Segurança

iOS 12 consegue proteger o iPhone contra o GrayKey, a máquina de adivinhar a sua senha

Em abril, nós comentamos aqui sobre um equipamento usado pelas autoridades para desbloquear iPhones protegidos por senha. O GrayKey era capaz de descobrir uma senha de 4 dígitos em apenas 6 minutos, e mais dígitos com um pouco mais de tempo. 

Pois segundo um artigo da revista Forbes, o iOS 12 conseguiu anular este método de hacking, tornando o equipamento de 30 mil dólares em um caríssimo peso de papel. 


A empresa GrayShift conseguiu faturar milhões vendendo sua solução para governos e autoridades interessadas em desbloquear iPhones investigados em processos criminais. Apesar da teórica boa intenção da ferramenta, o temor era que ela fosse vendida também para governos autoritários ou clonada e disponibilizada no mercado negro, para servir de instrumento de bandidos que roubam iPhones. De fato, parte do código da máquina pode já ter vazado.

Mas este temor deixou de existir com o iOS 12, que ganhou uma camada extra de segurança e agora impede que equipamentos externos utilizem o método de força bruta (milhares de tentativas até acertar) para descobrir a senha do aparelho. 

O recurso de bloquear acessórios depois de 1h sem introduzir a senha provavelmente não foi a única proteção no sistema. Segundo Vladimir Katalov, um especialista de segurança, a Apple pode ter incluído proteções a nível de kernel, que muda a maneira de interagir com acessórios. 

Como dissemos no início do ano, era só uma questão de tempo até a Apple descobrir como funcionava o equipamento, para reforçar o sistema. E o que nos dá essa segurança é o forte compromisso que a empresa assumiu com a privacidade de seus usuários.

Seja como for, as dicas continuam: configure uma senha forte para o seu aparelho e siga algumas dicas para diminuir suas dores de cabeça caso ele seja roubado.

Fonte
Forbes
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leandro Nascimento

    É… a Apple é top

  • João Gonçalves

    Viva a Apple! <3

  • É um jogo de gato e rato, daqui a pouco vem com outra coisa, a Apple se protege novamente e assim vai.

  • Marccus Phillipe

    Desculpa se parecer boba a pergunta, mas farei-a rs:
    Caso esteja habilitado aquele esquema de ‘apagar todo o conteúdo do aparelho após 10 tentativas erradas’, não adiantaria muita coisa, certo?

    • Ajuda em qual sentido você quer dizer?
      Sua segurança: Sim, ajuda. Ninguem vai pegar seus arquivos.
      O uso do tablet: Ajuda, pois ele se torna um peso de papel sem a senha correta.

      Agora quanto ao funcionamento do GrayKey me parece que ele não funciona com base nestas 10 tentativas e faz milhares de ataques sem o iOS perceber que está sendo invadido, ou seja, ele nao estaria sujeito a esta configuração.
      Mas falo com base no que tenho lido a respeito dele, nao é certeza absoluta.

      • Marccus Phillipe

        Também acho que ele consiga burlar isso, uma vez que ele também burla aquelas pausas (de minutos) quando erra a senha várias vezes.

  • Henrique A.

    Fiquei curioso pra saber como um aparelho roubado retornou ao dono após 6 anos…

    • Certeza! Voto pro BDi entrevistar esse cara e contar pra gente essa historia. Mto legal!

    • Yuri

      Quando comprei eu já tinha configurado o Buscar iPad (porque antes dele tinha um iPad 2) e meu número ficava na tela para quem achasse poder ligar. Aí uma moça me ligou perguntando se eu tinha perdido um iPad, pois havia comprado um por 200 reais e viu meu número na tela de bloqueio do iCloud. Tentei combinar com ela para me devolver que eu daria o mesmo valor que ela tinha pagado por ele, mas acho que ela achou mais vantajoso vender pra outra pessoa ou tentar desbloquear, porque de repente parou de falar e sumiu.

  • Gl4diador

    Dificultou Ok mais a vontade dos hacker em burlar aumentou também todo dia tem que criar mais e mais proteção.

  • Gl4diador

    O dia que conseguirem reistalar na força o IOS ai já era.