DicasSegurança

5 dicas de segurança para você se proteger caso seu iPhone seja roubado

Sempre achamos que estamos seguros com os nossos dados na internet ou muitas vezes nem pensamos muito sobre isso até que um dia acontece o que ninguém espera: somos assaltados. Infelizmente isso é uma realidade nos dias atuais no país em que vivemos e os bandidos estão cada vez mais aparelhados e muito mais informados que nós.

Eu já passei por essa situação e uma amiga muito próxima também. Pude constatar que 99% das pessoas estão completamente expostas digitalmente e nossos dados não estão protegidos como imaginamos, ou como eu imaginava. Tive contas de e-mails invadidas, Facebook, iCloud e ainda sofri ameaças.

O objetivo desse artigo é mostrar como os bandidos agem assim que você é assaltado e dar algumas dicas preciosas para que possa se proteger dessa triste realidade que cresce cada vez mais nesse país.


Engenharia social

Então você começa o dia como outro qualquer quando, em determinado momento, é assaltado. Não importa onde, como ou de que forma. O que importa é que levam seu celular. No momento você imagina que está seguro, pois colocou uma senha forte no telefone, está com o cadastro da impressão digital ou Face ID e “não vão ter como desbloquear e nem formatar” porque sua conta está vinculada ao iCloud. Então, os bandidos “terão um peso de papel e não conseguirão vender“. Porém, a realidade nem sempre é essa, e, na maioria dos casos, você perceberá que seus dados não têm praticamente proteção nenhuma.

A primeira coisa que os bandidos fazem é retirar seu chip do celular e colocar em qualquer outro que eles tenham. Nesse momento eles já sabem qual o número do seu telefone, pois dificilmente você consegue cancelar a linha tão rapidamente.

Você pode estar se perguntando qual o problema do bandido ter acesso ao seu número de celular. O problema é o que ele pode fazer com essa informação e quanto estamos vulneráveis.

Após terem acesso ao número do seu celular colocando em outro telefone, uma das primeiras coisas que fazem é entrar na página do Facebook. Muita gente não sabe, mas é possível recuperar a sua senha do Facebook através do seu número de telefone. Ao entrar na página é só clicar no campo “Esqueceu a conta?”. Ela pode ser acessada tanto com o e-mail como com o número.

Então é só colocar o número e pedir para receber a confirmação de verificação por SMS, que vai direto para quem está com o chip, ou seja, o bandido.

Ao terem acesso a sua conta do Facebook, rapidamente os bandidos sabem qual o e-mail utilizado nessa conta. E em grande parte das vezes é o mesmo utilizado para acessar a conta do iCloud.

O mesmo procedimento pode ser utilizado também em outros serviços de e-mail, como Gmail, Hotmail, Yahoo e outros. Assim os bandidos já passam a ter acesso a muitas informações pessoais a seu respeito através de várias de suas contas.

Há grandes chances de uma destas contas ser a mesma registrada no iCloud. Então basta acessar a página da nuvem da Apple, informar que “perdeu a senha” e eles a reenviam para o número de celular (que recordo mais uma vez, está na mão dos bandidos). E voilà, eles conseguem assim entrar na sua conta do iCloud e desbloqueiam o seu celular sem nenhuma dificuldade. Restauram o aparelho e vendem.

Felizmente, você pode se proteger antecipadamente para que seus dados não fiquem vulneráveis, seguindo as dicas abaixo.


Dica 1: Coloque uma senha no seu CHIP

Muitas pessoas não sabem, mas é possível colocar uma senha no chip da operadora. E toda vez que trocar esse chip de aparelho ou religá-lo será necessário confirmar esse PIN. Para criar uma senha nova, vá em Ajustes › Celular › PIN do SIM. Cada operadora possui uma senha padrão do SIM que será necessário digitar para trocar por uma nova, caso você nunca a tenha modificado:

  • VIVO: 8486
  • TIM: 1010
  • Claro: 3636
  • Oi: 8888

Dica 2: Nunca configure seu próprio número como recuperação de contas

Diversos serviços e redes sociais permitem que você informe seu número de telefone para ser usado em caso de recuperação de conta. Facebook, Twitter, Instagram, todos eles acabam fazendo a validação via SMS, o que deixa a conta completamente vulnerável quando não é mais você que tem acesso ao número de telefone.

O ideal é que você sempre configure outro tipo de confirmação ou coloque outro número de confiança que não seja o seu. De preferência alguém que more com você, como o cônjuge ou um familiar. Assim, se roubarem o seu número, os avisos de recuperação não chegarão nele.


Dica 3: Ative sempre a Autenticação de Dois Fatores

A Autenticação de Dois Fatores é uma camada extra de segurança que a Apple disponibiliza na conta do iCloud. Com ela, ao iniciar sessão em um dispositivo pela primeira vez, você precisará fornecer duas informações: a senha e o código de verificação de seis dígitos que é exibido automaticamente nos dispositivos confiáveis. Ou seja, se o ladrão não souber da senha, não consegue entrar na conta.

Nesta página da Apple você tem todas as instruções para ativar na sua conta.

Ah, e ative o mesmo tipo de processo em todas as suas contas de e-mail e redes sociais.


Dica 4: Não acredite em mensagens recebidas

Quando um assalto desses acontece, a vítima procura sempre cancelar a linha em determinado momento e depois ir na operadora e buscar um chip novo e, como acontece na maioria dos casos, pedir o mesmo número da linha de volta. É muito ruim trocar de número de celular, pois todos os seus amigos de anos já possuem o seu número. Toda a sua agenda possui aquele número antigo.

Caso opte pela reativação da mesma linha e os bandidos ainda não tenham conseguido acessar a sua conta do iCloud, provavelmente vai começar a receber mensagens por SMS ou via WhatsApp fingindo ser da polícia ou do suporte da Apple dizendo que seu telefone foi encontrado e que para descobrir sua localização é necessário entrar com o login e senha do iCloud, o chamado Phishing. Este assunto já foi amplamente divulgado aqui no BDI.

Nunca acredite neste tipo de mensagem. A Apple não entrará em contato com você, e mesmo se entrar, não será por WhatsApp. Leia com carinho este outro artigo para entender bem quando este tipo de situação acontece.


Dica 5: Coloque uma senha forte no seu aparelho

Já foi comentado aqui no BDI sobre a importância de não colocar apenas uma senha de 4 ou 6 números para desbloquear seu aparelho, pois existem já equipamentos capazes de descobrir estes códigos em questão de minutos ou horas. Apesar da Apple sempre estar lutando contra isso e já ter implementado no iOS 11.4.1 uma proteção a mais, é sempre bom nos prevenirmos o máximo possível.

Por isso, crie uma senha alfanumérica (letras e números), que seja fácil de lembrar para você mas não pelos bandidos. Nada óbvio, naturalmente.

Acesse aqui um artigo mais completo de como colocar uma boa senha no seu iPhone ou iPad.


Essas dicas, com certeza, não vão te deixar imunes à todas as possibilidades envolvidas em roubos de celular, mas com certeza vão te proteger da maioria dos incidentes. E nunca esqueçam de registrar o Boletim de Ocorrência. Pode ser feito de forma online ou indo a delegacia mais próxima. Isso é importante pra investigação e para que se tomem providências que diminuam a estatística de roubos de celulares.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

Um leitor do Blog

Este artigo foi uma gentil colaboração de um de nossos leitores. Quer contribuir também com o BDI? Escreva pra gente. ;)

Artigos Relacionados

  • Exes Man

    As dicas também são válidas para as pessoas de bem quando encontrar um celular perdido!
    Com certeza tentarei achar seu dono usando essas técnicas caso eu não consiga localizar facilmente! Nunca em hipótese alguma um celular perdido ficará comigo! Buscarei a pessoa até encontrá-la!!

    • Caraca, 2018 lendo isso.. “o mundo ainda tem jeito sim”, parabéns

    • Robert Venicius

      Eu faço isso sempre, já devolvi vários celulares! O que não é meu, não é meu.

  • Dawe Marcelo

    Através da SIRI também é possível descobrir o email, basta pedir que ela envie um…

  • Tiago Gilli

    Bom seria que as operadoras liberarem o e-sim pois em caso de roubo os camaradas não tem como tirar o chip, o que facilitaria buscar o iPhone. tive um iPhone roubado, em menos de 10 minutos tentei localizar o aparelho e ja não estava mais disponível. com o e-sim e impossível os camaradas retirar o sim card e com o apple id vinculado ao aparelho. so pra tirar peças.

  • Luan

    iLex,outra brecha: Através da Siri,é possível pedir para ligar para algum número,enviar um e-mail ou mensagem SMS sem precisar digitar a senha de bloqueio. Ou seja,você nem precisa tirar o chip do aparelho para descobrir o número. Você também pode pedir pra ela ligar para o último número discado (só falar ligar de novo) e a pessoa pode passar mais informação ainda da vítima.

    • Mas aí o chip precisa estar no aparelho e se conectar na internet (para a Siri funcionar) e é tudo o que o bandido não quer. Se conectando registra a localização e permite que o Buscar Meu iPhone bloqueie o aparelho.

      Portanto, pouco viável este “método”. 😉

  • Aline

    Acabei de tentar mudar a senha do PIN e bloqueei meu celular kkkkkkkkk precisei ligar na operadora pra desbloquear… pai amado… kkkkkkk só rindo.

    • Eduardo Alves

      Comigo aconteceu o mesmo.

      • Aline

        O que será que fizemos de errado???

        • Eduardo Alves

          Não sei, só sei que estou até agora tentando desbloquear e nada.

          • Aline

            Eu precisei ligar na operadora para ela me dar um tal de PUK

        • Paulo

          Para mudar é necessário digitar primeiro o PIN antigo, que é o padrão da operadora e depois 2 vezes o PIN novo. Talvez tenham se confundido na hora de digitar um PIN ou outro. Pra desbloquear é só ligar pra operadora.

        • Alice Souza

          acho que é por colocar mais de 4 digitos nao? comigo nao foi com 6 aí depois tentei com 4 e deu certo

          • Nestor Daniel Huaco Palomino

            Acho que não usou o PIN genérico da operadora que está no final da dica 1 que só tem 4 dígitos e não 6. Não é a senha do iPhone.

  • André

    Dica 1 é show! e já fiz! Obrigado. 👍🏼

    • Erick Duarte

      Concordo. Já fiz no meu também. Obrigado BDI.

    • Rafael Anciães

      Também já fiz aqui.

    • Exes Man

      Feito!!

  • Bruno

    Eu optei por fazer um seguro para meu iPhone mesmo, fico muito mais tranquilo contra qualquer tipo de problema. Quem tiver interesse comprei na BemMaisSeguro

  • iegor s jr

    Não sei no 12 mas no ios 11 isso foi “movido” para Touch ID & Passcode

    • Alice Souza

      deu certo aqui, obrigada

    • RWindows

      Obrigado!

  • Robert Venicius

    Como faz isso?

    • Christian Tavares

      Ajustes > Geral > Restrições (Coloca a senha) > Contas > Não permitir alterações. Vc vai ver que o acesso ao iCloud (e as contas de e-mail, Find my iPhone, etc) vão ficar cinza, ou seja, bloqueadas. Só dá pra acessar se ir em justes > Geral > Restrições (Coloca a senha) > Contas > Permitir alterações.

      • Robert Venicius

        Obrigado!!

      • Não achei esse opção no ios 12.0.1, alguém pode me dar uma luz?
        Fui em ajustes > geral, mas lá não tem menu restrições. E nem na busca ‘”restrições” aparece.

        • Christian Tavares

          A partir do iOS 12 as restrições estão em Ajustes > Tempo de uso > Conteudo e Privacidade

          • Muito obrigada Christian!

  • Alice Souza

    qualquer pessoa consegue ativar a siri? =O vou desativar agora!

  • Ricardo Dantas

    Eu não conheço o iOS 12, mas no 11 o caminho pra alterar a senha do SIM é: Ajustes › Telefone › PIN do SIM

  • Exes Man

    Feito! Valeu!

  • RWindows

    a apple bem que poderia “implementar” o uso do touch/face id pra desligar o aparelho!
    a dica 1 uso desde de sempre.

  • Gislei Bit

    Nosso.

  • Aline

    Pessoal, já que estamos falando de perda e roubo, encontrei um IPhone 7 ontem em um taxi e já tentei dead todas as formas encontrar o dono, mas o chip da vivo esta inativo. Já tentei restaurar via iTunes para tentar ver o email do dono e aparece parcialmente.. Entrei na minha rede Wi-Fi, mas ate agora não recebi informação nenhuma, acho que o dono não colocou no modo perdido.
    Alguém tem alguma sugestão????
    Ahhhhh já coloquei no facebook e pedi para meus amigos compartilharem…

  • Ricardo Detoni

    Excelente artigo!!! Compartilhei pra vários contatos e mudei bastante coisa seguindo as dicas! Só tem um problema: Configurei as 2 etapas de autenticação para minha conta do gmail, mas agora não consigo mais autorizar a conta para o app Mail… alguém mais teve esse problema específico?

  • Gabriel Valle

    Dica do PIN muito boa

  • Thiago Bolzani

    Alguém sabe como fazer para trocar o celular de segurança no Facebook? Só achei uma opção para trocar o celular de contato mas não sei se é o mesmo…

  • Mariana de S.

    As dicas são ótimas e a do chip eu nunca tinha me ligado!
    Eu lembro que nos iOS passados a gente tinha como ativar a opção “restrição de conta”. Com isso, não era possível alterar o iCloud, Facebook e Twitter já configurados no iPhone. Alguém sabe onde está essa opção no iOS 12?

    • Isadora Tedesco

      As restrições foram agora para Ajustes>Tempo de uso>Conteúdo e Privacidade

      • Mariana de S.

        Obrigada Isadora 🙂