb) no iphone 4 utilizando 3G a rede cai ?

  • j.maico

    Trabalho com telefonia movel a 8 anos , sou técnico em reparos em software e hardware , e digo isso com a mais absoluta convicção que isso e natural , essa oscilação acontece por que o aparelho possui antena interna e a palma da mão pode ser uma grande barreira para o sinal chegar ate o aparelho (varia de acordo com o modelo ), para vocês entenderem melhor alguem ai lembra de quando os celulares possuíam antenas enormes , pra ser mais preciso a tecnologia não menos arcaica como os tdma e cdma , pois é , 95% deles usava antena externa por isso e grandes outros motivos eles são melhores em quesito de sinal .ou seja a tecnologia gsm esta totalmente sujeita a isso pois tem uma pequena antena interna , pois cada dia mais o celulares vem com recursos mais avançados e cada dia mais o quesito sinal vem sido deixado de lado pelo os fabricantes , ate por que hoje o celular ja e camera digital, mp3 player, gps etc.. ou as operadoras investem em mais torres ou a fabricante melhora a recepção e emição de sinal em cidades do interior especialmente .

  • Rdias

    Leo,
    sensacional este codigo. Por favor envie outros. Obrigado

    Rdias

  • Ubiratan

    ganhei um iphone 4 que veio dos EUA
    como sei q meu iphone 4 esta realmente desbloqueado ..
    a pessoa que me deu disse quem um amigo desbloqueou
    mas comprei micro chip coloquei minha linha e nada…sem sinal de operadora ..

  • Lukas

    Aconteceu isso comigo…
    eu tinha vendido meu notebook com i5 e peguei a grana e fui correndo atràs de um iphone 4.
    comprei,atualizei a itunes,tudo certo.

    mas na hora de realizar uma ligação,aparecia a mensagem: “Call failed” e o botão call back
    pensei que era um problema da operadora mas depois de 1 semana me conectando apenas por wifi continuava o mesmo e eu não percebia.

    Então fui na operadora,lutei umas3 semanas e peguei meu dinheiro de volta,vou ficar bom meu velho e bom iphone 3gs.

  • BR Ryan

    Oi pessoal , isso é verdade o problema se aplica a operadora AT&T , estou morando por um tempo em NY e não sabia qual operadora pegar e peguei a AT&T Pois havia uma otima promoção de ligações internacionais , quando coloquei o chip o sinal ficava sempre em torno de uma barra a tres barras , em tais lugares era impossivel ligar , então cancelei o plano , mudei para a T-Mobile muito melhor , nem se compara e a promoção da T-Mobile depois melhorou , AT&T é uma droga 😛