Notícias

Conheça todas as novidades do iOS 8

O iOS 8 traz muitas novidades ao sistema do iPhone, iPod touch e iPad. Confira neste artigo um resumo.

Quais os dispositivos compatíveis com a versão 8

São os mesmos que são compatíveis com o iOS 7, menos o iPhone 4:

– iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c
– iPad 2, iPad com tela Retina (3 e 4) e iPad Air
– iPad mini (todos)
– iPod touch de 5ª geração

O que mudará?

→ Ditado em português

O iOS 8 traz para nós algo que existe há alguns anos em outras línguas: o Ditado. Através de um botão ao lado da barra de espaço, é possível ditar um texto sem precisar digitá-lo.

Ditado iOS 8

→ Dicionário preditivo

O iOS apresentará sugestões de palavras enquanto se digita um texto, tentando adivinhar o que você pretende escrever. Poderá ser de acordo com o início do que já se digitou ou algo a ver com o contexto da frase.

→ Fotos nas Notas

Será possível inserir fotos e imagens em textos do aplicativo Notas.

Imagem nas Notas

→ Tap to Talk

Ao enviar uma mensagem, é possível gravar rapidamente a voz para enviar ao seu correspondente.

 Push to talk

→ Responder mensagens nas Notificações

Ao receber a notificação de uma mensagem, não é necessário abrir o aplicativo para responder. Basta puxá-la para baixo e responder diretamente.

Mensagem

→ Responder mensagens na tela bloqueada

Se a tela estiver bloqueada, você pode escolher se responde suas mensagens por ali mesmo ou se sinaliza-as como lidas.

betaiOS8_mensagem2

→ Atalho para Contatos

Ao tocar duas vezes no botão Início, atalhos para os contatos recentes e favoritos aparecem na tela de multitarefa, para fácil acesso.

iOS 8 - Atalhos contatos

betaiOS8_2plano2

→ Organização da Central de Notificações

Você pode decidir o que aparece na aba Hoje diretamente na Central de Notificações.

betaiOS8_cn2

→ Fim da aba “Perdidas”

Na Central de Notificações, a aba “Perdidas” foi eliminada, coisa que alguns usuários já tinham solicitado.

Lost

→ Spotlight com pesquisa na internet

Ainda sem suporte para o português, o campo de buscas do sistema também fará sugestões de cinema, lugares para comer e outras coisas mais.

Spotlight iOS 8x

→ iBooks nativo

O aplicativo iBooks se tornará nativo e será instalado junto com o sistema. Em consequência, não será possível apagá-lo mais.

iBooks nativo

→ Câmera

O aplicativo Câmera recebe algumas novidades. Entre elas, o tão solicitado Timer (que pode ser ajustado para 3 ou 10 segundos) e uma função Time-lapse, para fazer vídeos curtos de grandes períodos de tempo.

Time-lapse

→ Tempo

O Yahoo não será mais o provedor de previsão de tempo no iOS. Quem assume a tarefa será o The Weather Channel, que está no momento demorando mais para apresentar resultados de cidades brasileiras que não são capitais. Vamos torcer para que esta mudança não traga problemas para usuários fora dos Estados Unidos, já que a presença do Yahoo em diversos países é bem maior.

Tempo

→ Uso da bateria

Em versões beta não é possível avaliar com precisão se o consumo da bateria melhorou ou piorou, porque a instabilidade do sistema e a constante comunicação com os servidores da Apple sempre exigem mais do aparelho em sistemas de testes. Porém, a Apple incluirá uma função nos Ajustes que permitirá ver quais aplicativos consumiram mais bateria nas últimas 24h ou 7 dias.

betaiOS8_bateria

→ Scanner de Cartão de Crédito

O iOS 8 permitirá que se inclua o número de um cartão de crédito nas Chaves do iCloud simplesmente tirando uma foto dele, sem precisar digitar.

BDI Card

→ Compartilhamento Familiar

No iOS 8 será possível uma família compartilhar contas da App Store, fotos e vídeos em um álbum especial, compartilhar a localização (parece que o aplicativo Buscar Meus Amigos será integrado ao sistema), ter um calendário familiar e inclusive encontrar os aparelhos da família sem ter que usar a mesma conta iCloud. Detalharemos mais esta função em um artigo especial.

betaiOS8_compartilhamentofamiliar2

Compartilhamento familiar

→ Ícones do sistema

Infelizmente os ícones do sistema não mudaram e nem ficaram parecidos aos belos ícones do OS X Yosemite (quem sabe no iOS 9?), mas pelo menos no menu de compartilhamento, eles sofreram uma leve mudança. Já é alguma coisa.

betaiOS8_icones

→ Fotos

O aplicativo Fotos do iOS 8 ganhará diversas melhorias, permitindo ajustes em imagens, eliminando a necessidade do uso de apps de retoques, como o iPhoto.

betaiOS8_cameraajustes

Será possível também ocultar determinadas fotos dos Momentos, Coleções e Anos.

betaiOS8_cameraocult

→ Ajuste dinâmico de exposição

Será possível ajustar a exposição da imagem no momento de se tirar uma foto, diretamente na tela (imagem Cult of Mac).

→ Contato de emergência

Mesmo com a tela bloqueada por senha, qualquer um poderá fazer uma ligação para o contato de emergência presente no Healthkit.

→ Última localização

Já aconteceu comigo de procurar meu iPhone mas ele não poder ser encontrado porque a bateria acabou. No iOS 8 o sistema informa a última localização dele antes de desligar. Isso pode também ser útil para o proprietário em caso de aparelhos roubados.

betaiOS8_find

→ Aplicativo Saúde

A página em português da Apple já chama o app de Saúde, mas no beta continua com o nome de Health. Mesmo assim, os menus já foram em grande parte traduzidos, como mostram as imagens abaixo.

iOS 8 Saúde

iOS 8 Saúde

→ Podcasts nativo

Parece que a Apple decidiu engordar o iOS e incluir mais alguns aplicativos que até então eram independentes. Assim como fez com o iBooks, o app Podcasts será nativo do sistema e não poderá ser apagado do aparelho. A versão que virá será a 2.2, que traz algumas novidades como a lista de episódios não reproduzidos.

iOS 8 Podcasts

→ HomeKit

No menu de Privacidade apareceu um novo menu, chamado Dados Domésticos. Ainda não há nada nele, mas provavelmente será dedicado aos aplicativos e acessórios dedicados ao controle doméstico.

 iOS8_domestico1iOS8_domestico2

→ Eleve para Ouvir

Nos ajustes das Mensagens agora aparece a função de “Eleve para Ouvir“, apresentada na apresentação da WWDC. Como funciona? Quando se recebe uma mensagem de áudio, basta colocar o iPhone no ouvido para começar a ouvi-la, sem precisar tocar em nenhum botão.

iOS8_eleveouvir

→ Fotos do iCloud

A Apple parece querer incentivar bastante os usuários a ativar as Fotos do iCloud. Para isso, uma tela informativa se abre na primeira vez que se acessa o aplicativo Fotos.

iOS8_fotosicloud

→ Assistive Touch

A função Assistive Touch ganhou mais opções para facilitar o acesso a determinadas funções sem precisar usar o botão físico do aparelho. Detalhe para o desenho do botão Início, que reproduz aquele físico de acordo com o aparelho. No iPhone 5s, o desenho é o do Touch ID.

iOS8_assistv

→ Mensagens

As cores dos botões do aplicativo Mensagens, que no primeiro beta eram permanentemente coloridos, mudaram. A câmera para inclusão de imagens fica verde quando é um SMS e cinza quando é uma mensagem pela internet.

iOS8_mensag1 iOS8_mensag2

→ Uso da Bateria

Em relação ao primeiro beta, a Apple reduziu de 7 para 5 dias a lista dos aplicativos que mais consumiram a bateria.

iOS8_usobateria

→ Foto do contato em tela cheia

Voltou! Quem se lamentava que a foto do contato não aparecia mais em tela cheia em uma ligação desde o iOS 7.1, agora pode ficar feliz, pois esta característica voltará no iOS 8. Pelo menos é o que indica o segundo beta.

iOS8_ligacao1

→ Desligar todas as Notificações, por app

Nos ajustes das Notificações, será possível desligar de uma vez todas as notificações de um determinado aplicativo. Até o iOS 7.1.1, quando alguém quer desligar as notificações de um app precisa desligar várias opções separadamente.

IMG_notifc

→ Zoom out para acessar as abas do Safari no iPad

Para acessar as abas abertas no Safari do iPad será necessário simplesmente fazer um gesto com dois dedos na tela, como se estivesse diminuindo uma imagem (crédito da imagem: Cult of Mac).

iPad Safari iOS 8

→ iCloud Drive

A nova versão do iCloud, chamada de iCloud Drive, começa a ficar disponível para os desenvolvedores. Eles podem migrar para a nova nuvem, transferindo todos os documentos para ela, mas em contrapartida não poderão mais usar os Documentos do iCloud em dispositivos com iOS anterior (isso inclui avanço de jogos entre dispositivos). Como explicamos aqui, é como se fosse uma “nuvem paralela” que só pode ser acessada pelo iOS 8.

iCloud Drive

→ Ativar Handoff

Os testes com o Handoff começaram. A função permitirá continuar um email iniciado no iPad diretamente no iPhone, por exemplo. Em nossos testes, conseguimos inclusive atender uma ligação de celular no iPad mini Wi-Fi, com o iPhone no lado. Falaremos mais sobre isso em um futuro artigo.

Handoff

handoff teste

→ Salvar sempre imagens recebidas em Mensagens

Assim como acontece em outros aplicativos de mensagens, será possível pedir para o sistema gravar automaticamente no Rolo da Câmera todas as imagens e vídeos recebidos no iMessage.

iOS 8 beta _ Manter imagens

→ Desligar QuickType

Você poderá desligar a nova função QuickType direto nos Ajustes do teclado.

QuickType

→ Análise de Aplicativos

A partir do iOS 8, a Apple incluirá no sistema uma forma de enviar relatórios automáticos para os desenvolvedores quando os aplicativos não funcionam como deveriam. Isso ajudará a melhorá-los. Mas quem decide se compartilha estas informações ou não será sempre o usuário, assim que instala o sistema.

iOS 8 beta - Analytics

→ Pequenos ajustes gráficos

Várias partes do sistema estão recebendo alguns ajustes gráficos que talvez nem valham a pena serem citados, pois podem mudar até a versão final. Os botões de avisos do sistema (do tipo “OK’ e “Cancelar”) não estão mais um do lado do outro e sim um em cima do outro. Na Central de Notificações o botão de “Limpar” ainda está sendo estudado. E quando se esconde o QuickType do teclado (movimento de cima para baixo na tela), o visual ficou melhor.

iosbeta_botoesiosbeta_limpariosbeta_qktype2

→ Ditar o código de segurança

A Apple parece estar fazendo testes com entrada de códigos com a voz. Ao tentar redefinir algum ajuste que precisa do código do aparelho, um microfone aparece ao lado do teclado. Mas por enquanto não conseguimos fazer funcionar. (observação feita pelo leitor Rafael Ramos)

Código com voz

→ Aplicativo Health já trabalha com M7

O aplicativo de saúde incorporado no sistema, que até então não era compatível com nenhum acessório, ganhou nesse beta a leitura do chip M7 do iPhone 5s (e do iPad Air e Mini Retina), que registra os passos dados pelo possessor do aparelho. Ao acessá-lo, já é possível ver o registro de passos e distância. Com o tempo, claro, outros acessórios ajudarão a alimentar de informações o app (descoberta do Johnny Mendes).

iOS 8 - Saúde

→ Ligações telefônicas usando o Wi-Fi

O iOS 8 trará a possibilidade de transferir ligações telefônicas da rede celular para a rede Wi-Fi, poupando assim custos. Porém, a operadora terá que oferecer compatibilidade para isso. Por enquanto, apenas a T-Mobile, dos EUA, parece estar pronta para a tecnologia. (via 9to5mac)

Ligações pelo Wi-Fi

→ Escolha do aplicativo de Mapas

No iOS 8 não será ainda possível determinar nos ajustes qual o aplicativo padrão para os Mapas, porém o app nativo permitirá que um endereço seja aberto em qualquer outro “concorrente” instalado no aparelho ou disponível na App Store. Isso já era possível através de uma gambiarra, mas agora a função será oficial.

Mapas

→ Inclusão de idiomas alternativos no sistema

Já me aconteceu de baixar um aplicativo francês e ter que usá-lo todo em inglês, porque meu sistema estava configurado para o português e a língua alternativa neste caso era a de Shakespeare. No iOS 8 isso mudará, pois será possível escolher uma ordem de línguas alternativas (como já existe no Mac) para rodar os aplicativos, caso não estejam adaptados para o português. E isso é ótimo.

iOS 8 — Idiomas alternativos

→ Sugestões para economizar bateria

Além de indicar quais os aplicativos que consomem mais a bateria no uso diário, o sistema também fará sugestões de como reduzir este consumo, como por exemplo, ativar o bloqueio e o brilho automáticos.

Sugestões para economizar bateria

→ Consumo de sinal fraco

Um dos grandes vilões do alto consumo de bateria que milhares de brasileiros sofrem é o sinal fraco das operadoras. Em zonas de baixa recepção, o sistema precisa se esforçar mais para procurar a rede e assim consome mais energia. O iOS 8 informará o quanto você gastou de bateria nestes casos específicos, ajudando você a entender melhor o consumo.

Sinal fraco

→ Apagar notificações individualmente

O iOS 8 permitirá apagar os avisos individualmente da Central de Notificações. Até então, só é possível apagar por aplicativos.

iOS 8 — Apagar notificações

→ Identificação de canções com a Siri

A Apple fez uma parceria com o app Shazam e por isso a função Siri trará incorporada a identificação de músicas. Para isso, não precisará falar nada, basta ativar a Siri e deixá-la escutar, para que ela identifique a canção que está tocando. O legal é que até nós que falamos português poderemos usar esta função, pois não é preciso falar nada. 🙂

iOS 8 — Identificar canções

Artigos complementares sobre o iOS 8

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados